Menu em imagem

Image Map

19 janeiro 2018

{Resenha} ~ Ecos - Pam Muñoz Ryan ~

Oi oi,  seus lindos!
Tudo bem por aí?
Por aqui, muito sono, cansaço e dores nas costas, mas cheia de disposição para falar sobre o livro que eu vim resenhar hoje.

No ano passado a Bia e eu criamos um grupo de leitura chamado Rouge Literário. Este grupo lindo, com nome inspirado no ritmo Ragatanga, tem como objetivo o compartilhamento de novas experiências literárias, e neste ano, mudamos um bocadinho nossa proposta. A cada mês uma das integrantes irá propor um tema, e aí escolheremos um daqueles livros que estão encalhados na estante e que tenha algo a ver com o tema sugerido. O tema escolhido para janeiro foi os quatro elementos da natureza, e para cumprir o desafio, escolhi dar continuidade a uma leitura que andava meio parada e que merecia um propósito maior para que eu pudesse dar continuidade. A capa tem super a ver com o tema, por isso, minha escolha foi Ecos, da autora Pam Muñoz Ryan.

Leitura concluída, é hora de bater papo sobre esse livro maravilindo e amorzinho.


Skoob
Quando li? Janeiro, 2018.
Título: Ecos
Autor(a): Pam Muños Ryan
Editora: Darkside Books
Páginas: 368
Avaliação: 
Onde comprar? Amazon | Americanas | Saraiva | Submarino

Queria começar essa resenha fazendo uma pergunta... A música pode curar? Pode salvar?
Para mim, a resposta é sim. Sim, ela pode. E após ler Ecos, essa questão ficou ainda mais clara em minha mente e em meu coração.

Tudo começa quando Otto se perde em uma floresta fechada e assustadora. Ele estava brincando com os amigos, e quando foi se esconder, acabou se afastando demais, e depois de muito andar, o garoto se vê em uma clareira afastada, um lugar destoante do resto daquela floresta assustadora. Essa tal clareira lhe trouxe um pouco de sossego e aconchego, por isso ele resolve que irá esperar ali até ser encontrado.

Nessa tal clareira, Otto encontra três princesas amaldiçoadas que lhe pedem ajuda, pois elas precisam de alguém bondoso o bastante para acreditar em sua história, e assim, ajuda-las a se verem livres da tal maldição. E é aí que toda a magia embalada pela música começa.

"Seu destino ainda não está selado. Até na mais sombria noite. Uma estrela brilhará, um sino soará. Um caminho será revelado."

Ecos tem três contos. O primeiro deles conta a história de Friedrich, um garoto especial que tem a música correndo pelas veias. Seu sonho é ser maestro, e sempre que ouve algum som que lhe remete à música, ele pega sua batuta imaginária e começa a reger como se fosse um maestro de verdade. É claro que naquele tempo ele era tido como maluco, e para ajudar, ele tinha uma particularidade que fazia com que ele chamasse ainda mais atenção: uma mancha de nascença que ocupava boa parte de seu rosto. Ele é filho de um músico talentoso que se vê em maus lençóis quando, em plena Alemanha de Hitler, resolve dizer umas verdades que não deveriam ser ditas, pois eram punidas até mesmo com a morte. A música une aquela família, mas essa canção está cada vez mais distante e baixinha, pois o pai de Friedrich encontra-se em um campo de concentração, Friedrich é considerado um anormal, e seu tio também está prestes a ser pego por fazer parte dessa família de desertores. Será que eles irão sobreviver?


No segundo conto embarcamos para os Estados Unidos, onde conheceremos dois irmãos extremamente unidos que se encontram em um orfanato em busca de um lar feliz. Eles foram criados pela avó, uma professora de piano otimista que lhes ensinou a tocar e a ver o lado bom da vida. Eles precisam ser adotados o quanto antes, pois a diretora do orfanato quer mandar o mais novo para o orfanato estadual e fazer com que o mais velho trabalhe em fazendas, mesmo ele ainda não tendo idade para tanto. Michael e Franklin finalmente são adotados, mas no fim, as coisas não são bem como eles esperavam. Sua nova mãe os adota apenas para cumprir uma exigência do testamento pai falecido, e a intenção é reverter o processo assim que determinado período passar. Michael, temendo que seu irmãozinho seja mandado para o orfanato estadual, faz uma apelo à moça que o adotou. Ele pede para que ela fique com Franklin, e ele, irá dar um jeitinho de seguir sua vida. Ele pretende participar de um concurso de música, e caso seja selecionado, o grupo para o qual ele ingressará irá lhe dar um abrigo até que ele tenha idade suficiente para se virar sozinho. Será que a tal amargurada moça irá aceitar a proposta de Michael? E ele irá passar no tal concurso de música? Que fim esses talentosos irmãos terão?


Nossa viagem continua e nos leva a Califórnia, local onde a terceira protagonista vive. Ivy é uma garota sonhadora que vive se mudando de cidade por conta do trabalho de seu papa, e já no comecinho do conto, ela se muda para uma fazenda onde ela irá perceber que uma guerra pode ferir pessoas de várias maneiras diferentes. Seus pais foram contratados para cuidar da fazenda de uma família de japoneses que foram levados para campos de concentração por, segundo o governo, poderem fornecer algum tipo de ajuda para os inimigos. Ivy tem seu primeiro contato com o preconceito gerado pela guerra, mas depois acaba sofrendo-o na própria pele, pois é uma descendente de mexicanos. Nem mesmo o fato de ter um irmão na guerra, lutando pela pátria, a deixa fora de todas as humilhações que os estrangeiros sofreram na época. Mas seu dom irá ajuda-la a enfrentar tudo aquilo de cabeça erguida, lhe dará as forças necessárias para continuar a trilhar seu caminho na música. Mas uma certa carta pode mudar a sua vida por completo. Para o bem ou para o mal?


Quais as semelhanças de todos os contos?
Em todos eles temos crianças apaixonadas por música, que têm dons maravilhosos e que estão com problemas. Todas estão com suas vidas em risco. E todas têm uma gaita especial.


Essa gaita tem um som diferente, mais doce, afinado e envolvente do que o normal. Sempre que é tocada, o sentimento de paz e conforto toma conta dos corações de quem ouve, e esse timbre especial não é fruto somente do talento dessas crianças. O som vem da alma das três princesas que mencionei logo no início dessa resenha. A profecia da maldição diz que para que elas sejam libertadas, elas precisam sair da floresta e salvar uma vida. A maneira que Otto encontra de tira-las dali é usar sua gaita como transporte, e essa gaita de alguma forma chega às mãos de Friedrich, de Michael e de Ivy. Ela muda suas vidas, dá leveza aos seus dias... mas será que as salva? As princesas são libertadas?

Cá temos uma fábula linda, doce, envolvente e que nos ensina muito. Mesmo sendo uma fábula, esse livro tem uma carga emocional muito grande, pois todos os personagens passam por verdadeiras provações, e a gente se pega sofrendo junto, tendo os mesmos receios e medos. Apesar de ter demorado muito para conseguir engatar a leitura - e não, o problema não é o livro, o problema sou eu -, quando engatou, eu não consegui mais largar! Eu fiquei extremamente ansiosa para saber qual seria o desenrolar de tudo aquilo, e o mais surpreendente é que a gente não tem lá muita ideia de qual vai ser o final feliz de cada um, e quando finalmente sabemos o que acontece, o coração transborda, a emoção toma conta, se aflora.

Quando eu soube do que se tratava o livro, tive um bocado de receio, pois tendo a guerra como pano de fundo, imaginei que seria um livro sofrido, com histórias tristes que deixariam essa minha fase ruim de leitura ainda pior. É um tema que eu adoro, os livros que li até hoje relacionados a ele estão na minha lista de preferidos da vida, mas eu não estava numa vibe boa para enfrentar os sofrimentos de uma guerra. Mas fui positivamente surpreendida. Mesmo tendo uma guerra como uma das protagonistas, a trama é leve, singela, delicada e sensível. Os problemas dos personagens são expostos de forma clara, fazendo com que a gente se envolva por completo, ou seja, a gente sofre com cada um deles, mas nem por isso o livro é pesado e triste, pelo contrário. Ele traz uma mensagem enorme de esperança, mostra o quão importante é acreditar e lutar pelos seus ideais.

Ecos é, sem dúvidas, o tipo de livro que todo mundo deveria ler - todo mundo MESMO! Crianças, adolescentes, adultos, idosos... não há uma idade específica para ele. Há somente amor transbordando a cada página.

Foto by Nathalia Barbosa - Nathalia Barbosa - Livros e aventuras

Não posso deixar de falar edição, é claro!
Eu me tornei uma colecionadora dos livros da Darkside não é à toa. Eles sabem como nos encantar com as edições mais lindas de todos os tempos. Capa dura, verniz localizado, cores florescentes e vivas, páginas laranjadas, arte linda nas folhas de guarda e no início de cada capítulo e de cada novo conto. Lindo de morrer, apenas. Quando a editora "nasceu", a gente encontrava alguns errinhos de digitação ou concordância, mas faz tempo que não me deparo com nenhum deles por aí. Isso, sem dúvidas, deixou a edição ainda mais linda! Queria eu mesma fazer umas fotos bem lindas do livro para mostra-lo para vocês, mas ainda estou sem condições de fazê-lo. Assim que tudo estiver ajeitadinho lá em casa, mostro-o em detalhes, combinado?

A Bia de vez em quando coloca uns selinhos nas resenhas, né... bem, eu vou fazer diferente: vou colocar um gif ilustrando a minha reação ao terminar de ler o livro! Hahahah


Por hoje é só, pessoal!
Hoje tivemos uma resenha fora dos padrões aqui do blog, cheia de gifs para dar uma animada no seu fim de semana. Me conta aí nos comentários o que acharam da ideia de gifs compondo resenhas, e claro, me fale aí o que achou da premissa do livro!


Beijos, 

35 comentários:

  1. Li a resenha olhando ali na estante o meu exemplar de Ecos! Que livro mais lindo!!! Quando o recebi fiquei admirada com as cores e a beleza da capa, da diagramação, de tudo.
    O detalhe da fitinha.
    Eu admiro demais o trabalho e o cuidado da DarkSide com seus livros. As capas duras, cores...também sou uma fã assumida da Editora!
    E não vejo a hora de poder ler o meu livro e ficar assim, toda derretida, pela história!
    rsrs
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu espero que fique tão derretida quanto eu fiquei, viu! Esse livro é muuuuito amorzinho! <3

      Beijocas

      Excluir
  2. Também pensava que por ter a guerra como pano de fundo essa séria uma história bem sofrida e nem sempre eu tô pra esse tipo de história, mas pelo que li na resenha, é uma história sofrida sim mas tratada de forma delicada e que gera esperança, assim fiquei até um pouco animada pra conhecer o livro. A edição parece estar mesmo primorosa e eu curti muito a resenha ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por vc ter curtido a resenha, Lili!
      Espero que tenha a oportunidade de ler o livro e que se apaixone por ele assim como eu me apaixonei!

      Beijocas

      Excluir
  3. Oi Fabi!!
    Ecos já se encontra nos meus desejados aguardando uma oportunidade...
    Amo de paixão contos, tenho lido mtos ultimamente, e não vejo a hora de ler esse...
    Capa linda e pelo que venho acompanhando o enredo tbm!
    Bjs!!!


    PS: Amei as animações!
    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que delícia saber que gostou das animações, Aline!
      E mais delicioso ainda saber que Ecos se encontra em sua lista de desejados. Eu se fosse vc correria para lê-lo, pois ele é lindo de morrer!

      Beijocas

      Excluir
  4. Oooi, primeiramente que capa linda <3
    Amo livros em que se tem música, sou apaixonada.
    Fiquei super curiosa para saber se Michael irá passar no concurso de música, parece ser um livro maravilhoso e muito emocionante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é realmente super emocionante, Lynn!
      E a capa é um show, né? Apaixonadaaaa!

      Beijocas

      Excluir
  5. Oi, Fabíola.

    São fábulas encantadoras, né? Dá pra sentir isso, toda essa magia transmitida...

    Três crianças/jovens que vivem em uma época que está passando por um momento difícil, fatídico e triste, que é a Segunda Guerra Mundial, mas que vêem que suas vidas podem mudar através de algo que têm em comum: a música.

    Fico imaginando se em algum momento o destino deles vão se entrelaçar. Com seus dons musicais eles poderiam mudar o mundo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu bem queria contar mais sobre o livro e responder sua dúvida, Dai, mas é melhor eu deixar o suspense para que vc leia essa lindeza, rs!
      Uma coisa eu garanto: vc não vai se arrepender!

      Beijocas

      Excluir
  6. Esse livro é a coisa mais linda, tanto a edição, que para mim é uma fas mais belas e a história!! Não tem como não se apaixonar pelos personagens, o fato da música ser o centro de tudo que me chamou a atenção, pois adoro música!! E no final todas as histórias se interligam, o que dá um desfecho incrível. Quem não leu, leia, pois é muito bom!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí, Ka! Me ajuda a fazer campanha para o mundo inteirinho lê-lo!
      É muito amor reunido num livro, né? Coisa linda!!!

      Beijocas

      Excluir
  7. Olá!!
    Gosto bastante dos livros da DarkSide, eles sao lindos !
    Como amante de música e pianista em formação sinto que preciso ler esse livro! Parece ser mágico !!

    Quero !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mich, precisa ler mesmo! Eu tenho certeza que todo o amor que todos os personagens têm pela música irão fazer com que vc fique ainda mais apaixonada pelo instrumento!
      E parabéns! Admiro muito quem toca um instrumento musical, ainda mais piano! COisa linda!!!!

      Beijocas

      Excluir
  8. Que amor demais conferir essa resenha e confesso que GIFS!! Este livro já esta na minha lista de desejados, pois tempo que não leio contos e este parece perfeito para ler depois de um livro mais pesado. Sem falar que realmente deve ser uma edição linda ♥
    Por que nada melhor que livro, música, crianças e ensinamentos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada melhor mesmo, Mi!
      O mais legal é que mesmo sendo um livo com contos, ele não pode ser encarado como um livro de contos em si, pois tudo está interligado, né... então, ele fica ainda mais gostoso e encantador!
      Espero que possa lê-lo em breve!

      Beijocas

      Excluir
  9. Gosto muito de livros de contos, e achei legal a história destes três contos terem a música envolvida. Não costumo ler livros com histórias que tenham guerra, mas que bom que apesar de ter guerra na história deste livro, a trama é leve, singela, delicada e sensível. Que bom que a história traz uma mensagem de esperança e mostra o quão importante é acreditar e lutar pelos seus ideais.
    Sem dúvidas pretendo ler Ecos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que pretende lê-lo, Mari! Eu espero que se apaixone tanto quanto eu!


      Beijocas

      Excluir
  10. Amei a pergunta! Eu acredito muito que sim, como tantas vezes que estava triste e ouvi certa música que me deixou feliz! Amei demais esse livro, preciso ler urgente!!! O conto que mais me interessei foi o primeiro, por ocorrer na Alemanha, na época da 2ª Guerra Mundial! O melhor de todos esses contos são os personagens, que têm poderes mágicos! Eu também adorei a capa, ela é linda demais e, se eu tivesse encontrado esse livro, por acaso, teria comprado, já que é da DarkSide(eu sou muito viciada em DarkSide, MDS! Para mim, melhor editora! <3)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me abraça, Mai!
      Eu sou suuuuper viciada na Darkside também! Ô editora linda e caprichosa, meu Deeeeuuuusss! (Darkside, me patrocinaaa!)
      Esse livro é sem dúvidas um dos mais lindos de todos os tempos. Amei demais!
      Tomara que ame tanto quanto eu!
      E, realmente, a música salva em tudo quanto é momento, né?

      Beijocas

      Excluir
  11. Oi Fabi, que legal essa proposta de grupo que você criaram, eu não conhecia essa escritora lendo a sua resenha a historia do livro já me chamou bastante a atenção e sim na minha opinião a música pode curar e pode salvar. Fiquei curiosa pra sabe como a historia se desenrola já que é contada por contos lendo sua resenha o conto que eu tive mais curiosidade foi o primeiro que conta a história de Friedrich essa parte dele querer ser maestro e tal e que as pessoas achavam o maluco gostei bastante. Gostei bastante da capa achei muito linda não costumo ler contos mas esse me chamou bastante a atenção com certeza vou ler e eu amei os gifs deixa o post mais alegre e a gente fica com mais vontade de ler. Obrigada pela dica bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fê, o melhor deste livro é que apesar de ter contos separados, não é um livro de contos em si. Eles estão interligados, e seus contos só foram divididos para que pudéssemos apreciar direitinho a história de cada um dos protagonistas.
      Eu espero que possa lê-lo e que ame tanto quanto eu!

      Beijocas

      Excluir
  12. Oi Fabi!

    Quando comecei a ler pensei em fábulas, me lembrou histórias que lia na infância, e mesmo não senti tão fã de contos fiquei encantada com o livro. Primeiro porque música é algo que encantada a todos, e as premissas dos contos são bem feitas, fiquei bem curiosa para saber como eles terminam. Não esperava nada disso do livro Ecos, imaginei que seria mais de terror e me surpreendi.
    Não precisa nem falar da edição, tenho livros da Darksid e sei como são apaixonantes.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi, de terror esse livro num tem nadinha, viu! Acho que o terror que temos ao lê-lo, é terror de que ele acabe! Hahhahaa
      Espero que possa lê-lo em breve!

      Beijocas

      Excluir
  13. Oi Fabi!
    Que resenha mais linda!
    Confesso que quando Ecos foi lançado não me empolguei muito,na verdade nem procurei saber mais sobre a história,infelizmente.
    Mas nossa,não imaginava que fosse uma leitura com uma carga emocional tão grande,com 3 contos embalados por música e uma fábula tão linda!Já quero ter na minha estante junto com os outros da Dark kkkkkkkk
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Cláudio! <3
      Corre pra adquirir esse livro, menino! É uma das edições mais lindas que a Dark já lançou. E a história então... aiai!
      Só suspiros!
      Vc já perdeu tempo demais.. agora tem que recuperá-lo! Hhahaha

      Beijocas

      Excluir
  14. Eu particularmente acho que essa edição é uma das mais lindas da editora Darkside a capa a diagramação é tudo muito encantador eu a princípio não tinha entendido muito bem sobre o que era o livro Com base no que eu tinha lido no Instagram mas vendo essa sua resenha eu percebi o quão fofo e delicado é a história Acho que pelo fato do livro ser dividido por contos tornou a história mais interessante. Então a vontade imensa de ler esse livro aumenta a cada dia

    ResponderExcluir
  15. Estou doida pra ler esse livro! Eu não curto muito livros de contos, mas esses contos parecem ser tão bons, que me deixaram super interessada. Eu já fui o oposto de você, quando soube que o livro tem a guerra como pano de fundo fiquei mais interessada hahaha
    Já está na minha listinha :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi Fabiola
    Eu já li esse livro e também amei ele! Quando comprei, confesso que o que me atraiu foi a capa, eu não sabia nada da história. E o livro foi uma enorme surpresa pra mim. Eu gostei bastante de todos os contos. Eu adorei a escrita da autora e adorei aquelas crianças. Concordo que todos deveriam ler esse livro, ele é muito bom!
    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  17. Esse livro tá no topo da minha lista de desejados desde que ele lançou. Vamos começar que essa edição é linda demais e só ai já dá vontade de ler, dps fui lendo resenhas e vendo que não se tratava só de um livrineo bonito, o conteúdo era ainda melhor que a capa. Ai vem minha blogueirinha favorita e faz uma resenha dessas e eu só me apaixono ainda mais.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Que ideia maravilhosa, gostei muito. Eu obtenho o livro na estante e ainda não li, mas me deixou bastante curiosa por ele, tem uma premissas muito boa e contos incríveis.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  19. Oii! Realmente a Darkside sabe nos conquistar com essas edições. <3 Eu nem sabia sobre o que era de fato, confesso, mas ele já está na minha lista de desejados desde o lançamento, rs. Não sabia que era um livro de contos, mas por mim tudo bem, adoro contos, ainda mais quando bem escritos e parece ser o caso. Adoro fábulas e música e achei linda a premissa de uma música transformadora. Quero muito ler. <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bom?
    Gostei muito da premissa do livro, ele é bem diferente do que já li até hoje, fiquei super interessada em ler e saber o que aconteceu os os três e as princesas, mas pelo visto o livro é muito lindo, com acontecimentos que nos fazem refletir, e muita amor, gostei da idéia das crianças amarem música. E realmente a Dark Side arrasa nas edições.
    Beijos*-*

    ResponderExcluir
  21. Sinceramente achava que esse livro se tratava de uma história bem diferente. Começando pela capa que não diz muita coisa. Mas nesse bate papo deu para conhecer a obra e despertar a curiosidade para ler esse livro. Valeu!

    ResponderExcluir
  22. Fabíola!
    Gosto de livros de contos e ver que aqui eles estão interligados e trazem várias histórias diferentees para cada personagem e abordando temas como guerra, abandono, preconceito que nos mostra várias realidades diferenciadas, causa mesmo certa curiosidade em poder ler o livro.
    Edição da Darkside sempre fabulosa, né?
    Desejo um final de semana esplendoroso e um mês mais que abençoado!!
    “Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você.” (Cynthia Kersey)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA FEVEREIRO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e pelo carinho! <3
Deixe sua opinião sobre o post e também um pouquinho de amor!

© PAUSA PARA PITACOS - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: RENATA MASSA | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo