Menu em imagem

Image Map

10 dezembro 2017

{Resenha} ~ O sorriso da hiena - Gustavo Ávila ~

Hey,  gente!
Como estão?
Vamos falar de livro nacional - de livro maravilhoso e nacional? Siiiimmmm!



Quando li: Setembro, 2017.
Título: O sorriso da hiena
Autor(a): Gustavo Ávila
Editora: Verus
Páginas: 266
Avaliação: 
Onde comprar? Amazon | Americanas | Saraiva | Submarino
Sinopse: É possível justificar o mal quando há a intenção de fazer o bem?
Atormentado por não achar que faz o suficiente para tornar o mundo um lugar melhor, William, um respeitado psicólogo infantil, tem a chance de realizar um estudo que pode ajudar a entender o desenvolvimento da maldade humana.
Porém a proposta, feita pelo misterioso David, coloca o psicólogo diante de um complexo dilema moral. Para saber se é um homem cruel por ter testemunhado o brutal assassinato de seus pais quando tinha apenas oito anos, David planeja repetir com outras famílias o mesmo que aconteceu com a sua, dando a William a chance de acompanhar o crescimento das crianças órfãs e descobrir a influência do trauma no crescimento delas. Mas até onde William será capaz de ir para atingir seus objetivos?
Em O sorriso da hiena, Gustavo Ávila cria uma trama complexa de suspense e jogos psicológicos, em uma história que vai manter o leitor fisgado até a última página enquanto acompanha o detetive Artur Veiga nas investigações para desvendar essa série de crimes que está aterrorizando a cidade. 

Infelizmente nos deparamos com uma sinopse danada de fofoqueira, rs. Eu gostaria que ela falasse um pouco menos do que a trama nos reserva, pois descobrir por si só muito do que foi dito aí teria dado um sabor ainda mais fenomenal ao livro. Nem mesmo este fato fez com que eu levantasse um ponto negativo sequer acerca deste livro. Aliás, há um ponto negativo, sim. Eu o li rápido demais! Queria ter lido mais devagar, pois quando o terminei, fiquei sem chão, totalmente área, pensando coisas tipo "mano do céeeeuuuuu! Que livrão do caralho balacobaco!!!" Eu queria mais, muuuuito mais.

O prólogo já começa narrando um assassinato brutal presenciado por uma criança de oito anos. Ela está amarrada a uma cadeira, amordaçada, e assiste, impotente, seus pais serem torturados e mortos bem diante de seus olhos. No primeiro capítulo há uma passagem de tempo - 24 anos, para ser mais exata - e mais um assassinato brutal é narrado. As características são as mesmas: uma criança de oito anos presencia a tortura e morte e seus pais.

"Todas as ações deveriam ser julgadas por suas consequências."

A criança em questão é encaminhada pela polícia para um psicólogo infantil de renome a fim de que algum tipo de informação seja revelada. William tem muito talento para lidar com este tipo de trauma, por isso, sua ajuda acaba se tornando importantíssima para que a polícia possa chegar ao assassino.


Este tal psicólogo ficou famoso por ter dissertado sobre a essência da maldade humana. E é por conta desta dissertação que o assassino em questão entra em contato com William. Ele lhe propõe um acordo, uma espécie de trabalho. Lhe oferece a oportunidade de provar suas teorias. Como? Simples. Ele irá continuar matando pais na frente de seus filhos, dando a William a oportunidade de descobrir se o  mau é algo patológico ou se ele se desenvolve em pessoas que sofreram traumas violentos. Para um homem inteligente, curioso e estudioso, essa proposta é no mínimo atraente, mas obviamente, ela vai completamente contra a todo e qualquer princípio que ele tenha. Até onde William irá para provar suas teorias? Quais serão as consequências de suas escolhas? Eis a questão.

" - Pelo menos você está se perguntando o que há de tão errado neste mundo. A maioria de nós não diz nada para não correr o risco de se incriminar depois por ter tomado partido."

Há outro personagem extremamente curioso e, ouso dizer, o melhor da trama: Artur Veiga. Ele é o detetive responsável pelo caso, e este homem brilhante e peculiar me deixou ávida por mais e mais sobre si. Ele tem síndrome de asperger, e por conta disso, além de ser um gênio, ele é metódico, atento, bem como desajeitado e sem qualquer traquejo para lidar com a sociedade. Acho que nem preciso dizer quais os meus motivos para tê-lo amado, né? Rs.


Além de ter todo um suspense em relação ao destino daquele assassino, O sorriso da hiena aborda um assunto sério e levanta um debate que, ao meu ver, pode render - e muito. Afinal, as pessoas já nascem más ou elas se tornam más? Seus traumas e a violência que a cerca podem influenciar nas suas escolhas futuras? Como nasce um psicopata? O ser humano pode ser totalmente mau ou bom? É possível que tenhamos um pouco de cada dentro de nós mesmos? E até onde vai a necessidade de provar para o mundo que se está certo acerca de determinado assunto? Até onde você iria para botar uma teoria à prova? Essas e outras perguntas sem dúvidas irão aparecer durante a sua leitura, e este fato, somado à trama instigante e inebriante, faz com que este livro seja um dos melhores livros que li no ano, um dos melhores nacionais que já tive o prazer de ler e, de quebra, um dos melhores thrillers de todos os tempos.

"Basta a vida tocar no lugar certo para despertar o pior em qualquer pessoa."

Somos agraciados com uma narrativa fluida, envolvente, que não perde o gás em momento algum. Largar esse carinha é uma missão quase impossível, minha gente! O livro é muito mais do que um suspense policial, ele vai até os cafundós da obscuridade da alma e da mente humana, fazendo com que fiquemos envolvidos com cada palavrinha ali escrita.


É possível justificar o mal quando há a intenção de fazer o bem? Fica aí o questionamento.
Ah! Queria aproveitar nosso espaço para pedir encarecidamente ao senhor autor Gustavo Ávila que escreva mais livros tendo como protagonista o querido detetive Artur. Uma série de mistérios sendo desvendados por ele, quem sabe? Seria Artur um Poirot brasileiro? Fica aí mais um questionamento, hehe.


27 comentários:

  1. Meu Deus, Fabi! Que tenso aquela faca com o burrinho na cadeira hahahaha Tu é maligna, mulher!
    No geral, eu curti o livro. Na época dei 4 estrelas porque algumas coisas não me agradaram.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Natal Literário e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A faca e o burrinho ilustraram bem o que rola, né? A tensão ficou explícita! shiUAHsuhUIAsAs

      Beijocas

      Excluir
  2. Puxa, não conhecia o livro,mas já quero muito poder ler ele! Que resenha de tirar o fôlego! E outro ponto, nacional! Que orgulho né?
    A mente humana é capaz de tantas surpresas que acredito eu, nunca ninguém conseguirá chegar a fundo nela!
    Quero muito ter a oportunidade de conferir a história!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuuuito orgulho mesmo!
      A mente humana é uma das coisas mais assustadoras que eu conheço, viu.
      Espero que possa ler essa belezinha em breve!

      Beijocas

      Excluir
  3. Olá Fabíola! Confesso que não sou muito fã do gênero e achei esses assassinatos pra provar a teoria uma coisa muito macabra e sem escrúpulos. Mas a ideia do autor é muito boa, o questionamento da maldade/bondade humana é realmente algo muito polêmico. Também me identifiquei com o detetive. Poirot brasileiro? Amei. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas é macabro e sem escrúpulos, Aline! E é por isso que tantas questões são levantadas. É preciso estômago para ler este livro, mas compensa o esforço!

      Beijocas

      Excluir
  4. O livro é um pouco tenebroso. Acho que as pessoas não nascem má, sempre há uma razão por trás disso. E acho que com o do tempo, elas sentem prazer em causar sofrimento em outros seres humanos. Sofrimento, traumas e mal exemplo (presenciar algo), acho que são uma das razões e que influenciam, sim, e 'penetram' na mente humana. É legal o livro abordar isso, com uma mistura de suspense.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que ninguém nasce mau, Dai! Acho que as pessoas se tornam más por uma série de fatores. E a abordagem feita no livro é sensacional, e querendo ou não, nos vemos fazendo essa pergunta a todo tempo e ficamos curiosos para saber qual vai ser o resultado desse tal questionamento. Vale a leitura!

      Beijos

      Excluir
  5. Nossaa, já quero ler esse livro pra ontem, adorei a resenha e a história é muito boa, gosto de ler livros de suspense e esse tem uma boa dose!! Seria bom descobrirmos se a maldade nasce com a gente ou se desenvolve, eis a questão. Fiquei curiosa para saber se o William teria mesmo coragem de matar para concluir seus estudos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karina, corre pra ler este livro pois ele é sensacionaaaaalll!
      Pra quem gosta de suspense, ele é leitura obrigatória! Hahhaha

      Beijocas

      Excluir
  6. Fabi!
    Sinopse fofoqueira é ótimo!kkkk É por isso que na maioria das vezes não leio as sinopses.
    Gosto dos livros no estilo, onde podemos confrontar determinados comportamentos do que é ou não ético, principalmente relacionado a pesquisas ‘científicas’ que poderão possibilitar comportamentos futuros sobre determinado assunto e posicionamento.
    Se os protagonistas são cativantes e bem estruturados pelo autor, fica ainda melhor de fazer a leitura.
    Desejo uma ótima semana!
    “ Bendita seja a data que une a todo mundo numa conspiração de amor.” (Hamilton Wright Mabi)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy, esse livro é recheado de tudo isso - e muito mais! Espero que goste tanto quanto eu!
      Excelente semana pra vc tb!

      Beijocas

      Excluir
  7. Olá, odeio quando as sinopses falam demais, entregando algum plot twist bombástico que impressionaria . Contudo, apesar dessa gafe, a obra ainda consegue prender a atenção, numa leitura que exige bastante reflexão, dado o tema abordado. O livro me lembrou um pouco a série Mindhunter, que também mostra as pesquisas com o intuito de entender a sagacidade humana. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Menina do céu! Eu simplesmente amei quase todas as resenhas que li desse livro, só não li ele ainda porque realmente tem me faltado tempo! E caramba, sua resenha só me deixou mais cheia de curiosidade ainda sobre o final! Acho fantástico um autor brasileiro conseguir se destacar tanto! <3

    ResponderExcluir
  9. Oii Fabi!
    Me arrependo de não ter dado uma chance para o livro antes, eu e minha mania de julgar pela capa. A sinopse de fato conta um ponto que para mim é importante na história, mas acredito que a investigação e a dúvida do psicólogo - que deve ter deixado você muito curiosa sobre o que ele decidiria - fazem apagar essa impressão de que já sabe o que vai acontecer. Vi que você falou que o final do livro é incrível, e isso só me deixa mais curiosa, quero pra ontem, sua resenha me instigou demais! Parabéns a nossa literatura que vem se destacando de forma tão maravilhosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ja tinha lido a resenha desse livro e achei muito sinistro. Não tenho coragem para ler, pois fico impressionada com muita facilidade. Vou deixar para quem é forte e acompanhar somente os comentários.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Fabiola!
    Como a sinopse é sempre o que me chama a atenção em um livro, eu prefiro quando a sinopse é fofoqueira - amei esse termo rsrs - mas não quando se trata de um livro de suspense pois informações demais sobre um livro de suspense acaba com toda a graça... mas que bom que isso não acontece com Sorriso de hiena, que decidi ler só por que fiquei curiosa para conhecer o detetive Artur Veiga, já li livros onde o personagem tinha síndrome de asperger e achei bem interessante, e pelos seus comentários acredito que irei gostar de ler Sorriso de hiena.
    Abraços, e valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  12. Eu vi um monte de gente positiva sobre esse livro sobre o autor o Gustavo mas ainda não tive a chance de ler esse livro A pessoa está muito ansiosa para fazê-lo

    ResponderExcluir
  13. Oi Fabi.
    Que premissa mais estranha e interessante ao mesmo, eu concordo com você, a sinopse poderia ser menos fofoqueira e manter algumas coisas para si mesma rsrs.
    Enfim, eu gosto que o livro foge um pouco dos padrões e aborda um tema bem ousado, estou ansiosa para conhecer a história desse detetive e qual foi a conclusão desse "experimento".
    Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Oi! Por ser super fã do gênero, esse livro está na minha listinha ja faz tempo, mas ainda não tive a oportunidade de ler, infelizmente. Eu simplesmente amo livros qe falam sobre o lado sombrio e obscuro que todos nós possuímos, mesmo que bem no fundo. Acredito que todos nós já tivemos todos essas dúvidas e questionamentos que tu citou, então acredito que, para mim, esse livro também seria um dos melhores já lidos. Espero conseguir ler em breve para obter as respostas. Beijoss

    ResponderExcluir
  15. Gosto de thriller e esse tem uma proposta diferente dos que eu já li. Estava de olho nesse livro antes mesmo da Verus publicar, quando o autor ainda tinha publicação independente. Mas acabei não lendo ele até agora. As vezes penso isso também que a sinopse contou demais (é igual com trailer de filme, sabe?), mas achei muito interessante que isso não fez você gostar menos do livro, sinal de que o negócio é bom mesmo. O diferencial desse livro é que já sabemos quem é o criminoso logo no começo, mas não é por conta disso que as perguntas foram respondidas, como pude perceber na sua resenha o livro te trouxe várias questões. Realmente deve ter um bom thriller.

    ResponderExcluir
  16. Que livro instigante, me deixou impressionado, fiquei querendo ler. Já tinha me questionado sobre a crueldade das pessoas e como elas podem ser assim. Fiquei me perguntando se William seria capaz de fazer essa maldade em prol do bem, pelo menos eles acham que é pro bem. Parece ser uma leitura que mexe muito com o leitor o deixa em conflito.

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Eu já tinha lido resenhas sobre esse livro, a trama é muito envolvente e bastante intrigada. Eu fiquei bem curiosa por conhecer essa história do personagem!
    Eu espero ler em breve!

    ResponderExcluir
  18. Oi Fabi ;)
    Nossa, essa sinopse é no mínimo interessante. Já conhecia o livro, mas não me interessei muito em lê-lo, e agora depois da sua resenha fiquei bem curiosa!
    Adoro thrillers, e acho que li apenas um nacional desse gênero. A narrativa do livro parece ser daquele tipo que não queremos largar a leitura, até chegar ao fim.
    Adoro ler livros que envolvam psicopatas, e adorei que o livro aborda isso de: se as pessoas nascem más ou se tornam. Enfim, amei a resenha e com certeza já vou procurar se o livro está com um precinho bom, pois preciso ler ele haha
    Bjos

    ResponderExcluir
  19. Oi, Fabi!!
    Adoro as suas resenhas!! Também acho que essa sinopse é bem fofoqueira!! E que bom livro mas maravilhoso é esse?! Sem dúvida um suspense que não deixa a desejar de maneira alguma!! E estou bem curiosa para descobrir mais sobre essa estória e descobrir se os fins justificam os meios nesse caso da estória.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  20. Estava procurando um livro que realmente me impressionasse. Estava cansada das mesmas características, mesmo cenário e padrão de personagens que não mais me surpreenderia. Porém, quando li o Sorriso da Hiena fiquei tão absurdamente chocada e maravilhada com a história, que fugia de tudo que já li. Foi um dos meus favoritos.

    ResponderExcluir
  21. É a primeira vez que encontro uma resenha desse livro e fiquei interessada, pois a proposta é muito interessante. Se o enredo é bem construído e os personagens, cativantes, já vale muito a leitura. Sua resenha está muito bacana, como sempre e suas palavras me motivaram a conhecer mais da obra em questão, principalmente por conta do foco na maldade humana.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e pelo carinho! <3
Deixe sua opinião sobre o post e também um pouquinho de amor!

© PAUSA PARA PITACOS - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: RENATA MASSA | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo