Menu em imagem

Image Map

31 maio 2017

{Resenha} ~ As Lembranças de Alice - Liane Moriarty ~

Saudações,  gente bonita!! 

Como estão? Quando estou sumida, podem apostar que o trabalho está bombando. E foi assim nos últimos dias. 

Trago resenha de livro leve e reflexivo, vem ver?


Título: As Lembranças de Alice
Autora: Liane Moriarty
Editora: Leya
Páginas: 376
Avaliação: 
Onde Comprar? Amazon | Americanas | Saraiva | Submarino
Sinopse: Alice tem 29 anos, é apaixonada pelo marido, Nick, e está grávida de 14 semanas do seu primeiro filho.
Ao menos é isso tudo o que ela se lembra. Imagine sua surpresa ao ser informada – quando acorda após um incidente em que bateu a cabeça – de que é mãe de três crianças, está com relações cortadas com a sua irmã e passa por um divórcio conturbado, às vésperas de completar 40 anos!
A queda apagou a memória da última década de Alice. Agora ela terá que construir seu futuro apagando os erros de um passado que sequer lembra de ter existido.
Poderá uma amnésia se tornar o melhor acontecimento em sua vida, nos últimos dez anos?

Eu nem me lembro há quanto tempo esse livro estava parado na minha estante. Ao visitar uma livraria, gosto de às vezes comprar um livro desconhecido, que tenha chamado minha atenção apenas pelo título e/ou capa. Acreditem: já tive surpresas maravilhosas comprando assim, deixando que de alguma forma a obra me escolhesse.

Não sei dizer ao certo o que me atraiu nesta obra. Não me lembro mais. Acredito que tenha sido o título.

Alice é uma mulher de 39 anos, tem três filhos e acabara de se divorciar de Nick. A relação entre o ex casal é totalmente tensa.

Certo dia, ao ir à academia se exercitar - ato comum em sua rotina - Alice tem um desmaio e perde toda sua memória recente. Ela só se lembra de sua vida há dez anos, quando tinha 29 anos, estava grávida de seu primeiro filho e tinha um casamento perfeito.

Alice não se lembrava de absolutamente nada, vale ressaltar. Ela não sabia o motivo de seu casamento ter acabado, não se lembrava de seus filhos, não entendia o motivo de sua relação com sua irmã, Elizabeth, parecer ter se perdido em algum ponto. E nós, leitores, também ficamos no escuro.

"Será que uma batida na cabeça realmente poderia apagar da lembrança um acontecimento tão significativo? Isso não seria ligeiramente excessivo?" Pág. 34

Junto com a protagonista, vamos tentando desenrolar o passado e o presente, tanto dela quanto dos demais personagens. E o resultado disso é uma leitura delicada, reflexiva e deliciosa.

Quando comprei o livro, não conhecia a autora Liane Moriarty. Se você ainda não se recordou do nome, ela é a autora de livros de sucesso, como O Segredo do meu Marido e Pequenas Grandes Mentiras.

Mas quando o li, já sabia que se tratava de um conteúdo criado por uma grande mulher. Percebi que uma característica da autora é criar enredos com personagens femininas fortes, próximas da realidade, e os temas abordados em suas tramas são questões familiares. Assim como em Pequenas Grandes Mentiras, ela criou em As Lembranças de Alice, uma teia que foi capaz de me prender desde o início. Não temos um grande suspense, mas as problemáticas e o “desconhecido” envolvendo cada personagem, provoca curiosidade e apego ao leitor.

O ponto alto do livro com toda certeza é a construção de cada personagem. Vocês irão se deparar com crianças maravilhosas - uma um tanto rebelde; com uma vovó blogueira; com um homem maravilhoso que, apesar de estar perdido e irado com sua ex/atual mulher, não consegue nos enganar. Sabemos desde o início que ainda a ama.

Elizabeth, irmã de Alice, foi minha personagem predileta. Até mais importante pra mim que a própria Alice. Assim como eu, a personagem também não pode ter filhos. Através de cartas escritas para seu terapeuta, como uma lição de casa, consegui me identificar com as situações que ela enfrenta devido à infertilidade.

É impossível não pensarmos em nossa própria vida. Nos rumos que tomamos. Me perguntei várias vezes durante a leitura: quem eu era há dez anos? Quem eu me tornei? Me orgulho disso?

E claro que voltando ao passado, com toda certeza iria me surpreender e talvez nem acreditar nos acontecimentos da minha vida nos dias atuais. A Bia de 20 anos jamais seria blogueira, não estaria separada, jamais (nunquinha) teria uma drogaria, e nunca estaria morando em sua cidade natal. Como o futuro é incerto, concordam?

Neste livro vocês irão encontrar dramas daqueles que deixam uma vontadezinha de chorar; mas também irão se divertir muito. Ri em muitas passagens; a perda de memória de Alice, apesar de trágica, é cômica em vários momentos. E tem romance!! Romance fofo e lindo.

Termino minha resenha recomendando a leitura e ressaltando que acredito que são os livros que nos escolhem.

16 comentários:

  1. Oii, Tudo bem ?
    Ah eu amei o seu cantinho, essa é a minha primeira vez aqui, mas esta tudo lindo ^__^

    Eu ainda não conhecia esse livro, mas fiquei com muita vontade de lê-lo depois.
    Adorei a dica.

    Beijos :**

    Literatura Por Amor
    Top Comentarista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!!! Ahh que linda, espero que volte sempre ♥

      Obrigada.

      Excluir
  2. Biia que lindo esse livro, eu não conhecia.
    Tenho ctz q irei me emocionar com a escrita, ainda mais se tem romance fofinho... Rsrs
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!!
      É uma delicinha de livro, recomendo!
      Beijos

      Excluir
  3. Aiiin Bia, já super quero esse livro. Deve ser muito massa esse enredo, pensar em como ela se sente em não se lembrar de nada é assustador. É muita loucura você simplesmente não lembrar o que fez de errado pra sua vida acabar como acabou. Quero muito!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Crissie!
      E bota loucura nisso. Leia, e me conte sobre sua experiência com o livro.
      Beeijos

      Excluir
  4. Aiiin Bia, já super quero esse livro. Deve ser muito massa esse enredo, pensar em como ela se sente em não se lembrar de nada é assustador. É muita loucura você simplesmente não lembrar o que fez de errado pra sua vida acabar como acabou. Quero muito!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Bia!!!
    Eu tenho O segredo do meu marido mas não li acredita?
    Também comprei muitos livros só pela capa e agradei de todos,mas sobre esse livro me pareceu bem gostosinho de ler e ainda com historia reflexiva então já gostei, e conhecer a protagonista saber como ela era, sua atitudes com o marido e a irmã.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marília!
      Sim, acredito, pois tenho tantos livros considerados tão bons paradinhos na estante (falta de tempo, enrolação, etc etc).
      Eu gostei muito, leia o livro da autora que você tem ai, e se gostar da sua escrita invista nesse sem medo rs.
      Beijos ♥

      Excluir
  6. Oi Bia! Ótima resenha!
    Concordo com você! Também acho que os livros nos escolhem. Se não sempre, pelo menos em alguns momentos. Às vezes pego um livro ao acaso e, após terminar a leitura, percebo o quanto eu precisa que aquela história fizesse parte da minha vida :)
    Enfim, com relação ao livro resenhado, eu simplesmente fiquei encantada com a premissa. Achei a capa muito delicada, o que deve refletir na história. Parece ser um livro leve, mas ao mesmo tempo profundo, além de ser envolvente e reflexivo. E eu adoro livros que me fazer refletir :)
    Fiquei muito curiosa para fazer a leitura!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna! Obrigada ♥
      Exatamente isso amore. Eu fiquei tanto tempo com esse livro parado, e acho que se tivesse lido em outro momento, a leitura não seria tão prazerosa. E é isso que disse: eu precisava dessa história.
      Espero que leia.
      Beijos

      Excluir
  7. Que resenha mais linda Bia. O livro parece ser tão lindo que só de ler sua resenha já me apaixonei. Já entrou na listinha ;)
    Já teve algumas vezes que comprei livros completamente desconhecidos pra mim, que escolhi apenas pela capa e já tive gratas surpresas tbm. Super concordo com vc, tem livros que nos escolhem.
    A alguns anos atrás li um livro com o tema assim tbm, protagonista perde a memória e acorda sem saber como a vida tomou aquele rumo, tenho que falar que não foi uma das minhas leituras favoritas, não sei se foi pq era muito nova ou se o livro realmente não abordou o tema bem. Trás depois pra gente uma lista de livros que vc comprou assim e que te surpreenderam, eu ia adorar ver.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alleh!
      Ahh obrigada amorinha.
      Geralmente não gosto de livros que trazem "perda de memória" como temática. Se não tivesse comprado pela capa, jamais conheceria essa história.
      Beijos

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Bia!!
    Não conhecia esse livro da Liane Moriarty!! Adorei a premissa dele e achei sensacional a resenha do livro!! Vou querer esse livro para mim!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marta!!
      Quando ler, não esqueça de me contar o que achou.
      Beijos ♥

      Excluir

Obrigada por sua visita e pelo carinho! <3
Deixe sua opinião sobre o post e também um pouquinho de amor!

© PAUSA PARA PITACOS - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: RENATA MASSA | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo