Menu em imagem

Image Map

28 fevereiro 2018

{Senta que lá vem história!} ~ A donzela do castelo de Wangenbourg ~

Oi oi,  seus lindos!
Tudo bem por aí?

Por aqui, mesmo que eu ainda esteja de férias (que estão acabando, para meu desespero!), tudo anda bem corrido, acreditam? Como eu trabalho a noite e quase não tenho vida social, todo mundo está aproveitando meu tempo vago para programar um milhão de coisas para fazermos, e com isso, acabo ficando sem tempo para fazer aquilo que eu mais queria fazer - blogar, ler, dormir e comer. Hahaha

Hoje eu vim para contar uma lenda super bonitinha para vocês. Ela é meio sofrida, mas ainda assim, achei linda!




A donzela do castelo de Wangenbourg

Era uma vez, num tempo longínquo, um homem encrenqueiro, sem escrúpulos e sem moralidade que morava na cidade de Alsácia, em um castelo lindo e imponente. Seu sonho era se casar com uma bela jovem, mas como sua má fama o precedia, ele se via cada vez mais solitário e mais longe de realizar tal sonho.


Certo dia, quando voltava com seus companheiros de armas de uma expedição, ele avistou aquela que era a donzela dos seus sonhos: de pele alva, branca como leite; cabelos longos, da cor de um campo de trigo; feições delicadas e angelicais; um corpo voluptuoso e desejável. Ela se encontrava em um campo florido, e as flores dali só faziam realçar ainda mais a sua beleza estonteante. As margaridas que estavam em seus braços a deixavam ainda mais resplandescente. 


Naquele momento, o homem a quis para si mais do que tudo que já quis na vida. Decidiu que iria seduzi-la, e que ela seria sua de qualquer maneira.

Nossa donzela fora literalmente abençoada por um anjo. Além de lhe conceder uma beleza rara, ele prometera que, quando necessário, faria o que estivesse a seu alcance para salvar sua vida e manter sua beleza eternizada.

Uma série de cavalheiros tentou cortejá-la, mas como ela ainda era muito jovem, acabou por recusar todos eles. O senhor de Wangenbourg usou todos os artifícios possíveis para ter aquela bela moça como esposa, e ao fazer uma certa promessa, ele acabou por conquistá-la. Ele prometeu que lhe seria fiel, que em seu coração, só haveria lugar para ela e nada mais. Inacreditavelmente, o senhor conseguiu cumprir sua promessa, e o casal viveu feliz por muitos e muitos anos. 

Mas, certo dia, ele começou a olhar com interesse para outras moças. Não só a olhar. Ele começou a desejar cada uma delas. Sua promessa foi deixada de lado, e levado pela luxúria, acabou traindo sua amada. 

A donzela abençoada ficou magoada e desesperada. Tão desesperada que saiu do castelo às pressas, trajando roupas de dormir e com os pés descalços. Ela corria às cegas, sem saber que ia em direção a cachoeira de Nideck, lugar que ela conhecia muito bem.

Era um local distante, e o caminho tortuoso e cheio dos mais variados obstáculos acabou por machuca-la. Ela se feriu nos espinheiros, em pedras pontudas e em galhos secos. Para piorar ainda mais sua situação, a vegetação da floresta era muito densa, o que impedia a luz de passar e iluminar seus passos. 


Quando a donzela chegou no alto da cachoeira, ela estava esgotada e muito machucada, por isso, suas pernas a traíram e acabaram cedendo. A donzela caiu no vazio da cachoeira, preparando o coração e a alma para serem acolhidos na eternidade.

Tendo seu bom anjo visto todas as suas infelicidades, ele se compadeceu de sua dor e, tão rápido quanto pode, se lançou na queda d'água a fim de salvar a donzela.

Enquanto o fazia, o anjo perguntava para si mesmo:

- O que ei de fazer com essa beleza rara e desesperada, sempre procurada e assediada pelos homens?

Nesse momento, ele teve uma ideia luminosa:

- Eu irei levá-la para o céu!

Desde aquele dia, os habitantes da região dizem que uma sombra branca dança sobre a espuma da cachoeira sempre que uma tempestade se aproxima.



16 comentários:

  1. Fabi que lenda linda, sofrida msm mais linda!! Nunca tinha ouvido sobre ela...
    Amei!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Linda! Adoro fábulas! Fique com dó da mocinha. Infelizmente isso acontece muito na vida real, o cara conquista e depois que a moça já está no papo começa a olhar para outras e querer trair com qualquer rabo de saia --'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro, Cat!
      E sim, infelizmente isso é o que mais acontece desde sempre. E acho que estamos fadadas a viver com isso eternamente!

      Beijocas

      Excluir
  3. Essa foi uma fábula que ainda não conhecia e realmente ela é bem triste. Mas é algo ainda que podemos " encaixar" em situações atuais. Amando demais essa coluna, sempre lendo sobre folclore interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa coluna é uma queridinha mesmo, Mi! Adoroooo!
      E esse fato é das antigas, mas sempre nos deixará com aquela certeza de que acontece nos tempos atuais, e que acontecerá no futuro também, infelizmente.

      Beijocas

      Excluir
  4. Confesso que não conhecia esta fábula,mas adorei tudo que li acima! A gente é capaz de ler e ficar criando todo o cenário em volta.
    O amor é capaz de mudar tudo e todos,mas também é capaz de destruir de alguma forma, quem se permite machucar por ele.
    Adorei ler.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo!
      Ele muda, mas também machuca e muiiiito aqueles que se permitem ser machucados...

      Beijocas

      Excluir
  5. Own que conto fofo, dá para se perceber que beleza não é tudo nessa vida, pois mesmo sendo linda, a moça era infeliz. Temos que dar a valor ao que somos num todo, temos sentimentos, não só aparência!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Kah!
      Felicidade é o que importa, no fim das contas.


      Beijocas

      Excluir
  6. Esse final arrepia, eu ameeei.
    Queria mais haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dia ainda pego esses contos e dou continuidade a eles, vc vai ver!
      sHAIshIUAHsuiHAs

      Beijocas

      Excluir
  7. Olá!
    Que lenda linda!
    É muito triste ver que até em contos os homens trata uma mulher dessa maneira e que não se contenta com o que tem ao lado.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  8. Nossa, que... profundo. Em tão poucas palavras, a lenda conseguiu transmitir tanto sentimento. Adorei conhecer a história, tragam mais material assim! <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Fabíola!
    Que linda história.
    Linda mas triste, fiquei com dó da moça, mas foi encantador mesmo assim kkkk
    E essas imagens são maravilhosas.
    bjsss

    ResponderExcluir
  10. Oi Fabi!
    Nossa, é mesmo bem triste, até meio mórbida né? rs. Mas apesar disso achei também muito bonita, principalmente a parte final com o anjo.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e pelo carinho! <3
Deixe sua opinião sobre o post e também um pouquinho de amor!

© PAUSA PARA PITACOS - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: RENATA MASSA | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo