Menu em imagem

Image Map

13 setembro 2018

{Polêmica, eu?} ~ Os imortalistas ~

Ei ei,  gente linda!
Tudo bem por aí?

Que tal batermos um papo reto e, de quebra, estrearmos uma coluna nova?
Senhoras e senhores, apresento-lhes a nova coluna do #PPP, a Polêmica, eu? !


Sempre que um assunto polêmico aparece pelas "internets" à fora, eu fico doida para vir falar sobre aqui, mas normalmente eu acabo deixando passar. A ideia da coluna nasceu quase que junto com o blog, mas só depois que eu li Os imortalistas que ela ficou ainda mais fixa na mente.

Como eu disse na resenha, esse livro me deixou cheia de questionamentos, e eles não eram relacionados à história, e sim à vida. O objetivo da coluna vai ser debatermos assuntos importantes (ou nem tanto), e a intenção é que vocês participem também! Esse será o momento de expormos nossas opiniões, de falarmos sobre as doideiras que vemos por aí e, claro, trocarmos ideias, visões e valores, tudo de forma leve, descontraída e, claro, respeitosa.

Bora???


Para estrear a nossa coluna, vamos bater papo sobre o já mencionado Os imortalistas. Eu já falei também que ele aborda questões complicadas, outras, nem tanto - mas que, ainda assim, eu adoraria saber o que cada um de vocês pensa sobre. Farei aqui as perguntinhas que vieram a minha mente durante a leitura, e assim como eu, a Bia e o André irão responder também. Acho que assim todos poderemos nos conhecer um bocadinho mais, não acham?

Você gostaria de saber a data da sua morte?

Fabi: Definitivamente eu não sei.
Acho que poderia ser bom saber quando eu vou morrer, pois assim eu poderia me esforçar para fazer tudo aquilo que eu sempre quis, lutar pelos meus sonhos, viver intensamente e, principalmente, me despedir dos meus entes queridos e prepara-los para a minha partida. Mas, ao mesmo tempo, acho que seria bem ruim viver como se tudo fosse cronometrado, sabe? Tô em dúvida, rs!

Bia: Nem gosto de pensar nessa possibilidade. Ao contrário da maioria das pessoas, acredito que se soubesse quando iria morrer, não conseguiria aproveitar meus dias. Ficaria triste o tempo todo.

André: Não, eu me conheço. Ia ficar paranóico com essa contagem regressiva, com dor de barriga eterna - eu fico com dor de barriga quando estou tenso - e ansioso demais. Resumindo, não ia prestar, rs!




Prefere saber quando vai morrer ou como irá morrer?

Fabi: Entre os dois, eu prefiro saber "quando". Acho que se eu soubesse "como" eu ficaria paranoica demais.

Bia: Putz! Entre um e outro, prefiro saber como iria morrer. Quem sabe não prevenia?

André: Essa é complicada heim?! Mas acho que o que me deixaria menos paranóico seria saber como. Perceba que falei menos paranóico, saber isso também me deixaria maluquinho.





O que é preferível: aumentar a expectativa de vida ou melhorar a qualidade de vida?

 Fabi: Mais uma pergunta difícil. Eu queria ter um pouco dos dois, claro! Mas, se é para escolher, acho que fico com "melhorar a qualidade de vida". Essa pergunta logo me fez pensar no quão desesperador seria mais uma vez depender de alguém para fazer tudo. Já passei por isso e não foi nada legal. Acho que qualidade de vida é sinônimo de boa saúde, então, isso quer dizer que eu não dependeria de ninguém para fazer a maioria das coisas, que não seria "um estorvo", não daria trabalho. Parece radical demais, eu sei, mas sei lá. Eu tô confusa com essas perguntas, hahahahahhahaha.

Bia: Melhorar a qualidade de vida.

André: Acho que também escolheria melhorar a qualidade de vida. Meu sonho é poder rodar todos os quilômetros que eu tenho pra rodar nessa vida podendo fazer tudo de forma independente. Acho que o fato de eu não gostar de incomodar as pessoas influenciou um pouco na minha decisão. :p





Você deixaria de ter filhos se você soubesse que isso iria prolongar seu tempo de vida? 

A Varya, uma das personagens do livro, conta que um tal biólogo chamado Thomas Kirkwood teorizou que nos sacrificamos para passar genes para nossos filhos e que tecidos não envolvidos na reprodução - o cérebro, por exemplo, e o coração - suportam danos para proteger os órgãos reprodutivos. Isso foi provado em laboratório, usando minhocas. Há duas células nelas que dão origem a todo o seu sistema reprodutivo, e quando um laser foi usado para destruí-las, as tais minhocas viveram 60% mais.

Fabi: Eu JAMAIS deixaria de ter filhos por isso. Aliás, acho que nossos filhos nos tornam eternos. Sem contar que um dos meus maiores sonhos é ser mãe, então, dificilmente eu abriria mão disso.

Bia: Que louco né? Meu sonho é ser mãe e não sei se um dia poderei gerar um filho. Mas, jamais deixaria de ter filhos se soubesse que isso prolongaria meu tempo de vida.

André: Com certeza não.





Você faria uma dieta extremamente restrita com o intuito de prolongar sua vida?

       

         


Fabi: Nem morta. Hahhahahahahha
Eu vivo de dieta. Mas não é nenhuma dessas dietas chatas para ficar magrinha e essas coisas, não. Eu tenho uma anemia agressiva que não vai embora nem a pau, e por isso, além de tratamento com medicamentos, eu tenho uma dieta chata e controlada. A primeira coisa que meu médico me disse foi: deixar de comer coisas gostosas pode levar o ser humano a loucura, por isso, nada de deixar de comer o que gosta. Só é preciso controlar. E é o que eu faço: controlo a ingestão de delícias, assim, não preciso abrir mão delas - e vivo muuuuuito bem assim, obrigada. Rs!

Bia: Estou rindo muito desses dois gulosos aqui do Pausa. Extremamente restrita? Não. Massss, confesso que minha dieta mudou muito, e o motivo foi justamente para tentar realizar o sonho de ser mãe.

André: Noop! Nunca nunquinha! Minha religião não permite fazer dietas extremamente restritas! Meu signo é fome com ascendente em sono! Rsrsrs
Comer é vida minha gente, tudo bem que comer de forma desmedida pode trazer problemas, mas enfim, acho que prefiro saber o dia da minha morte, rs!





Se soubesse que na cidade há uma vidente que tem a capacidade de prever a data da sua morte, você bateria em sua porta e pediria uma consulta ou passaria bem longe de sua vizinhança?

Fabi: Bem... eu correria! Rs. Prefiro continuar sem saber até quando eu vou durar.

Bia: Passaria beeem longe da vizinhança.

André: Eu passaria bem longe da casa dela, tipo, bem longe mesmo.









Agora é com vocês! Que tal responderem as perguntas aí nos comentários ou, se preferir, comentar de forma geral todo esse assunto diferentão? Quero saber a opinião de cada um de vocês!

Eu espero que tenham gostado e que essa coluna, assim como as outras, se torne uma queridinha! E se você tem sugestões de assuntos para tratarmos aqui, me conta nos comentários também, tá?


Super beijo e abraços bem quentinhos!


15 comentários:

  1. Bom dia...
    Adorei a coluna viu... Bom vamos lá então... eu não tenho interesse em saber o dia da minha morte, sou extremamente ansiosa e com isso acho bem capaz de antecipar o dia kkk...e da msm maneira não prefiro saber nem quando muito menos como vou morrer pelo mesmo motivo rs. Acredito que melhorar a qualidade de vida é melhor e mais fácil, é isso já ando fazendo... apesar de alguns contratempos só estou falhando com a alimentação que anda muito precária rs.Jamais deixaria de ter filhos, até msm pq já tenho um né e digo, não existe coisa melhor no mundo, valeu a pena correr o risco de vida para ter um filho (o medo de morrer foi grande, devido à uma doença crônica que tenho no sangue, mas Deus foi generoso comigo, só tenho a agradecer).Já fiz dietas malucas, mas hoje tenho outra visão... é possível melhorar a qualidade de vida comendo bem, só com cautela e sem exageiros (mas atualmente estou fazendo um jejum infinito devido a minha situação atual :( mas espero em breve normalizar isso). E pra finalizar o textão jamais iria atrás de uma vidente... melhor viver intensamente sem se preocupar com o que virá amanhã (claro q minha ansiedade não deixa, mas já estou na busca pra tratar isso rs)... acho que é isso, resumidamente rs.
    Sucesso a vcs.... e parabéns mais uma vez ao blog...
    Bjs no coração.

    ResponderExcluir
  2. Show de coluna!!!!rs
    Adorei a ideia de abordar temas tão "pensáveis" e ainda mais, sendo trazidos com um livrão destes!!
    Bem, vamos tentar responder...rs
    Eu adoraria saber o dia da minha morte, mesmo sabendo que enlouqueceria com isso. Mas sabendo que tenho possibilidade de saber e não ir lá e saber, me deixaria pior.
    E sim, gostaria muito de saber de que forma seria(apesar de sentir no fundo da minha alma, que não morrerei dormindo, mesmo pedindo muito isso.rs) Coisa besta, mas sempre senti que terei uma morte dolorosa :/
    Vivo em dieta, nada muito agressivo, mas minha pouca saúde depende disso, então...dizem que quem consegue fazer dieta é capaz de qualquer coisa..rs
    Eu não abriria nunca o sonho de ser mãe para prolongar minha vida. Já sou mãe e quando olho minha filha e minha neta, tenho a plena certeza que foi ali, meu único acerto na vida.
    E não, não iria nunca atrás de vidente alguma para saber de nada..rs
    Acho que só aceitaria isso se já fosse incluso em todos nós.
    Adorei a coluna e que venham mais! Dá uma chance de conhecer as pessoas por trás do blog e ainda falar um cadim de nós!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Após responder essas perguntar, estou indo ler a resenha!! Achei uma delícia esse post e ler as respostas de vocês três.
    - Você gostaria de saber a data da sua morte? Em partes, sim. Talvez assim eu daria muito mais valor ao que tenho e faria o meu possível para aproveitar meus momentos com pessoas queridas e realizando sonhos (e umas loucuras também). Meu medo é descobrir um dia antes kkkkkkk
    - Prefere saber quando vai morrer ou como irá morrer? Quando. Se eu souber que vou morrer queimada ou afogada, acho que eu morro antes kkkk meu maior pavor são essas opções.
    - O que é preferível: aumentar a expectativa de vida ou melhorar a qualidade de vida? Qualidade de vida, com certeza. De que adiantaria estender o prazo e viver às mínguas ou sem saúde!?
    - Você deixaria de ter filhos se você soubesse que isso iria prolongar seu tempo de vida? Meu pensamento atual já é de não ter filhos no futuro, não é do meu agrado e não tenho esse sonho.
    - Você faria uma dieta extremamente restrita com o intuito de prolongar sua vida? Extremamente restrita não!! Acho que uma dieta assim tira nossa felicidade, então de que adiantaria trocar 6 por meia dúzia? ahhahaha Uma dieta para deixar o corpo e a mente mais saudável sim, até porque acho que todo mundo deveria fazer pela própria saúde.
    - Se soubesse que na cidade há uma vidente que tem a capacidade de prever a data da sua morte, você bateria em sua porta e pediria uma consulta ou passaria bem longe de sua vizinhança? Talvez se eu tivesse em dia muito ruim eu bateria na porta dela acho que para saber que eu não vou morrer com a tristeza daquele momento ou coisas assim e, automaticamente, me incentivar a acordar e ver que a vida é curta pra ficar de deprê por aí.

    ResponderExcluir
  4. Meninos, tá aí uma coisa que eu não gostaria é saber o dia da minha morte. Acredito que, ao contrário de viver a vida intensamente, eu iria ficar pensando o que aconteceria depois, as pessoas que iriam ficar, nossa uma doideira!! E dentre saber quando e como, eu fico com o como, acredito que não seja tão paranoico como saber o quando.
    Melhorar a qualidade de vida é o que a gente sempre tá buscando ne? Não só em relação ao dinheiro, mas a uma vida que você sempre sonhou, com todos os objetivos conquistados, então eu ficaria com essa opção :) Ter filhos é um dos meus sonhos, e isso melhoraria minha qualidade de vida, então essas perguntas estão bem relacionadas, portanto, não deixaria de ter filhos só pra esse fim.
    Acho que a resposta do André é a minha resposta, será que ele me conhece? hahahaha Acho bem legal ter uma dieta que melhora sua vida sabe? Mas ainda não estou nesse grau, quem sabe pro futuro.
    Quanto à vidente, as minhas respostas anteriores acabam respondendo essa, com certeza eu não chegaria nem perto dela KKKK. Adorei as perguntas, realmente faz a gente pensar em algumas coisas, principalmente a algo que a gente não tem poder algum ne? Abraços

    ResponderExcluir
  5. Ahhhhhh adorei a nova coluna. Não li esse livro ainda mas agora fiquei curiosa kkkkk.
    Eu definitivamente não gostaria de saber o dia da minha morte, ficaria super paranoica e nem ia conseguir mais viver kkkkk
    Preferiria saber como iria morrer do que quando, como disse a Bia quem sabe não rolava a famosa prevenção ? hahahah
    Preferiria melhorar a qualidade de vida também
    Eu não deixaria de ter filhos não, apesar de não querer ser em nenhum futuro próximo quero isso sim um dia.
    Acho que faria uma dieta sim mas extremamente restrita não rola kkk
    Passaria bem longe do vidente kkkk to fora.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a coluna.
    É uma ótima forma de conhecer um pouco mais os colaboradores do blog =)
    Eu não iria querer saber a data nem como seria minha morte. Provavelmente iria ficar paranoica com a informação e talvez não veria tanto sentindo em fazer certas coisa e correr riscos.
    Para mim é mais importante ter qualidade de vida do que mais tempo de vida.
    Nunca que eu abriria mão de comer tantas comidinhas gostosas que existem para ter mais tempo de vida. Comer é uma das coisas que eu mais gosto e que deixam o meu dia feliz rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Adorei demais a proposta da coluna, creio que os livros tem esse poder de falar e pensar em coisas e situações diferentes....
    Com certeza não gostaria de saber a data da minha morte. Gosto de pensar que Deus já estipulou essa data, pelo meu comportamento em toda a minha vida, é louco? É....Mas tenho essa crença de comportamento de agir e tratar da melhor forma hoje,gentileza e sorriso são de graça e só enriquecem a nossa vida.Não deixo de comer nada por beleza, mas não exagero. Qualidade de vida é não deixar para amanhã, viver da melhor forma o agora.

    ResponderExcluir
  8. Gteeeee!
    Amei esse novo post do blog!
    Aaah eu nunca parei pra pensar sobre minha morte, como ou qdo...
    Deveria, mas corro de pensar... Perdi pessoas muito especiais na minha vida, desde então vivo cada dia como se fosse o último, acho que assim é mais fácil, não sei... Acho que fui pelo caminho de melhorar minha qualidade de vida, pois a que eu levava não estava nd boa, nd saudável...
    Adorei as respostas de vcs...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Oi pessoal, tudo bem? Quando vi o a foto no Instagram não imaginei que a coluna seria desse tipo que, aliás, ADOREI! Achei que viria algum post detonando geral o livro, sei lá... hahaha! Gente, esse assunto é tão polêmico, meio tabu, muito assustador, eu sempre fico meio incomodada de falar sobre morte, não é algo que eu consiga lidar com naturalidade. Enfim, adorei saber as respostas, conhecer um pouco mais sobre vocês através das respostas. Não vou responder todos os questionamentos, mas de uma forma geral: eu não gostaria de saber quando vou morrer, a não ser que eu tivesse quase 100 anos, tivesse vivido plenamente e realizados meus sonhos, ou seja, é uma coisa meio utópica, então não.. acho melhor não saber quando e MUITO MENOS COMO! Passaria longe de vidente, acho que tem carma ruim isso, hahahahaha. E, para a pergunta dos filhos, eu JAMAIS JAMAIS JAMAIS deixaria de ter filhos, aliás eu sou mãe e minha pequena é a minha vida... acho que sem ela a minha vida seria encurtada, isso sim, ela é vida, energia, alegria, tudo de maravilhoso. Acredito que vou ficar incomodada nessa parte do livro... De qualquer forma, fiquei ainda mais curiosa pra conferir a obra.
    Beijos e que post maravilhoso!
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Não sou muito de polêmicas. Até vejo algumas coisinhas mais ligada ao meio artístico. Agora outras eu escolho passar longe. Justamente por toda a falta de respeito que acabo encontrando. Só que é claro, não é isso que vemos aqui. Achei a ideia muito interessante e que bom que esse livro deu um estímulo para você finalmente postar essa nova coluna. Vamos lá, na primeira pergunta eu me sinto exatamente como a Fabi. Acho que é um dilema. Existe um lado muito bom em saber e por outro lado seria bem ruim. Não sei se gostaria de saber como eu vou morrer, acho que causaria muita paranoica mesmo. Acho que para a terceira pergunta eu escolheria melhorar a qualidade de vida. Agora sobre a quinta pergunta (espero não ter perdido a conta), eu não faria dieta não. Adoro comer. Comer é bom demais. Sobre a vidente, eu passaria bem longe. Adorei a coluna. Foi uma ótima estréia. Não tenho nenhuma sugestão por enquanto, mas foi divertido saber a opinião de todos vocês e pode expressar a minha aqui no comentário.

    ResponderExcluir
  11. Nossa! Quanta coisa difícil de responder. Eu não gostaria nem um pouco de saber a data de minha morte, por esse motivo eu passaria longe da vidente, embora ficaria curioso para saber sobre outros assuntos. Entre saber quando ou como morreria, ia preferir a primeira opção. Fiquei um pouco em dúvida se aumentaria a qualidade ou a expectativa de vida, porque dependeria muito das condições, pois não ia querer depender de ninguém também. Caso fosse pra ser assim preferia a qualidade de vida. Se a dieta fosse realmente eficaz e pudesse prolongar minha vida, faria sim, acho que valeria a pena, pois teria outros prazeres para compensar. Quanto aos filhos, não deixaria de tê-los. Muito legal o post.

    ResponderExcluir
  12. Adorei a coluna e que perguntas difíceis hein!! Eu não iria querer saber a data da minha morte e nem como iria morrer, pois essas coisas só iam me deixar louca e deprimida. O negócio é viver a vida buscando sempre uma voa qualidade, não precisamos se privar de tudo,mas só controlar o que comemos!!

    ResponderExcluir
  13. Eu amei essa nova coluna e as respostas de vocês!
    Respondendo as perguntas:
    1. Eu decididamente não gostaria de saber a data da minha morte, sou muito asiosa e provavelmente obcecada com a data e deixaria de viver o presente.
    2. Pergunta difícil essa, hein?! Não tem uma menos traumática não?! rsrs Acho que eu prefiro como irei morrer...
    3. A qualidade de vida pra mim é fundamental com certeza.
    4. Eu não deixaria de ter filhos por causa disso.
    5. Nunca fiz dieta, mas acho que faria sim...
    6. Eu passaria bem longe! kkk
    Bjos!

    ResponderExcluir
  14. Não sei se eu iria gostar de saber quando eu vou morrer eu ficaria paranóica também e também não consegui iria aproveitar o resto dos meus dias bem insano isso

    ResponderExcluir
  15. Uaaaau, adorei essa coluna!
    Muito boa , eu não conhecia o livro , mas agora até quero ler!! kkkkk
    Gente, olha eu gostaria de saber quando vou morrer, assim, se eu tiver pouco tempo de vida, quebraria meu regime e comeria tudo que eu quero! Falei isso pra minha vó mesmo, dia desses.
    Mas, também tem aquela coisa, se é beeeem pouco tempo que ainda tenho, acho que eu ficar bem mal, superansiosa e chateada por não dar tempo de realizar todos os meus sonhos... complicado!
    Eu não deixaria de ter filhos para viver mais, a menos que eu teria o filho e morresse em seguida, daí eu não ia querer né, porque vai saber se iam cuidar bem do meu baby.
    Não faria também dieta pra viver mais não kkkkk
    Acho que o melhor sempre é ter qualidade de vida! E eu preferia mesmo saber quando vou morrer , o como não, porque vai que seria uma morte muito horrível, daí eu morreria é de medo kkkk
    bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e pelo carinho! <3
Deixe sua opinião sobre o post e também um pouquinho de amor!

© PAUSA PARA PITACOS - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: RENATA MASSA | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo