Menu em imagem

Image Map

01 abril 2018

{Resenha} ~ Coragem - Rose McGowan ~

Hey, gente!
Tudo bem por aí?
Estão aproveitando para botar as leituras em dia? Eu sim!
Tô cheeeeeia de coisa pra ler, tô atrasada com minha leitura do Rouge Literário... mas segue o baile, hihi!

Hoje nós vamos conversar sobre um livro que é no mínimo incômodo. Talvez essa não seja a palavra certa, mas a sensação que tive ao lê-lo foi essa: fiquei incomodada. Não só incomodada... fiquei revoltada! Arrasada! Chocada. E não é para menos...

Vim para apresentar um pouco da vida de Rose McGowan, e sua história está longe de ser um conto de fadas.


Skoob
Quando li: Março, 2018.
Título: Coragem
Autor(a): Rose McGowan
Editora: HarperCollins Brasil
Páginas: 288
Avaliação: 
Onde comprar? Amazon | Saraiva


É a primeira vez que eu faço uma resenha de uma biografia - aliás, nesse caso, uma auto-biografia -, e a sensação que eu tenho é de que não cabe uma resenha propriamente dita, e sim um bate papo acerca do assunto desse livro, pois ao contrário do que parece, Coragem não é somente sobre a vida de uma celebridade de Hollywood, é também sobre uma mulher que resolveu emergir do fundo do poço e levar consigo aquelas que passam ou passaram pelo mesmo que ela passou.

Antes de nos aprofundarmos mais nisso, vamos conhecer nossa autora e narradora. Rose McGowan é uma atriz norte-americana que nasceu em Certaldo, Itália, em 5 de setembro de 1973. Ela apareceu de verdade para o mundo cinematográfico pela primeira vez ao estrelar Geração Maldita, e sua atuação lhe rendeu uma indicação de "Revelação" em 1996 no Independent Spirit Awards.

Ainda em 1996 ela deu vida a Tatum Riley no filme de terror Scream - Pânico II - , um dos filmes do gênero que mais arrecadou dinheirinhos na história (amo forte essa franquia. Saudades.).

Rose atuou ainda em Malucos por natureza (1996); Kiss & Tell (1996); Indo até o fim (1997); Fantasmas (1998) e Um crime entre amigas (1999), onde interpretou Courtney, uma personagem também muito famosa em sua carreira. Em 2001 ela entra para o elenco de Charmed para interpretar Paige Matthews, ficando no quadro de atores por cinco temporadas seguidas.

Recentemente, Rose atuou em Once Upon a Time, onde viveu Cora, mãe da rainha má Regina.

Bem, agora que já refresquei a memória de vocês - não sei se vocês são como eu... eu preciso de imagens para ligar o nome à pessoa! -, podemos falar sobre o livro, especificamente.

Em Coragem, Rose McGowan usa uma das melhores armas que já encontrou na vida: as palavras. Foi com elas que ela pode mostrar para o mundo todas as atrocidades que o meio hollywoodiano proporciona às mulheres, e neste livro, ela conta suas próprias experiências, mostrando-nos que sua vida nem sempre - ou talvez quase nunca - foi um mar de rosas.

"Minha vida, como você vai ler, me levou de um culto ao outro, o maior culto de todos: Hollywood. CORAGEM é a história de como lutei para sair desses cultos e retomei as rédeas da minha vida. Eu quero ajudar você a fazer o mesmo."

Essa mulher de rosto marcante já comeu o pão que o diabo amassou, gente. Acho que por isso que esse livro me incomodou tanto! Fiquei incomodada pois sempre pensava: meu Deus, como puderam deixar que isso acontecesse a ela??? Rose sofre desde sempre, desde a infância, e isso não é um exagero. Ela nasceu em uma família extremista, que fazia parte de uma seita que pregava, além de outras coisas revoltantes, o machismo. Por volta dos 13 anos ela saiu de casa, morou na rua; trabalhou numa funerária - segundo ela, esse foi um tempo feliz, proporcionando pela paz que o silêncio do local lhe trazia -; foi e voltou para a casa do pai, depois de um tempo, foi morar com sua mãe, que era sempre dominada por homens tão abusivos e problemáticos quanto seu pai. Quando chegou à Hollywood, ela pensou que finalmente seus problemas tinham acabado, mas estava enganada: eles, na verdade, tinham acabado de piorar.

Rose narra seus dias como atriz com muita franqueza, com muita verdade, e isso faz com que a leitura seja difícil, muito difícil. Ela não nos poupa detalhes. Ela narra os bastidores sem papas na língua, de forma honesta e direta. Ela nos mostra o quão devastador, prejudicial e tóxico esse mundo é para quem vive nele.


Como eu contei ali, a atriz foi criada numa seita, e ela usa essa terminologia para nos mostrar que nossa vida tem mais seitas do que as que imaginamos existir, e ela nos mostra em quais delas ela viveu. Antes de ler essa obra, eu tinha uma visão totalmente diferente da palavra e do que ela realmente implica, e depois de Rose nos mostrar sua versão, vi que seita nada mais é do que alienação. Ela conta sobre o tempo em que viveu alienada à religião que conheceu quando criança, sobre a alienação do estrelato, a alienação dos amigos falsos, dos relacionamentos abusivos;. até que ela cai em si e entende que é hora de acordar e deixar de ser alienada, que é hora de deixar todas essas seitas de lado e de criar uma nova: a seita da auto-preservação, do auto-conhecimento, do respeito a si mesma.

Feito isso, Rose usa sua voz e sua influência para denunciar o que há de pior nos bastidores de Hollywood e também para ajudar outras mulheres que possam estar passando pelos mesmos traumas que ela passou, ou que podem vir a passar, caso continuem trilhando determinado caminho. Ela viu o pior do mundo, por isso, luta para guiar as mulheres por um caminho diferente, um caminho sem abusos, onde as mulheres são respeitadas, e acima de tudo, onde se valorizem, se fortaleçam.

Não é por que ela se tornou uma ativista e defensora dos direitos das mulheres que ela deixou de atuar, que deixou de viver daquilo que ela mais ama - o cinema. Não. Agora, ela usa toda a sua influência e força para se impor, para trabalhar em paz e em um meio mais digno, e cada dia é um novo dia de luta, pois os traumas sofridos no passado deixaram marcas profundas e eternas em sua mente e alma, e por essas e outras, a cada amanhecer, ela precisa travar uma nova guerra.

Esse livro deveria ser lido por todos, viu. Não só por ser empoderador por demais, mas por ser um alerta para a sociedade. Espero que obras como essa virem uma rotina, pois quanto mais falarmos sobre o assunto, maiores serão as chances de nós mulheres termos o respeito merecido e almejado.


Para fechar esse nosso bate papo, queria falar um pouquinho sobre essa edição. Ela é simples, sem firulas, e acho que isso deu ainda mais identidade e força ao conteúdo. Uma edição crua para um conteúdo cru. A capa é maravilhosa, forte, bem como a contracapa. Ela mostra a força da atriz, transmite uma segurança ímpar, difícil de se encontrar por aí. Eu encontrei um ou dois errinhos de digitação, mas nada que prejudique a leitura. As folhas são amareladas, têm uma gramatura gostosa, nem alta e nem baixa, naquela medida delicinha. Mas o que eu mais amei foi o tamanho da fonte... ah, que maravilha! Meus olhinhos míopes agradecem imensamente.


Bem, termino essa longa "resenha" recomendando essa obra fortemente. O mercado anda meio saturado de livros empoderadores, mas nem todos realmente têm o "poder de empoderar" (que expressão engraçada... acho que ficou meio que um pleonasmo, mas vamos lá, hahahha).

Em Coragem, poder é o que não falta!


10 comentários:

  1. Oii Fabi!!
    Creio que vc seja mais uma das pessoas que leram que teve essa reação, lendo sobre a história em resenhas já fiquei com uma sensação estranha... Qro mto ler e conhecer a história, me chamou mta atenção, não leio mto o gênero mas essa não posso perder.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Eu não fiquei muito interessado em ler esse livro mas eu gostei o fato de abordar em a questão 17 sexuais e os abusos que rola muito na indústria cinematográfica em Nova York e ao redor do mundo

    ResponderExcluir
  3. Conheço os trabalhos dessa atriz, alguns são muito bons!! Pela sua biografia, podemos ver o quanto sua vida foi conturbada e difícil, o bacana é que apesar de tudo, ela não desistiu de ir atrás do seu sonho, que era ser atriz. Fiquei curiosa para saber mais sobre sua vida narrada nesse livro!!

    ResponderExcluir
  4. Segunda "resenha" que leio deste livro e pelo que percebi em ambas, é complicado demais falar de um livro assim.
    Pela dureza da realidade que a moça viveu. Por seus traumas e creio que na forma que tudo foi abordado, sem colocar maquiagem em nada, mas deixar ali, cru e nu para que todos pudessem sentir.
    A moça como atriz é maravilhosa e ela também teve passagens, como o relacionamento com Manson que pelo que me recordo, também não terminou muito bem, em relação ao que ele falava do fim.
    Já está na lista de desejados e espero poder ler em breve.
    A capa é outro espetáculo!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi Fabi,

    Eu li uma resenha sobre esse livro recentemente. Na oportunidade já inclui a obra na minha lista de desejados.
    Depois de ler tua resenha reforcei mais ainda o interesse na leitura dele, apesar de não me interessar por biografia (ou auto-biografia, como colocou), acredito que esta será a primeira que prenderá minha atenção.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá Fabíola,
    Eu conheço o trabalho dessa atriz por causa de Charmed e não sabia que ela tinha escrito um livro.
    Acho legal a iniciativa que ela teve de contar como a estória realmente é, ainda que não seja o mar de rosas que muitas pessoas pensam que é.
    Não sou fã de livros biográficos e não sei se vou ler esse livro, mas para os fãs da atriz esse livro parece uma forma de se conectar mais com ela.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Fabíola.

    Bom, é de extrema importância a Rose vir à tona e decidir nos trazer fatos bastantes revelantes, no qual muitas mulheres que também fazem parte desse mundo "glamouroso", passam e sofrem.

    Assunto esse, que são estimados por muitos como algo bobo, sem importância.

    Bem como esses relatos é um incentivo para que mais mulheres tenham a coragem que ela teve e expor tudo o que também sofreram!

    ResponderExcluir
  8. Conheço a atriz, mas não conhecia a autobriografia dela. Confesso que tenho uma quedinha por livros empoderadores, e esse me parece andar nessa esteira. Não porque o assunto esteja em voga, mas por ser de extrema importância, acredito que esse tipo de literatura deveria estar nas estantes de todos, sejam eles homens ou mulheres. É um tema que diz respeito a todos nós, como ser humanos que somos. Imagino que não seja uma leitura fácil de digerir, assim como várias coisas que vemos e ouvimos no nosso dia-a-dia, mas é necessária e fundamental pra construção de relações de igualdade e respeito entre todos, independente de sexo, raça ou crença.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Gosto bastante de ler biografias, pois acho que é uma ótima oportunidade para conhecer o ser humano por trás da celebridade, acho que esse livro é bem intenso, e por não ter receio a Rose conseguiu transmitir muitos sentimentos para sua escrita, os temas que ela abordou estão super em alta, por isso, também acho, que essa é uma leitura obrigatória para todas as mulheres.

    ResponderExcluir
  10. Sabe que não conhecia a Rose, mas imagino a vida que ela teve, viver sob seitas é realmente complicado, além do que, como você disse, existem muitas alienações no mundo que a gente se envolve e sofre inocentemente.
    Em Hollywood nem se fala! Deve ser cobra engolindo cobra o tempo todo, e quem possa recusar ser mal, deve sofrer ainda mais.
    Vou querer, com certeza, ler essa autobiografia.
    bjsss

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e pelo carinho! <3
Deixe sua opinião sobre o post e também um pouquinho de amor!

© PAUSA PARA PITACOS - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: RENATA MASSA | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo