Menu em imagem

Image Map

19 maio 2018

{Resenha} ~ O Bairro da Cripta - As Exéquias - Série O Bairro da Cripta #3 - M R Terci

Oi  gente linda do meu coração! Como estão? 

Eu tenho uma admiração imensa pelo trabalho do escritor M R Terci. "O Bairro da Cripta" trata-se de uma série de contos de horror, que se passam numa cidade fictícia denominada Tebraria, especificamente no Bairro da Cripta.


Título: O Bairro da Cripta: As Exéquias - O Bairro da Cripta #3
Autor: M R Terci
Editora: LP Books
Páginas: 290 
Avaliação:  
Onde Comprar? A série será republicada em breve, conforme informações contidas no site do autor. 

O primeiro tomo, As Elegias, foi meu primeiro contato com a escrita do autor. Foi a partir dele que nasceu toda essa admiração.

Sinto necessidade em fazer esse feedback para que vocês possam compreender o que é a série. A pegada aqui é um horror mais clássico, daqueles que instigam, a moda antiga entendem? O autor tem uma capacidade incrível em fazer com que o leitor se envolva, e muitas vezes ele joga a dúvida no ar: será que realmente temos uma história assustadora, ou tudo não passa de fruto da nossa imaginação?
"Estamos sós. No escuro com monstros."
São contos de qualidade, tanto em se tratando de desenvolvimento do enredo (sempre com muita coerência, originalidade e sem pontas soltas); quanto em se tratando de escrita. Quando pego um livro do autor para ler, já sei que serei agraciada com um vocabulário rico, uma linguagem tão gostosa de ser lida que até me remete à poesia.
"As partidas, sempre dolorosas, são escritas na dor das lágrimas. Ora pintam bilhetes, ora orvalham lápides."
Mas tudo isso, a maioria das pessoas que leem minhas resenhas já sabem né? Vamos falar sobre o livro!!

Eu desejo edições caprichadas para as obras do autor. É impossível não começar falando isso. A Editora tentou sim fazer uma edição legal, mas o conteúdo da obra merece muito mais e ponto final. Com a divulgação que a série será republicada, por uma nova editora, fico feliz e com a esperança das obras ganharem o aspecto físico que merecem. 

No terceiro tomo, retornamos à cidade de Tebraria ainda mais familiarizados com a ambientação. Quando você inicia a série, o primeiro sentimento (talvez pelo fato de eu nunca ter me deparado, naquela época, com um horror tão original e culto); é o de que não iremos nos conectar. Mas a medida que se passam os contos, é como se nossa alma fosse sugada pela Cripta, pois é impossível não se conectar.
"Tudo começou com sangue e com sangue terminou."
Esse retorno nos permite reencontrarmos com locais já conhecidos e personagens já estimados. E para aqueles que já leem os demais livros do autor, temos personagens de outras obras do universo Terci.

Mesmo em se tratando de um "reencontro", tudo funciona como uma viagem: o local é o mesmo, as pessoas por muitas vezes também, mas a cada ida ao local, temos a chance de conhecer novas histórias e novos segredos de personagens já conhecidos.

Essa é a melhor parte. Ambiente conhecido, porém com novas histórias, novas surpresas. 

São contos que tem início, meio e fim. É válido em um conto o encerrarmos saciados, e isso acontece com todos os livros já publicados da série. 

Cada conto em si é único. Não sei se por estar mais habituada à escrita do autor, me senti ainda mais confortável. É um livro que mesmo sendo de um gênero que remete ao medo, traz um sentimento agradável àqueles que apreciam um bom livro; por ser tão poético e tão envolvente.

É complicado falar sobre cada conto especificamente. É ainda mais difícil apontar o favorito. A qualidade se mantém do início ao fim.

Posso contar que "A Aparição" foi o conto que mais me prendeu e me manteve alerta. Traz dados reais sobre a mortalidade, Terci mesmo usando da ficção, acaba passando para o leitor uma visão de como era a morte no século XIX.

"O Fruto" é com toda certeza o que mais me provocou medo. Com uma pegada sobrenatural, regrada às maldades da própria humanidade, a história faz com que o coração se acelere.

Os contos são rápidos, mas mesmo assim todos os elementos que resultam em uma ótima história estão ali: envolvimento e suspense bem elaborado. A criatividade é o ponto alto. São contos que prendem, instigam e surpreende. 

É um livro de horror, porém a fantasia mesmo que sombria é fascinante. O conto "A Anomalia" é o que mais retrata essa fantasia.  Traz um circo com criaturas exóticas, verdadeiras aberrações. E eu desejaria muito que o autor trabalhasse mais ainda nesse circo, quem sabe o levando para outros lugares? Ou ainda nos presenteando com a história de todos os personagens? 
"O convite estava aberto a todos os moradores. Aos vivos e aos mortos."
"Supernova" e "Tinha uns olhos da cor da tempestade" são os meus queridinhos (não ouso dizer favoritos). Já li e reli várias vezes e não consigo não me encantar a cada releitura. O primeiro traz um personagem de Os Santos de Colditz, e o segundo... bem, o segundo também traz um criatura presente em muitas outras fantasias do autor, a minha criatura predileta das histórias de horror do autor.

Recomendo muito a série como um todo. Se ainda não conhece, precisa conhecer. Minha resenha está cheia de paixão pelo fato de eu realmente amar toda esse mundo criado por M R Terci.

Resultado de imagem para o bairro da cripta

Gostaram da resenha? Conhecem o trabalho do autor? Espero que não tenha sido tão repetitiva para falar sobre a obra e o criador.

Lembrando que está no forno, quase saindo, a publicação do livro Os Imperiais de Gran Abuelo pela Editora Pandorga. 

Beijos amorinhos, até mais!!


11 comentários:

  1. Oi, Bianca.

    De uma visão ampla, é nítido que o autor conseguiu apresentar contos compostos com profundidade, em meio àqueles cenários assustadores.

    ResponderExcluir
  2. Gosto de livros de contos, ainda mais quando são bem elaborados como no caso desse livro. O gênero terror/suspense é meu favorito, não conhecia o autor mas já fiquei com vontade de conhecer sua obra!!

    ResponderExcluir
  3. Sou apaixonada por contos, ainda mais quando eles chegam assim, nesse formato de "coisa antiga"..rs Onde o terror não estava somente nos sustos e afins, mas sim, na capacidade do autor ou autora de jogar o leitor dentro do enredo.
    E mesmo não conhecendo ainda o trabalho do autor, é nítido pelo que li acima, que todos os contos do livro tem esse poder de questionar o leitor. De colocar em dúvida nossa sanidade.
    Adoro!rs
    E claro que se puder, quero muito poder conferir.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia o autor nem suas obras. Eu simplesmente adoro contos e essa atmosfera de horror, quando bem escritas, me fascina muito. Essa característica do autor em ser original e fechar bem suas estórias, sem deixar aquelas incômodas pontas só faz ganhar pontos comigo. Tomara que as novas edições sejam justas com a qualidade da obra.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bianca!
    Não conheço o autor e nem seus livros. Como você disse é tão bom quando compramos um livro com diagramação fácil de ler, com imagens, capa, enfim que faz jus ao autor, a história.
    Espero ter o prazer de ler os contos.
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Bia sua linda!
    Eu não conhecia o autora ainda, estou aqui me perguntando ainda o pq mas td bem... rsrs
    Eu tô é babando nesse livro, agora vou dar uma espiadinha nos outros liros pq eu já qro né... Amei essa capa tbm.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Oi Bianca,

    Sabe, eu já tentei ler contos e não funcionou comigo.
    Acho que eu poderia tentar novamente, mas precisaria ser algo mais leve, porque terror realmente me amedronta muito.
    Gostei muito do fato de o vocabulário ser rico, além de outros elogios que me deixaram interessada na obra, mas confesso que o gênero (terror) é um balde de água fria pra mim.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Bianca!
    Eu amo contos, mas confesso que não curto histórias de horror, mas concordo com você, é sempre válido em um conto o encerrarmos saciados, o que as vezes não acontece...
    Enfim, desejo ao M R Terci todo o sucesso com a nova publicação da série.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, Bia
    Apesar de gostar de contos, confesso que não conhecia esses em específicos até pelo fato de retratar histórias assustadoras, que não são muito meu forte, mas você falou com tanta propriedade dessa obra, que até arriscaria ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. An-nyong-se-ha-yo!

    Eita, eu não conhecia nem o autor nem sua obra, mas já tenho que falar que parece ser uma delicinha de livro. Terror clássico é só amor <3
    Vou acompanhar sua republicação para poder comprar logo mais.

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  11. Já gostei do livro, por motivos de ser um terror clássico e, para melhorar tudo, com vocabulário rico(o que me deixou ainda mais animada para ler!). Bem o meu tipo de livro!!! E o fato de ser uma série, com muitos contos, me deixa mais feliz, já que são livros tão bons! Com certeza lerei!!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e pelo carinho! <3
Deixe sua opinião sobre o post e também um pouquinho de amor!

© PAUSA PARA PITACOS - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: RENATA MASSA | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo