Menu em imagem

Image Map

21 junho 2018

{Hora da pipoca!} ~ Um lugar silencioso ~

Oi oi,  gente linda!
Tudo bem por aí?

Vim para falar de um filme suuuuper bacana. Ele foi considerado terror, e ó, já adianto: de terror não tem nada (quaaase nada). Pode vir sem medo, e abra seu coração, pois quero convencer você a apreciar essa obra super instigante.


Quando assisti: Não sei, rs! Acho que foi em maio...
Título original: A quiet place
Título tupiniquim: Um lugar silencioso
Duração: 1h 30min
Direção: John Krasisnk
Gênero: Terror / Suspense
Avaliação: 
Não recomendado para menores de 14 anos.
Sinopse: Em uma fazenda dos Estados Unidos, uma família do meio-oeste é perseguida por uma entidade fantasmagórica assustadora. Para se protegerem, eles devem permanecer em silêncio absoluto, a qualquer custo, pois o perigo é ativado pela percepção do som.

Eu queria começar dizendo: AFFFFF. Quase sempre eu odeio sinopses. Esse é um dos casos em que a odiei. Como assim "entidade fantasmagórica"? Ai, socorro.
Já comecei reclamando, hein? Ah, se num for assim, não sou eu, vocês sabem. Mas fiquem tranquilos. Esse filme me deu mais motivos para elogiar do que para reclamar.

Nos Estados Unidos, num período distópico que, ao que tudo indica, não está assim tão longe do período em que vivemos, uma família vive em uma fazenda bem equipada para auxiliá-los a viver no mais absoluto silêncio. Um ruído pode significar a morte. À espreita há um tipo de criatura que é extremamente sensível ao som. Ao que parece, essa criatura é de outro mundo e escolheu nosso planeta para chamar de casa. A tal criatura - ou AS TAIS, pois são várias da mesma espécie - aparece imediatamente após qualquer som, e aparece pronta para matar.

A população foi dizimada por essas criaturas, e essa família se esforça muito para não ter o mesmo fim. Eles adaptaram a fazenda e os arredores, tudo para se protegerem desses bichinhos suuuuper amigáveis #SQN. Essas criaturas são letais, são exímias caçadoras, e por essas e outras, até o simples ato de pisar em uma folha seca - ou de botar pilha num aviãozinho de brinquedo que emite sons um tanto quanto estridentes e acende luzinhas coloridas - significa o fim. Por isso, as tais adaptações estão em todos os lugares por onde essa família passa: eles andam descalços, e nas estradas por onde passam, há areia para abafar o som dos passos, em pisos de madeira, que podem ranger, há marcações mostrando onde pisar de maneira segura; a comunicação entre os familiares é toda feita em libras; a comunicação com a possível vizinhança se faz de maneira arcaica, usando o fogo, por exemplo, ou luzes amarelas para dizer que está tudo bem, ou vermelhas para indicar que algo está errado e pedir ajuda. Tudo foi muito bem pensando. Tudo foi muito bem executado.


Cada um dos membros da família tem uma característica marcante que faz com que juntos eles sejam uma equipe perfeita: o pai tem um instinto de sobrevivência maravilhoso; a mãe, o instinto de proteção. O garoto, que é o filho mais novo, é inteligente e presta atenção em absolutamente tudo que lhe é ensinado, pois quer desenvolver esse mesmo instinto que o pai tem. A garota, que é a filha mais velha, é corajosa e também tem um instinto protetor muito grande, mesmo surda.

A atuação de todos os atores foi surpreendente. Eles conseguiram despertar nossa empatia logo no início, pois souberam expressar maravilhosamente bem todo e qualquer tipo de sentimento sem emitir sons. Dor, revolta, desespero, apreensão, alegria, descontração, união... tudo fica bem claro, tudo é nítido, ao contrário de muitas situações que, propositalmente, ficam subentendidas, como a origem dessas criaturas e a invasão do nosso planeta, por exemplo. Para entender - ou pelo menos ter uma ideia do que e como pode ter acontecido - precisamos prestar atenção a pequenos detalhes, pois tudo nesse filme é contato de uma maneira diferente, não expositiva. Eu, pelo menos, detesto quando os diretores acham que é preciso ficar repetindo determinadas coisas a todo momento, como se não fossemos inteligentes o suficiente para descobrirmos sozinhos ou como se não tivéssemos a capacidade de entender da primeira vez que foi dita. Gosto quando nos deixam à vontade para perceber o que tem que ser percebido, e essa foi mais uma sacada inteligente da trama.


Muita gente acha que não tem como um filme ser bom sem uma boa trilha sonoroa - ainda mais de terror, onde todos aqueles PÁAAA- TANTAAAAMM nos matam de susto, ou quando de repente tudo fica silencioso e imediatamente sabemos que vem merda por aí - mas, acreditem, tem como SIM! Esse filme deixa a gente tão tenso, mas tão tenso, que se uma agulha cai no chão a gente já se desespera e pensa: &¨%DEEEEEUUU!!! Correeee!!!


Não há nada de sobrenatural aqui, nem nada assustador (apesar de que as criaturas são bem feiosas e estranhas), o que bota medo é a tensão, é você se imaginar ali, é você sofrer junto com os personagens a cada situação. Fazia tempo que eu não assistia um filme tão inteligente, minha gente. Sério. Se você tem medo de filmes de terror, é daqueles que tem pesadelos facilmente... não deixe de assistir por isso. Foi classificado como terror? Foi. Mas, como eu disse, não há o que temer. Esse é um daqueles filmes que cagam com nosso psicológico. Apenas. Hahahha


Pode parecer coisa de fã ou algo assim, mas em meio a uma pegada meio sci-fi (não adianta me chamar de doida. Se tem ET, pra mim, é sci-fi!), eu senti na trama um ar bem King, entendem o que eu quero dizer? Sei lá. Acho que por causa dessa pegada rural e rústica, e também todo esse lance envolvendo ambientes hostis com criaturas mais hostis ainda... e, claro, por que esse filme, assim como diversas (se não todas) obras de King têm o poder de ferrar com nosso psicológico.

Outra coisa que eu queria frisar é que, diferentemente da maioria dos filmes de terror, aqui os personagens não têm atitudes burras. Tá, algumas são, mas a gente acaba relevando. Não chegam a ser burras... acabam sendo consequência do desespero do momento. Não tem nada do tipo "a mocinha está numa casa mal assombrada e ouve barulhos no porão e vai lá ver do que se trata". Ou "ouve barulhos atrás da porta e abre a maldita porta pra ver que que diabos (ou o próprio coisa ruim) tá fazendo barulho ali".

Dica: assista legendado. Como eu disse lá em cima, eles se comunicam por libras, e ter legendas ajuda a entender o "diálogo" ali contido. Outra dica: preste atenção aos detalhes. Eles podem dizer mais do que você pensa, e principalmente: eles deixam a trama ainda mais rica, inteligente e angustiante.

Acho que eu preciso parar de falar, né? E acho que vocês precisam correr para assistir esse filme!!! Que tal aproveitar o fim de semana e esse friozinho que tem feito, hein? Filme bom... pipoca... cobertor... Hummmm! Receita de sucesso!
E não esquece de me contar o que achou, hein?



18 comentários:

  1. Oi, Fabíola.

    Parece ser um filme muito bem construído (e original), seja em sua tensão palpável ou em fazer o telespectador sentir cada fio de emoção e tensão agoniante, emergida durante o mesmo.

    Fiquei imaginando quando a personagem for ter o bebê... Inevitavelmente, ele não vai ficar silencioso...

    Apesar de não o ter assistido, não entendi porque ele foi classificado como terror, pois tá na cara que o filme é mais voltado para o suspense. Enfim, quero muito assisti-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Dai!
      Pois é, menina. A primeira coisa que eu pensei foi no bebê... e no parto, claro! Já imaginou ter um bebê, de parto normal, sem poder dar um pio? Ainda não tenho filhos, mas fiquei agoniada só de pensar!
      E realmente, a tensão é palpável!
      Acho que o classificaram como terror exatamente por conta da carga psicológica nele contida. Ou não... vai saber! shuiAHsuiHAs

      Beijocas

      Excluir
  2. Boa noite, Fabi
    Muito interessante porém esse tipo de filme não me pega kkk não gosto muito mesmo que não tenha muito terror... Só de ler a resenha já imaginei o filme kkk
    Deixo a dica para quem gosta mesmo.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Sá! Vamos dar um jeito de plantar uma sementinha corajosa nesse seu coraçãozinho! Apesar de que seu boyfriend é bem do bundão quando o assunto é terror, sabeeee... sHUIAhsuiHAs
      Mas quem sabe um dia eu não trago os dois para o lado aterrorizante da força?
      #PercoNunca (ele vai me matar quando ver essa # kkkkkkkkkkk)

      Beijocas

      Excluir
  3. Que filme!!! Na minha humilde opinião, um dos melhores que vi neste ano. E pelamor, não vejam dublado de forma alguma.rs o filme faz jus ao título e é o silêncio o grande protagonista da trama inteira. Não há realmente atitudes idiotas em nenhum personagem. Cada ato é milimetricamente arquitetado com maestria.
    Não há terror. Tudo começa meio que do nada, por isso a tensão é ímpar!!
    Super recomendado!!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele está no topo da minha lista de melhores também, Angela!
      E ó, tô aqui doida pra assistir de novo! Hahhahaa

      beijocas

      Excluir
  4. Para td com esse filme Fabi!
    Eu quase tive alguns trecos de tanta tensão que fiquei...Perfeito!
    Pra variar chorei no final né..
    Amei esse filme!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi Fabi.
    Vi o trailer desse filme e não me interessei por ele. Não é o tipo de filme que eu curto.
    Ainda bem que não é bem de terror, apesar dos bichos feiosos e esquisitos.
    Esses filmes de suspense sempre tem uma trilha sonora que entrega quando vai ter algum susto, pelo menos na maioria das vezes rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Nossa esse é o filme perfeito pra mim que tenho medo de terror e tenho pesadelos se assistir kkk, falou que não tem coisa sobrenatural eu ja amo.
    A ideia é genial, imagino como deve ser apreensivo assistir esse filme silencioso porque qualquer barulho já seria um motivo de morte. Bacana a valorização da língua de sinais também.
    Os atores são realmente incríveis conseguindo passar a emoção pro telespectador mesmo sem dizer uma palavra.

    ResponderExcluir
  7. Fabíola, adorei a indicação, que na verdade só veio me lembrar que esse era um filme que eu queria ver. Um amigo já me indicou esse filme há um tempo, inclusive me contou muita coisa (aff) de tão empolgado que ficou, e acabei me esquecendo de assistir. Muitos detalhes do que você falou me lembra um pouco o livro Caixa de Pássaros, do Josh Malerman. Ainda bem que tem muitas diferenças também, mas parece ter um clima parecido. Vou tentar assistir durante a semana que vem.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Fabi!!
    Que filme é esse?! Nossa, só o trailer já dar para ter uma ideia o que vai acontecer no filme. Achei brilhante a premissa, é um filme que tem muita tensão em cada cena e claro ficamos desesperados para saber o que vai acontecer com essa família. Amei a indicação e claro que vou procurar assistir.
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Fabiola!
    Não curto filmes de terror, por isso fiquei contente em saber que Um lugar silencioso não tem quaaase nada de terror pois fiquei interessada em assistir ao filme e já anotei essa dica!...
    Sério, eu detesto todos aqueles PÁAAA- TANTAAAAMM nos filmes de terror, e que bom saber que no filme os personagens não têm atitudes burras, confesso que eu nunca consegui entender a cena do tipo "a mocinha está numa casa mal assombrada e ouve barulhos no porão e vai lá ver do que se trata"... é muita burrice!
    Enfim, valeu pela dica, e sim, irei assisti legendado. Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Nossa adorei saber mais sobre esse filme. Vi o cartas dele no cinema amas confesso que tive preconceito em assistir. Mas agora você despertou um desejo enorme em mim para ler😍😍 Quando eu terminar venho falar sobre ele 😘😘

    ResponderExcluir
  11. Assisti a esse filme depois de ler várias críticas positivas de pessoas que eu realmente respeito dentro da área cinematográfica, então, minha expectativas estavam altíssimas. E não me decepcionei! Tudo no filme é muito original: a questão do som inexistente, a comunicação por libras, as estratégias utilizadas pelos próprios atores pra nos passarem sentimentos e prever ações sem abrir a boca, os cortes de cena, as sacadas dos diretores e roteiristas, absolutamente tudo é bem feito. Eu achei mesmo que sentiria falta do diálogo, porque eu particularmente não consigo parar de falar um minuto, mas vários outros pontos se sobrepuseram a isso, que acabou se tornando um detalhe mínimo pra mim. Também senti essa aura interiorana e cheia de tensão psicológica do mestre King, aliás, foi um dos primeiros pontos que notei ao começar a assistir o filme (tu também é fã de King? Vamos nos abraçar a espalhar a palavra do mestra por aí! <3).

    ResponderExcluir
  12. Parece um bom filme, gosto de histórias de sobrevivência, como no caso dos personagens do filme. Um suspense é sempre bom de se ver, adoro aquela sensação de ficar apreensiva a qualquer barulho diferente e de repente o susto!!

    ResponderExcluir
  13. Fabi!
    Já tive oportunidade de assistir esse filme e na verdade, nem considero terror, terror, considero mais um thriller psicológico, carregado de tensão e gonia, porém muito inteligente e perspicaz. Dá uma gonia acompanhar eles, não é?
    Recomendo também que assistam, vale super a pena.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  14. A proposta do filme é realmente interessante mas eu fiquei muito agoniada quando Nas primeiras horas do filme era aquele completo silêncio mas se imaginei viver num ambiente hostil que na qual qualquer movimento ou minha emoção Pode despertar a atenção de um mal inimaginável realmente impressionante

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu vi esse filme no cinema e tem uma história muito envolvente e intrigante. Eu ficava o filme o tempo todo pensando sobre como é porque dessa situação, foi um ótimo filme, gostei bastante.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e pelo carinho! <3
Deixe sua opinião sobre o post e também um pouquinho de amor!

© PAUSA PARA PITACOS - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: RENATA MASSA | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo