Menu em imagem

Image Map

19 setembro 2017

{Etc e tal...} ~ Olha o Rivotril! - Livros que dão sono ~

Hey, gente!
Como estão?

No último post do Etc e tal dei algumas dicas maravilhosas, todas elas começadas com a letra G lá na nossa coluna De A a Z. Ao fim do post, perguntei pra vocês o que gostariam de ver por aqui, e cá pensando com meus botões e bocejando feito um bicho preguiça, me lembrei de um post que eu gostaria de fazer faz tempo: um post falando sobre Os livros Rivotril.

Pra quem não sabe, Rivotril é um medicamento de uso restrito e controlado, indicado para uma série de casos, e dentre eles, a insônia. Os livros Rivotril são aqueles que dão soninho, que são lentos, demoram pra engrenar - isso quando engrenam. É sabido que nem sempre o problema é o livro. Pode ser que ele não seja o mais indicado para determinado momento que estamos vivendo, mas no meu caso, os livros citados deram soninho em várias oportunidades, ou seja, o problema não era comigo, e sim com eles, rs. Não rolou, não curti. Dormi. 😫🙈



Antes de começar, queria reiterar que se trata da minha opinião, tá gente? Normalmente, quando eu falo que não gostei de algum livro/filme que está ou esteve no hype, alguém aparece para defender o fulano com unhas e dentes, como se todos fossem obrigados a gostar de tudo que está na moda ou de tudo o que todo mundo gosta. Se você é uma dessas pessoas, apenas pare. Lembrem-se daquela famigerada frase que eu amo: gosto é igual bumbum, cada um tem o seu.

Agora que eu já desabafei e dei meus devidos recadinhos, bora pro nosso post! Nossa diva mor (Gretchen) já está ficando irritada com toda essa demora!

Saga Crepúsculo
Olha, nada contra quem gosta, de verdade, mas eu acho essa uma das sagas mais águas com açúcar da vida. Ele tem tudo para dar sono! Uma mocinha sem sal e insossa, vampiros estranhos e, para meu desespero, que são meio que vegetarianos (tá exagerei, mas vocês me entenderam!) e que brilham no sol. Gente. Sério. Vampiro brilhando no sol? Socorro!
Eu só li todos os livros por motivos de Jacob. #SeuLindo 


Vampiros brilhando no sol... sério? Que heresia!


Cinquenta tons de cinza foi uma grande decepção pra mim. A estória tem potencial para ser fantástica, mas os assuntos mais interessantes da trama não foram abordados. Eu queria saber mais sobre a vida de Grey, sobre sua infância, sobre sua adoção e a fase de adaptação na família Grey. Queria saber como eram suas sessões de terapia, qual a abordagem da família, de seu terapeuta e também do próprio Grey para lidar com seus traumas. Ok, vocês podem dizer "Fabi, depois lançaram um livro só sobre o cara!", e eu sei disso. Mas pra mim perdeu a graça. Acho que tais pontos deveriam ter sido abordados durante a série, não em um livro à parte.
Eu queria ter sabido mais sobre esse lance de dominador/dominatrix. Na época, este era um assunto praticamente desconhecido, e a repercussão do livro se deve exatamente a isso. Acho que poderiam ter falado mais sobre, terem sido ousados em relação ao tema. 

Outra coisa que me incomodou muito foi o quão repetitivas as coisas foram ficando. A gente conseguia prever quando viria uma cena de sexo, e isso fez com que a trama ficasse massante e com cara de "ah, tá. Agora vem mais uma cena de sexo. Que surpresa! #SQN".



Sempre que me perguntam qual o pior livro que eu já li, Swoon é o primeiro que me vem à mente. A verdade é que eu já nem me lembro direito da trama, mas as sensações que ela me causou ainda estão vivinhas da Silva.
Eu achei tudo ridículo demais, difícil de engolir. 
O romance do casal protagonista é ilógico, e tá, todos sabemos que não é preciso lógica para o amor, ainda mais na ficção. Pois bem. Nem mesmo esse argumento me fez botar fé do que eu estava lendo. Já o li faz muuuuitos anos, mas me lembro de ter demorado uma eternidade, de literalmente cochilar enquanto tentava vencer esse livro tão bleeeergh. Se você se deparar com esse carinha aí, fuja para as montanhas! Agora, caso esteja tendo probleminhas para dormir, esse é o livro ideal para você. Mas cuidado com os pesadelos.




Cidade dos etéreos foi uma surpresa meio infeliz. Ele é o segundo livro da trilogia O orfanato da senhorita Peregrine para crianças peculiares, e depois de ler o primeiro livro, imaginei que o segundo seria sensacional, ainda mais depois daquele final super envolvente. 
A leitura não rendeu, fiquei irritada com determinado personagem, tentei a todo custo me envolver com a estória, em vão. E, para piorar, meu livro veio com várias páginas em branco. Foi graças a ajuda do Marcos Ferraz (thanks!) que eu consegui terminar, e ler essas tais páginas pelo celular não foi nada confortável, viu. Enfim. Essa sucessão de detalhes me deixou chateada com o livro, não me senti presa à trama em momento algum.




Nunca fui fã de Paulo Coelho. Sorry.
Apesar disso, eu li Veronika decide morrer por indicação de um professor e gostei bastante. Foi o primeiro livro do autor que eu li, daí, tive a ilusão de que os demais livros poderiam ser tão bons quanto. Me enganei.
As Valkírias está na minha pequena lista de livros abandonados. Ao ler este livro, eu tinha a sensação de que o autor estava muuuuuito drogado e alcoolizado ao escrevê-lo, tamanha a viagem de tudo ali. E o pior: senti que para entender o que quer que ele quisesse que eu, leitora, entendesse, precisaria estar drogada e alcoolizada também. Moral da história: tentei lê-lo por duas vezes, e em ambas, dormi com o livro aberto sobre o rosto. 
É, grande Mago, não rolou.




Sim, eu sei que A Cabana é um livro tocante, bonito. Sei que ele tem uma mensagem positiva e de fé. Mas pra mim não funcionou! Pode ser que eu ainda não esteja pronta para ele, ou ele para mim, mas a verdade é que todas as minhas tentativas de concluir a leitura foram frustradas. Em cada uma das tentativas, o sono venceu.




Mais um segundo livro de trilogia - ou, nesse caso, série - que me deu sono.
Eu estava extremamente ansiosa para ler Espada de vidro, pois o primeiro livro, A Rainha Vermelha, deixou um gancho sensacional para o livro seguinte. Eu achei que a coisa ia pegar fogo, que o pau ia quebrar... mas a única coisa que se quebrou foi a minha cara.
Mare Barrow conseguiu despertar o meu desprezo como há muito tempo nenhum personagem fazia. A cada aparição da moça, a cada palavra proferida por essa mimizenta, eu tinha um treco, um daqueles xiliques que damos quando vemos uma barata ou lagartixa.
Passados os xiliques, o que ficou foi o sono, pois toda aquela ação do primeiro livro ficou por lá mesmo. Não sobrou nadica pro segundo!
Moral: mesmo lutando contra, eu mimi.




Pior do que se decepcionar com um livro mega esperado, é se decepcionar com um livro que promete te deixar borrado de medo, mas no fim, te deixou foi morrendo e sono.
Os três tem uma narrativa diferente, cansativa. Ela é feita a partir de relatos feitos em jornais e também com depoimentos de algumas pessoas envolvidas. Parece um grande documentário - um grande e chato documentário. 
O início te deixa convencido de que coisas boas virão, alguns momentos aqui e acolá também te dão essa impressão, mas no fim das contas, fiquei me perguntando se aqueles tais momentos foram realmente interessantes ou se eu pirei.
O final foi daqueles que te deixa com vontade de jogar o livro na parede, de tão tedioso e horroroso que foi.




Li A culpa é das estrelas e gostei, confesso. Por isso, quando esse livrinho foi o escolhido para o grupo de leituras do qual eu fazia parte, achei que pudesse ser uma boa leitura, leve e gostosa, mas nem foi.
Deixe a neve cair traz três contos sobre o natal e eles estão interligados. Cada um deles foi escrito por um autor, e essa diferença de narrativa me incomodou bastante. Me lembro de ter gostado do segundo conto, mas os demais foram bem fraquinhos. Na época eu estava meio doentinha, com uma febre chata e constante, e tal fato somado ao livro demasiado chato foram uma combinação e tanto para dar vazão ao sono, rs. Mas, mesmo assim, lutei e o li até o fim, afinal, faríamos um debate sobre o mesmo. Sim, eu expressei o meu descontentamento no tal debate. Quase ninguém concordou, mas é a vida. Hahaha




Como eu contei no post anterior, o livro Como eu era antes de você foi especial pra mim. Ele foi o primeiro romance que me impactou, foi o primeiro livro que eu resenhei aqui no blog e, de quebra, foi um livro que me marcou por tratar de um tema até então não lido por mim - o suicídio assistido. 
Quando disseram que Jojo Moyes ia escrever uma continuação para ele, eu fiquei com os dois pés atrás, pois pra mim, o final dado ali foi o suficiente, foi satisfatório e lindo - apesar de triste. Por isso, quando Depois de você foi publicado, eu quis resistir e não lê-lo, mas fui vencida pela curiosidade. Vencida e espancada por ela, pois eu simplesmente detestei esse livro.
Conforme dito, para mim a história já tinha tido o seu fim, o seu clímax e todo o resto, e como eu previa, essa continuação veio somente para enriquecer a autora. Há quem ame esse livro? Há. E eu não entendo os seus motivos, de verdade. Mas, como eu já disse lá em cima, gosto é igual bumbum, né? Então, não questiono.
Mas quero registrar que esse livro me deu sono. Muuuuito sono. Tive tanta preguiça dos personagens, principalmente da Lou! Aff. 
Eu a adorava! E de repente, eu queria matá-la. Trágico.



Esse é pra fechar com chave de ouro! Rs.
Há um tempo atrás, respondi, em vídeo, uma TAG chamada Roleta Russa. Ela consiste em escrever cinco autores/livros/gêneros que você jamais leria e um livro/autor que você quer muito ler. Feito isso, você faz um sorteio para tirar a sorte grande - ou o grande azar. Nem preciso dizer que fui uma azarada, né?
Já contei aqui que eu detesto romances, que raramente me disponho a ler um, e ler algo do Nicholas Sparks era algo que eu jamais teria cogitado, até que eu me dei mal na TAG. Dentre todos os livros do autor, escolhi Um amor para recordar pois me disseram que era um dos melhores dele, e também por eu já conhecer a estória, pois eu já havia assistido o filme.
Eu o li aqui no trabalho, de madrugada e em português de Portugal. 
O livro não me envolveu, o sono foi grande e chegar até o fim foi uma missão complicada. Confesso que se eu não tivesse perdido na TAG e não tivesse prometido a vocês que o leria, eu o teria abandonado. Pois é. Eu não curti o livro.
Quando contei lá no Instagram que eu não tinha gostado nem um pouco, quase fui linchada! Vê se pode? Aiai...
Fiquei tipo: Ué... 😶



Tomara que o post não tenha dado soninho em vocês, pipows!
E tomara que tenham gostado!
Sabem, é nessas horas que eu vejo o quão maravilhoso é o fato de sermos diferentes.
Que graça teria se todos fossemos iguais, gostássemos das mesmas coisas, tivéssemos as mesmas opiniões... o mundo seria danado de chato e entediante, não é mesmo?
É por isso que é sempre bom falar do que gostamos e do que não gostamos, assim, praticamos a diversidade, e também o respeito.

E você, já leu algum desses livros? Também ficou com sono?
E qual o livro que não está aqui mas te deixou com aquele soninho gostoso?

Eu vou ficando por aqui!
Espero vocês no próximo post!

Beijocas

18 comentários:

  1. Respostas
    1. Difícil lembrar de Espada de Vidro e não querer dar um soco na Mare, né?
      E mais difícil ainda é um post com gifs sem posts do MEU MARIDO DEAN WINCHESTER!
      ShiaushuiAhs

      Beijocas

      Excluir
  2. Sei como é começar um livro e querer desistir dele na hora, pois a história é chata e tem personagens chatos também. É muito ruim sentir decepção de um livro, ainda mais se é um que você estava louca para ler!

    Adorei o post!

    Beijos
    Inverno de 1996

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ruim é apelido, Monique!
      Pior é quando vc junta a grana pra comprar o danado pois quer muitooo lê-lo, e quando o lê, não é nada do que esperava. Triiiiste!

      Beijocas

      Excluir
  3. Eu sou a rainha do abandona livro porque achei monótono. Mais o que mais me deixou com sono foram dois livros do Dan Brown, "Anjos e Demonios" e "O inferno" podem até ter finais muito bons, mais acho q não era o momento de ler eles e abandonei os dois no meio. E acho que como sou super fã de romances mega românticos, os livros muito suspense não me prendem. Amei esse post, apesar de gostar de alguns livros citados hahaha. Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca li nada do Dan Brown exatamente por achar que ele me dará sono. E olha que tenho como base os filmes, hein. Não curti o enredo, então, não deu vontade de ler.
      Eu ainda tenho certa dificuldade de abandonar livros, mas quando não está dando mais, o melhor é largar pra lá!

      E eu aposto que um dos que vc gosta é o do Sparks! shIUAhsuiahs

      Beijocas

      Excluir
  4. Que postagem mais divertida, dei altas gargalhadas aqui com estes gifs...Não adianta tem livros que nos dão sono mesmo, ainda mais se for série e ela for muito parada, mas bem como disse isso é opinião de cada pessoa. Dos livros que mencionou li o segundo do Orfanato e li em dois dias, mas já o do Green foi uma leitura muito arrastada. Mas como um todo eu AMEI a postagem, muito criativa e divertida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por ter gostado, Mi! Daqui pra frente, como nova integrante da família PPP, vai ver que o que não falta aqui é risada, rsrsr!
      Beijocas

      Excluir
  5. Oi Fabi tudo bem?
    Você como sempre trazendo essas colunas super legais e criativas. Com certeza ja li livros que me deram um soninho, e A Cabana ta no topo da minha lista, nossa nem consegui terminar. Cidade dos Etéreos eu gostei, mas levei uma vida pra ler. Quero ler os Três, tomara que eu não durma hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu espero que vc não durma com Os Três também, Lara! Mas ó, muita gente que o leu adorou, então, leia mesmo assim, viu? Pode ser que vc o adore tb!

      Beijocas

      Excluir
  6. Morta com essa tag hahahahahaha eu tenho problemas pra dormir, até tomo remédio, mas talvez eu troque por alguns desses livros hahahahahahaha Eu curti a saga crepúsculo, mas super te entendo Fabi e Um amor para recordar eu só vi o filme e gostei rsrsrs Tio Green não faz meu estilo, talvez eu leia pra dormir então kkkkkkk

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anota aí a receita nova então, Mi!
      Livros, às vezes, são melhor do que Rivotril, vai por mim!
      sHAIushuIAhsuiHAs

      Beijocas

      Excluir
  7. A Cabana, Depois de Você e Um Amor para Recordar não deu sono só em você, A Cabana acabei doando ele sem nem terminar de ler, tentei ler 3 vezes e nunca consegui chegar nem na metade, Depois de Você achei um livro bem desnecessário, não sei nem porque a Jojo vai lançar o terceiro livro e Um Amor para Recordar só consegui ler pois no dia estava sem internet, sem televisão, sem séries e sem nenhum outro livro para ler, então foi esse mesmo; quanto a Cinquenta Tons de Cinza e a saga Crepúsculo, são meus livros favoritos, amo eles e por adorar um drama devorei todos de uma vez só.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por isso que eu adoro essa diversidade de gostos, Giu!
      Olha aí, vc adorou livros que eu detestei... Hhahahahaha
      E olha, precisar ficar sem tudo isso pra poder ler um livro do Sparks me pareceu super necessário mesmo. Só assim!
      shAIhsuAHs

      Beijocas

      Excluir
  8. Nunca gostei de crepúsculo e não tem quem me faca voltar a ler cinquenta tons de cinza. Amo Um Amor pra Recordar e eu acho que essa continuação de Como eu era antes de você deu uma cagada na historia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, só discordo de Um amor pra recordar, de resto, faço de suas palavras as minhas, heheheh!

      Beijocas

      Excluir
  9. Oi Fabi, tudo bem?
    Adorei a ideia do post haha
    Espera que com o Dean ali tá dificil respirar....
    Tá, agora falando da saga Crepúsculo eu também não consigo ler, nem gostar, brilhar no sol não rola .-.
    Cinquenta tons de cinza eu até gostei,mas parei no começo do primeiro livro, e ganhei o do Grey mas confesso que estou enrolando para ler, é como você falou as coisas foram ficando repetitivas.
    Dean de novo, momento espera o coração se acalmar, olha que deus grego, que homem 'Braseeel'.
    Pronto...
    Swoon eu não conhecia, vou passar longe.
    Quero muito ler O orfanato da senhorita Peregrine para crianças peculiares, uma pena que o segundo foi assim :/, e poxa páginas em branco? Ninguém merece, foi erro da editora? Nossa :/
    Dean de novo, aiai
    Nunca li nada do Paulo Coelho, e nunca tive curiosidade.
    Harry <3
    A Cabana eu amei, mexeu muito comigo, foi um livro e tanto, mas é aquele livro que eu não pretendo reler. Gostei muito na primeira vez que li, então tá ótimo haha
    Ainda não tive a chance de ler A Rainha Vermelha, confesso que está na minha lista, uma pena o segundo não ter agradado #medinhodemedecepcionartambém haha
    Faz um bom tempo que quero ler Deixe a Neve Cair e até agora só enrolo kkkk, bom saber que teve contos fraquinhos.
    Estou com Depois de Você aqui e tenho medo de ler porque muita gente se decepcionou com ele. Não sei o que esperar :/
    Adorei o post, meu comentário ficou enorme, desculpa kkkkk
    Beeeijos!
    Lost Words!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, amo comentários enormes, HIUashUIAHs
      Segundamente, tem que ter Dean em tudo que é post com gif por motivos de: precisamos desse colírio sempre, Brasel. A gente merece. QUE HOMEM! JESUS!
      E terceiramente, acho que se tem vontade de ler os citados, tem que ler meeeeesmo, afinal, sua percepção pode ser diferente da minha. Vai ver não gostei dos supracitados por não estar no momento de lê-los, ou não, enfim, sHIAUhsUIAHs... leia e me conte o que achou!

      Beijocas

      Excluir

Obrigada por sua visita e pelo carinho! <3
Deixe sua opinião sobre o post e também um pouquinho de amor!

© PAUSA PARA PITACOS - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: RENATA MASSA | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo