Menu em imagem

Image Map

13 novembro 2018

{Resenha} ~ DUFF - Koddy Keplinger ~

Eu  estava precisando de uma leitura leve e engraçada para acalmar o coração. Leio muito suspense e terror; mas vez ou outra é necessário intercalar com algo que deixa o coração mais leve.

Em setembro, o tema para leitura do grupo Rouge Literário era "livros que ganharam e/ou ganharão adaptação para as telas". Escolhi DUFF.

Comprei meu exemplar justamente por causa do filme. É uma comédia romântica que me remeteu às tantas outras dos anos 90, por isso não hesitei em comprá-lo.

É sobre essa obra que falo hoje. Nem todo mundo quer ser uma DUFF, mas Bianca Piper não é maioria.



Título: DUFF - A maioria das pessoas faria de tudo para evitar
Autora: Koddy Keplinger
Editora: Globo Alt
Páginas: 328
Avaliação: 
Onde Comprar? Amazon | Americanas | Submarino




Designated Ugly Fat Friend. São exatamente essas palavras que formam a sigla DUFF, que traduzindo para a nossa língua, seria algo como a amiga feia. Sabe aquele grupo de amigas maravilhosas? A sigla designa justamente a mais feia do grupo, e seu significado vai além disso. Na íntegra, todos os grupinhos tem essa amiga, que serve justamente para deixar as demais ainda mais belas.

No geral, ninguém quer ser uma DUFF. Fala sério, você gostaria mesmo de ser taxada como a mais feia do seu grupo de amigas? Bianca Piper definitivamente não está nem aí para isso.
"Depois de pensar nisso por um tempo, decidi que havia muitos benefícios em ser uma DUFF.
Benefício 1: não é preciso se preocupar com cabelo e maquiagem.
Benefício 2: não há pressão para ser descolada.
Benefício 3: sem problemas com garotos."
A adolescente recebera essa alcunha de Wesley, um dos caras mais cobiçados do colégio, do qual ela nutria um ódio mortal.

Wesley sempre puxava assunto com Bianca, mas ela por sua vez fazia questão de demonstrar toda sua antipatia para com ele. Até descobrir que ele só tentava ser simpático pelo fato dela ser uma DUFF (isso traria a atenção de suas amigas).

Dessa forma, Bianca chega à conclusão de que realmente se enquadrava no padrão DUFF. 
"Se Kate Winslet fosse uma DUFF, Leonardo DiCaprio não teria corrido atrás dela em Titanic, e isso teria poupado a todos um rio de lágrimas."
Mas algo completamente fora do que a sociedade impunha acontece: a menina, até então chamada de feia, beija o garoto popular até então visto como o perfeito. 

O que era pra ser uma válvula de escape, um fio de desejo em meio ao ódio; torna-se algo maior, com sentimentos envolvidos.
"Não minta para você mesma porque acha que determinada escolha é mais segura ou fácil. As coisas realmente não funcionam assim..."
Uma DUFF poderia se apaixonar pelo garoto bonitão?

Esse é basicamente o enredo do livro, que como já criticado por ai, é um baita de um clichê adolescente. Mas eu amo esse tipo de clichê!

Mesmo com a noção do que iria acontecer no final, pois a história em si é muito previsível, me diverti muito com a leitura. Ri, suspirei e me identifiquei com a protagonista Bianca (minha xará!).

A protagonista é inspiradora, poderosa, diferentona, mas não deixa de ser sensível. Tem seus dramas pessoais, enfrenta situações complicadas para uma adolescente, porém se mantém firme. Percebemos sua maturidade precoce, talvez por isso eu tenha me sentido tão bem ao ler a obra, já que na maioria nos deparamos com aqueles "chiliques" desnecessários de adolescentes.
"Você sabia que o Dia dos Namorados é a data em que as pessoas mais contraem doenças sexualmente transmissíveis?"
O maior ápice do enredo, em minha opinião, não foi o romance; tão pouco o empoderamento da personagem; mas sim a amizade tão profunda entre Bianca, Casey e Jessica. Daquelas inspiradoras, que você sente vontade em fazer parte do grupo.

DUFF é um livro divertido, nos passa uma mensagem linda de amor próprio e do quanto a amizade verdadeira é importante em nossas vidas. Tem clichês que amamos e romance fofo; que retrata a autodescoberta para o amor.
"As pessoas que se referem a você com nomes idiotas só estão tentando se sentir melhor. Elas também estão confusas."
A edição é uma fofura, fonte confortável para leitura (li em dois dias). Narrativa em primeira pessoa.

Ahh! Quase me esqueço. O enredo do filme, apesar de ter se inspirado na obra, é completamente diferente. Parte do mesmo ponto, mas toma rumos diversificados.

Eu gostei tanto do livro quanto do filme.

Recomendo!


17 comentários:

  1. Oi Bianca!
    Ao contrário de você, não leio terror, morro de medo...rsrs
    Não li este livro, mas já estava curiosa, agora mais ainda
    Vai pra lista (infindável...hahaha)
    Beijão, querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!!
      Que honra ter você por aqui (sou uma grande admiradora do seu trabalho). Pois é, eu já amo um bom terror hahaha. Mas preciso de intercalar algo leve dentre uma leitura e outra.
      Ahhhh essas listas de leitura... A minha chegou num ponto que preciso de três vidas para ler tudo que quero rsrs
      Beijos

      Excluir
  2. Também ando numa "leção" de terror e suspense que preciso fazer isso e urgente.rs
    Fugir deste gênero e partir para algo mais leve e descontraído. Não consigo me recordar do filme e olha que é o tipo de filme que curto(vou caçar assim que comentar) e não me recordo também do livro,mas como amo um bom clichê adolescente, adorei tudo que li acima e com certeza, quero muito conhecer mais não somente de Bianca, mas de todo este grupinho.rs
    Vai para a lista de desejados!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Esses filmes são os melhore né? Com certeza você conhece (talvez tenha até assistido).
      Beijos

      Excluir
  3. Oi, Bianca!
    Eu amooo clichês, exceto o clichê adolescente, é que eu deresto os "chiliques" desnecessários de adolescentes, não tenho paciência para aturá-los, por isso quando você disse que não há isso em Duff já fiquei logo interessada em conhecer a história da Bianca, amo livros divertidos com um romance fofo... Então, se eu tiver a oportunidade de ler Duff vou ler sim. Valeu pela dica!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Any!
      Ahhh o bicho adolescente... O pior de tudo, é que a ficção apresenta justamente a maioria dos adolescentes, não tem como reclamar com o autor kkkkk
      Já fui uma, e olha, era insuportável.
      Duff é uma delicinha, vale a pena conferir.
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Bia!!!

    Ahh que resenha mais linda!! Quase não gosto de um clichê né, eles trazem novos ânimos pra vida!! Como você disse, não sabia que ele era diferente do filme, me interessei mais ainda pela leitura!! Está na minha lista com certeza!!

    Arrasou!
    Beijos
    Naty!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queee lindo você aqui ♥
      Também amo esses clichês e só acho que precisamos fazer uma maratona menininhas ♥
      Beijos

      Excluir
  5. Parece ser uma história bem descontraída para se ler, também gosto de romances clichês as vezes, ainda mais com uma dose de comédia!! Vou procurar o filme para assistir!! Acho que essa história de se achar feia é coisa que as pessoas inventam, cada um tem sua beleza e o importante é se sentir bem consigo mesmos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina!
      Que comentário mais lindo!!! Concordo plenamente com você. Cada um tem a sua beleza.
      E o livro é ótimo, tanto quanto o filme.
      Beijos

      Excluir
  6. Bom dia, Bia
    Tudo bem por ai?
    Não li o livro e com certeza vou ler e certamente assistir o filme... Me identifiquei parcialmente já com a protagonista... Tive meu momento DUFF rs, mas nunca tive amigas assim como Casey e Jessica :( ... sou difícil de conquistar as pessoas, e por isso não consigo ter amizades assim verdadeiras, por um lado fico triste, mas por outro entendo q as vezes isso pode não ser tão ruim... Mas enfim, acredito que um dia poderei conquistar a amizade de alguém q goste de mim como sou (chata pra caramba kkk)...
    Parabéns pela resenha...
    Bom final de semana...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi sua linda!!! Eu estou bem e você?
      Ahhh com toda certeza virão amizades verdadeiras em sua vida. Mesmo que não consiga cativar, alguém irá cativar você ao ponto de desejar ser uma amiga de verdade para essa pessoa. Só deixe fluir.
      Obrigada ♥ Ótimo final de semana pra você!

      Excluir
  7. Eu adoro um bom clichê apesar de nunca ter lido o livro eu já assisti o filme várias vezes inclusive ontem pretendo ler o livro logo mais te disseram que ele é literalmente a mesma coisa do filme então quero assistir mesmo assim para tirar as minhas próprias conclusões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol! Não não, o enredo do livro é um tanto diferente. Leia!! É bom demais.
      Ambos hahaha
      Beijos

      Excluir
  8. Ahhhh amei. Esse livro deve ser bem gostosinho de ler. Sua resenha ficou maravilhosa!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada lindeza! É sim, uma delicinha ♥
      Beijos

      Excluir

Obrigada por sua visita e pelo carinho! <3
Deixe sua opinião sobre o post e também um pouquinho de amor!

© PAUSA PARA PITACOS - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: RENATA MASSA | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo