Oi lindezas!! Vocês estão bem?
Aqui ainda está corrido, resolvi mudar tantas coisas nesses últimos dias. Depois conto tudinho pra vocês, mas adianto que logo logo terei uma rotina estabelecida pra postar (o Pausa não vai ficar órfão de Bia tá bom?).
Nunca imaginei o quanto minha vida pessoal seria influenciada pela bloguística rs. E com isso, aprendi várias lições que compartilho agora com vocês.
A minha escrita não é mais a mesma!

Gosto de escrever, sempre gostei. Antes de ser blogueira já me preocupava com a língua portuguesa, mas é claro que a preocupação aumentou quando dei as caras na blogosfera. Escrevemos para leitores, sobre livros; então é claro que o frio na barriga surge a cada postagem. Leio, releio, recorro ao dicionário on line; e isso influenciou todos os departamentos da minha visa, até mesmo nas redes sociais tenho essa preocupação. Claro que cometo erros, mas com certeza minha escrita melhorou muito. Foi a primeira e principal lição que aprendi.
A filtrar postagens e a ser mais objetiva
Quando comecei na blogosfera acreditava que tudo poderia ser postado. Desde minha fúria com a capa horrível de um livro até minha adoração por terror. Isso seria legal, claro, numa postagem ou outra; mas acontece que eu acabava estendendo muito o assunto. Isso se não transformasse um assunto prático em algo extenso. Hoje filtro o que é necessário, o que realmente vai distraí-los, e faço o possível para ser objetiva.
A ter minha própria identidade

Não me lembro se já contei isso aqui, mas sempre fui leitora assídua de blogs literários. O que eu mais gostava, era o extinto A Leitora, administrado pela Mari. Admiro muito a Mari (que nem sabe da minha existência), assim sendo, quis copiá-la. Queria escrever como ela, mas eu não era a Mari. Claro que não daria certo. Aqui no Pausa me encontrei, sou eu mesma, escrevo realmente o que amo escrever, e percebo que a interação é bem maior. É este o segredo.
Que está tudo bem se não gostarem de você

Essa frase cabe certinho aqui também. Óbvio que já fui criticada, óbvio que muitos não gostam do meu estilo (tanto demais blogueiros, leitores, editoras, autores). E isso me sufocava no início, pois queria ser amada por todos (estou rindo alto da minha ousadia). Não dá certo. Esse é o segredo da diversidade da blogosfera. Escrevo para todos, quando crio um post tenho ciência que ele vai dividir opiniões; e muitas pessoas não vão ler pelo fato de não curtirem meu estilo de escrita. E está tudo bem...
A respeitar a opinião de todos

Aqui no Pausa meu trabalho é mais estendido. Eu falo sobre feminismo, músicas, enfim, sobre uma porrada de coisas. Livros ainda é o principal foco, mas posso afirmar que independente do assunto, sempre haverá opiniões divergentes. Nem todo mundo gosta do mesmo livro que eu. Um livro que posso ter odiado, pode ser o favorito de outra pessoa. E por aí vai. Dessa forma, aprendi a expor o que penso sem desrespeitar aquele que pode pensar de forma controvérsia. No início, as opiniões tão distintas me irritavam, confesso. Não conseguia lidar com as pessoas que falavam mal de Stephen King. Hoje ainda não sei lidar, brincadeira rs. Hoje respeito, e até aprecio essa diversidade toda.
A lidar, com bom humor, com as ofensas que virão

E uma dose de sarcasmo porque não somos obrigadas. Nunca recebi comentários ofensivos no blog, nas redes sociais sim. Como lidar? Com bom humor, objetividade e sarcasmo. Dá muito certo. Se respondermos com ofensas (coisa que eu provavelmente faria no inicio) a tendência é piorar tudo, até mesmo a sua imagem para os seus seguidores.
Que amizades virtuais existem, sim!

Sem dúvida a maior e melhor lição que aprendi. Não acreditava em amizades virtuais até ser blogueira. E olha só que ironia! Hoje tenho amigos estimados que conheci virtualmente. São amizades sinceras, que me dão apoio, conforto, arrancam sorrisos. A Fabi é a prova viva disso tudo. Meu unicórnio mais lindo ❤️
Seguidores são sinônimos de amor
Não me refiro a números e toda essa baboseira. Todo mundo sabe que a galera que vos escreve faz isso realmente por prazer, o blog é o nosso refúgio. Quando digo que vocês são sinônimos de amor, estou me referindo ao quanto nos divertimos com as interações. Cada comentário (tão aguardado por sinal) deixa nossos corações quentinhos. Quantas vezes após um dia exaustivo encontrei conforto aqui, rindo de algumas histórias compartilhadas, me emocionando com outras. Enfim, é algo que não consigo explicar. Vocês nos passam uma energia muito gostosa, que é o combustível de tudo isso aqui.
Poderia citar várias outras. Mas estas foram as principais.
Espero que tenham curtido a postagem.
Beijos amorecos, até mais!!
Boa tarde Boa
ResponderExcluirQuanto aprendizado heim... É com certeza eu tbm estou aprendendo muito com o blog de vcs... cada post ... cada indicação de leirura ... tudo muito lindo e sinto que é feito com muito carinho ...
Parabéns mais uma vez pelo empenho em manter o blog.
Bjs
Boa tarde sua linda! Tudo bem? Eu estou cheia de amor aqui com seu comentário. Fico muito feliz em saber que vocês também levam lições daqui. Que sentem nosso carinho. Só tenho a agradecer. Beijos!!
ExcluirPodem ser poucas postagens, mas que faz um bem danado chegar aqui e encontrar algo assim,ah faz!!!
ResponderExcluirNão importa o que se tente passar, desde que seja a verdade. Se arriscar a escrever sobre o que se ama, respeitar opiniões, receber carinho, tudo isso faz parte do conjunto maravilhoso que é se ter um blog. Ainda mais sendo um blog literário, onde livros em sua variedade, trazem também variedade em leitores.
Adorei ler sobre estas escolhas e adorei mais ainda saber que tenho a honra de ter conhecido o blog há um tempo e poder de certa forma, contribuir.
Beijo
Com certeza você contribui muito. E já faz parte da minha rotina. Eu fico esperando por seu comentário, quando uso a palavra "empoderamento" me vem sua opinião na cabeça (solto um risinho imaginando seu olhar torto pra palavra). Acho que somos uma família, cheia de amor. Beijos!!
ExcluirOi, Bianca.
ResponderExcluirÉ muito bom quando algo, de forma positiva ou não, nos proporciona. Tudo deve ser uma loucura, mas o segredo é não deixar a peteca cair.
Oi Daiane! É um lazer que soma. Beijinhos!
ExcluirAdorei o post e me identifiquei muito com todas as "lições" que tu citou! Acho que entrar no mundo da blogosfera é difícil por todas essas questões, mas permanecer firme nele é mais complicado ainda. É preciso ter muito amor pelo que faz e respeito por quem curte e interage com o nosso trabalho. Meu blog não é nem de longe tão maravilhoso ou de sucesso quanto o teu, mas sou eu lá, em todas as postagens, e acho que isso é o que mais importa.
ResponderExcluirOi amore!
ExcluirPrimeiramente: obrigada pelas palavras. Permanecer na blogosfera é mesmo complicado, e se não existir amor, não rola.
Acho que não conheço seu blog, me deixa o link pra eu visitar?
Beijos!
Tenho muita vontade de ter um blog e ele com certeza vai muito além de só publicar coisas todo dia. Você realmente tem um grande aprendizado, se conhece melhor e descobre coisas que nem sabia sobre você mesma.
ResponderExcluirEspero muito um dia conseguir realizar esse sonho mas estou primeiro me preparando, acompanhando vários blogs e me inspirando.
Oi Luana!! O segredo é começar hahaha
ExcluirSe é seu sonho, só vai atrás e ponto final.
Claro que entre nós, blogueiros literários, não existe todo aquele glamour KKK mas em compensação a troca de experiências; a descoberta de novos livros; acaba se tornando nossa preiciosidade.
Quando começar, não esqueça de contar para que possamos visitar ok?
Beijos sua linda, e boa sorte!
Oi Bianca.
ResponderExcluirQue bom que você tirou boas lições por causa do blog. Estamos sempre aprendendo com as nossas experiências.
Eu entendo essa sua vontade de querer agradar a todos rs Eu também era assim, até perceber que por mais gentil que você seja, ajude os outros e tenho boa vontade, muitos te criticarão com algum fundamento ou não rs
Beijos
Oi Pamela!!! Críticas virão, essa é a única certeza que temos rsrs. O importante é saber lidar com tudo, coisa que se aprende com o tempo rs.
ExcluirBeijos ♥
Adotei tudooo. E concordo com você, quando começamos a escrever para outras pessoas fazemos de tudo para melhorar nossa forma de nos expressar. Eu tambem não acreditava em amizade virtual, e hoje tenho os melhores amigos do mundo. E são virtuais ❤❤
ResponderExcluirOi amore!!! Ahhh eu poderei fazer um post só de amigos virtuais. São as melhores pessoas e olha que eu duvidava que esse laço pudesse existir.
ExcluirUm beijão
Oi, Bia!
ResponderExcluirAmei seu texto! Realmente eu aprendi muita coisa na blogosfera, principalmente amizades e você é uma delas que amo de paixão. Um dia vamos sentar numa mesa e conversar horrores.
Sobre não gostarem de você, eu tenho certeza que tenho alguns haters por aí hahahaha
Beijos
Balaio de Babados
Lu!!!!! Muito obrigada ❤️ Você é uma das blogueirinhas que moram no meu coração. Me inspiro muito em ti, amo seu cantinho, amo você, enfim, esses laços são maravilhosos.
ExcluirBiia sua linda!
ResponderExcluirMto bacana vc trazer este POST, eu amei!!
Estava esses dias lá no IG flando exatamente de números .... Algumas pessoas ainda se preocupam com isso ne... Poderiam deixar isso de lado e aprender a valorizar mais as amizades isso sim...
Bjs!!!
Oi lindeza! Fico feliz que tenha gostado. E eu vi seu post, fiquei sabendo há pouco tempo que existe pessoas que começam a te seguir, super interagem e de repente param. Tudo isso para acrescentar números.
ExcluirUma grande babaquice. Ainda bem que existem pessoas como você, que valoriza seguidores e não os números.
Beijos
Oi, Bianca! Tudo bem?
ResponderExcluirÉ a minha primeira vez aqui no seu blog e foi maravilhoso já estar dando de cara com este post, porque é interessante ver o que outra blogueira (ainda não me considero uma, mas tudo bem) aprendeu com o blog, porque como você disse, nos ensina muita coisa.
Concordo plenamente com você em tudo, minha forma de escrever melhorou muito (preciso melhorar ainda mais), mas melhorou e isso ajudou na minha vida pessoal também. Preciso confessar que nunca recebi muita coisa negativa, a não ser em um post que eu fiz e nem foi no blog não, me mandaram direct mesmo no instagram e tudo mais. Mesmo que tenha sido meio impactante no início, eu sabia que muitos não iriam gostar do post e nem se importariam de entender. Não tinha como ficar brigando com a pessoa de volta, então tentei levar na esportiva e isso foi algo que o blog me trouxe porque, antes, eu não levaria numa boa.
Acho que não tenho pessoas que não gostam de mim, até por não me conhecerem e por o blog não ter tanta visibilidade, mas talvez tenha e fazer o que, não é? Tento sempre por na minha mente que estou criando um conteúdo e terei um público que vai gostar e outro não. É normal.
Enfim, adorei mesmo o seu post porque ele é bem verdadeiro. Compartilhar essas coisas que parecem simples, mas não são é bom para outros blogueiros verem que aquilo pode ser comum para ele também. Parabéns pelo post!
Beijos,
Magia é Sonhar
Oi amore! Seja bem-vinda, espero que volte sempre.
ExcluirEu acho que você é blogueira sim hahaha até compartilha de lições valiosas do meio. Fico feliz que tenha gostado do post e se identificado com algumas lições.
Acho que a maior negativa por assim dizer que vivenciei, foi na campanha mulheres empoderadas. Muitos "homens" ficaram doídos pelo fato de uma campanha a favor do feminismo ocorrer num veículo até então, destinado a livros.
Vou conhecer o seu cantinho.
Beijos
Bacana os pontos levantados, imagino o quão difícil é lidar com as ofensas e negativas de algumas pessoas,que bom que não se deixou abater por isso. Tudo tem seu lado bom e ruim, o negócio é saber levar de uma forma positiva, dai dá certo!! Adoro as postagens do blog e desde que conheci o Pausa, não deixo mais de seguir!!
ResponderExcluirOi sua linda!! Muito obrigada, é encorajador ler um comentário como o seu. Espero que nós continuemos a criar conteúdos que te mantenham aqui pertinho, passando todo esse amor pra gente.
ExcluirBeijos
Oi, Bia!
ResponderExcluirAcabei de me mudar e estou exausta, e ainda nem organizamos tudo, mas aos poucos - passos de tartaruga - estamos conseguindo...
Quanto ao post, amei! Eu sou leitora, sempre estou visitando blogs que curto, mas sempre imaginei o tamanho da coragem das pessoas em se tornar blogueiro, toda a exposição que isso provoca... Por isso eu admiro os blogueiros, assim como admiro o amor que eles dedicam - a maioria deles pois sim, dá pra perceber quando algo não é feito com amor e carinho... - e dá pra ver que há esse amor aqui no Pausa, espero que vocês nunca percam isso.
Abraços!
Oi sua linda!
ExcluirPois é, mudanças literalmente mudam tudo. Eu ainda estou em fase de mudança, então entendo bem o tal do passo de tartaruga. Claro que vai conseguir! Logo tudo se ajeita.
Fico super feliz que tenha curtido o post, e mais feliz ainda por ver que você sente esse amor que dispomos aqui. Eu acho que nunca irá se perder, é recíproco né? Nós fazemos o post com amor, e vocês retribuem trazendo mais amor.
Um abraço bem apertado.
Oi, Bia!!
ResponderExcluirAdorei a ler sobre suas lições enquanto blogueira. Curti muito a sua postagens é ótimo ter um lugarzinho para visitamos onde tenho certeza que vou encontrar postagens que me identifico e estou aqui falando dos blogs que costumo sempre visitar como PPP que sinceramente adoro!!
Bjoss
Oi Marta!!
ExcluirAhh meu sorriso está maior que o do gato da Alice. Obrigada ♥
Beijos
Bianca, é mesmo assim. Cada aprendizado e crescimento que teve com o blog é sinal de que deu muito certo. Tenho certeza que cada um desses itens também influencia em sua vida fora da blogosfera. Admirava seu trabalho por aqui sem saber de cada passo que deu com o blog e de tudo o que aprendeu, mudou e aperfeiçoou nessa jornada.
ResponderExcluirOi Evandro!
ExcluirAhh com certeza. O blog me ajudou na vida entende?
Beijinhos
Sobre aquilo que você falou da sua escrita não ser mais a mesma isso é comum até porque com o tempo você vai aperfeiçoando ela por meio de trabalhos e projetos Então isso é uma coisa boa se você parar para perceber
ResponderExcluirOi Carolina!! Com certeza é um dos pontos mais positivos.
ExcluirBeijos
Bia!
ResponderExcluirÉ muito aprendizado bom mesmo que temos no decorrer da carreira bloguistica.
Tanta coisa que aos poucos nem percebemos, acabamos melhorando e sempre buscando uma melhoria maior.
Adorei todo seu aprendizado e espero que aprenda mais e mais.
Bom domingo e mês de julho!
“Não sei o que fazer do que vivi, tenho medo dessa desorganização profunda. “ (Clarice Lispector)
cheirinhos
Rudy
oi Rudy!!!
ExcluirRealmente a gente nunca para por ai. Para cada aprendizado, vem os aperfeiçoamentos, e quando nos damos conta, estamos aprendendo ainda mais coisas.
Um grande beijo!
Ola!
ResponderExcluirQue fofa! Amo sempre seu post onde você fala muito sobre temas bem interessante e conta sua experiência no mundo do blog e de outras coisas. Adorei bastante e realmente você tem razão em ser só mesmo e não ser outro alguém que não é. Parabéns e foi uma ótimas dicas para mim.
Meu blog:
Tempos Literários
Oi Lily!!
ExcluirObrigada ♥ fico muito feliz que tenha gostado do post, que aprove os meus conteúdos e mais feliz ainda que eu tenha levado dicas para você.
Beijos
Oi Bia, tudo bem?
ResponderExcluirQue bom que está conseguindo se organizar e estar presente novamente no blog!
É muito bom poder dedicar um tempo àquilo que tanto gostamos.
Sobre o post de hoje, as coisas que aprendeu com o blog, foi muito bom ler e saber disso tudo, especialmente para quem está nos pequenos passos de formiga e começando o seu cantinho, como eu!
É importante saber de blogueiros mais experientes aquilo pelo que passaram e aprenderam, as experiências que viveram e como se moldaram com elas.
Adorei, como sempre, esse o teu post!
Beijos
http://espiraldelivros.blogspot.com/
oi sua linda, tudo bem e você?
ExcluirÉ maravilhoso poder fazer aquilo que nos faz bem, e eu nem sei explicar o quanto blogar me faz um bem danado.
Fico super feliz que tenha gostado do post, e que ele ainda lhe tenha sido útil enquanto blogueira. Estamos sempre em construção.
Beijão!