Menu em imagem

Image Map

19 agosto 2018

{Resenha} ~ Rafani - Sinéia Rangel ~

Estou  com o coração "coisado". Já se sentiram assim? É uma forma infeliz de começar uma resenha, eu sei. Mas ler Rafani me deixou exatamente assim.

Não gosto de romances. Sou desacreditada, essa é a grande verdade. Histórias de amor me divertem, me fazem suspirar, tenho casais da vida real que admiro e mostram que o amor existe. Mas confesso, que na minha vida, analisando minha situação, não acredito que um dia viverei um grande romance.

Não sei se tenho motivos realmente palpáveis para tanta descrença. Mas Rafani, a personagem dessa obra, tem todos os motivos do mundo para não acreditar no amor. Iremos falar de uma ficção, porém a história de Rafani é muito próxima da realidade.

Talvez o fato de ter algo tão palpável, talvez a forma como alguns acontecimentos foram descritos, Rafani conseguiu mexer comigo de uma forma que não consigo explicar.

Obra escolhida para o clube da leitura Rouge Literário no mês de julho, Rafani é um romance da autora nacional Sinéia Rangel.




Skoob
Título: Rafani
Autora: Sinéia Rangel
Editora: Coerência
Páginas: 446
Avaliação: 
Onde Comprar? Amazon | Saraiva

Rafani é uma mulher madura, na casa dos trinta. Tem dois filhos, a mais velha com 19 anos. Sabemos bem o que uma mulher sozinha sofre para criar seus filhos. Mas o caso de Rafani é um pouco pior.

Descobriu a gravidez de sua primeira filha ainda adolescente. Bárbara não fora planejada, não fora fruto de um amor. Rafani havia sido violentada, agredida física e emocionalmente de todas as formas imagináveis de tortura.

Quebrada. Juntou seus cacos para um recomeço, porém a vida trouxe mais uma vez, uma infeliz surpresa.

Ela sabe que não pode confiar em ninguém. Ela tinha certeza que não havia nascido para o amor. Contos de fadas não existiam, e príncipes muito menos.
"Não tenho nada contra o amor, apenas nunca busquei por ele."
Sam é um jovem bem sucedido que sempre obtivera tudo que desejou. Rico, acostumado a ter todas as mulheres que queria apenas com um olhar. Se amarrar em alguém era a última coisa que desejava.

Contos de fadas existiam sim, e todas as princesas terminavam nuas em sua cama.
"Olhando para trás, começo a me perguntar se fui esperto ou medroso, quando lutei para evitar me apaixonar; por mais que tenha me convencido de que era uma decisão inteligente, a verdade é que nunca tive medo de algo como tenho do amor."
Até que o destino coloca uma bela mulher que resistiu facilmente ao seu olhar. Rafani parecia não se abalar com Sam, ela fazia questão de manter distância e o tratava como um moleque.

Sam se sentiu pela primeira vez, invadido por um sentimento de proteção. Rafani tinha inúmeros motivos para fugir desse homem, mais novo, que tinha todos os requisitos para quebrá-la novamente.

Poderia o amor ser capaz de curar feridas? Sam estaria disposto a enfrentar todos os monstros de Rafani?

O romance de Sinéia chama a atenção por muitos pontos. O primeiro deles, é o fato de trazer para o leitor uma protagonista já madura, com dois filhos. Essa personagem encanta justamente um homem mais novo, até então desapegado. Ele poderia ter todas que quisesse, mas foi por Rafani que se apaixonou.

Outro ponto a ser discutido é a questão da violência sexual. Sinéia fez uma abordagem descritiva, próxima a realidade. Mesmo se tratando de uma história fictícia, dói e incomoda ler a respeito. É monstruoso. E isso não é uma crítica negativa. Acredito ser necessário para que outras mulheres compreendam o que passa na cabeça de uma criança ao ser abusada.

Temos um alívio cômico. No início me incomodou, mas quando chegamos aos relatos da violência, percebi, então, o quanto era necessário introduzir um pouco de comédia a trama. Ficaria muito pesado caso não o fizesse, e talvez essa história de amor seria totalmente dramática e impactante.

O erotismo se faz presente, como na maioria das obras da autora. Vocês bem sabem que não é meu gênero predileto, mas o que me faz gostar das obras da Sinéia, é que ela mostra que um romance erótico não se trata apenas de sexo. Ela aborda temas atuais, necessários, que trazem discussõs plausíveis para o leitor. Que faz pensar. Mesmo sendo o tema colocado em segundo plano.

Rafani é um livro que inspira. Que faz brotar a esperança do amor. Que nos faz ter fé em recomeços.

E a personagem Rafani é um presente para todas nós, mulheres de trinta. Nos identificamos com seus medos, com suas lutas. Queremos abraçá-la, entrar no livro e lutar por justiça.

O livro é narrado em primeira pessoa, intercalando vários personagens, inclusive secundários. Essa parte me incomodou um pouco, confesso.

A edição está um capricho, cada capítulo se inicia com músicas do Legião Urbana (como não amar?) e outros com citações de seriados.

Leitura recomendada.


16 comentários:

  1. Pleno domingo e a pessoa tendo um ataque cardíaco? Não pode!!!

    Bia, obrigada! AMEI a resenha e como você conseguiu - como sempre - captar inclusive as entrelinhas. Sim, o humor foi a saída que encontrei para que esta não fosse uma história intragável, porque se escrever as cenas de abuso foi difícil, imagino que ler não seja mais fácil. Eu adorei o comentário de contos de fadas do Sam, kkkkkkk...
    Obrigada, vc sabe como a sua opinião é importante e fico imensamente feliz que tenha sido uma leitura gostosa e com muitas reflexões.

    P.S. Sobre dar voz aos secundários... Sei que poderia ter escolhido criar dois livros, afinal Rafani tem quase 110 mil palavras, mas a intenção foi mostrar que mesmo diante do mesmo "trauma", as pessoas terão formas de enfrentamento diferentes.

    Obrigada!!! Beijos.^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto prazer tê-la aqui. Obrigada Sinéia, pelo carinho, confiança, enfim, sou uma grande admiradora do seu trabalho e da sua pessoa.
      Foi ótimo esclarecer o motivo que deu voz aos personagens secundários. Agora sim está mais claro, realmente cada um vê a mesma situação de formas completamente distintas.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi, Bia!
    Esse foi o primeiro livro que li da Sinéia e amei demais! Assim.. amei na medida do possível, porque nas cenas mais tensas, eu fiquei com o coração na mão e me questionando como ela teve estômago para escrever.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!!
      Eu também pensei justamente isso. Que mulher né non?
      Beijos

      Excluir
  3. Ah a literatura nacional! Como enche o nosso peito de orgulho.
    Namoro este livro desde seu lançamento, pois o que era apenas uma capa linda, trouxe muito além disso. Trouxe uma mulher que foi ferida de todas as formas e um homem que pode curar ao menos, um pouco destes ferimentos.
    Eu acredito no amor. Sempre acreditarei no amor dos contos de fadas e por isso, já quero ler e ter Rafani, afinal, ela parece representar muitas de nós!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Bia
    Excelente resenha... me interessei pela leitura desse livro... vários pontos que você abordou ai são coisas que devemos ter consciência... uma delas que prezo muito é a confiança... se você não mostrar que pode confiar fica difícil ter qualquer ligação com a pessoa.. e ao confiar em excesso tbm pode trazer muita coisa ruim.. nem sempre encontramos pessoas que realmente te desejam o bem com sinceridade... e as vezes até atrapalham certas situações... eu sempre digo que confio desconfiando. Já tive problemas qto a isso. E para que o amor perdure é essencial a confiança. Ele existe sim... mesmo ter passados por situações em minha vida que me fizeram desacreditar do amor... hj estou tendo uma experiência incrível com uma pessoa excepcional (Vc sabe né rs) muitas "coisas" as vezes acontecem e parece querer atrapalhar e fazer vc acreditar que o amor não existe... mas temos que ser forte e passar por cima desses obstáculos. Parabéns pela resenha e o livro parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Olá, confesso que achei alguns aspectos da obra um pouco incoerentes, pois a autora até acerta ao abordar de uma forma crível o passado conturbado de Rafani (inclusive vale destacar que a caracterização da protagonista é um ponto alto da narrativa), mas fica uma impressão que esse relacionamento picante que é desenvolvido como "revitalizador" é inserido de uma forma pouco convincente, como se fosse necessário apressar um "final feliz". Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Bianca!
    De vez em quando leio romance erótico, mas confesso que é bem raro, é que não curto romance erótico onde a história gira apenas em sexo, prefiro os que aborda outros assuntos junto... Apesar de Rafani ser mais do que um livro com cenas de sexo, confesso que eu não me interessei pela trama, contudo, como é um livro nacional e sendo uma leitora de livros nacionais se eu tiver a oportunidade de o ler arriscarei a leitura sim, quem sabe eu acabe curtindo?!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Bia. Tudo bem? Eu ainda não tive a oportunidade de ler um livro da Sinéia Rangel e, apesar de abominar cenas de estupro em livros e filmes que me levam a nem querer ler, me interessei bastante pela história e saber como a personagem Rafani se reconstrói (ou não!) em relacionamentos e frente ao amor. Cada vez mais impressionada com as resenhas do PPP que são sempre maravilhosas e levam os livros à minha lista interminável de livros para ler! Obrigada, mais uma vez, pela indicação.
    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Bia!
    fico feliz que tenha optado por fazer a resenha, porque temas abordados por ele são importantes para serem discutidos, ainda mais quando não é feito de forma romantizada e sim de forma mais real.
    E melhor saber que tem superação, o que só prova o quanto o livro pode ser bem escrito e elaborado. Violência e abuso sexual são assuntos que devem ser discutidos de maneira bem consciente.
    Uma ótima semana!
    “O amor é a força mais sutil do mundo.” (Mahatma Gandhi)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA AGOSTO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  9. Hey Bia!!
    Adorei sua resenha, eu tenho mto interesse em ler o livro, já me indicaram e falaram bem da escrita, como adoro o gênero espero ter oportunidade em breve de conhecer.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Olá Bianca! Não conhecia esse livro, mas já gostei pois é um livro com bastante conteúdo, trazendo uma personagem real, madura e com inseguranças como todas temos, o que faz o leitor se identificar. Eu ainda não vivi um grande romance mas não perdi a esperança. Não fique tão desanimada com sua vida amorosa, um dia o príncipe encantado chega. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu não costumo ler livros eróticos, na verdade nunca tive essa experiência, uma vez que ela foge bastante da minha zona de conforto e eu não curto muito fazer isso, confesso. Mas admiro autoras que, de alguma forma, conseguem fazer do sexo apenas mais um dos temas abordados ao longo de suas histórias dentro desse gênero. Além disso, os assuntos trazidos para reflexão pela autora nesse livro específico são de extrema importância e de alguma maneira deixam a história ainda mais tocante e rica. Gosto de todas as quebras de padrões que temos nessa trama, acho que seria um bom título pra começar a mergulhar nesse gênero ainda desconhecido pra mim.

    ResponderExcluir
  12. Gostei da proposta do livro e da história de vida da personagem protagonista mas não sei se o livro que eu leria porque eu me lembro de ter visto a divulgação nesse livro no Instagram da autora e ela disse que o conteúdo era bem pesado contando com abusos sexuais então eu realmente não tenho muito o estômago para isso

    ResponderExcluir
  13. Olhando a capa e o título eu não teria tanto interesse, pois imaginaria algo totalmente diferente do que você nos passou pela resenha. Parece um enredo forte e o fato da protagonista ser mais madura e o tipo de relação que ela acaba desenvolvendo deve realmente ser bem delicado. A autora teve a percepção de equilibrar o enredo com um toque de humor. Fiquei interessado pelo livro

    Evandro

    ResponderExcluir
  14. O livro aborda um tema forte, que é o abuso sexual, apesar de se tratar de um romance. Podemos acompanhar o drama que a personagem viveu, acho que isso fez dela ter medo de se arriscar no amor, pois ficou aquela marca ruim do passado. Espero que esse Sam seja uma boa pessoa para ela, e que juntos, completem o que falta no outro!!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e pelo carinho! <3
Deixe sua opinião sobre o post e também um pouquinho de amor!

© PAUSA PARA PITACOS - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: RENATA MASSA | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo