Menu em imagem

Image Map

13 junho 2016

{Resenha } ~ O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares - Ransom Riggs ~

Oie pipows!
Como estão?

Aqui continua fazendo um frio daqueles, coisa mais linda do mundo! Hahah... Frio é bom pra tudo, né? Ô coisa linda de Deus!

Melhor do que ler... é ler no frio, né não? E graças a essa vibe geladinha, consegui ler esse livro maravilhoso em apenas 24 horas. Apesar de que, sinceramente, mesmo que tivesse fazendo um calor do agreste eu o teria devorado com farinha!

Quando falei de O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares na semana passada no post da coluna Li até a página 100 e... a minha empolgação ficou clara, mesmo tendo lido razoavelmente pouco. E agora, após te-lo lido todinho, só posso dizer que toda aquela empolgação simplesmente triplicou, rs! Quero que o mundo inteiro leia-o.


Quando li: Junho, 2016.
Título: O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares - #1
Autor(a): Ransom Riggs
Editora: Leya
Páginas: 333
Classificação: 
Onde comprar? Amazon | Americanas | Submarino
Sinopse: Tudo está à espera de ser descoberto em O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares,  um romance inesquecível que  mistura ficção e fotografia em uma experiência de leitura emocionante. Nossa história começa com uma horrível tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares.
Enquano Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças são muito mais do que simplesmente peculiares: elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo... E, de algum modo, por mais impossível que pareça, ainda podem estar vivas.
Uma fantasia arrepiante, ilustrada com assombrosas fotografias de época, O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares vai deliciar jovens, adultos e qualquer um que goste de uma aventura sombria.

Jacob, um cara diferente dos adolescentes de sua idade, teve sua vida revirada de pernas para o ar após um horrível acidente. Tudo aquilo que ele ouviu quando era criança, todas aquelas histórias que ele pensava não passar de contos de fadas, mostram-se reais.

Quando ele ainda era um menino curioso e facilmente ludibriado, Jacob ficava fascinado com as histórias malucas que o seu avô Abbe Portman o contava e ficava admirado e um tanto quanto assustado com as fotografias que o vovô mostrava. Essas histórias eram de seu passado em uma ilha longe, longe... sobre um orfanato onde ele foi para se refugiar na época da Segunda Grande Guerra, um orfanato diferente de todos os outros. Ele foi especialmente criado para abrigar crianças peculiares.

Um menino invisível, uma menininha que parecia não pesar nada pois flutuava como uma pluma! Um carinha que tinha abelhas saindo de seu corpo. Uma moça que pode fazer bolas de fogo com as mãos e uma garota tão forte que é capaz de carregar uma grande rocha como se nada pesasse. E quem cuidava de todas essas crianças diferentes e especiais nada mais era do que uma ave de rapina.

Até certa idade Jacob se deliciava com todas as histórias contadas pelo vovô Portman, mas a medida que foi crescendo, ele começou a encarar aquilo como meros contos de fadas. Por vezes ele chegou a pensar que seu avô estava caducando, pois ele acreditava piamente em todas aquelas loucuras, até que um dia, da pior maneira possível, ele descobriu que seu avô não estava mentindo. Ele soube que tudo aquilo era real, e por isso ele partiu rumo ao País de Gales para encontrar a Ave e todas as crianças peculiares, sem ter ao menos ideia do que iria encontrar pela frente.

Esse livro de nome grande (mas fofo) é o primeiro de uma duologia e nele vamos conhecer tudo - ou praticamente tudo - o que precisamos saber sobre o universo em que vamos embarcar. Muita gente por aí achou o livro cansativo e a narrativa arrastada, e creio que o motivo seja exatamente esse: o fato de se tratar de um livro introdutório.

Mas não pensem vocês que por se tratar de uma introdução a estória fique totalmente voltada a nos iniciar no mundo dos peculiares. Engana-se quem pensa assim. Sim, ele nos trás muita história, mas também traz muita emoção, muitos diálogos engraçados e envolventes, e muita, mas muitaaa ação.

Além de uma narrativa fluida, somos presenteados com fotografias que são fantásticas e, creio eu, um tanto quanto desconcertantes para alguns. Eu adorei cada uma delas! Elas não aparecem do nada, elas sempre têm a ver com o contexto da narrativa presente, por isso entendemos perfeitamente do que se trata a imagem. Esse lance de mesclar a estória com as fotografias foi uma sacada brilhante, pois elas dão ainda mais veracidade à trama.

Os personagens são muito bem desenvolvidos e cada uma de suas peculiaridades é explicadinha e se encaixa com a personalidade dada a eles. Jacob às vezes nos dá nos nervos devido à sua descrença, mas acho que isso acontece por que nós já estamos convencidos de tudo o que está acontecendo e queremos que ele também se convença logo. Ele e Emma protagonizam a maior parte da trama, tendo como companhia outros peculiares que deram muita graça e delicadeza a tudo. E a srta. Peregrine é uma personagem durona, rígida, mas que transborda amor e que daria a vida pelos seus protegidos.

Eu já disse aqui que pra mim, fantasia boa é aquela que faz com que você acredite em tudo o que está sendo narrado, e que por isso sou uma grande fã de Gaiman e Tolkien. A narrativa de Riggs é fluida e muito gostosa e me lembra muito a de Gaiman - e sim, ele me fez acreditar em cada coisinha dita. E as fotografias meio que agem como provas de que tudo aquilo é real, sim senhor.

Muita gente achou que se tratava de um livro de terror, mas garanto-lhes que de terror o livro não tem nada, pelo contrário! Esse é um livro que com certeza eu lerei para meus filhos, sobrinhos, netos e por aí vai. Ele traz uma história leve e gostosa, daquelas que nós ouvíamos antes de dormir quando éramos crianças, substituindo o príncipe por um adolescente desajeitado, a princesa por uma peculiar esquentadinha, os dragões por etéreos e acólitos, o castelo por um orfanato aparentemente feliz e a fada madrinha por uma ave de rapina que tudo sabe, tudo vê...

Esse é mais um livro que não pode ser muito explicado, não pode ser muito explorado em uma resenha, afinal, cada coisinha se torna importante no frigir dos ovos.

Se eu indico? Pfff
Eu quero que o mundo inteiro leia esse livro, minha gente!
Se você leu comentários negativos sobre o livro - que não foram poucos, diga-se de passagem - peço que tente dar uma chance a ele mesmo assim. Abra a sua mente e embarque em um mundo onde tudo pode ser real, até mesmo aquele bicho papão dos seus pesadelos.

40 comentários:

  1. Olá Fabíola! Adorei a sua resenha. Em geral esse livro tem tido muitos comentários positivos. Eu ainda não li, mas parece que é um daqueles livros onde só se para ao término do livro, pois envolve completamente quem o lê. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Luciano! Só se para quando o livro acaba, rs!
      Ele é instigante e viciante e tem uma narrativa deliciosa. Espero que o leia em breve!

      Beijooos

      Excluir
  2. Como disse no outro post já li muitos comentários negativos sobre o livro e tal, mas que depois de ver sua empolgação ele já está de volta na listinha. Pela capa e pelas fotos tiradas de acervos pessoais de colecionadores tenho que admitir que ele passa um medinho incial. Vc logo imagina que é um livro de terror e já fica com um pé atrás. Acho que se um dia for lê-lo vou ficar receosa com as fotos pq sou muito impressionável rsrsrs.
    Mas pela resenha deu pra notar que é uma bela estória infanto-juvenil do tipo que te cativa se vc der uma chance. Eu adorei ver o livro aqui sendo "criticado" de uma perspectiva diferente de tantas que vemos falando tão mal pelo fato de ter muitas descrições. Bom ver sua empolgação falando dele, já me deu vontade de pegar meu dinheiro imaginário e ir comprar ele nesse instante hahahaha
    Continue assim indo sempre contra a maré e sempre que possível vendo o lado bom de obras boas que os outros não conseguem :)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alleh, meu nome quase foi Fabi Contra a Maré Carvalhais, rs.
      Sou do contra assumida e me orgulho disso. Dificilmente eu me deixo levar pelas opiniões literárias alheias, o que é engraçado, afinal, eu meio que sou uma formadora de opiniões aqui, né? IHAiushIUAHs
      Enfim.
      Eu espero que todos realmente tirem as suas próprias conclusões, sabe? E eu adoraria que vc fosse uma delas! shIUAHsiuhas

      BEijos, sua linda!

      Excluir
  3. Olá!!! Tudo bem?
    Parabéns pela resenha que me convenceu a dar uma chance ao livro; sua propaganda foi certeira. Já vi vários comentários ótimos do livro sendo que não estava muito interessada em ler até agora, que já entro para minha longa lista.
    Também quando gosto de algum livro sempre faço propaganda e quero que todos conheçam.
    Espero gostar tanto quanto gostou.

    Beijos
    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô ficando boa na propaganda, Carlinha! Rsrsr... Acho que isso quer dizer que eu to no caminho certo, né? Rs.
      Eu espero que vc o leia o mais rápido possível! E não se esqueça de me contar o que achou quando o fizer!

      Beijos

      Excluir
  4. Oi, Fabi!
    Mirmã, antes da sua resenha, eu já queria ler esse livro. Agora então, virou obrigação.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora eu senti firmeza, Lu!
      shIUAhsiuHAs
      Leia logo pois já já te resenha do segundo livro, hein!
      Rs

      Beijos

      Excluir
  5. Eu também acreditava que esse era um livro de terror, mas após ler algumas resenhas, eu descobri que não.
    Bom, eu adoro histórias de fantasia e achei muito bacana essa ideia de inserir fotografias ao longo da narrativa. Eu já estava curiosa pela leitura, principalmente após ver o trailer da adaptação para os cinemas, mas após ler a sua resenha Fabi, eu fiquei com mais vontade de ler essa história!
    Vou apostar nessa leitura :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vai apostar na leitura, Anna! Vivaaaaa! Rsrsr...
      Eu espero que goste tanto quanto eu... ou pelo menos a metade do que eu gostei! Isso já seria um montão de gostar, hahahah....
      É realmente uma fantasia pra ninguém (ou quase) botar defeito!
      Não se esqueça de me contar o que achou quando ler, viu?

      Beijos

      Excluir
  6. Oi gatona,

    Até aqui no nordeste anda fazendo frio haha...Milagres acontecem!
    Estava mesmo querendo me dar um presente e esse livro mais Kiss of Deception andam me chamando e vou atender esse chamado hehe.
    Espero gostar muitoooooooo desse livro como você.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, gata!
      Tô gostando de te ver aqui sempre! Aeeee!!!! \o/
      Esse livro é um presente e tanto que todos nós merecemos, rs! E quero muito que goste tanto quanto eu!

      Beijoooos

      Excluir
  7. Pois é, por acaso fui uma das trouxas que chegou achando que era terror, e quando li acabei me decepcionando um pouco. Mas o livro não deixa de ter uma história maravilhosa e fascinante, então posso dar um desconto haha. Fabi, pra você que também adora um terror, já viu o vídeo do Ransom investigando lugares assombrados pro livro? Eu fiquei encantada, e também é bem engraçado, dá uma olhada http://www.intrinseca.com.br/blog/2016/05/a-historia-por-tras-das-fotos-de-cidade-dos-etereos-2/

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que eu já cheguei chegando e sabendo que de terror num tinha nada, Carol! Rs.
      Acho que o pessoal se impressionou demais com as fotos e por isso acharam que era terror...
      E obrigada pela dica, eu assisti e adorei!
      O segundo vídeo sobre as casas para o book trailer é muitooooo bacana! E saber que vai ter um terceiro livro foi ainda melhor! :D

      Beijos!

      Excluir
  8. Olá, tudo bem?

    Fiquei sabendo da existência deste livro quando li a notícia de que sairia filme. E de cara já fiquei muito interessado. Realmente parece bem instigante a história, daquelas que você quer saber mais e mais, até devorar o livro inteiro. Quero ver se pego ele para ler em breve!

    Abraço!
    Marcelo Brinker
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Marcelo! Bem-vindo!
      Eu estou bem, obrigada! E vc?
      Sabe que agora que vc falou que atinei para como conheci esse livro? Bem, puxando aqui na memória, me lembro de tê-lo visto no site da Amazon e ter adorado a capa e, imediatamente, corri pra ver a sinopse e se tinha alguma resenha no Skoob! Foi amor à primeira vista, rs.
      Espero que o leia e que goste tanto quanto eu, viu!

      Beijos

      Excluir
  9. Fabiii, eu necessito desse livro! Tu precisa vir morar aqui perto de mim pra me emprestar teus livros kkkk
    Sério, tô mega ansiosa com esse livro há tempos e agora com a resenha fiquei com mais vontade ainda de ler
    Quero a edição capa dura, Intrínseca, me ajudaaa! kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Crissie, vem pra BH de novo, mulher! shIUAhsiuHASas
      Eu ia adorar dividir meus bebês com vc... mesmo que pra isso eu precisasse ameaçar seriamente a sua vida! Kkkkkkkkkkk
      E força na peruca ai pq daqui uns dias tem resenha do segundo livro, hein! sIUAhsiuAHs
      E hoje fiquei sabendo que tem um terceiro e que ele sai esse ano ainda. Por isso, eu se fosse você mandaria um email mau-educado para a Intrínseca pra eles acelerarem a edição aí!
      sHAIUshUAs

      Beijos

      Excluir
    2. Gente fala sério, vou acabar nao eaperando, comprar da Leya mesmo hehehe

      Excluir
  10. Oi Fabi,
    Como eu disse lá no outros post eu fiquei bem curiosa nele há um tempo, mas depois esqueci (hehe). Ler sua resenha me deu um motivo para lutar, ou só ler o livro mesmo, rs.
    Não sei pq caracas quando li a sua frase "Abra sua mente" comecei a cantar Robocop Gay na minha mente, vai entender... Haha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Eu sabia que tínhamos tudo para sermos amigas de infância. Vc é como eu: sempre associa algo a música! shIAhsiuHAs
      Sou dessas!
      E estou aqui te respondendo e cantarolando e meio que fazendo a dancinha da música!
      shIAhsiuAHs

      Eu espero que leia e que goste, viu. É realmente um bom livro e vc vai ver que não deveria ter se esquecido dele, pobrezinhO!
      Rs

      Beijos

      Excluir
  11. Na primeira vez que vi pensei que era de terror mesmo. Só depois de ver resenhas e comentários é que deu pra entender qual era dessa capa. Mas ele é bom demais. É cada personagem, aqueles que te cativam e fazem amar o que está lendo...
    Adorei essa história e nem li ainda! Queria conferir, já faz tempos que quero. Com o lançamento do outro agora daria pra ler esses dois ainda esse ano, só não sei se vai rolar. Ahh, essa espera! Valer a pena vale né.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, se apresse para ler! O segundo já saiu (e o meu já está chegando, aliás) e tem filme sobre o primeiro no final do ano... E já tem data prevista pro lançamento do terceiro! Siiiimmm...
      Eu achei que seriam só dois, mas na verdade são três!
      Então correee!!!

      Rsr

      Beijos

      Excluir
  12. Sempre quis ter esse livro, e adorei a resenha, só ouço comentários positivos e isso me deixa muito ansiosa ter em mãos e poder ler! Fabi como sempre arrasando nas resenhas, acho que esse livro merece um vídeo kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To pensando em fazer um vídeo mesmo pra mostrar algumas fotos dele, Carlinha! shIAhsiuHAs
      Obrigada, vc arrasa nos comentários e no incentivo! Sua linda! Rs

      Beijos

      Excluir
  13. Esse livro parece ter ótimos elementos e posso entender porque ele faz tanto sucesso de forma positiva. Admito que fantasia é um dos gêneros que dificilmente consegue me despertar interesse, a maioria das experiências que tive com esse gênero em questão não funcionou para mim e por isso sempre tenho um pé atrás.
    A capa desse livro me enganou muito no começo, pois eu julgaria ele como um livro de terror devido a ela, mas após tantas resenhas abandonei essa primeira impressão errada.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a fantasia é um gênero complexo, sabe. Realmente é preciso ser muitoooo bem escrita para envolver o leitor. Eu adoro o gênero, mas morro de preconceito com fantasias de autores que eu não conheço. Sempre começo a leitura com o pé atrás. Mas sempre dou uma nova chance para novas experiências...

      Beijos

      Excluir
  14. vi outros muitos blogs tbm falando desse livro... parece ser bom mesmo....e se vc gostou é difícil eu não gostar hahahahhaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! A gente tem o gosto parecido pra caramba, né?
      Então leiaaa!
      sHIAUshias

      Beijos

      Excluir
  15. Bem, já estava na minha lista de desejos.
    A resenha só aumentou minha curiosidade, sinto que vou ficar toda encantada pela estória!
    Possivelmente não comprarei por agora, mas um dia vai!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom que quando for comprar já compra a versão nova, em capa dura, Ket!
      Coisa linda de se ver... é pra amar demais!
      Hahha

      Beijos

      Excluir
  16. Eu estava no grupo dos que achavam que o livro era de terror. Me pareceu muito encantador. Depois de anunciarem o filme e lançarem o trailer, ele se tornou bem mais falado. Pode crer que ele já estava na minha lista. Mas agora fiquei mais curiosa ainda. Bjinhos.

    ResponderExcluir
  17. que bom q por ai tá frio
    pq aqui tá um calor dos in*** tô começando a achar q abriram os portais e esqueceram de fechar
    agora indo para o livro: faz tempão q esse livro tá na minha lista depois de tanto: eu quero q o mundo leia. eu fiquei ainda mais curiosa eu amo fantasia e saber q a leitura dele é fluida e ainda faz vc acreditar ai q está indo para: desespero para ler

    ResponderExcluir
  18. Muita gente achou que era um livro de terror?
    eu levanto a mão nessa parte.
    tb achei que fosse nesse estilo, já cheguei a comentar que não foi meu livro preferido de ler esse ano, mas os peculiares tem seu charme e eu estou agoniado apesar de tudo para ver o filme do titio Tim.
    outra coisa que tb não sabia era que era uma duologia.
    em terra de trilogia...

    ResponderExcluir
  19. Aaaaai meu Deeeus! Qto mais eu leio resenhas sobre esse livro mais eu me surpreendo!
    Qro dmais ler e tbm qro pra ontem ver o filme!
    Vi algumas fotos que ilustram as páginas, estão realmente mto bacanas!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  20. Estou louca para ler esse livro, lembro que a primeira vez que vi sobre ele, achei que era um livro de terror e fiquei bem empolgada haha amo livros de fantasia e com certeza vou adorar essa leitura, adorei sua resenha, só me deixou ainda com mais vontade!

    Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  21. Olha, ao ver a capa também achei que seria um livro de terror... Mas é aquele ditado né, "Não julgue o livro pela capa".
    Mas mesmo não sendo de terror, tenho interesse em ler, deve ser uma história fantástica!
    Achei muito bacana a ideia das fotos, deve estar lindo!

    ResponderExcluir
  22. Tem tanta coisa doida nesse mundo... Vai que existam lugares assim??
    De onde os autores conseguem inventar coisas do tipo? De onde se inspiram? Como surgem as ideias?

    Mas deixando de lado essa minha teoria da conspiração, eu já disse no outro comentário que tenho muita vontade de ler esse livro, e depois dessa tua resenha, deu mais vontade ainda! Eu não tinha pensado que seria um livro de terror, mas essas fotos de época... Às vezes vejo algumas que assustam sim.

    Meu aniversário é só em outubro, mas vou mandar pra família a lista de todos os livros que eu quero e eles que se combinem pra cada um me dar um dos livros! Hahahaha

    SQN.

    ResponderExcluir
  23. Eu tô louca por esse livro eu quero muito muito muito ele!!
    Ainda mais assim sabe vendo o seu post sobre ele aqui no blog acho ele muito perfeito, é porque eu sou meio assim peculiar que nem os personagens😍😍

    ResponderExcluir
  24. Amei a resenha Fabi, e agora só fiquei ainda mais animada com esse livro, e é certeza que será uma das minhas próximas leituras *-* E falou em diálogos engraçados e ação, já sei que esse livro foi feito pra mim kkkk Adorei o lance das fotografias *-* Amo quando os autores utilizam outros recursos para incrementar a narrativa. Mal posso esperar para vê-las. Beijo!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e pelo carinho! <3
Deixe sua opinião sobre o post e também um pouquinho de amor!

© PAUSA PARA PITACOS - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: RENATA MASSA | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo