Menu em imagem

Image Map

10 setembro 2016

{Etc e tal... } ~ Cultura POP: Turma da Mônica é mais que POP! - Rebobina! LL e PPP ~

Hello, pipows!
Como estão?

Num falei que eu voltava? Uai! Promessa é dívida! Hehe
E eu voltei pra falar sobre a turminha mais amada por muitas crianças por aí... por muitos jovens... e, creio eu, por todos os marmanjos! Uma garotinha baixinha, gordinha e dentuça, que protagoniza aventuras e mais aventuras, é a "chefe" dessa turma! Sua melhor amiga, uma menininha louca por melancia e comidinhas gostosas sempre está ao seu lado quando o assunto é confusão! E por falar em confusão... um garoto com cinco fios de cabelo e que troca algumas letras, acompanhado por seu amigo sujinho e fedido, são sempre os pivôs de todas essas confusões!

E aí, já sabem de quem estou falando?
Claro que sim, né? Mas pra quem ainda não matou a charada... os protagonistas do post de hoje serão os personagens mais fofos dos quadrinhos - a Turma da Mônica!!!







































A Turma da Mônica é uma série de historinhas em quadrinhos criada por Maurício de Sousa em 1959. Inicialmente, os personagens principais eram o cãozinho Bidu - inspirado em seu cachorrinho Cuíca - e o cientista Franjinha. Daí, entre 1960 e 1963, o nosso querido cartunista teve a brilhante ideia de criar o Cebolinha e a Mônica que, depois de alguns quadrinhos, acabaram se tornando os protagonistas.

Embora a maior parte das aventuras e histórias girem em torno de Mônica, o Cebolinha e os seus amigos do Bairro do Limoeiro, o termo do título também se refere às outras famílias de personagens criados por Maurício, derivadas de outras séries como a Turma do Chico Bento meu preferido!, a Turma do Penadinho, dentre outros.








Em 2008 foi criado um spin-off baseado no estilo dos quadrinhos japoneses, intitulado Turma da Mônica Jovem, onde todos os personagens da turminha já são adolescentes. A Turma da Mônica tem gibis e outros produtos licenciados em mais de 40 países, traduzidos em 14 idiomas. É pop ou quer mais???

A princípio, quando os personagens foram criados, eles ocupavam as páginas dos jornais, onde suas personalidades foram desenvolvidas. Cebolinha passou a ser o personagem principal, substituindo o Bidu, mais personagens foram se destacando e ganhando suas séries próprias - Piteco, Astronauta, Horácio amooooo, Penadinho. No entanto, mesmo com tantos personagens bacanas, o Maurício começou a receber críticas por não ter meninas nessa turma... nisso, inspirando-se em sua filha, Mônica de Sousa, ele criou a Mônica, e seu carisma e sucesso fizeram dela a imagem da turma, a protagonista eleita pelos leitores.

Ao longo dos anos, todos os personagens foram ganhando suas próprias revistas, como Cascão (1982), Chico Bento (1987) e Magali (1989). Todos foram evoluindo assim como a Mônica, cada um deles foi conquistando os seus fãs pelo mundo a fora... e isso é algo lindo de se ver!
Até hoje vemos o quão importante a Turma da Mônica foi em nossas vidas e, principalmente, o quão importante ela ainda é. É educativa, divertida, colorida e dinâmica. Diz aí... como não amar?

Muitos dos leitores tiveram o seu primeiro contato com a leitura por meio dos gibis dessa turminha fofa. Mesmo aqueles que não gostavam de ler acabavam se entregando às peripécias de Cebolinha e Cascão pra zoar a Mônica... ficaram envolvidos por todas as aventuras e enrascadas dessas crianças que, de uma forma ou de outra, contribuíram - e ainda contribuem - para o crescimento e formação de tantas crianças e adolescentes nesse nosso mundão de Deus!

Me conte aí: qual é o seu personagem preferido? Ainda lê gibis da Turma da Mônica? Eu até tenho algumas guardadas aqui em casa... assim que eu conseguir desenterra-las (é que elas estão muito bem guardadas) eu vou mostrar pra vocês! 

Eu espero que vocês tenham gostado!
Amanhã volto com mais posts perfeitinhos da nossa coluna mara - Rebobina - pra encher o coração de vocês de alegrias e saudades. Ah! Não deixe de conferir o post lá do Lua Literária. Tá demais da conta, lindo de morrer!

Beijos!


39 comentários:

  1. Ahh quanta lindeza!! Eu amo a turma da Mônica e acho até difícil escolher meu personagem preferido. Chico Bento sempre foi o mais divertido pra mim, ria muito das histórias; também gostava do "Rolo", me sentia a adulta rsrs. Quero comprar as revistinhas da turma jovem!!
    O post ficou uma lindeza.
    Beeijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Rolo sempre me fez sentir maluca! sHUIAhsiUAHS
      E tb tô doida pra comprar as revistinhas... devem ser tudo de bom!

      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Fabi...
    Tenho que confessar que amo a turma da Mônica desde sempre!!!! Meu primeiro contato com a leitura foram realmente através desses gibis incríveis que leio sim até hoje e tenho muitos aqui em casa... Difícil escolher um personagem preferido, mas adoro as histórias do Chico e acho fofo as 'falas eladas' do Cebolinha... E como não lembrar dos filmes em VHS da Turma da Mônica que assistia e até hoje gosto de pegar esses filmes antigos e assistir pelo Youtube... São demais!!! Nunca vou deixar de amar a Turma da Mônica... Amei o post...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb adoro as falas do Cebolinha! Rs.
      Meu irmão falava como ele quando era criança e eu adorava! Quando ele aprendeu a falar direito eu fiquei tão chateada... kkkkkkkkkkk
      Turma da Mônica é amor eterno, né?

      Beijos

      Excluir
  3. Olá, Fabíola.
    Quem não ama essa turminha? Eu sou fã desde antes de começar a ler. Ficava olhando os quadrinhos e tentando adivinhar o que estava escrito. E confesso que até hoje eu amo ler um gibizinho deles e se pudesse tinha uma coleção. Só não tenho espaço hehe. Parabéns pela postagem, é um verdadeiro arquivo de informações.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria ter uma coleção também, Sil! Sinto tanta falta das minhas revistinhas! E hoje em dia é tão difícil achar daquelas antigas pra comprar... mesmo em sebos!
      E fico feliz por ter gostado do post, rs!

      Beijos

      Excluir
  4. Ah... Turma da Mônica é meu amor de infância! Você não tem ideia do quanto que eu gostava. Quando eu era menor sempre lia os gibis, via na tv quando passava e quando eu tinha oportunidade, entrava no site. Bateu até uma saudade aqui agora, esse rebobina está uma nostalgia só!
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiii que delícia ter lhe proporcionado essa saudade boa, Duda! A Turma da Mônica vai estar presente em nossas vidas para todo o sempre, amém! ahhahaha

      Beijos

      Excluir
  5. Eu aprendendo a ler ficava horas na casa de minha tia com ela fazendo as leituras dos gibis para mim, e a gente quando termnava a alfabetização ganhava dela um kit com uma revistinha de cada um : MÕnica, Cebolinha, Magali, cascão e Horácio. ahhhhhhhh, que época boa. Minha filha tem cinco anos e já é fã incondicional, especialmente dos desenhos animados, ela adora a nova versão do Monica Toy, que são desenhos minimalistas e sem fala!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que Maurício está sempre inovando, fazendo com que ele e sua turminha estejam sempre presentes nas vidas das crianças de hoje, né? Assim podemos aproveitar junto com elas! Rs

      Beijos

      Excluir
  6. Tempos que não lia.Amava o Franjinha 😍.O Maurício é um incrível cartunista.Seus gibis são muito bons, amo A turma do Penadinho ,é muito engraçado,Turma do Piteco também.Suas histórias continuam até hoje,e é do tipo que se lê um milhão de vezes mais ainda continua gostando,n ao enjoa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil falar de um só, né Simone? Também adoro o Penadinho... O Jotalhão...
      Ah, na verdade adoro todos! Rs

      Beijos

      Excluir
  7. Oi Fabi! Nossa, que saudade que me deu de acompanhar as aventuras dessa turma! O meu primeiro contato com a leitura foi através dos gibis da turma da Mônica. Eu arrastava a minha mãe para alguma banca para ver se tinha chegado algum volume novo hehehe Infelizmente, eu não leio mais essas histórias, mas o seu post me deixou morrendo de vontade de voltar a ler as histórias dessa turma. Elas fizeram parte da minha infância e eu tenho um carinho muito especial por toda a turma :)
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impossível não amor, né Anna? E impossível esquecer...
      Você começoou bem na leitura, assim como eu! Rs..

      Beijos

      Excluir
  8. AIII que saudade fa infância... fiquei encantada com o alvoroço que foi a bienal quando o mauricio de souza tava la autografando... era muita gnt vendo.... sem contar o momento que a monica apareceu... todo mundo voltou a ser criança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É impossível ser indiferente a eles, né? Coração dispara e a gente viaja imediatamente ao passado! Queria estar lá pra ver isso! T.T

      Beijos

      Excluir
  9. Meu favorito é o Horácio , acho uma fofura. Você viu que será lançado um filme com a turma da Mônica teen ?! ( turma jovem eu acho 🤔)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei sabendo não, amiga! Esse trem vai ser lindo demais se rolar mesmo! Imagina que coisa mais linda? Queroooo!!!!

      Beijos

      Excluir
  10. Que lindo! Adoro essa turminha! Eu colecionava as revistinhas e era apaixonada. Ainda gosto muito, com certeza, ainda devo ter algumas guardadas também. Revistas em quadrinhos foram o inicio do meu amor a leitura. Muito boas lembrança! Inesquecível. Obrigada! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a Mônica e sua turma são os responsáveis pela maioria dos leitores vorazes de hoje, né? Impossível encontrar alguém por aí que nunca tenha lido uma revistinha sequer!

      Beijos

      Excluir
  11. É muita emoção nessa coluna nova que eu não tô dando conta!
    O meu primeiro contato com a leitura foi com a turma da mônica, lembro que antes mesmo de aprender a ler, minha mãe lia uma historinha pra mim toda noite e de tanto ela ler, eu decorei e contava pra todo mundo só olhando pros quadrinhos hehehe
    Eu não sei o que aconteceu com os meus gibis =/ depois que cresci parei de ler e hoje não me atrai muito, mas são fofos demais e quero ler pros meus filhos um dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quero ler pros meus filhos, Crissie! E quero que eles decorem assim como vc!
      sHAUIhsuiaHsuiahs

      Beijos

      Excluir
  12. Aaaain foi os primeiros quadrinhos que li na minha vida, por isso peguei tanto gosto á leitura...Pra mim o personagem mais fofo dessa turminha eh a Magali...adoro o jeitinho dla e pra ser sinsera comilona que nem euzinha aqui.. kkk
    Adorando o Rebobina!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magali me define também, Aline!
      shIAUshuiAHsuias
      Comida é comigo mesmo!
      SHIAuhsiuahs

      Beijos

      Excluir
  13. Acho que os gibis da turma da Mônica foram um dos meus primeiros contatos com o mundo da leitura, meu pai comprava vários em sebos para mim quando era criança, mas atualmente possuo só um ou dois em casa.
    E nunca conseguiria escolher um personagem favorito, sou muito indecisa xD
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junta a indecisão com a dificuldade de escolher um só dentre tantas lindezas... fica complicado mesmo, Karina!
      sHAUIshiuAHsas

      Beijos

      Excluir
  14. Adoro a Turma da Mônica ♥
    Com toda a certeza me apaixonei por leitura com uma ajudinha do seu Maurício, que criou os personagens mais icônicos da minha infância e que até hoje me faz rir com as aventuras dessa turminha. Nunca li nada da Turma da Mônica Jovem, sei lá só acho legal eles crianças...
    Eu sempre adorei as historinhas do Chico Bento, acho que é pq ele e preguiçoso que nem eu rsrsrs, mas tbm sempre amei a Mônica por causa do seu temperamento esquentadinho igualzinho a mim (sempre quis ter um Sansão pra bater na cabeça de quem me irritasse mas só consegui realizar meu sonho depois de velha já rsrs)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só consegui ter um Sansão depois de velha tb, Alleh!
      sHAIUshiuAHsiuHAS
      E chorei litros quando ganhei o meu! Vê se pode?
      Ainda não li nada da TMJ ainda, mas morro de curiosidade. Acho que deve ser bacana ver no que deu o desenvolvimento das personalidades deles e tals... rs

      Beijos

      Excluir
  15. Nossa, sempre gostei da Turma da Mônica! Eu sempre me identifiquei com a Mônica. Baixinha, dentuça e de pavio curto, prazer, Letícia! Hahaha
    Meu primeiro contato com a leitura foi através de gibis. Mesmo sem saber ler... eu olhava as imagens e imaginava o que eles estariam falando nos balões. A partir daí, de vez em quando meu pai trazia algum gibi da Mônica ou Mickey, meus favoritos. Depois que fui desenvolvendo mais a leitura, não demorou muito pra eu começar minha mini biblioteca! Adoro incentivar meus sobrinhos a lerem. Imagina o orgulho da tia-dinda aqui, quando meu sobrinho disse que está escrevendo uma estória, baseada em heróis... a estória gira em torno das aventuras dele, seu irmão e sua prima. Tem até título, "Os Heróis do Amanhã". Muito fofoo! Muito orgulho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também ficava imaginando o que eles estavam falando e criava mil e uma historinhas!
      E eu fiquei aqui doida pra ler a historinha que seu sobrinho está criando, Leti!
      Que orgulhoooo!!!
      Beijos

      Excluir
  16. Que saudade que me deu! Eu amava as histórias da turma da Mônica, faz tanto tempo que não leio! Vou procurar alguns nos sebos que tem perto de casa, pra matar a saudade um pouquinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mata a saudade mesmo, Thuanne!
      Eu vou fazer o mesmo!
      Hahhaa

      Beijos

      Excluir
  17. eu amo a turma da mônica!
    meu personagem favorito é o mingau, seguido do bidu
    sorry humans
    até hj eu leio se bem que eu tenho que renovar meu estoque tem umas q eu já li tanto que eu pego a revista pela capa eu sei quais são as histórias que tm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, falando nos mascotes, Mingau, Monicão e Floquinho vencem em disparado! shAhsuiAHs
      Mas o mau humor do Mingau é o melhor! Rsrsr

      Beijos

      Excluir
    2. Mingau é muito fofo!!!
      e o floquinho que ninguém sabe se vai ou vem, eu tinha a revista que o cebolinha descobria a raça dele; pois ele foi criado para ser um vira-lata
      e o monicão ??? sempre atacado!! ah tb tem o porquinho do cascão (q eu esqueci o nome!)

      Excluir
  18. Isso é gosto de infância. Eu amava loucamente. Onde eu morava era muito difícil encontrar os gibis, mas na escola tinha e eu devorava. Mas quando não tinha gibis, eu procurava nos livros de português,que era certo que eu ia achar. Eu amava a Rosinha e o anjinho. Minhas personagens preferidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdadeeee! Nos nossos livros do colégio sempre tinha uma historinha em quadrinhos ou ao menos uma tirinha! Bem lembrado, Andlas!
      Na verdade, até mesmo nos meus livros do ensino médio tem! Coisa mais linda da vida! Rsrsr

      Beijos

      Excluir

Obrigada por sua visita e pelo carinho! <3
Deixe sua opinião sobre o post e também um pouquinho de amor!

© PAUSA PARA PITACOS - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: RENATA MASSA | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo