Menu em imagem

Image Map

20 maio 2017

{Resenha} ~A Letra Escarlate - Nathaniel Hawthorne ~

Oi  gente!!!!

Primeira resenha para o blog, quanto nervosismo. Quero começar com o pé direito, e por isso vou falar sobre um livro clássico.

Vocês com certeza já ouviram falar do Rouge Literário. É um clube de leituras que foi criado por mim e pela Fabi. Mensalmente, escolhemos um título para leitura em conjunto. A Letra Escarlate foi o livro escolhido para o mês de março, mas eu li em abril. Pois é, estou em atraso... Mas não vamos conversar sobre minha "enrolação", vamos de resenha!


Quando li: Abril, 2017
Título: A Letra Escarlate
Autor: Nathaniel Hawthorne
Editora: Bestbolso
Páginas: 552
Avaliação:

Onde Comprar? Saraiva
Sinopse: Durante o século XVII, na comunidade puritana de Massachusetts, nos Estados Unidos, o adultério era um crime punível com a morte. Entretanto, a jovem Hester Prynne recebe uma pena considerada leve pelos habitantes de sua cidade: ela é obrigada a levar a letra “A” de adúltera bordada em suas roupas pelo restante da vida, como marca de sua desonra. Hester enfrenta a humilhação diária e luta para criar sozinha a filha ilegítima. A obra inspirou duas adaptações para o cinema, sendo a mais recente estrelada por Demi Moore. Publicado pela primeira vez em 1850, “A letra escarlate” permanece um retrato profundo e comovente das fraquezas e paixões humanas
O livro foi publicado em 1850 nos EUA. Já ganhou adaptações para os cinemas, uma em 1926 e outra em 1995; a última estrelada por Demi Moore

Particularmente, gosto de clássicos e até fiz um desafio pessoal em ler mais clássicos neste ano. Assim sendo, fiquei muito empolgada em ler um livro que tem tanto significado histórico. 

O que me deixou triste foi o fato de não encontrar uma edição física para comprar que não fosse de bolso. Vocês bem sabem que tais edições acabam sendo desconfortáveis para leitura, uma vez que as letras são demasiadamente pequenas e os espaçamentos entre parágrafos e linhas praticamente inexistentes. 

Mas, quando li a primeira página do livro, a edição já não foi um incômodo. A Letra Escarlate é um clássico que, com toda certeza, prende o leitor. 

Hester Prynne é nossa protagonista. É uma mulher que cometera um crime que, para a época, era considerado muito grave: o adultério. 

Estamos no século XVII, e nesta época, tal crime poderia ser punido até mesmo com a morte. Mas vamos analisar a situação da nossa então pecadora. 

Hester era casada, porém seu marido havia partido para uma viagem e ninguém sabia sobre seu paradeiro. Assim, ela acabou por traí-lo e desta traição nasceu a pequena Pearl

Não temos detalhes a respeito desta traição, tão pouco sobre como era o casamento de Hester. Nós a encontramos bem no dia de seu julgamento. A prova da traição era a então bebê. Hester estava presa e como sentença teria de usar a letra A, bordada em vermelho bem no peito, símbolo de ADÚLTERA, por toda sua vida.



Acreditem, sua pena fora considerada branda, uma vez que ninguém sabia ao certo se o marido da “criminosa” estava morto. 

É válido analisarmos a cultura do povo local. Estamos de frente a uma sociedade puritana, que abomina quaisquer tipo de pecado que acreditem ir contra os desígnios de Deus. 

Sororidade era uma palavra completamente desconhecida. As outras mulheres, ao saberem da punição amena de Hester, consideravam uma verdadeira afronta. 

Hester fora exposta, ridicularizada, humilhada de todas as formas possíveis perante toda a cidade. Mas, em momento algum, ela revelou o nome de seu amante. E ai ficamos com a pulga atrás da orelha: quem seria esse homem? Por que não se apresentava? Qual o motivo de Hester escondê-lo? Medo? Proteção? Amor? 

Com o fim da prisão e portando a letra em seu peito, ela decidira por continuar no vilarejo. Ficou isolada em uma cabana, juntamente com sua filha, sem amigos; sendo o símbolo vivo do pecado. Mas não pensem que estamos diante de uma protagonista dramática. Hester é forte, conseguia manter a ela e sua filha. 

Tinha o talento incrível ao manusear, com zelo, uma agulha. Tal talento estampava as vestimentas até mesmo de autoridades. 

Mesmo forte, mesmo enfrentando a situação em que se encontrava sem recorrer a fuga ou morte, ela sofria todos os dias. A letra estampada em seu peito era tida como uma verdadeira chama do inferno. E claro que Hester acreditava fielmente que seu pecado era o maior que poderia existir. 

Com o passar do tempo, Pearl cresce e torna-se uma criança linda. Sua mãe a vestia como uma verdadeira fada, mas percebemos certa peculiaridade na menina. Aliás, até mesmo Hester, por vezes, não entendia “o que era” sua pequena Pearl. 

Assim como a mãe, a garota era julgada pela sociedade como fruto do pecado; alguém que não seria digna em conviver com os cidadãos puritanos do vilarejo. 

As pessoas as ofendiam sempre que tinham oportunidade. E mesmo com todo esse sofrimento, Hester não revelava o nome de seu amante, pai de sua filha. 

É engraçado lermos uma obra escrita há tantos anos atrás que traz um tema, mesmo com as adequações para a época, tão discutido nos dias atuais. 

Os sentimentos da protagonista, vergonha, medo; a convicção em achar que aguentar as ofensas e os julgamentos é uma forma de pagar pelo erro que cometera; soaram completamente comuns à nossa realidade. Infelizmente. 

Quantas mulheres não são condenadas em ofensas e julgamentos pelo adultério? E quantos homens temos nessa posição, praticantes do mesmo “crime”? 

É uma obra que, quando vista pelo simples modo de entretenimento, nos prende por ter esse suspense em torno do pai de Pearl. E ao mesmo tempo, ficamos completamente curiosos em saber qual seria o destino de Hester e sua filha. 

Por outro lado, também tem o poder de levantar questionamentos sobre a posição da mulher perante a sociedade. Foi completamente reflexivo, pessoalmente falando. Eu considerei até mesmo aqueles vídeos compartilhados no whatsapp que mostram sempre a mulher adúltera como uma grande vilã, que merece ser exposta em praça pública. Em compensação, o parceiro, assim como o amante de Hester, sempre é preservado. O homem adúltero também. Não vou entrar em detalhes sobre essa discussão, afinal estamos numa resenha aqui. 

Voltando ao enredo, Pearl é uma criança a qual eu gostaria de acompanhar de perto seu desenvolvimento. Queria que tivesse um livro que a trouxesse como protagonista. Mesmo com toda a inocência de uma criança, Pearl se mostrou a frente de seu tempo e inconformada com sua posição, mesmo sem compreender ao certo. Hester sentia receio pela personalidade da filha, e muitas vezes a considerava como a enraização do próprio demônio. Mas como julgar a mãe que enxergava sua filha assim? Estamos falando do século XVII, onde mulheres a frente de seu tempo eram verdadeiras bruxas. 

Foi uma obra muito importante para mim, apreciei a leitura por completo, a escrita é ótima e fácil em ser compreendida. É um livro gostoso em ser lido e por incrível que pareça, mesmo com as letras pequenas, foi uma leitura bem rápida. 

Recomendadíssimo!


20 comentários:

  1. Oi Bia! Ótima resenha!
    Eu já tinha ouvido falar desta história, afinal, é um clássico da literatura. Mas eu nunca havia tido vontade de ler essa obra. Porém, após ler a sua resenha, fiquei curiosa para fazer a leitura, não só pela história em si, mas acho que principalmente pelas personagens. Adoro encontrar na literatura protagonistas fortes, mas que não escondem a sua humanidade.
    E o tema do adultério realmente ainda não é tratado como deveria nos dias atuais.
    Enfim, também tenho como meta ler mais clássicos e acho que vou adicionar esse nas minhas metas de leitura :)
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna!
      Eu também nunca senti vontade em ler a obra, até que ela foi indicada no clube de leitura. Menina, toda a fama do livro faz sentido. É muito bom e fico feliz em ter despertado sua curiosidade, pois vale muito a pena!
      Beijos

      Excluir
  2. É uma leitura bem atual né?Sua primeira resenha foi EXCELENTE <3
    Sério,eu amei.
    E o clássico é bem isso mesmo..os autores parecem videntes do que está acontecendo em nossas vidas agora.rs.tipo distopia :P

    amei :)

    beeijão
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Sim, apesar de ser um livro escrito há muito tempo, traz um tema muito atual.
      Obrigada, fico muuito feliz que tenha gostado.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Bia!
    Só li uma resenha desse livro até hoje e ela não tinha sido boa.Mesmo assim sabia que tinha algo nessa história que iria me atrair e você só me provou isso!
    Além do suspense,tem toda a questão e conflitos da sociedade da época...e parece que a história se adapta aos dias de hoje em alguns aspectos.
    Infelizmente vivemos numa sociedade onde os julgamentos contra as mulheres é cruel e injusto demais.
    Tomara que futuramente isso mude!
    Excelente resenha!
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudio!!
      Se tirássemos as punições da época, a história com toda certeza se adaptaria aos dias de hoje. O tema em si é totalmente contemporâneo.
      Isso é vergonhoso né? A posição da mulher ainda não estar de igual para igual com o do sexo oposto. Tomara que mude mesmo.
      Obrigada!
      Beijos

      Excluir
  4. A Emma Stone atua em um filme que homenageia este livro, que é A Mentira, e eu amei bastante. Tem um empoderamento feminista gigante, e é super divertido. MAs o livro em si parece super intrigante e bem, cheira a clássico pesado. ASHASUUASAS Não quero ler de imediato, mas definitivamente quero ler antes de morrer. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe!
      Eu assisti esse filme, e após a publicação da resenha, fiquei arrependida em não ter sugerido o mesmo no final, como um bônus.
      Vale a pena a leitura, não tema um bom clássico!
      Beijos

      Excluir
  5. Olá Bia. Tá nervosa pq menina? Deixa dessas coisas que vc já é querida aqui ;)
    Amei a resenha, já tinha ouvido falar desse livro mas nunca tinha lido uma resenha dele, a primeira vez que ouvi falar dele foi em um filme e dps que fui descobrir que era um livro de verdade, não livro ficcional de estória de filme. Sempre tive curiosidade de saber mais a fundo do que se tratava o livro e vc matou minha curiosidade, obrigada.
    Tenho que falar que não sou muito de ler clássicos e por isso nunca tive um interesse grande por esse, mas vc realmente me deixou com vontade de lê-lo.
    Ser edição de bolso não é muito agradável mesmo, pra mim seria uma tristeza ler pq minha vista já não é lá essas coisas, mas vai que um dia acho ele numa edição normal, nunca se sabe.
    Agora deixa esse nervosismo de lado e foco nos próximos posts.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alleh!! Muito obrigada, agora já estou mais a vontade rsrsrs.
      Fico feliz que tenha gostado da resenha, sabendo do seu problema de visão, não recomendo a edição de bolso. Talvez você encontre uma normal, ai sim, vale muito a pena conhecer o enredo.
      Beijos

      Excluir
  6. Oi Bia!!!
    Até hoje essa é a segunda resenha que leio a respeito desse clássico e não sabia de adaptação para o cinema depois quero procurar, acho que é um livro digno de ser lido e apressado aos poucos uma pena não achar muito a edição no fisico não lido muito bem com os livros de bolso acho muito pequeno rsrs.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marília!
      Falou tudo: é um livro digno de ser lido.
      Beijos

      Excluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline sua linda!!! Meu amor, sem querer apaguei seu comentário. Não sei o que fiz, mil e uma desculpas, não foi minha intenção.
      Fica tranquila que já estou falando com a Fabi, e ele vai valer para o top comentarista ok?
      Beeijos

      Excluir
  8. Oi Bianca, sua linda, tudo bem?
    Antes de mais nada, peço desculpas pela demora em vir lhe visitar, tive uma crise na coluna. Estou muito feliz em saber que não desistir do mundo literário e não poderia ter casa melhor para você fazer parte. Parabéns!!! Desejo muito sucesso nessa nova jornada. Eu ador essa história, nunca li o livro, mas já vi o filme faz muito tempo. Eu sempre fico impressionada com a forma como a mulher era tratada em qualquer sociedade e até hoje na nossa também. Confesso que não entendo da onde surgiu isso e o motivo de tanta perseguição. Como sempre adoro suas resenhas, e vou conferir o livro, tomara que seja tão bom ou até melhor que o filme.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cila!! É tão bom ter o seu recadinho ♥ Você tem um jeito especial de aquecer nossos corações. Obrigada amore.
      Eu não assisti ao filme, mas acabei pegando algumas cenas na net. Encontrei algumas diferenças imediatas em comparação com o livro. Palpito que a leitura será ainda mais prazerosa rs.
      Beijos

      Excluir
  9. Bia, adorei a resenha, adorei o livro. Fiquei reflexiva com todo o enredo e com tudo o que você disse. Fiquei curiosa também pra saber o que acontece com a Hester e a sua filha e necessito saber quem é esse pai e o que aconteceu com ele que, pelo que me pareceu, sumiu a história inteira. Enfim, você me deixou mega curiosa com a resenha, ela tá cheia de mistérios e eu amo mistérios hahaha
    Beijos linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Crissie, o amante de Hester é uma revelação muuuito bombástica. Eu tô oca até agora, pois nunca imaginaria quem fosse.
      Recomendo, acredito que irá gostar.
      Beijos

      Excluir
  10. Oi, Bia!!
    Adorei sua resenha e já estou apaixonada por essa história!! Já conhecia a história por meio de filmes e de outros livros que citam essa obra, mas ainda não tive oportunidade de ler esse clássico. Mas agora lendo sua resenha , que por sinal ficou maravilhosa, bateu uma vontade louca de procurar esse livro e começar hoje mesmo a degustar essa obra.
    Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marta!!
      Fico muuito feliz que minha resenha despertou seu interesse pela obra. Vale a pena!
      Beijos

      Excluir

Obrigada por sua visita e pelo carinho! <3
Deixe sua opinião sobre o post e também um pouquinho de amor!

© PAUSA PARA PITACOS - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: RENATA MASSA | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo