Menu em imagem

Image Map

10 outubro 2016

{Resenha } ~ E do príncipe encantado, só cavalo - Lorena Marques ~

Oi oi pipows!
Como estão?

Pois é, sumi por dias!!! Já sabem da correria, né? Ela estava tão grande que colocava até os quenianos no chinelo! Mas agora as coisas voltarão a ser como eram antes. Infelizmente (ou felizmente) mais um ciclo chegou ao fim, e por isso, o tempo está livre novamente. Terei mais tempo para ler, para me dedicar ao blog e a tantas outras coisas e pessoas que acabei negligenciando nesses 45 dias malucos que vivi. Agora vamos falar de coisa boa?

Na semana passada, ao chegar do trabalho, fui presenteada com um pacotinho cheio de amor vindo da Young Editorial. O PPP foi selecionado para ser um dos parceiros da editora, e isso me deixou numa felicidade sem fim! Todos sabem o quanto gosto de falar sobre a literatura nacional aqui no blog, por isso, termos sido escolhidos como parceiros foi uma surpresa extremamente feliz. Young, obrigada pela confiança!

Não faço ideia de como a seleção de blogs parceiros funciona, mas tenho certeza de que as resenhas feitas são levadas em conta e, junto com elas, a sinceridade de quem as escreve. Pelo menos eu espero que assim seja, amém, rs. Estou dizendo isso pois a sinceridade é algo que eu sempre prezei aqui. Se eu gosto, eu gosto. Se eu não gosto, não gosto e explico os meus motivos. E a resenha de hoje será bem assim... espia!



Quando li: Outubro, 2016
Título: E do príncipe encantado, só cavalo
Autor(a): Lorena Marques
Editora: Young Editorial
Páginas: 66
Avaliação: 
Onde comprar? Young Editorial
Sinopse: Quem nunca sonhou em viver uma história encantada que atire a primeira flor. Tatiana no auge dos seus vinte e três anos buscou seu príncipe encantado em todos os lugares que entrou. Os possíveis príncipes que encontrou no decorrer do caminho se transformaram em sapos, fazendo-a acreditar que do príncipe encantado só o cavalo.
Exemplar cedido pela editora.


Lorena Marques, em um livro curtinho, conta a estória de Tatina, uma jovem de 23 anos que está em busca do seu príncipe encantado. Embalada por contos de fadas quando criança, Tati sempre acreditou que seu príncipe estava à espreita, que bastava procurar. E em E do príncipe encantado, só cavalo, conhecemos algumas das presepadas em que ela se enfiou durante a busca.



























Trata-se de um livro curtinho - curtinho mesmo, eu o li em 20 minutos! - e que tinha tudo pra dar certo. A premissa é bem bacana, poderia ter rendido um livro cômico e envolvente, mas infelizmente não foi isso que encontrei.

Encontrei uma sequência de diálogos - cada capítulo conta uma história diferente e traz um diálogo diferente - sem emoção. Poderia ter sido algo parecido com o bate-papo com uma amiga/conhecida, cheio de bom humor e lamentações cômicas, mas o que senti foi um quê de lamentação, e pior, um certo desespero por parte da personagem. Toda e qualquer ocasião, até mesmo um pulinho à padaria, era tido como uma oportunidade de arrumar um príncipe encantado. Essa situação também poderia ter sido engraçada, mas no fim das contas soou como desespero, puro e simples.






















Mas o que me incomodou ao extremo foi a revisão. Não encontrei erros de grafia, mas quando o assunto é concordância e pontuação, a coisa ficou feia. Ouso dizer que parece uma redação amadora. Não sei se a autora é estreante, mas nem mesmo isso justificaria tal pecado. É possível ter uma ideia do que estou falando já na sinopse, onde percebe-se que a concordância e pontuação são falhas.






















Pecaram na revisão mas capricharam na diagramação. As páginas têm uma textura deliciosa - elas são mais grossinhas e levemente ásperas, porém suaves -, as ilustrações estão lindas e super combinam com o bad moment  da protagonista, o espaçamento é super agradável (meus olhos sensíveis e prejudicados agradecem, Young!) e a capa ficou linda de morrer.

Sei que as ressalvas foram muitas e as emoções foram poucas, mas acredito muito no discernimento da editora. Apesar de terem apostado numa estória rasa, o trabalho deles foi tão lindo quanto à arte, capa e diagramação que eu até queria ter dado  mais estrelinhas... mas as ressalvas me impediram.






















Apesar dos pesares, eu indico. Acho que é possível a gente se ver no papel da protagonista, afinal, todos já passamos por alguma situação ao menos parecida; a leitura é leve, fluida. Um livrinho singelo ideal pra ler depois de um livro pesado, ideal para uma daquelas maratonas loucas que nós leitores nos aventuramos vez ou outra. E claro, gosto é igual bumbum, cada um em o seu, né? Não funcionou pra mim, mas pode ser que funcione pra vocês, concordam? ;)



32 comentários:

  1. Fabiii que gracinha esse livro!! Eu qroo ler!!
    As ilustrações estão lindas tbm!
    Aaainnn preciso!! Anotadinho na listinha de desejados!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee Aline!
      Fico feliz por ter gostado!
      Eu espero que ele funcione pra vc! Pq pra mim... fuuuuoooiinnnn...
      sHAIushUIAHsiuhAS

      Beijos

      Excluir
  2. Oi Fabíola!

    Parabéns pela parceria! Achei a capa do livro lindíssima e fiquei com dó da protagonista tentar achar um príncipe em todos os lugares rs E que pena que teve falhas na revisão, quem sabe nos próximos isso melhora!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mi!
      E eu também espero que esses problemas se resolvam em breve! Nada pior pra um leitor assíduo (que com o passar do tempo vai ficando cada vez mais chato e exigente) ter em mãos um livro com errinhos que tanto incomodam, viu!

      Beijos

      Excluir
  3. Oi, Fabíola!
    Ainda não conhecia o livro, apesar de tudo, e dos erros na revisão o livro parece ser leve mesmo e até divertido.

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Elidiane!
      Ele tem seu quê de comédia sim, rs!
      Apesar de que eu acho que a minha vibe num estava muito pra ele, sabe...

      Beijos

      Excluir
  4. Hello Fabi! Como você está?? Chama lá no grupo para conversamos, ok? Mas falando sobre o livro, imagino sua decepção, veio Anuír para você resenhar também? Se lembra que falei dele pata você e Alleh? Não querendo te desanimar, mas talvez você tenha uma opinião diferente da minha. Mas o livro ten problemas com concordância e pontuação. E a estória tinha tudo para ser ótima, mas não passou de uma estória. A diagramação de Anuír é linda também. Eles capricharam, acho que é um dos pontos fortes da editora. Só tem que investir em conteúdo melhor (desculpa escritores). Bjinhos. Espero que esteja bem. Qualquer coisa é só chamar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, serumaninha!
      Menina, quando eu vi Anuir logo lembrei da sua descrição do livro e me deu aquela preguicinha básica! shIUahsuiHAiushAs
      Mas vou ler e dar meus palpites mesmo assim... Só espero que eu não precise praticar o desapego com ele tb!
      sHAIshUIHsiuas
      A editora tem tudo pra ter uma equipe de autores brilhante, pois todo autor gostaria de ter seu livro caprichado como os que ela faz... mas tá faltando qualidade mesmo!

      Beijos

      Excluir
  5. Oi, Fabi!
    Nem me fala em correria...
    Gente, eu só leria mesmo por conta do livro ser curtinho e ter amado essa diagramação.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção 5 Anos de Além da Contracapa
    Participe do sorteio Halloween Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diagramação nos ganha mesmo, Lu!
      Coisinha mais fofa!
      Mas de resto... aiai!
      Rs

      Beijos

      Excluir
  6. Oi Fabi!
    Parabéns pela nova parceria!
    Eu achei a premissa desse livro bem bacana e, realmente, a capa e as ilustrações são muito bonitas e dão um toque especial ao livro. A questão da revisão que você comentou me deixou um pouco receosa, pois certos erros em livros me incomodam também. Mas por ser um livro bem curtinho e leve, acredito que se eu tiver uma oportunidade, farei a leitura :)
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu espero que tenha a oportunidade sim, Anna!
      Apesar dos pesares, é um livro levinho, até engraçado. E, como eu disse, vale a leitura após um livro puxado e denso!
      Espero que goste!

      Beijos!

      Excluir
  7. Oi amoreco, tudo bem com você?? Eu fiquei completamente encantada por essa capa, mas a sinopse já não me agradou tanto. Quando vi sua resenha no feed, vim correndo ler pois quem sabe me interessava pelo livro? Ahh edição tão linda merecia uma excelente estória. Realmente uma pena.
    Beijos ♥
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo, Biazinha!
      Edição linda, capa linda... mas estória fuuuuooooiiinnn... RSrsr!
      Mas ainda assim, vale a leitura! Hehehe

      Beijos

      Excluir
  8. A capa é uma fofurinha. Uma pena que a leitura não tenha alcançado suas expectativas e que tenha tido tantos erros que acabou "estragando" a leitura. Tinha tudo para ser um livro daqueles leves e fofos que a gente lê só pra distrair.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha tudo mesmo, Alleh!
      Acho que foi uma tentativa frustrada de escrever um chick-lit de sucesso, pois o tema abordado tem tudo pra ser aquele livrinho chiclete que, mesmo que a gente queira, num sai da cabeça! shIhsiuHAs

      Beijos

      Excluir
  9. Oiii Fabi

    Ainda bem que a correria acabou, ufa, tem hora que a gente clama a Deus para o dia ter mais horas né?
    Bom, achei o titulo hilário, a capa é fofa,a premissa da a impressão de trazer uma história engraçada e o que dizer das ilustrações? Pelas fotos, se nota que são lindas. Uma pena que fica por ai e não passa disso... Poderia ter sido uma excelente comédia, chick lit, tem até jeitinho desses filmes gostosos coma protagonista desastrada que assistimos na sessão da tarde, uma pena mesmo que a autora tenha tomado outro rumo e optado por um mar de lamentaçoes, mais um exemplo de boas ideias mal executadas...
    Linda a sua resenha.

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Alice, nem me fale! Eu estava precisando de dias de pelo menos 48 horas! sHAIUshiuAHsAs
      E eu concordo com vc em número, gênero e grau. E acabei de falar sobre ser um chick-lit de sucesso ali no comentário acima, rs! Poderia ter sido uma daquelas comédias românticas que nos matam de rir... acho até que a intenção era essa, mas o resultado passou longe disso, rs.

      Beijos!

      Excluir
  10. Achei legal essa dica para dia das crianças. Acho que minha irmã gostaria de ler...
    Mas é chatinho esse negócio da escrita dele. Acaba ficando ruim na hora de ler se você encontra alguma coisa errada ou que não faça sentido e etc. Mas de diagramação ele parece ser uma graça.
    É uma dica interessante de qualquer forma. Parece ter uma historinha bacana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez os mais jovens gostem dessa leitura mesmo, Cris!
      Acho que eu estou ficando rabugenta e por isso não me empolguei com ele... mas os erros me deixaram chateada tb. Mais um motivo pra não me empolgar!
      Mas ainda assim, indico demais! Heheheh
      A diagramação dele é realmente uma gracinha!!!

      Beijos

      Excluir
  11. Oi, flor!
    O livro apresenta uma capa bem fofa! Mas, não é um estilo de leitura que eu tenha paciência para ler, ainda mais sabendo que minha lista de espera, é grande. Mas com certeza é uma boa dica, apesar dos pontos negativos, deve ser uma leitura, no mínimo agradável. Que pena que para você, não fluiu! Como gosto muito das suas dicas, imagino que eu sentiria o mesmo. Obrigada. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiieee Márcia!
      A capa e as ilustrações são realmente lindinhas e fofas demais! Mas o restante deixou a desejar, o que é uma pena...
      Acredito que vc realmente sentiria o mesmo que eu, rs.

      BEijos

      Excluir
  12. Oi Fabi....
    Em primeiro lugar parabéns pela parceria... Que seja de muito sucesso!!!
    As ilustrações do livro parecem ser realmente uma graça... Uma pena que a concordância e a pontuação deixaram a desejar... Tenho certeza que isso também me incomodaria bastante durante a leitura...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Cris!
      Realmente tais problemas incomodam a qualquer leitor assíduo. Outros deixariam passar, acho. Mas pra quem lê com frequência, isso deixa tudo massante demaais...

      Beijos

      Excluir
  13. Owwn. Que gracinha o livro!! Juro que pensei que era comédia quando vi o nome do livro. Se tem uma coisa que me deixa meio angustiada são os erros gramaticais. Não que eu seja perfeita, mas no meu ponto de vista, não erro tanto(acho que só em casos extremos). Provavelmente eu comeria meus dedos(já que nem unha tenho mais) se fosse ler, pelo que você falou. Mas achei muito lindo o design. Muito mesmo! Esse é o tipo de visual atraente em um livro! Beijooooooo ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei que seria uma comédia t, Thatha! Mas tá mais próximo do drama... sei lá! Rs.
      E a arte é realmente linda! E os erros... aiai. Prefiro nem comentar mais! hsiHAiushAs

      Beijos

      Excluir
  14. sem sinceridade não dá, né?
    e o que eu gosto que não é só o não gostar vc explica o porquê
    acho que da pontuação, mesmo que a autora seja estreiante tem um trabalho de revisão antes de ser publicado e depois de um colega meu ter mostrado que o livro dele saiu com erros da editora (ele mostrou o original...) ai não sei quem é o responsável

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu não gosto, fim de papo. E eu sempre me explico exatamente por isso, Mari. Pq sou chata pra caramba com isso, rs.
      E acho que o erro pode ser de ambos - o autor pode ter errado na revisão e tals... mas a responsabilidade de botar no mercado um livro correto é inteiramente da editora! Ela tem revisores pra isso, oras bolas! Todos estamos sujeitos a errar, mas perdoar esse tipo de erro de editoras é bem complicado, rs.

      BEijos

      Excluir
  15. Adoro quando deparo com resenhas tão sinceras quanto as suas. Uma pena que a editora pecou na revisão e tudo o mais, acho que deveriam caprichar mais nisso. De qualquer coisa, por ser meio sem emoção, não fiquei nem com vontade de ler, infelizmente. Não vai ser dessa vez que irei começar a ler algo dessa editora.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Duda!
      E infelizmente, a editora pecou ... mas espero que ela esteja amadurecendo e vendo esse tipo de erro para que assim ela não os cometa novamente!

      Beijos

      Excluir

Obrigada por sua visita e pelo carinho! <3
Deixe sua opinião sobre o post e também um pouquinho de amor!

© PAUSA PARA PITACOS - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: RENATA MASSA | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo