Menu em imagem

Image Map

31 janeiro 2018

{Resenha} ~ Pseudônimo Mr. Queen - Loraine Pivatto ~

Oi  gente linda!!! Todos bem?

Há um tempinho atrás, recebi um convite super lindo da autora Loraine Pivatto para participar de um book tour organizado por ela mesma, com o propósito de conhecer seu livro Pseudônimo Mr. Queen.

E a resenha de hoje é sobre ele.




Skoob
Quando li? Janeiro 2018
Título: Pseudônimo Mr. Queen
Autora: Loraine Pivatto
Editora: Independente
Páginas: 404
Avaliação: 
Onde Comprar: Amazon

O livro é uma distopia. Lembram do fim do mundo previsto pelos maias em 2012? Nesta ficção ele aconteceu, e sobraram poucos sobreviventes num mundo novo.

Não se sabe o motivo que essas pessoas sobreviveram. Seriam escolhidas? Teriam dons especiais? Nem mesmo elas conseguiriam explicar. Dentre os sobreviventes, conhecemos Regina, uma mulher que na outra realidade viu seu mundo desabar ao flagrar seu marido a traindo com uma de suas melhores amigas. 

O boom desse flagra foi intenso. Aliás, existe uma assassinato ali. Mas tudo fica no passado e com o novo mundo, vem uma chance nítida de recomeço. Nem seu marido nem sua amante existiam ali. 

Porém, o quanto a memória do antigo mundo poderia afetar a realidade e o recomeço de Regina? 

Quando peguei esse livro em mãos, acreditei se tratar de uma distopia regrada a ficção científica. Minha maior curiosidade era em explorar essa nova realidade, e eu preciso confessar que acreditei ainda que o livro teria o desenvolvimento da previsão maia, com muita ação e explicações para o fim do mundo de 2012.

Não foi isso que encontrei. Acho que a sinopse me deu um gancho pra essa expectativa de alguma forma, mas o livro não é sobre isso.

Nesse enredo não temos um novo mundo sendo explorado, tão pouco um desenvolvimento sobre como o mundo acabou, por qual motivo essas pessoas sobreviveram... O que é explorado aqui é a ação do ser humano com o recomeço. 

Apesar do cenário ser distópico, as ações dos personagens remetem à realidade. Questões como perdão, corrompimento, vida em sociedade, ser humano e poder, relações pessoais são elaboradas de forma muito rica e fluída na obra.

Eu li numa resenha que a obra pode ser resumida em slice of life, um termo que designa o uso do realismo mundano que representa experiências quotidianas. Concordo plenamente com essa relação. Acredito que a sinopse deveria ser mais clara em especificar isso, e essa é minha crítica negativa para a obra.

Minha nota foi baixinha porque eu não curto livros com essa temática. Queria ação, personagens lutando pela sobrevivência de forma horrenda, queria mais elementos fantásticos; mas isso não é um problema da escrita da autora. É isso que espero quando me deparo com um livro classificado como fantasia, ficção e distopia. 

Mesmo não apreciando a obra como gostaria, foi uma experiência bacana pois pude conhecer a escrita da Loraine.

Aproveito para agradecê-la pela oportunidade em conhecer sua obra.


Vanessa era super amiga da personagem Regina. Amigas compartilham tudo né gente? Menos marido!!! Acontece que Vanessa tinha um caso com o marido da amiga (pode isso produção?), e tem mais: Regina pegou os dois no flagra, bem no ato, e sabem o que Vanessa fez? Ridicularizou ainda mais sua amiga. Por isso, Vanessa é merecedora do selinho "Amiga, deixa de ser falsiane".



É isso! Já tinham ouvido falar do livro? Alguém já leu? Contem pra mim nos comentários.

Beijinhos


42 comentários:

  1. Adorei a sua resenha super sincera e eu realmente também não gosto de livros desse gênero apesar de ter me interessado pela história do livro

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar desse livro, gosto muito de distopias.
    Achei interessante a ação do ser humano com o recomeço, ser retratada.
    Que pena que não tem muita ação.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Nunca havia lido ou visto nada a respeito do livro e não conheço as letras da autora também não. Mas acho que mesmo que tivesse seguido a linha de destruição e recomeço, não teria me chamado muito a atenção.rs
    Distopias me deixaram um pouco desanimada com o gênero.Acabou saindo muita coisa igual e dei uma saturada.
    Mas quem sabe em outro momento eu dê uma chance ao livro?
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Essa é um pouco diferente das demais, aliás essa abordagem do ser humano em si se difere de tudo que li. É original, mas não me agradou.
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Bianca, eu não conhecia essa escritora. Achei super legal a idéia do livro do mundo ter acabado e mesmo assim ter tido sobreviventes. Fiquei curiosa em relação a história parece ser um livro que faz a gente refletir, acho também que a personagem Regina mesmo o mundo tendo acabado e o marido dela não estando ali aquelas memórias da traição do marido continua em sua memória e eu acho que isso pode atrapalhar o recomeço dela. Que pena que você não curte livros desse gênero, eu gostei bastante da sua resenha então com certeza eu vou ler esse livro já coloquei na minha lista de leitura. Obrigada pela dica e eu amei o selo hahaha, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Que bom que pegou a essência da obra.
      Beijos

      Excluir
  5. Já tinha ouvido falar do livro, mas ainda não li e achei bacana a resenha pois prepara o leitor para o que realmente tem na história que parece interessante apesar de não ser exatamente uma distopia ;) Rindo horrores com esse selo :D

    ResponderExcluir
  6. Oii Bia!
    Não conhecia o livro ainda, amo distopias então acho que a leitura será bem agradável e divertida, vai direto pra imensa listinha de desejados!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Olá !
    Não conhecia a autora mas o livro parece ser legal! Gosto muito e distopias mas assim como você eu gosto de ação, adrenalina e aventura.

    Mas seria sim uma chance ao livro.


    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Olá Bianca tudo bem?
    Confesso que li sua resenha me arrastando, pois quando vi a nota para o livro minha empolgação cessou rsrs, mas parabéns pela resenha!
    Beijos <3

    estanteclassica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei esse selo hahaha
    Eu já li uma resenha desse livro em outro blog, e a pessoa também não tinha gostado tanto do livro.
    Pela sinopse, eu fiquei bem interessada, mas o livro não parece ter tudo que a sinopse promete. Eu acho que também gostaria mais do livro se tivesse mais ação.
    Mas talvez eu até leia algum dia :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaela!
      É um enredo um pouco parado sim, mas pra quem curte ação do ser humano, é uma ótima pedida.
      Beijos

      Excluir
  10. Já tinha lido uma resenha desse livro há tempos e tempos atrás, mas nem lembrava do que se tratava o livro! Pela sinopse eu compraria, porém pelo que você falou, vai ser um livro mais voltado ao drama do que à ação, ou seja, também não vou gostar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Eu curto ação, envolvimento, infelizmente não tive :(
      Beijos

      Excluir
  11. Olá Bianca, tudo bem?
    Sobre o livro só posso dizer que deixou a desejar o enredo. Um livro que trás sobreviventes do fim do mundo, ainda mais o fim do mundo mais aguardado por todos (tenho que admitir que me bateu um receio em 2012 pq achei que talvez o mundo fosse mesmo acabar, nunca se sabe). Fiquei imaginando que seria algo como The 100, uma série que amo que fala sobre eventos pós apocalípticos, mas a autora pegou uma temática super ampla pra falar sobre mil coisas e falou só sobre oq o mercado literário já tem aos monte, drama e crises pessoais... Enfim uma pena que a autora não tenha se aventurado no que ela propôs. Mas pra quem curti uns dramas esse livro deve ser uma boa pedida.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alleh!
      Pensei assim em vários momentos do livro. Aliás foi o tema fim do mundo que despertou tanto minha vontade em ler.
      Beijos

      Excluir
  12. Oi Bianca
    Eu já ouvi falar desse livro, mas não tenho tanta vontade de ler ele. Esse negocio de explorar o ser humana, não me anima nem um pouco. Esse parece ser o tipo de livro que eu ia ficar empacada hahaha
    Então esse eu passo mesmo ...
    Bjss ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela! Eu também não curto muito esse lance de explorar a fundo o ser humano, mesmo sendo algo interessante e inteligente.
      Beijos

      Excluir
  13. Me interessei pela premissa do livro, justamente pelo fato de falar do fim do mundo, porém pelo visto não é disso que se trata realmente o livro, acho que foca mais na vida da personagem, não que não seja interessante, mas deviam mesclar os dois temas mais profundamente!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina! Sim, ele foca completamente na vida e na rotina dos personagens.
      Beijos

      Excluir
  14. Eu não conhecia este livro, apesar de gostar de distopias, acabei não me interessando muito em ler este livro, por ele não explorar este novo mundo, nem sobre como o mundo acabou e por qual motivo as pessoas sobreviveram, e sim explorar a ação do ser humano com o recomeço, como você, também não curto muito livros com essa temática, então não pretendo ler Pseudônimo Mr. Queen, pois a história dele não faz meu estilo de leituras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore! Fiquei sem respostas para muitas perguntas, e sinceramente não sei se isso se dá pelo fato das minhas expectativas não serem as mesmas que a obra traz.
      Beijos

      Excluir
  15. Olá!
    Gostei da sinopse e a premissa do livro me deixou bastante intrigada e curiosa ao mesmo tempo. O enredo mostra uma distopia bem relevada e interessante, já estou querendo conhecer.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore, que bom que gostou.
      Quando ler, venha me contar.
      Beijos

      Excluir
  16. Eu ainda não conhecia o livro, mas confesso que não é um gênero que tenha muita curiosidade, pois com historias assim sempre acabo me perdendo ou acaba se tornando uma leitura muito arrastada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Se tornou um pouco cansativa pra mim em alguns momentos, infelizmente.
      Beijos

      Excluir
  17. Oi, Bianca.

    Mesmo sendo um livro fictício, podemos ter uma leve ideia de como seria o cenário de um mundo pós apocalíptico, após a profecia dos Maia se cumprirem... Por um lado, isso é bacana, mas com certeza é um erro misturar a realidade e não mostrar de fato como os sobreviventes estariam, após uma fatalidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore! Sim, mesmo sendo uma ficção, a gente tem uma ideia do ser humano num cenário pós apocalíptico e isso foi uma jogada muito inteligente por parte da autora.
      Beijos

      Excluir
  18. Hello,
    Primeiramente amei o selo hahaha ri demais. Que pena que o livro não te agradou, eu não conhecia a autora, e que triste a sinopse vender algo que o livro não é. Não pretendo ler o livro, pois não é um estilo de leitura que me agrade muito. Como você eu preferia ação, luta pela sobrevivência.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  19. Oi Bi!
    Odeio livros que "amigas" brigam por causa de namorado/marido, principalmente vindo de AUTORAS!
    Fora esse pequeno detalhe, a sinopse é interessante, mas ao conhecer um pouco mais da história ela não conquista, também preferia conhecer mais esse novo mundo em que vivem agora e entender como sobreviveram. Enfim, não me conquistou, infelizmente.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória!!
      Calma calma kkkk não é assim. Há essa parte, mas a autora não se prende nisso. Fica tranquila.
      Beijos

      Excluir
  20. Nossa é uma bosta quando a sinopse nos sugere uma coisa, criamos expectativas e... não é bem assim. É bem frustrante. Acredito que alguns livros sofram desse mal, esse erro de marketing, de público-alvo, de nicho. E isso acaba realmente comprometendo a nossa opinião porque não era aquilo que queríamos ler, não é? Mas que bom que a qualidade do livro e da escrita é boa, pelo menos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Vixe Bianca!
    Já tive oporunidade de ler esse livro há uns três anos e gostei muito.
    Uma pena que não tenha gostado e até entendo algumas das suas ressalvas.
    Para mim...É um livro futurista e ao mesmo tempo um livro que nos ensina algumas lições diárias que devemos colocar em prática, através do pensamento do que pode ou não acontecer, e, também sobre a personalidade das pessoas...
    Desejo um final de semana esplendoroso e um mês mais que abençoado!!
    “Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você.” (Cynthia Kersey)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA FEVEREIRO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy!
      Adorei seu comentário. É bom termos opiniões distintas para mostrar ao leitor que o enredo pode ser digerido de várias formas, depende do gosto de quem lê.
      Beijos

      Excluir

Obrigada por sua visita e pelo carinho! <3
Deixe sua opinião sobre o post e também um pouquinho de amor!

© PAUSA PARA PITACOS - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: RENATA MASSA | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo