Menu em imagem

Image Map

09 março 2018

{Resenha} ~ Pétalas - Gustavo Borges ~

Hey,  gente!
Tudo bem por aí?
Ah, aposto que sim... afinal, hoje é sexta-feira! 💃💓

Vim para falar de uma das HQ's mais lindas que eu já vi na vida. E não estou falando somente dos traços e da paleta de cores, não. Estou falando também da história. Vamos conversar sobre Pétalas, obra de Gustavo Borges e Cris Peter.




Skoob
Quando li: Dezembro, 2017.
Autor(a): Gustavo Borges & Cris Peter
Editora: Jupati Books / Tambor Quadrinhos
Páginas: 56
Avaliação: 
Onde comprar? Amazon | Americanas | Submarino


Pétalas ganhou as prateleiras das livrarias (e também as estantes virtuais) graças a um financiamento coletivo. O roteiro e a arte de Gustavo Borges, com cores e colaborações diversas de Cris Peter, uma moça super conhecida no ramo dos quadrinhos nacionais, chamou a atenção de todos não só por ter traços delicados e cores expressivas, mesmo sendo frias. O que mais chama a atenção é, sem dúvidas, a história linda contada sem palavras. A HQ atraiu - e muito! - a atenção dos investidores: ela arrecadou cerca de 1000% além do que era necessário para ser publicada!!! Tendo toda essa receptividade, ela certamente estava fadada ao sucesso, e foi o que aconteceu.

Cá temos uma história de amizade, bondade, altruísmo e amor. Ela se passa em um ambiente hostil e sofrido, geladinho e muito agressivo. Como personagens principais temos uma família de raposas - vovô e seu netinho - que tem tido dificuldades para se manter nesse inverno tão rigoroso, piorado pela doença do idoso. Há também um pássaro desengonçado e elegante que quer garantir um local sequinho e quente para descansar seu corpinho. Ele conhece a raposinha, que imediatamente o convida para ir até a sua casa.


Inicialmente fiquei apreensiva, pois o tal Pássaro, mesmo sendo elegante e bonitinho, poderia ser um cara mal se aproveitando da bondade da raposinha, mas logo entendi do que se tratava esse cara. Ele é um misto de mágico e curandeiro! Ao meu ver, é um mágico que se dedica a curar todo o mal. O desengonçado Pássaro esbanja bondade, e sempre que ouve coisas ruins fica aborrecido. Ele tenta curar não só as pessoas, mas também o  mundo.

O mais formidável e maravilhoso dessa HQ é que, mesmo em poucas páginas e mesmo sem uma palavra sequer, somos arrebatados por uma história singela, simples, tocante e sensível. A cada nova página, vislumbramos os motivos para essa obra ter sido tão bem recebida pelos investidores. Sua paleta de cores é um tanto monocromática, segue com cores frias, dando ênfase e mais alegria somente à florzinha que o nosso mago Pássaro carrega. Essa ênfase mostra a sua importância, bem como alguns traços destacam a importância desse personagem tão cheio de compaixão.




Como se trata de um livro super curtinho, não há muito o que dizer sobre. Confesso que a minha vontade é de ficar aqui dias e noites falando sobre toda a doçura e sensibilidade dessa HQ, mas eu acabaria cansando vocês, rs! Eu espero que tenha conseguido transmitir pelo menos um pouquinho da paz e do amor que essa história nos proporciona, e claro, espero ter conseguido despertar não só a curiosidade, mas também a "querência" de cada um de vocês.

Pétalas é indicado não só para os adultos que querem ficar de coração quentinho. É também uma ótima pedida para a criançada! Ela te proporciona a possibilidade de contar a história a seu modo, interpretando cada quadrinho a sua maneira, ou até mesmo incentivando a criança a soltar a imaginação e interpretar aquele quadrinho, a criar um diálogo para aquele momento.




Dica: Eu acabei de olhar o valor dessa gracinha na Amazon para colocar o link aqui para vocês, e o precinho dela está suuuuper amigo. Que tal presentear alguém com essa obra de arte? Que tal presentear a si mesmo? A leitura é extremamente rápida, dura cerca de 5 minutinhos... mas esses, sem dúvidas, serão os 5 minutinhos mais inesquecíveis da sua vida de leitor(a).


10 comentários:

  1. Como é possível um livro que não tenha uma palavra e consiga fazer tão bem? Que ilustrações mais lindas!
    Mesmo não sendo tão fã de Hq, fiquei aqui babando em tudo que vi acima e já quero muito ter e ver o livrinho nas minhas mãos!
    Como não conhecia, estou encantada.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabi!
    Que livro lindinho!
    Amei as ilustrações, não conhecia ainda, e gostaria mto de ler, estou me interessando mto ultimamente por livros do gênero, quem sabe em breve eu consiga conhecer.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. que livro amorzinhoooo mdsss <3 só de você falar já traz uma paz, e o mais interessante é que o livro passa um turbilhão de emoções boas sem ao menos ter um dialogo ou algo assim!! e esses desenhos então? estão lindos dms, a delicadeza da cor fria e dos traços me deixaram de coração molinho hahaha !! Achei muito legal você apresentar este tipo de leitura para nós haha <3 bem diferente !!

    ResponderExcluir
  4. Olá Fabíola
    Que lindo livro, estou aqui in love pelo livro e já quero rsrsrs
    Beijos <3

    estanteclassica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Amo esse tipo de literatura e parece muito com os traços da Lu e do Victor Cafagi, de tão delicados que são. Ainda não tenho esse, mas entrou com folga na minha lista de desejados junto som os quadrinhos Bear e Valente

    ResponderExcluir
  6. Oi Fabiola.
    Essa HQ parece ser ótima.
    Achei bem interessante a HQ não ter nenhuma palavra, mas mesmo assim conseguir transmitir tantos sentimentos. Adorei a paleta de cores!
    Fiquei com vontade de ter pra mim!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Que HQ mais encantador Fabi ♥
    Com certeza vou me presentear com esse livro fofo, pois fiquei completamente encantada com esses traços, são lindos! Amo livros assim, que trazem belas mensagens, com uma história simples mas repleta de sensibilidade e amor.
    Um trabalho muito tocante, amei a dica ♥
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Essa HQ ta com uma cara bem linda mesmo, já gostei das ilustrações e a história parece ser bem bacana, daquelas que mexe com a gente de maneira positiva!!

    ResponderExcluir
  9. Não sou muito de ler HQs mas acho incrível a criação delas, não conhecia esta história mas fiquei encantada com as ilustrações ricas em detalhes.

    ResponderExcluir
  10. Tem cara de ser um quadrinho simplesmente maravilhoso Fiquei muito interessado em conferir essa leitura e eu já estou morrendo de amores pela história da Raposa e do pássaro

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e pelo carinho! <3
Deixe sua opinião sobre o post e também um pouquinho de amor!

© PAUSA PARA PITACOS - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: RENATA MASSA | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo