Menu em imagem

Image Map

11 agosto 2016

{Resenha } ~ Menina má - William March ~

Hey, pipow!
Como estão?

Eu disse que voltaria na terça, mas acabei não voltando nem apareci ontem, né... mas eu explico o porquê. Bem, na terça num apareci de novo pois precisei fazer umas coisinhas aqui. Quando dei por mim, já era hora de dormir! E ontem, o cansaço me venceu. Comecei um treinamento e ele foi bem puxado... quando eu cheguei em casa só queria saber de banho e cama! Rs. #QuemNunca

Tô devendo vídeo? Tô. Devo não nego, pago quando puder.
Os dois vão ao ar no fim de semana, que é quando terei tempo pra editar o que falta e para upar tudo direitinho. Paciência com a blogueira enrolada mas que os ama, tá? Hehehhe

Hoje eu trouxe uma resenha que é esperada por muitos. Confesso que vai ser beeemm complicado fazê-la, pois esse livro me deixou meio sem prumo, com direito a ressaca e tudo!


Quando li: Agosto, 2016.
Título: Menina má
Autor(a): William March
Editora: Darkside
Páginas: 261
Avaliação: 
Onde comprar? Amazon | Americanas | Submarino
Sinopse: Publicado originalmente em 1954, Menina má se transformou quase que imediatamente num estrondoso sucesso. Polêmico, violento, assustador eram alguns adjetivos comuns para descrever o último e mais conhecido romance de William March. Os críticos britânicos consideraram o livro apavorantemente bom. A história ganhou uma montagem nos palcos da Broadway e, em 1956, uma adaptação no cinema, indicada a quatro Oscars.
Rhoda, a pequena malvada do título, é uma linda garotinha de 8 anos de idade. Mas quem vê a carinha de anjo, não suspeita do que ela é capaz. Seria ela a responsável pela morte de um coleguinha da escola? A indiferença da menina faz com que sua mãe, Christine, comece a investigar sobre crimes e psicopatas. Aos poucos, Christine consegue desvendar segredos terríveis sobre sua filha e sobre seu próprio passado também.

Rhoda, uma menininha linda e angelical, que vive com sua mãe em um confortável apartamento, frequenta um dos melhores colégios da cidade, é inteligente e a frente de seu tempo. É organizada, metódica, estudiosa e educada. A filha que toda mãe e todo pai queriam ter. Mas toda essa bondade e perfeição escondem algo terrível.

Por trás de toda essa "perfeição", há uma menina egoísta, que só pensa em si mesma e naquilo que ela almeja. E ela é capaz de qualquer coisa - qualquer coisa mesmo! - para ter aquilo que quer. Dissimulada, mente friamente e sempre convence a todos com sua carinha inocente e seus trejeitos, falas e sorrisos ensaiados. Até que sua mãe começa a desconfiar de todas as suas artimanhas.

Acontece que em um piquenique na praia, organizado pela escola, o garotinho que ganhou a medalha de ouro dada àquele aluno cuja caligrafa mais havia se aperfeiçoado durante o ano letivo  - medalha essa que Rhoda almejava - morre de forma estúpida e  trágica. Ele se afogou em um lugar cujo acesso estava proibido aos alunos, e o mais impressionante foi que a medalha que ele usava desapareceu misteriosamente.

Após o comportamento frio indiferente de Rhoda, Christine, sua mãe, começou a observá-la mais de perto, começou até mesmo a fazer análises de acontecimentos do passado. Pequenas coisas que passaram despercebidas por ela até então, naquele momento, pareciam fazer um estranho e assustador sentido. Ela queria saber se sua filhinha, criada com tanto amor por ela e o marido, um pai que mesmo viajando com frequência se fazia presente dando-lhe amor e educação, seria capaz de cometer alguma atrocidade. Será?

Com a ajuda indireta de um amigo, Christine começa a pesquisar mais e mais sobre casos de serial killers do passado. Ela quer encontrar respostas daquilo que por ora é uma dúvida, mas que de acordo com suas pesquisas, pode sim acontecer. Sim, é possível que criancinhas fofas e angelicais possam cometer crimes hediondos. E, para o desespero de Christine, além de ter essa certeza, ela também descobre coisas assustadoras sobre o seu passado e sem querer acaba associando os acontecimentos atuais a esses tais fatos que envolvem ela e sua família.

Antes de começar o livro, imaginei que a leitura seria difícil, que a narrativa seria densa, mas me enganei. Apesar dos fatos pesados e alarmantes, a leitura é fluida e te prende de forma absurda. Os fatos são apresentados de forma nua e crua, fazendo com que fiquem ainda mais impactantes, ainda mais por envolver uma criança - mesmo que a tal criança seja Rhoda, uma guria que não conseguiu me enganar com seus olhinhos cor de mel e suas tranças do  mesmo tom. É como se todos os seus gestos tivessem algo de... sei lá... - demoníaco! - por trás. Ela não dá ponto sem nó, resumindo a novela a grosso modo.

O mais bacana da trama é ver o quanto a perturbação psicológica está presente. Todos os personagens apresentam algum traço diferente... alguma disfunção. E isso pra mim, profissionalmente falando, foi um prato cheio. Até mesmo os personagens secundários foram brilhantemente desenvolvidos a ponto de ser impossível esquecer até mesmo suas falas - eu juro!

A estória rola de forma rápida e sucinta, mesmo sendo rica em detalhes, não sei como, mas o autor vai direto ao ponto, sem mimimi. Em momento algum ela se tornou cansativa, pelo contrário. Acredito que todo leitor vá ficar ávido por mais e mais páginas. A diagramação da Darkside é diferente do que vemos por aí, trazendo uma estrutura pouco convencional ao texto. Os diálogos aparecem de outra forma, sem aqueles parágrafos e travessões de sempre, o que dá mais veracidade à narrativa, que acontece em terceira pessoa. A diagramação está fantástica, trazendo aquele típico capricho que já é de praxe da editora e, pasmem, dessa vez não encontrei nem um erro sequer! #DarksideArrasandoPorCompleto

E antes de finalizar essa resenha, queria dizer... QUE FINAL FOI ESSE, SEN OR!!!! Fiquei sem fôlego, olhando pro nada tentando digerir os acontecimentos. Queria dar um beijo na testa do autor, sério. E tirar o chapéu. Aplaudi-lo. É raro um autor conseguir mergulhar tão fundo na mente humana e fazer isso com tanta maestria. Sr. William March, sinta-se abraçado, beijado e parabenizado aonde quer que o sr. esteja!


39 comentários:

  1. Oi Fabi,
    Estava com um medo danado antes de receber esse livro. Achei que era terror e não conseguiria mais dormir. Mas, assim que recebi, comecei a olhar e fiquei encantada, mas tava lendo outro e pus ele na estante. Mas parecia que ele me chamava, rs.
    Também senti que o livro flui bem tranquilo, apesar da tensão. Li em um dia e meio, nunca li um livro tão rápido, nem os mais finos. Simplesmente não conseguia largar!
    Não foi só a Rhoda que parecia demoníaca, tudo parecia. Pra mim tudo era meio perturbado... As vizinhas, a cena da mãe do menino antes do passeio, o zelador, Christine (percebe que já esqueci os nomes, né?! Kkk)... Todos me passavam uma perturbação estranha! As vizinhas que tinham adoração pela Rhoda então...
    O final também me deixou olhando pro nada! Só consegui soltar um palavrão e ficar olhando pro teto, tentando imaginar no depois da estória... No pai dela e os outros.
    Enfim, que livro! Me surpreendeu imensamente... E também to na resaca. Peguei outro livro pra ler, O conde enfeitiçado, mas estou sem saco pra ler... Saudades de Rhoda! Mas dela bem longe, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me lembro de vc ter dito que ficou com medo da capa do livro, Maria! shUIAhsuiAHsas
      E mesmo eu dizendo que não era terror, a senhora não acreditou!!!
      Bem, fico feliz por ter lido o livro assim mesmo! Se num tivesse lido, ia perder um livraço, num ia?
      SEN OR! Que menina do capiroto, hein... e realmente todos ali pareciam meio demoníacos! Cada um mais doido que o outro. Parecia um manicômio!
      shAUIhsuiAHuisas

      Fico feliz por vc ter gostado, viu! Fiquei com maior medão quando vc ganhou o sorteio, com medo de vc num ler o danado do livro! Hahahhaha

      Beijos!

      Ps.: Também soltei um palavrão quando o livro acabou! Segredo nosso... shIUAhsuiAHiushAIUHs

      Excluir
    2. Fabi, realmente fiquei com medo kkk. Mas vou de um estremo ao outro rapidinho! Fiquei com medo e pensei em não ler, ai depois achei o livro tão lindo e quis ler, haha!

      Excluir
  2. Oi Fabíola.
    Não estava muito empolgada para ler esse livro, pois não sou muito fã de suspense. Mas, depois de ler a sua resenha, eu quero esse livro para ontem!!
    A trama parece ser bem desenvolvida e envolvente e os personagens muito bem construídos. Além disso, é da nossa natureza não achar que crianças fofas possam cometer atos hediondos, e isso foi uma sacada genial do autor.
    Já adicionei na minha lista de desejados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um dos suspenses mais diferentes e bacanas que já li, Pam! Dê uma chance a ele, creio que vc irá gostar! O livro é muitoooo envolvente... deixa a gente com a cara enfiada nele! shUIAhsuiHAs

      Beijos!

      Excluir
  3. Oi Fabi! Amei a resenha!
    Eu estou muito curiosa para ler este livro e a sua resenha me deixou mais curiosa ainda. Já ouvi falar muito bem tanto da trama quanto da narrativa do autor. Parece ser uma leitura intensa e envolvente. Estou curiosa também, pois os temas abordados, principalmente a psicopatia infantil, são difíceis de ser encontrados em outras obras.
    E essa edição linda da Dark Side também é muito convidativa hahaha
    Espero poder realizar essa leitura em breve! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anna, você usou a palavra que eu queria usar na resenha mas a danada fugiu e num voltava nunca mais - INTENSA!
      Esse livro é realmente muitoooo intenso! Nossa nossa!
      E se o tema psicopatia infantil lhe interessa, leia Precisamos falar sobre o Kevin. Esse livro.... aiai! Fantástico também!

      Beijos

      Excluir
  4. Fabiii, eu já desejava esse livro, agora então, vou sonhar com ele kkkk
    Confesso que a tristeza da minha vida é tão ter ganho ele no sorteio aqui do PPP, mas se tudo der certo e eu conseguir ler todos os que eu já tenho aqui em casa até o final do ano, compro ele na Black Friday ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu espero que vc acelere as suas leituras aí pra poder comprar e ler esse logo, Crissie! Menina, que livrooooo é esseeee!!!
      Ele merece até um palavrão! :O
      sHIAUhsiuAHSiuas

      Beijos

      Excluir
  5. Oiii Fabi

    Tenho curiosidade com esse livro. Não tem jeito, toda a publicidade, a capa e essa promessa no ar de uma trama diferente me chamam muito a atenção. Nunca tinha parado pra ler uma resenha. Acho que após ler estou segura que preciso conferir esse livro um dia. Nem sei se vou gostar tanto, mas certamente será diferente do que ja li

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente será diferente, Alice! Apesar de ler muitos suspenses, esse foi o mais diferente de todos que já li!
      E sem dúvida todo o marketing por parte da editora deixam tudo ainda mais atrativo. E eles capricham em tudo. Até hoje não me decepcionaram, rs!

      Beijos

      Excluir
  6. Olá boa noite,

    Gostaria de informar que ganhei o livro Como eu era antes de você no facebook de uma das página parceiras de vocês, se chama "Poesia que encanta a vida", isso aconteceu a 5 meses atrás e estou esperando esse tempo todo e nunca chega, todo mês a dona Joanice me fala que está chegando, mas nunca chega, isso quando ela resolve me responder, ela visualiza, posta coisas na página e me ignora. Estou indignada e chocada com a tamanha falta de respeito e compromisso, eu disse isso para não falar coisa pior, estou com todos os prints do sorteio e das conversas. E isso não foi só comigo, conversei com outra ganhadora e ela entrou em contato até com a editora do livro, mas falaram que eles não são parceiros dela, Eu só queria o meu livro, nada mais justo, desapontada com tamanha enganação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mandy, sinto muito pelo ocorrido. Sinto mesmo! Mas infelizmente não sei como poderia ajudá-la em relação à questão...
      Espero que o compromisso firmado pela moça seja cumprido e você possa receber o seu livro em breve!

      Beijos

      Excluir
  7. Oie!
    Amei sua resenha, perfeita! Tenho esse livro na minha estante (apaixonada por DarkSide!), mas ainda não li. E agora, lendo sua resenha, me envolvi com cada comentário seu e mais ansiosa fiquei! Com certeza vou gostar muito da leitura, pois adoro suspense, principalmente psicológico. Alta expectativa! Obrigada pela resenha, chegou na hora! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Márcia! Aproveita que ele está aí na sua estante e o leia em breve! E assim que ler, corra aqui pra me contar o que achou, tá?
      Eu espero que vc goste tanto quanto eu!

      Beijocas

      Excluir
  8. Uau! Tô mega curiosa agora pra saber o tal final surpreendente. Tenho que admitir que pelo fato de envolver uma criança na estória me assusta um pouco, mas ao mesmo tempo me deixa com ainda mais vontade de saber como é que o autor conseguiu desenvolver essa personagem que deixa todos que leem o livro tão fascinados. Eu passei numa livraria hoje pra namorar uns livros e quando vi esse meu coração chegou a apertar pq tava sem dinheiro pra comprar, mas assim que der vou compra-lo com toda a certeza.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alleh, o final é digno de um palavrão. Sério!
      SEN OR! Que final... Eu sei que eu já falei isso... shUIAhsuiAHs
      Então, junta as moedinhas e adquira o seu! Semana passada eu o vi na Amazon por 25,90. Beeeemmmm mais barato do que em livraria e mais barato do que em outros sites! Fica de olhoooo!

      Beijos, serumaninha!

      Excluir
  9. Quero muito ler este livro,confesso que fiquei com medo da capa da primeira vez que vi,mas os comentários positivos deste livro que eu vi,aparenta ser um ótimo livro.Quero muito saber o que Christine descobre sobre o seu passado,como também o final da história.Soube que tinha o filme baseado nesta história que é antigo até vou tentar assistir para saber como é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita que eu esqueci de ver o filme, Simone? Ainda bem que vc falou dele, menina! Vou tentar ver hoje ainda, rs.
      Espero que seja fácil de encontrar...
      E eu espero ter te deixado com uma pulguinha atrás da orelha, assim vc vai ler o livro rapidinhO! Hihihi

      Beijos

      Excluir
  10. Aaain esse livro lindo!
    Namorando ele desde o lançamento! Qro mto ler e conhecer mais a história! Enredo maravilhoso!
    Parabéns pela resenha, tá mto boa!!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Alineee!
      Corre pra ler tb, menina! Esse livro é lacrador!
      Rs

      Beijos

      Excluir
  11. Nossa, parece incrível, atire estória é essa? Mesmo não ter simpatizado nem um pouco pela capa (não me atraiu) a estória parece envolvente e arrepiante. Senti uma vontade enorme de ler. Jesus. Kkkkk. Mas esse livro retrata aquele velho ditado " quem vê cara,não vê coração." Kkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Que estória é essa* corrigindo.

      Excluir
    2. Pois eu já fiquei apaixonada pela capa desde a primeira vez que eu a vi, Andlas!
      shIAUhsIUAhiushAs
      Não se pode julgar um livro pela capa mesmo, fato. Ela muitas vezes nos engana...

      Beijos, serumaninha!

      Excluir
  12. Oi Fabi....
    Confesso que me apaixonei pela capa do livro desde a primeira vez que vi...
    Adorei a sua resenha e apesar de ser bastante medrosa, estou bastante curiosa para ler esse livro e ver o quão intenso ele realmente é...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, nem precisa ter medo! O livro, apesar de chocante, não assusta. Aliás, o que assusta é o fato de se tratar do ser humano... ficamos assustados por saber até onde ele pode ir!

      Beijos!

      Excluir
  13. Não leio terror, mas bateu uma vontade de começar a leitura.. também imaginei, pela história, que seria uma narrativa densa e cansativa, mas pelo que percebo que enganei, a leitura parece ser bem gostosa, mesmo que envolva uma criança (e que criança!) gosto de autores que constroem os personagens secundários, assim que tomar coragem irei ler, a edição está linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Fernanda, fique tranquila, pois de terror o livro não tem anda. Como falei como a Cris ali em cima, o que nos assusta é o fato de que constatamos o quão ruim o ser humano pode ser...
      Espero que leia e que goste!

      Beijos!

      Excluir
  14. Eu tenho esse livro em casa, mas ainda não o li... Tenho uma meta de leitura e tal... Mas to quase passando na frente de todos!
    Fiquei muito empolgada ao ler a sua resenha, por saber que o autor escreve tão bem!
    E a edição está lindíssima, não é mesmo? Darkside sempre caprichando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Thuanne, eu não consigo seguir uma meta de leitura, acredita? Eu acabo de ler um livro e vou logo pra estante ver o que vou ler em seguida! Já tentei e não consigo seguir uma listinha!
      Eu espero que vc o passe na frente, ele é lindo por demais! shUIAhsiuahs

      Beijos

      Excluir
  15. so tenho uma coisa a dizer sobre esse livro.... querooooo... hahahah quero muitoooo... mas só mês que vem que tenho liberação.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando essa liberação chegar os sites vão até tremer de emoção por conta da sua volta à ativa, Aline!
      sHaiuhsuiAhsiuahs

      Beijos

      Excluir
  16. É, esse aí parece que é pra beijar o autor, abraçar e dizer "parabéns, tô sem chão!"
    Achei que a trama seria bem densa também, meio enrolada talvez e não do tipo que gostaria muito de ler. Mas resenha esclarece isso. Parece que é bem mais simples e descomplicada, gostosa e fácil de ler. Os personagens mostram bem a parte psicológica e de um modo bem construído pelo jeito. E todos elogiam esse final, então deve ter sido escrito de um jeito muito bom pra surpreender assim. Queria ler, acho que não iria me arrepender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Cris! É tudo isso e mais um pouco!
      E até agora não vi ninguém falando algo diferente de "NOSSA QUE FINAL FOI ESSE" quando o assunto é esse livro, rs.
      Ele foi realmente bem surpreendente!

      Beijos

      Excluir
  17. É, esse aí parece que é pra beijar o autor, abraçar e dizer "parabéns, tô sem chão!"
    Achei que a trama seria bem densa também, meio enrolada talvez e não do tipo que gostaria muito de ler. Mas resenha esclarece isso. Parece que é bem mais simples e descomplicada, gostosa e fácil de ler. Os personagens mostram bem a parte psicológica e de um modo bem construído pelo jeito. E todos elogiam esse final, então deve ter sido escrito de um jeito muito bom pra surpreender assim. Queria ler, acho que não iria me arrepender.

    ResponderExcluir
  18. Menina Má é um livro que quero ler, mas estava com medo de ser uma leitura densa demais e que acabaria por me cansar em algum momento, mas ao que parece mesmo havendo toda uma tensão presente na narrativa e seus personagens disfuncionais, a leitura consegue prender o leitor até o fim. Sua resenha me deixou bastante empolgada e muito curiosa com seu comentário sobre o final XD Ao que parece uma história incrível em uma edição incrível, se eu tivesse todos os livros da editora estaria falida.
    Abraços

    ResponderExcluir
  19. Esse livro é um dos meus sonhos de consumooo! Tão lindo e com um sinopse instigante..
    Depois dessa resenha com direito a 5 estrelas na nota de avaliação, quero ainda mais!
    Preciso muito dele na minha estante!
    A Darkside sempre com títulos maravilhosos

    ResponderExcluir
  20. Fabíola que coisa mais fofa essa resenha mulher? Amei demais, porque estou desde o lançamento buscando ler esse livro, meu esposo viajou (aqui não tem muitas livrarias) e credita que estava esgotado? Eu sou fã de livros com essa temática de crianças malvadas, de crianças e adultos assassinos e de tudo o que envolve terror ou trilher psicológico. E ainda pensar que além desse tipo de coisa ainda sabemos que tem muitas crianças assim na vida real, pequenas mentes psicopatas. Sem contar na edição belíssima e capa de tirar o fôlego!

    ResponderExcluir
  21. Sabe o que é mais impressionante? Que esse livro é de 1954!!!
    Mesmo publicado há algum tempo atrás continua atual e extremamente impressionante, mostra que a maldade está presente em qualquer idade e pessoas assim não medem esforços para conseguir o que querem, por isso quero tanto ler esse livro.
    Me lembra de um vídeo de uma garota extremamente fria que fala coisas cabulosas, é relativamente curto e surpreendente, a edição está impecável (poderia ser assim a capa, a menina piscando, haha).
    A resenha está incrível, parabéns!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e pelo carinho! <3
Deixe sua opinião sobre o post e também um pouquinho de amor!

© PAUSA PARA PITACOS - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: RENATA MASSA | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo