Menu em imagem

Image Map

07 setembro 2018

{Resenha} ~ Vamos Juntas? - Babi Souza ~

Já não é segredo para ninguém que sou feminista.

Tenho uma coluna aqui no blog que trata sobre assuntos relacionados ao feminismo, mas o principal intuito da coluna é empoderar e levar conhecimentos que a meu ver, são imprescindíveis. Além do mais, gosto de escrever sobre temas que fazem acender opiniões, que talvez façam brotar uma "florzinha" de revolução em cada pessoa que lê.

Assim sendo, tento sempre estar antenada em assuntos relacionados. Foi por isso que adquiri o livro "Vamos Juntas?", de Babi Souza, numa troca do Skoob.

No mês de agosto, o tema proposto pela  no Clube de Leitura Rouge Literário; foi livros diferentões. Considerei uma ótima oportunidade para lê-lo, e estou aqui cheia de amor por ele.

Vamos parar de blá blá blá e bora conferir a resenha!!!!!



Skoob
Título: Vamos Juntas?
Autora: Babi Souza
Editora: Galera Record
Páginas: 144
Avaliação:
Onde Comprar? Amazon | Americanas


Babi Souza é um nome muito importante do cenário atual do feminismo. Ela foi criadora do movimento empoderador "Vamos Juntas?"

Já ouviu falar? 

Se não, o movimento tem por finalidade unir as mulheres. É fato que o medo nos predomina em várias situações do dia-a-dia. Quantas vezes você não se desviou de um caminho curto para chegar à sua casa por medo? Ou sentiu um horror tremendo quando um homem desconhecido sentou ao seu lado no ônibus, sendo que ele teria a opção de escolher outros assentos vazios?

"(...) será que havia alguma coisa errada comigo, que sentia tanto medo por ser mulher?"

Partindo desse "problema", Babi pensou numa solução muito simples: e se ao invés de sentirmos medos, fôssemos juntas? Que tal seguir o caminho para casa com a companhia de outras mulheres?

"Todas as vezes na história em que as mulheres se uniram, o mundo mudou. E mudaram o sentido do poder."

Algo tão simples, tão óbvio. Mas que por algum motivo, não enxergávamos. 

A jornalista que acredita que a imprensa não deve apenas expor notícias ruins, mas sim informar e mostrar alguma solução para a problemática; viu uma esperança no medo. Ela enxergou que nós, mulheres, ficamos mais seguras na companhia uma das outras, e que o laço de união entre o sexo feminino é forte, uma aliança indestrutível chamada de sororidade. Com isso, criou a fanpage, que em poucos dias obteve milhares de curtidas.

Não só isso: relatos sobre como a ideia de seguir juntas preveniu possíveis assédios e deu a paz de espírito que todas precisavam.

"(...) não tememos apenas que levem nossos bens materiais, tememos que levem a nós mesmas."

Uma verdadeira lição de união feminina. 

Babi não utiliza do movimento para expor a violência. Com sua visão única, ela se abastece do movimento para propagar a sororidade, para provar que o estereótipo de rivalidade entre as mulheres não tem fundamento.

"Sim, estamos falando de insegurança e de violência contra a mulher, mas temos uma solução que é a nossa união, e a esperança deveria sempre ficar por conta do desfecho de todas as histórias escolhidas: no fim, tudo ficou bem. Um sonho? Que todas as mulheres se sentissem melhor depois que lessem cada história do Vamos Juntas?"

Algo tão engrandecedor, merecia um livro. Das redes sociais para as páginas, na obra podemos ter detalhes de como nasceu o "Vamos Juntas?", relatos de mulheres que conheceram e praticaram, definições de termos usados na atualidade, e ainda, informações preciosas que todas as mulheres devem saber.

Babi traz um guia poderoso, que arrepia, emociona, e acende. Faz pensar. Faz nascer e crescer aquela "flor" da revolução. Mostra que nós temos o poder de fazer a diferença com gestos simples.

Foi uma leitura estimulante e cheia de conhecimento. 

A edição está linda, cheia de ilustrações; e ao final tem frases em forma de banner que dá pra recortar. Quando tiver meu espaço de leituras, colocarei em molduras (prometo que fotografo para vocês verem).

Leiam! É essencial.



E que tal seguirmos a premissa do "Vamos Juntas?" Vamos estabelecer a união feminina. Juntas somos fortes.

Se estiver em uma situação de risco, em um lugar escuro ou pouco movimentado, observe se nesse mesmo lugar não há outra mulher passando pela situação. Sigam o mesmo caminho juntas. Se já forem amigas, a amizade fortalece. Caso não, uma nova amizade poderá surgir.

E ai? Vamos juntas?


34 comentários:

  1. Bora!!!!
    Que espetáculo de resenha!
    Como não conhecia o livro e só tinha visto e lido pouca coisa sobre o quanto Babi tem influenciado tantas mulheres a darem seus gritos de liberdade, adorei muito tudo que li acima!
    A gente sempre se acha uma pontinha apenas neste universo,mas quando deixamos a rivalidade de lado e nos unimos à outras mulheres que são iguais a nós, somos um pedaço enorme deste universo todo!
    Temos poder, temos liderança, somos mulheres!
    Li esta semana, num destes posts que a gente considera bobo " Como a força lhe encontrou? E a pessoa responde:Somos mulheres, a força sempre nos encontra"!!
    Adorei tudo isso e com certeza, quero muito ter a oportunidade de ler e ler esta obra, ainda mais que tem ilustrações(adoro)
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi sua linda!!
      Estou com o livro separado para fotografar e mostrar as ilustrações, mas quem disse que o tempo corrido contribui?
      Espero conseguir neste final de semana.
      Beijos

      Excluir
  2. Que trabalho maravilhoso, acho que exemplos como o da Babi são essenciais para a força do movimento e precisamos segui-lo. Um livro que com certeza dever ser leitura obrigatória para que possamos nos ajudar e ajudar outras mulheres. Infelizmente o machismo ainda é muito grande e precisamos combate-lo todos os dias e com esse livro o incentivo é ainda maior. Vou ler com certeza.

    ResponderExcluir
  3. Realmente, o mundo tá um lugar complicado de se morar, ainda mais se você for mulher. Parece que os homens têm medo da independência da mulher e infelizmente isso reflete de modo horrendo em suas ações. Engraçado que um dia tava voltando da faculdade a pé, e um homem parou do meu lado e falou: Moça, você deveria andar mais rápido e com mais atenção, parece que você tá no mundo da lua e isso é perigoso. Complicado ne? Mas agradeci, porque sei que é verdade.
    Já vi uma resenha desse livro, a sua é a segunda e achei sensacional! Se há um tema a ser falado, com certeza é esse!! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Sim, vamos!
    Olá, Bianca
    Ainda não conhecia o livro, adorei a capa.
    Temos que no unir e parar com rivalidades que não merece nosso tempo, para juntas conseguir nosso espaço, segurança, mais amizades.
    Quero muito ler esse e outros livros que abordam o assunto.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ♥♥♥♥
      Muito amor por você!
      Espero que leia, beijos!!

      Excluir
  5. Bia!
    Não li nada da autora ainda, porém através de sua resenha, me parece um livro bem interessante.
    A premissa é muito boa e acredito que ela alcança o seu objetivo: conscientizar as mulheres a agirem juntas com o objetivo de superarem todas as injustiças históricas contra elas.
    Sem dúvidas, uma obra excelente para deixar mais evidentes os objetivos do movimento.
    Ótima resenha.
    Bom final de semana!
    “A moral, propriamente dita, não é a doutrina que nos ensina como sermos felizes, mas como devemos tornar-nos dignos da felicidade.” (Immanuel Kant)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA SETEMBRO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada sua linda, ótimo final de semana pra você.
      Beijos

      Excluir
  6. Oi Bianca.
    Ainda não li nada da autora, mas achei fantástico o movimento "Vamos juntas?".
    Juntas somos mais fortes e assim poderemos encontrar soluções para os problemas atuais, para o bem comum.
    Infelizmente ainda existe rivalidade entre as mulheres. Mas também há muita amizade. Só é preciso encontrar outras mulheres que tenham o mesmo objetivo que você e juntar forças com elas.
    Mais um livro para a lista de desejados.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma rivalidade sem fundamento né non?
      Beijos sua linda, espero que leia.

      Excluir
  7. Que excelente postagem, confesso que já vi muitas reportagens como esse grupo/ação de união, e ainda não sabia sobre o livro, então com certeza é uma leitura que terei o maior interesse em realizar, pois creio que leitura é conhecimento, e devemos sempre abrir nossos horizontes , este assunto é cada vez mais necessário estarmos informadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Espero que leia e se apaixone tanto quanto eu.
      Beijos

      Excluir
  8. Oi Bianca! Eu estou cada vez mais deslumbrada por esse assunto que comecei a tomar mais conhecimento esse ano depois que li um livro da Chimamanda e comecei a ler outras opiniões sobre o assunto. Resenha maravilhosa e a ideia da autora mais ainda... com certeza as mulheres são fortes e juntas são mais ainda! Vamos juntas, sim!
    Adorei a indicação e já anotei na listinha.
    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi lindona!!!
      Obrigada, quando ler me conta o que achou.
      Beijos

      Excluir
  9. Olá...
    Não conhecia sobre esse livro e nem a autora... mas acho muito interessante e o propósito do livro é bem relevante... no dias que vivemos, com certeza, as mulheres devem se unir e formar uma barreira contra todas as situações de risco que são direcionadas a nós mulheres... não apenas com relação a agressões físicas mas tbm morais e que agridem nosso interior... Ótimo trabalho da autora e parabéns pela resenha.
    Bjs no coração
    Boa noite!!

    ResponderExcluir
  10. Desde o primeiro dia que ouvi falar desse projeto, achei muito interessante e de uma força absurda, afinal, quantas meninas/mulheres não deixam de ir em festas ou academia por que não tem companhia e se sente insegura?
    Sororidade é uma das coisas que mais falta no mundo porque em cada postagem de uma mulher famosa ou influencer que é postada nas redes sociais tem tantos comentários absurdos [muitas vezes de outras mulheres] criticando até a cor da parede que está no fundo da foto. Existe tanta coisa pra falar sobre isso e ainda falta respeito e lugar. São nesses pequenos atos - que se tornam gigantes - que a esperança ainda permanece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi lindona! Infelizmente, tudo que trouxe aqui é verdade. Só vejo críticas. E agora no cenário político em que vivemos, vejo ataques horrendos partindo de outras mulheres.
      Comentário lindo! Obrigada

      Excluir
  11. Oii Biia!
    Eu tenho muita vontade de ler esse livro, entendo quase nada sobre o assunto e um interesse imenso de me informar mais sobre...
    Sempre juntas, pois somos mais fortes...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Hey,

    Já tinha ouvido falar por que já conhecia o Vamos Juntas, a página no facebook e achei uma das coisas mais maravilhosa o projeto é bem legal, porém nunca tinha parado pra ler a resenha do livro mas depois dessa resenha só posso ter mais certeza ainda que preciso desse livro.

    ResponderExcluir
  13. Acho que os assuntos que você aborda são importantes sim, no mínimo faz com que as pessoas reflitam sobre determinados temas. É um projeto legal o da Babi, infelizmente necessário em tempos de tamanha violência e desrespeito, principalmente com as mulheres. Acho que é uma atitude que serve para todos nós, pessoas do bem, unir nossas forças diante do medo imposto por uma sociedade cada vez mais violenta.

    Evandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Evandro! Muito obrigada ♥
      Eu acho a ideia do projeto muito válida também, e não sei se você foi até a fanpage e o IG, mas agora a cara mudou.
      Ficou ainda melhor.
      Beijos

      Excluir

  14. Acho que o mais bacana desse livro é que ele não tem o intuito de passar coisas ruins, como vemos tantas vezes na televisão e na internet. Ele tem o intuito de mostrar "você não está sozinha" e isso é algo muito bonito de ver. Já dei uma olhada na página no Facebook e realmente transmite um quentinho no coração em meio a tantas coisas ruins. A rivalidade é algo complicado e triste. Não existe apenas com as mulheres, existe em vários ambientes diferentes, com várias pessoas. Se as pessoas estivessem mais dispostas a serem melhores as coisas poderiam ser bem mais leves.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana!
      Acho que esse é um livro para ser trabalhado em grupos de mulheres. Falamos muito de machismo (e é claramente necessário falarmos sobre isso), mas as vezes esquecemos que entre nós mesmas existem tabus, julgamentos e rivalidades.
      Beijos

      Excluir
  15. Bacana a ideia do livro,pois se todas as mulheres se unirem, serão mais fortes do que ainda são, e consequentemente, serão evitados alguns transtornos que infelizmente ainda vivemos.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Bianca!
    Já tinha ouvido falar do movimento "Vamos Juntas?", e acho-o muito bacana e importantíssimo! Unidas somos fortes!
    Não sabia que tinha o livro, mas já estou adicionando esse guia na minha lista de leitura. Obrigada pela dica!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  17. Eu me lembro do lançamento do projeto das meninas eu realmente Achei bem nova e muito interessante eu tenho isso com as minhas amigas mesmo se for para ir no lugar perto eu sempre prefiro ir acompanhada os tempos de hoje são sombrios não dá para dar bobeira

    ResponderExcluir
  18. Bianca,
    também quero muito ler esse livro!
    Parece ser maravilhoso.
    Nós, mulheres, precisamos nos unir mais e mais, e também lermos e compreendermos mais sobre feminismo e demais direitos que necessitamos.
    bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e pelo carinho! <3
Deixe sua opinião sobre o post e também um pouquinho de amor!

© PAUSA PARA PITACOS - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: RENATA MASSA | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo