Menu em imagem

Image Map

31 agosto 2017

{Resenha} ~ Winter - Marissa Meyer ~

Ooooii  seus lindos!
Como estão?
Eu espero que estejam bem e animados. Eu estou transbordando animação, pois hoje é meu dia de de folga! Yaaay!!!! 😍

Pra começar a folguínea com o pé direito, vim para falar do último livro da série As crônicas lunares. Winter deixou saudades, assim como os livros anteriores. Ai, gente! É muito amorzinho para uma série só! Tô aqui suspirando... aiai!
Melhor eu parar de suspirar e tratar de fazer essa resenha logo, né? Né! Hihi



Quando li: Março, 2017.
Título: Winter - As crônicas lunares #4 
Autor(a):  Marissa Meyer
Editora: Rocco
Páginas: 688
Avaliação: 
Onde comprar: Amazon | Americanas | Saraiva | Submarino
Sinopse: Best-seller do New York Times, a série Crônicas Lunares conquistou os leitores com sua releitura high-tech de contos de fadas tradicionais. Depois de Cinder, Scarlet e Cress, inspirados, respectivamente, nas histórias de Cinderela, Chapeuzinho Vermelho e Rapunzel, Marissa Meyer entrega a eles o último capítulo da série, em que reconta a história de Branca de Neve com tintas distópicas. Na trama, a princesa Winter vive subjugada por sua madrasta, Levana, que inveja a sua beleza e não aprova os sentimentos da jovem pelo amigo de infância e belo guarda real Jacin. Mas Winter não é tão frágil quanto parece, e, junto com a ciborgue Cinder e seus aliados, a jovem princesa é capaz de iniciar uma revolução e vencer uma guerra que já está em andamento há muito tempo. Será que Cinder, Scarlet, Cress e Winter podem derrotar Levana e encontrar seus finais felizes?

RESENHA LIVRE DE SPOILERS DOS LIVROS ANTERIORES. LEIA SEM MEDO! 😉

Essa resenha vem com gostinho de saudade, de quero mais. Cada uma das resenhas que fiz dessa série foi sofrida - cada uma a seu modo. O sofrimento aqui se deve ao fato de que é hora de se despedir por completo desses personagens tão cativantes. É hora de dar "até breve" às heroínas mais girl power de todos os tempos. Como puderam ver, já faz um tempinho que terminei a série - li Winter em março -, e no fundo no fundo, acho que demorei tanto para resenhar todos os livros exatamente por temer essa despedida. Precisei tomar um café bem forte e respirar bem fundo pra poder começar a falar de Winter pra vocês, hahaha. 

O final de Cress foi um teste para cardíacos, minha gente. Foi cheio de reviravoltas, com muita ação e emoções pra ninguém botar defeito. Como contei para vocês, Scarlet foi levada para Luna por Levana, e após passar por maus bocados, foi entregue à Winter, a princesa louca, a fim de ser sua "mascote". Apesar de pouca, a participação de Winter no livro anterior foi extremamente decisiva, e por vezes, ficamos nos perguntando por que diabos a chamavam de "princesa louca", visto que, até então, ela não havia dado nenhum sinal sequer de loucura, pelo contrário. Ela havia sido extremamente bondosa. Lá soubemos que ela se recusa a usar o seu dom, e que a consequência disso é alucinações que a deixam a ponto do desespero. Bem, a loucura vem daí. No caso dela, a bondade e a loucura andam lado a lado, de mãos dadas.

"- Minha madrasta não é poderosa só porque as pessoas têm medo dela, ela é poderosa porque pode fazer com que as pessoas a amem quando precisa. Nós achamos que, se escolhermos fazer só o bem, somos apenas bons. Podemos fazer as pessoas felizes. Podemos oferecer tranquilidade ou alegria ou amor, e achamos que isso deve ser bom. Nós não vemos falsidade se tornando um tipo particular de crueldade."

O livro tem um ritmo acelerado e emocionante, pois já de cara acompanhamos o andamento dos planos de Cinder para tomar Luna. E seu plano é simples: conquistar o povo de Luna, contar a eles toda a verdade. Mostrar quem Levana é realmente, mostrar o que há por trás do glamour usado por ela a todo tempo. Ela o usa para apavorar o povo pobre e deslumbrar o povo rico. Fazer com que todos vejam o quão prejudicial tudo isso foi ao longo dos anos não vai ser fácil, mas Cinder tem algo a seu favor: a maioria conhece a sua história, conhece a princesa Selene. E essa é a carta que ela tem na manga: o seu passado.

"- O reinado de Levana está chegando ao fim. Eu voltei para recuperar o que é meu." 

Vamos falar um pouco mais sobre Winter. Ela é odiada pela madrasta pelo simples fato de ser linda, carismática e amada pelo povo. Seu ódio chegou ao ponto de querer destruir a beleza da enteada, e para tanto, marcou seu rosto para sempre. O que ela não esperava é que, mesmo com uma enorme cicatriz no rosto, a princesa continuava a ser linda, amada, venerada e respeitada por todos. Por essas e outras, ela a mantém reclusa no palácio, sob vigilância. Para sua alegria, Winter está sendo guardada por Jacin, um amigo querido da infância e seu grande amor. Eles se apaixonaram quando ainda eram crianças, e desde então, Jacin se dedica a cuidar de sua princesa e a manter seu amor em segredo, pois sabe que mais cedo ou mais tarde, esse amor pode ser usado contra ele e contra Winter. O amor deles é puro, cheio de respeito, carinho e devoção; é inspirador.

"- Jacin - disse, com um sorriso trêmulo. - Você deve saber. Não consigo me lembrar de uma época em que eu não amava você. Acho que essa época nunca existiu."  

Winter é a Branca de Neve, Jacin, o caçador. Em certo momento, a fim de atestar a sua lealdade, Levana desafia Jacin a matar a princesa. Desesperado, ele trama um plano elaborado, mas cheio de falhas, para tirar Winter do palácio. Ela e sua mais nova amiga, Scarlet, agora estão livres para atuar ativamente na guerra contra Levana, e ao contrário do que pensamos, a princesa não é uma mocinha indefesa que precisa ser salva. Ela luta contra seus demônios a fim de se salvar, sempre. Ela, assim como todas as outras protagonistas já conhecidas, luta incessantemente para tudo: para se salvar, para ajudar, para vencer.

"- Você precisa deixar essa forma de pensamento para trás. Somos nós contra ela, Winter. De agora em diante, preciso que você pense como alguém que quer sobreviver." 

E é o que ela faz. Ela pensa como uma sobrevivente. Age como tal. E tudo isso foi decisivo para os planos de Cinder.

A medida que seus planos vão caminhando, as dificuldades vão aparecendo. Alguém por acaso pensou que uma revolução dessa proporção seria fácil, minha gente? Pois é. Foi complicado. Sacrifício. Separação. Tensão. Aliás, a tensão é extremamente palpável aqui. Todos estão com os nervos à flor da pele, e isso é passado para o leitor, claro. Sofremos com cada perda, vibramos a cada vitória.

O príncipe Kai está à par dos planos de Cinder, e seu papel nisso tudo tem sido o de enrolar Levana a fim de dar tempo à nossa querida ciborgue. A segurança e esperança que ele tem em Cinder é tão lindo, gente! Sério. O amor entre eles é tão forte quanto a segurança e confiança que um tem no outro, e mesmo sabendo o quão arriscado tudo isso é, Kai não hesita em agir como o imperador que é. Ele coloca a segurança de seus súditos acima da própria, pois sabe que Cinder irá vencer, custe o que custar.

"Ela sentia como se estivesse jogando um daqueles jogos de estratégia de Cress. Todos os peões dela se encontravam em posição, e o ataque final estava prestes a começar."

O mais legal dessa série é o que move Cinder, o que a faz querer lutar. Ela não promove toda essa revolução por querer ser a rainha e coisa e tal; não. O que a move é o fato de querer a liberdade de todos, de querer justiça. Ela viveu presa e sob todo e qualquer tipo de injustiça, e a empatia é o que a move. É o que a faz lutar. O trono é o de menos, o principal é libertar o povo de Luna e evitar que a Terra sofra o mesmo tipo de controle que eles sofrem.

Acharam que eu não ia falar do meu crush, o capitão Thorne? Se enganaram. Não posso terminar essa resenha sem falar dele, assim como não posso deixar de falar de Cress. Ele luta bravamente, faz das tripas coração em nome da causa de Cinder. Agora, suas atitudes são altruístas e heroicas, pois ele encontrou uma causa em Cinder e um caminho iluminado e próspero em Cress. Ele não é um santo, como bem sabemos, mas depois de tudo o que ele fez aqui, talvez ele até possa ser chamado assim. Além de lutar bravamente, é nítido o quanto ele e Cinder se dão bem. Li em uma resenha que é como se eles fossem irmãos de mães diferentes, e isso fez total sentido pra mim. E, claro, não podemos nos esquecer de seu amor por Cress, sentimento este que tem sido um combustível e tanto para impulsioná-lo a seguir.

"Thorne não se afastou. Ele só passou os braços pelas costas dela, e ali estava a proteção delicada da qual ela se lembrava. A respiração dele estava tão errática quanto a dela.- Cress. - Ele disse o nome dela como uma promessa." 

Eu sei que eu tô falando pra caramba, pipows, mas a emoção tá grande por demais. Me aguentem mais um bocadinho aí! Deixem eu falar da Cress agora!
Ah, Cress... sua hackerzinha corajosa! Essa pequena moça foi fundamental para que tudo desse certo. Ela é toda medo, toda inteligência, toda dúvida, toda determinação, toda coragem. Suas fantasias, como sempre, a ajudaram muito! Seus sussurros de encorajamento deram um gás em todas as suas ações e deixou de lado o medo, possibilitou a realização de feitos extraordinários. Ela é cheia de opostos - frágil e forte, destemida e medrosa. Ela é luz, é raio, estrela e luar! Kkkkkkk... É por isso que Thorne vê nela a sua estrela guia!

E o Lobo? Bem, o Lobo passou por maus bocados também, coitado. Ele acabou sendo capturado por Levana e ela fez com que  mais mudanças genéticas fossem feitas nele, fazendo com que ele ficasse ainda mais selvagem. Mas isso não apagou o seu amor por Scarlet, não apagou o cheiro de sua alfa em sua mente, não permitiu que o seu lado humano morresse.

Agora, meio que resumidamente, queria apontar os pontos altos desse livro e da série como um todo:

  • A amizade que surgiu entre Scarlet e Winter é digna de nota. No início, parafraseando uma das resenhas que eu li, Scarlet queria queria mais que a princesa louca se exploda. Depois, ela começa a explodir tudo e todos a fim de proteger a princesa.
  • Winter e Jacin formam um casal lindo de morrer, e cá temos mais um amor puro e lindo de ver. Ambos são super importantes para a revolução, e Jacin consegue reconquistar a nossa confiança com seus feitos.
  • Toda a trama da série é permeada de detalhes dos contos originais: o sapatinho da Cinderela; o lobo mau e o chapeuzinho vermelho; as enormes tranças da Rapunzel; a Branca de Neve e o caçador, com direito a caixão de vidro e tudo.
  • O talento e genialidade de Marissa em transformar tudo isso em um conto distópico e tecnológico. Você arrasa, mulher!
Queria falar sobre a delicadeza da abordagem da autora para os problemas mentais de Winter. Ela foi sutil, mostrou o quão obscuro pode ser o universo de quem sofre com esse mal, mas deixando claro sempre que isso pode não os incapacitar totalmente, desde que haja vontade de lutar. 

Calma aí, deixa só eu falar da Iko rapidinho, pois ela merece! Ela brilhou muuuuito nesses "finalmentes", minha gente! Ela foi brilhante! E eu ainda quero ter uma Iko para chamar de melhor amiga, ô se quero! #IkoSuaLinda

E pra fechar - finalmente -, quero enaltecer a autora por ter escrito uma série tão completa, enriquecedora, divertida, emocionante, inesquecível. Como eu já mencionei diversas vezes, As crônicas lunares está, sem dúvidas, no meu hall de séries preferidas e inesquecíveis. Já estou morrendo de saudades de todos, e assim que eu conseguir comprar os livros físicos - que estão custando um rim, diga-se de passagem -, sem dúvidas eu irei relê-los. #Saudades

"Ela teve esperanças de que o incidente fosse passar despercebido. Mas deveria ter sabido. A esperança era a ferramenta do tolo."

Fim da resenha mais longa de todos os tempos! Obrigada por ler até aqui.

19 comentários:

  1. Oi Fabíola, tudo bem?
    Que resenha mais cheia de amor e animação. Sou doida para ler esta série, e com você elogiando desse jeito fica difícil controlar a curiosidade hahaha
    Pelo jeito vou gostar dos personagens e da estória como um todo. Acho muito legal essa estória de princesas mais tecnológicas. Ansiosa para conhecer.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tinha como a resenha ter menos amor e animação, Lara! E olha que eu precisei me contar e muitoooo! Hahhahaha
      Espero que possa ler e amar tanto quanto eu, viu!

      Beijocas

      Excluir
  2. Oi Fabi!
    Já conhecia a série( por meio das suas resenhas) mas ainda não tive oportunidade de começar a ler.
    O seu intusiasmo me empolgou muito, preciso conhecer esses personagens, me apaixonar por essa história e sentir o que voce está sentindo.
    Parece ser mesmo incrível! Vou ler assim que tiver chance!!
    Adorei essa resenha!! 💖
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que essa chance apareça logo, Mich! Assim vc vai ser mais uma fã da série, pois aposto que vai se apaixonar tanto quanto eu. Ou quem sabe mais! Hhahaha

      Beijocas

      Excluir
  3. Oi Fabi!
    Que bom que hoje é seu dia de folga! Aproveite muito!
    Conheci essa série há pouco e lendo suas resenhas sobre os livros, já estou muito motivada para fazer a leitura. Imagino que vou adorar e me sentir cativada pelos personagens, assim como você! Leituras assim, são imperdíveis mesmo!
    Sua resenha está linda e muito bem escrita.
    Adorei a indicação.
    Beijinhos! Tenha um feliz dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Márcia!
      Tomara que possa ler a série e se apaixonar também. Ela é realmente cativante, viciante, linda de morrer! O coração fica totalmente envolvido... é mágico!

      Beijocas

      Excluir
  4. Oi Fabi.
    Eu estou lendo o primeiro livro e agora sei porque gosta tanto dessa série, meu deus que personagens cativantes, a escrita da autora é muito gostosa e as páginas passam voando, esse livro foi cheio de aventuras hem, adorei saber que a confiança é um dos pontos altos desse livro, e o amor também, enfim estou adorando.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Marlene, que delícia saber que está lendo o primeiro livro, e melhor ainda, saber que está gostando!
      Garanto: as coisas vão ficando cada vez melhores! É tudo lindo demais, envolvente, de deixar o coração na goela! Hahahahha
      Espero que goste tanto quanto eu!

      Beijocas

      Excluir
  5. Oi,
    Como ja disse anteriormente o quanto adorei Cinder, Scarlet e Cress. Só sei que tenho que ler essa série o mais rápido possível e olha que, como já disse anteriormente, não gosto de releituras. Adorei a resenha, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não soou fã de releituras também, mas essa série mudou o meu conceito, viu! É muito amor envolvido! shIUAHsuiHAS

      Beijocas

      Excluir
  6. Oi Fabi....
    Pela forma que você escreveu as resenhas dá pra notar o quanto você amou essa série... E tudo o que você indica por aqui com tanta empolgação me deixa doida querendo ler o livro também (nesse caso a série)... Adoro releituras dos contos de fadas e essa série pelo jeito promete muitas emoções... Com certeza quero ler em breve...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa série promete, sem dúvidas, Cris! Eu garanto que ela vai conquistar seu coração e vai entrar pro hall de preferidas também, vai por mim! Hahhaha
      Espero que possa lê-la, de verdade.

      Beijocas

      Excluir
  7. Oi, Fabi!!
    Que resenha mais linda!! Nossa fiquei emocionada com esse texto lindo, pois é tão bom quando terminamos uma série ela deixa aquela saudades!! Bom espero que eu consiga comprar os meus livros da série agora na BF, pois estou toda cheia de expectativas para ler esses livros.
    Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Marta!
      Também estou torcendo pra conseguir comprá-los na BF, tô aqui de dedos cruzados para que vc possa comprar tb!
      E para que a leia e se apaixone como eu!

      Beijocas

      Excluir
  8. Resenha perfeita para a despedida dessa série Fabi *-*
    Como já comentei nas resenhas dos livros anteriores estou super animada para ler essa série, acho que vou ter que mudar a meta já planejada e colocar esses livros, que vão furar a fila sem um pingo de arrependimento haha
    Agora é a vez da Branca de neve, e seu respectivo caçador, trazerem um romance apaixonante para essa trama cheia de adrenalina e reviravoltas. Já estou shippando a Winter e o Jacin, sou romântica de carteirinha e adoro um amor puro e cheio de devoção assim ♥
    Fico feliz em saber que esse livro fecha a série com chave de ouro e deixa um gostinho de quero mais, essa distopia cientifica pelo jeito é viciante, ainda mais com os detalhes dos contos originais.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muda a ordem mesmo, Mi, pois a série merece! E eu tenho certeza que, assim como eu, vc mai emendar um livro no outro. Vai devorar cada um deles! É muita emoção envolvida, num dá pra esperar muito pra ler o próximo livro não! Hahhaha

      Beijocas

      Excluir
  9. Quero muito ler essa série gente. Triste por não poder nem tão cedo.
    O modo como vc foi resenhando os livros fez a vontade aumentar. Faz um tempo que não leio uma série pra me deixar apaixonada pelos personagens. Enfim, amei e espero poder ler os livros muito em breve.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça como eu, Alleh! Leia em PDF! shIAUhsiuHAUISHAs
      Eu odeio ler em PDF, mas não me arrependo. A série estava tão boa que nem me importei por não ser um livro físico. Agora quero tê-los em mãos para ler de novo, marcar todas as quotes amadas... aiai!

      Beijocas

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e pelo carinho! <3
Deixe sua opinião sobre o post e também um pouquinho de amor!

© PAUSA PARA PITACOS - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: RENATA MASSA | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo