Menu em imagem

Image Map

03 setembro 2018

{Papo Femininja} ~ Existe uma fórmula para o amor próprio? ~

Oi  gente linda! Vocês estão bem?

O tal do amor próprio... É tão fácil pregá-lo, tão simples gritar aos quatro cantos "eu me amo". Mas, será que na prática é assim mesmo?

Fico refletindo o quanto acreditava que me amava, até passar por tantas situações que me fizeram chegar a conclusão de que falhei com esse amor em muitos momentos. E ainda falho.

Já parou para pensar se você se ama? Já olhou para si mesma e chegou a conclusão de que você é o amor da sua vida? Sim? Não? Existe uma fórmula pra esse tal de amor próprio?

Nessa edição do papo femininja iremos falar sobre isso.


Vou começar meu post afirmando algo que descobri há pouco tempo. A maioria de nós, mulheres, fomos criadas para agradar.

Na minha casa, por exemplo. Eu fui criada de uma forma em que a liberdade para sair e se divertir era tida como errada. Namorar sempre foi julgado na minha casa como algo vulgar. As mulheres da minha família ouvem sempre que ou se estuda ou se namora, é impossível fazer as duas coisas.

Ainda vendo o meu próprio lar, lembrando que fui criada pelos meus avós, sempre ao sair de casa, existe um dramalhão onde minha escolha entre família e saída é colocada a prova. Meus avós me ensinaram que preciso agradá-los. Fui ensinada a não falar alto quando meu avô assistia ao noticiário, e a abaixar no mínimo o volume da TV quando ele ia dormir. Aprendi a não me impor quando ele mudava de canal sem pedir licença.

Eu não pude namorar até os 20 anos. E quando aconteceu, escolhi alguém que se enquadrasse nos gostos da minha família. Quando noivei e fui embora, simplesmente mudei o alvo do meu agrado. De certa forma, fiz muitas coisas para agradar ao meu parceiro.

Foi ao me separar que me dei conta de que não me amava de verdade, que vivi por muitos anos para realizar sonhos de outras pessoas. Todos vinham em primeiro lugar, o mundo vinha em primeiro lugar, e lá em último lugar, toda desgastada e cansada, olhava para mim. Acho que o meu momento de demonstração de amor era único e exclusivo na hora do sono.

Cultivar o amor próprio foi algo de extrema importância pra mim. E foi nesse cultivo que inclusive consegui ser até mesmo melhor para o mundo.

É o tal do negócio: se você não se ama, como irá amar ao próximo?

Foi um processo demasiadamente demorado. Na verdade, ainda está sendo completado, digamos que consegui concluir apenas 89% do processo. Mas a partir do momento que ele brota, a vida se torna melhor.

Não existe uma fórmula. Mas posso dar umas dicas para que consiga fazer nascer ou renascer o seu amor próprio. É importante. Eu posso jurar por todos os meus livros da estante que quando isso acontecer, você vai se tornar uma pessoa mais segura, mais leve, melhor para o mundo.

Se amar não significa se considerar melhor que o próximo. Amar a si mesma é algo tão incrível que nos faz olhar de igual para igual para todos. É algo tão louco que nos faz compreender as razões do outro para agir de certa forma, porém, ao mesmo tempo, nos faz tomar a decisão de ficar ou partir.

Senta, respira. Promete pra mim que vai tentar se amar um pouquinho?
Conheça a si mesma
Resultado de imagem para gif amor proprio

Muitas vezes, não enxergamos nossa própria personalidade. Foi preciso que eu me separasse para realmente me conhecer. Achei que me conhecia, mas a verdade é que não. O processo de autodescoberta pode ser lento, e pode ser que ele irá exigir alguns momentos de solidão. Acredito ser a dica essencial, a partir do momento que nos conhecemos e passamos a entender nossas qualidades e defeitos, é mais fácil (e acaba por ser uma consequência) se amar.
Quais são as suas qualidades?
Resultado de imagem para gif pensando tumblr

Falamos muito de defeitos, aliás nossos defeitos são apontados o tempo todo. Mas e as qualidades? Muitas vezes nem nós mesmas as enxergamos, mas é fato que todo mundo tem ao menos uma qualidade. Pode ser que você não enxergue, então minha dica é: quando descobrir algo de positivo em si mesma, anote. Quando alguém apontar alguma qualidade, mesmo que não concorde, aceite e anote. Sozinha, passe a analisar cada item de sua lista. Olhe para dentro e comece a enxergar o quanto sua personalidade é única e cheia de pontos positivos. Todas as vezes que se sentir meio bosta, pegue essa lista (que sempre estará em construção) e veja quantas qualidades únicas e incríveis você possui.
Aprenda a conviver com seus defeitos
Resultado de imagem para gif arlequina

Da mesma forma que temos qualidades, somos construídas por muitos defeitos também. Nesse caso, não faça uma lista, não anote nenhum deles. Mas é necessário avaliá-los. Os defeitos que todos apontam em você são realmente defeitos? Ou é algo da sua personalidade? Eu sou um tanto que grossa muitas vezes. Falo o que penso, assim sendo, sempre fui julgada como grosseira. Foi no processo de autodescoberta que percebi que isso não é um defeito, faz parte da minha personalidade. Expor o que eu penso sobre alguma situação, não é defeito. Então chegamos a outra questão: aquilo que você enxerga como defeito, ofende, diminui e/ou prejudica a vida de outras pessoas? Se a resposta for sim, está na hora de mudar. Nessa coisa de falar o que penso, já magoei muitas pessoas gratuitamente. Expor sua opinião é bem diferente de julgar, e só fui aprender isso há pouco tempo. Outro ponto que estou trabalhando na mudança, é o de demonstrar mais afeto. Sempre tive problema com tal demonstração, reconheci que realmente é um defeito, convivo com isso, mas preciso mudar (e estou tentando).
Siga seu próprio padrão de beleza
Resultado de imagem para gif karol com k

É clichê eu sei, mas não revirem os olhos. Já fui gordinha, já tive um problema tremendo com autoestima. Quando era pequena, o problema era com o meu cabelo (encaracolado, com muito volume). Meu padrão de beleza era Madonna e Paquitas, todas loiras. Queria ser igual, claro. Então entrei na puberdade muito antes que minhas amigas, seios cresceram, e sentia uma vergonha tremenda. E ainda teve o fato de que, como me desenvolvi muito rápido, tive estrias. Ao finalmente me dar bem com meu corpo, já na fase adulta, descobri a endometriose e fiz vários tratamentos para engravidar. Meu cabelo caiu. Minha sobrancelha também. Eu engordei 40 quilos. Não me arrependo, pois fiz o que achava necessário para ter um filho. Infelizmente não deu certo, mas quando parei com os tratamentos e emagreci, fiquei com marcas. Mais estrias, flacidez. Ah e nessa época eu fiquei loira (era um sonho antigo). Outro dia duas "amigas" me disseram que eu precisava de passar por uma transformação radical no meu visual. Fiquei insegura, e cheguei a conclusão de que não preciso. Sou feliz com meu corpo, hoje, guitarrinha (peso menos de 60 quilos). Meu cabelo cresceu, gosto dele liso porque é o meu gosto, e assim ele vai continuar. Gosto do meu estilo de roupas, de maquiagem, de pulseiras e brincos. Acredito que estou na minha melhor fase, e não ligo mais para o que os outros pensam sobre o meu corpo. Sigo meu próprio padrão. Sei muito bem que não é fácil, acredito que minha aceitação com quem sou hoje também é uma consequência da idade. À medida que envelheço, se torna mais fácil e mais claro aceitar que não preciso seguir padrões para me considerar bonita. Acredito que você também precisa chegar nessa conclusão. Aceitar o seu corpo, sua pele, seu cabelo. Você é linda da sua própria maneira, e essa diversidade de estilos e aparências é o que torna tudo mais lindo. Aceite-se. E se achar que precisa mudar, mude. Mas por você, não pelos outros.
Você em primeiro lugar
Resultado de imagem para gif beyonce

Esse é o ponto mais difícil. Temos uma mania horrível em colocar tudo e todos antes das nossas vontades. E não devia ser assim. A vida é só uma, não devemos agir por obrigação, contra a nossa vontade. Nossos sonhos devem vir em primeiro lugar, nossas escolhas (por mais loucas que sejam), pertencem a nós mesmas e ponto final. Não é ser egoísta agir com aquilo que acredita ser certo e que ainda te faz feliz. As pessoas a sua volta sim serão egoístas se não compreenderem e respeitarem a sua vontade.
Tire um tempo para você
Resultado de imagem para gif rita ora

Eu já falei sobre os benefícios de tirar um tempinho para si. Preciso do meu tempo, gosto de passar algumas horinhas sozinha. Se permita usufruir de um banho demorado, de uns minutinhos sozinha no seu quarto fazendo o que gosta (ouvindo uma música, lendo, fazendo o seu ritual de beleza). Saia sozinha se for sua vontade. Vai ao salão de beleza sozinha, vai correr, passear com o cachorro, enfim, mas tire um tempo com você mesma. É importante.
Faça o que te faz feliz
Resultado de imagem para gif patins

Se joga! Sem mais. Não dá pra fazer o que quero o tempo todo, mas dá pra dividir o tempo. Sorria, se divirta sem pensar em julgamentos. O que você quer fazer que não faz por medo de ser julgada? Eu não usava cropped. Até que um dia comprei e amei. Saí toda plena. Eu não usava acessórios no trabalho, por vergonha. Mas isso me deixa bem sabe, me emperequetar toda? Então, passei a usar e não tive julgamento algum. O fato é que somos tão acostumadas a sermos julgadas que por vezes colocamos empecilhos em coisas simples, que não fazem mal para ninguém, mas que nos deixa bem. Quero que entendam que ser feliz não é ruim, vergonhoso. A sua felicidade deve ser contagiante não incômoda. Viva para ser feliz, pare de pensar no que os outros irão dizer.
Livre-se de pessoas tóxicas
Resultado de imagem para gif ignorar

Essa dica é importante. Muitas vezes nossa falta de amor próprio é culpa das pessoas com que convivemos. Eu passei oito anos num relacionamento sendo chamada de chata e indecente o tempo todo. Já ouvi que não era mulher de verdade pelo fato de não poder ter filhos. E não foi só na vida a dois que tive pessoas tóxicas. Na amizade também. Me livrei completamente desse tipo de pessoas. Algumas ainda troco algumas palavras, mas não ao ponto de conviver. Muitas vestem uma roupa de "falo o que você precisa ouvir", mas a verdade é que elas dizem coisas que ofendem e diminuem. Isso não é querer bem. Tenho amigas que me dão bronca sim, que me falam algumas verdades que nem sempre gosto de ouvir. Porém, isso é bem diferente de humilhação. Livre-se de quem não te faz bem.
E para reforçar: primeiro você depois o mundo
Resultado de imagem para gif amor proprio

Esse mantra de Ique Carvalho é perfeito. Lembre-se sempre disso. Para amar, você precisa se amar. Quando descobrir a força do amor próprio sua vida vai mudar para melhor.



Gostaram do post? Tem dicas para compartilhar? Contem pra mim nos comentários.

Beijos lindezas.



34 comentários:

  1. Não tem como ler um post destes e não ficar com os olhos marejados. Pela história de vida e pelo aprendizado que tudo isso acima nos entrega tão fácil.
    Cada ser em si, carrega a sua própria história, umas mais leves, outras de um peso inimaginável.
    E como julgar o tamanho do fardo do outro, quando não sabemos nem ao certo o quanto carregamos?
    É o mesmo princípio do amor. Como dar algo que você mesma(o) não tem?
    E olha, por experiência própria, não vai curar mesmo depois de ler este post milhares de vezes. A gente só aprende vivendo na carne, cravando na pele. E nem sempre é possível isso.
    A cada dia mais cinza, as dores vem violentas e depois, tal como a chuva que nunca dura para sempre, vão embora.
    Quebrar tabus nas criações, nos critérios que os mais velhos sempre acham que estão certos(e estão sim, na maneira deles) é algo que devemos mudar diariamente. Nem que amanhã tudo esteja perdido de novo, é hora de se reinventar!!!
    Obrigada por partilhar vida no post!!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi sua linda!
      Concordo com você quando diz que só nos curamos quando vivemos na carne, mas posts como esse me ajudaram muito e espero que de alguma forma o meu ajude outras pessoas. Não na cura, mas como uma sementinha sabe?
      Não acho que estejam certos quando humilham e diminuem, mas precisamos respeitar, e como disse, reinventar diariamente (o que é muito difícil né rsrsrs).
      Obrigada sua linda!
      Beijos

      Excluir
  2. Poxaaaaa Biiiia!
    Você parece que sabe a hora e o dia certo pra trazer um post f* desse!
    Eu tva ontem flando isso para meu marido, que me aceita e é meu parceirão pra vida toda...
    Como a gte esquenta com o que as pessoas pensam da gte...Como a gte se importa com o que vem das pessoas que mal perguntam como a gte tá...
    Eu fiz tanta coisa nessa minha vida pra agradar quem não merecia um sorriso meu, nem msm aqueles amarelos....
    Mas, cresci, amadureci, penei, tô de pé, vivendo e aprendendo todos os dias, mas perincipalmente, vivendo pra agradar á mim msm, á me olhar e me aceitar como sou e fazer mais por mim...
    Acho que todo mundo deveria tentar fazer isso e pra si msm...
    Eu amei o post Bia!
    Bjs !


    https://aguardiadasresenhas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi sua linda!!
      Manda um super abraço pro seu marido, com todo respeito claro. Amo saber que minhas seguidoras tem homens honrados ao lado delas e me encho de amor por isso.
      Eu fico completamente feliz com seu relato, que servirá de inspiração para várias outras leitoras. No fundo, um post como esse serve para atrair comentários diversos, mas que acima de tudo, poderão levantar e inspirar outras leitoras.
      Obrigada ♥

      Excluir
  3. Oi Bianca! Tinha que ter um aviso no início do post com grandes possibilidades de se emocionar tremendamente com o conteúdo.
    O quanto esse assunto é importante não tem medida... se fala tanto em outras coisas e se esquece do amor próprio! Adorei saber um pouco mais sobre a tua história nesse assunto, fiquei emocionada com muitas coisas pelas quais passou e muito enfurecida com algumas pessoas maldosas que passaram no teu caminho, espero que a tua construção 89% chegue aos 100% logo! Post engrandecedor, post lindo, post emocionante... me enxerguei em algumas coisas que tu escreveu aqui e foi um alerta, acho que preciso me conhecer melhor, entender melhor o "amor próprio" e me libertar de algumas coisas que ainda me engessam num comportamento "esperado"!
    Parabéns Bianca, e obrigada por compartilhar!
    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi lindeza!
      Eu sempre me emociono ao fazer conteúdo para essa coluna. Acaba se tornando algo muito pessoal, neste por exemplo, acabei por lembrar de muitas passagens ruins e do quanto fui uma pessoa horrível pra mim mesma.
      Obrigada por seu comentário que também foi emocionante. Mas de uma forma muito positiva.
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Bianca.
    Que post maravilhoso.
    Acho que todas as mulheres tem as suas inseguranças, até aquelas que parece que não tem, tem.
    Eu também fui criada para agradar os outros. Uma única filha menina e a mais velha, na cultura oriental, então já viu.
    Super concordo com você na parte de que o que nós talvez vejamos como defeito, pode ser algo da nossa personalidade e não é totalmente ruim. Só é preciso trabalhar em outros aspectos.
    Diferente de você tenho muita dificuldade para dizer verdades e odeio criar polêmicas ou participar de discussões. Muitos dizem que sou um amorzinho de pessoa, mas eu me vejo às vezes como aquela pessoa trouxa que carregam as pessoas. Agora estou lidando melhor com isso. Depois de tomar muito na cabeça, você aprende algumas coisas, começa a não ter tanta paciência e não está tão disposta a ajudar aqueles que só querem tirar proveito de você rs
    Com o tempo você acaba notando quem é tóxico e quem realmente quer seu bem.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela!
      Obrigada ♥
      Eu imagino que no seu caso também não deve ter sido fácil, e acredito que você deve enfrentar uma linha de resistência muito maior pelo fato da cultura oriental, que é tão rígida comparada com a minha cultura.
      Acredito que falar a verdade é diferente de criar polêmica. Agora mesmo, eu disse com todas as letras que acredito que pra você é mais difícil por ser oriental, e nem por isso estou criando polêmica. Posso dizer pra você com todas as letras que nao concordo com o fato de você se considerar trouxa por preferir não expor sua opinião, e isso não é ser polêmica. É ter o conforto de dizer o que pensa para uma pessoa que acredita ser amiga (pois mesmo virtualmente, eu me sinto a vontade com vocês).
      A vida é muito curta para guardarmos e aceitarmos opiniões e condutas que nos machucam. Se precisar falar, fale. A sua fama de "amorzinho" não vai mudar por dizer o que sente. Talvez as pessoas ao seu redor vão dizer "a Pâmela é um amorzinho e fiquei super inspirada com a opinião dela sobre tal assunto".
      Não deixa ninguém tirar proveito de você. É um processo lento, mas necessário.
      Beijos sua linda

      Excluir
  5. Nossa que post!!!!!!!
    Por anos eu fui extremamente altruísta, sempre coloquei os outros em primeiro lugar e o que sobrava eu pegava para mim. Apesar de não achar o altruísmo errado acho que existe um limite de até onde ele deve ser exercido e eu ultrapassei completamente. Sofri as consequências de tudo isso e hoje em dia mudei muito, ouço até de muita gente que estou diferente e mais fria mas acho que isso foi uma forma de proteção. Eu estabeleci uma linha imaginária que não pode mais ser ultrapassada e se algo não me faz bem eu tento tirar de mim rapidamente. Infelizmente fomos criadas para agradar e é um pouco difícil se separar disso mas quando conseguimos é uma alegria tremenda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana!
      Eu também sou considerada fria por muita gente. E hoje vejo que não sou. Se proteger de outras pessoas as vezes é necessário, mas só tome cuidado para que essa linha de proteção não afaste pessoas maravilhosas tá bom?
      Beijos!!!!

      Excluir
  6. Bia!
    Na verdade fomos criadas mesmo para servir e ser submissa, afinal a sociedade é machista. E na minha época ainda mais, nasci em 65 e as mulheres estavam começando a se rebelarem, a revolução dos anos 80 logo chegou e começamos a 'respirar' mudanças.
    Em casa sempre fui tida como rebelde, tinha 'brigas' homéricas com mainha, porque não aceitava essa submissão, esse: ter de agradar, sempre falava o que pensava e fazia o que tinha vontade. Mainha cultuava muito a aparência e eu não estava nem aí, usava o que me fazia sentir bem...
    Acredito que amor próprio nunca foi problema para mim, sempre tive de sobra e trago isso durante toda a vida.
    Nos relacionamentos nunca me deixei intimidar (acho até que intimidava eles...kkk), sempre impus meus desejos e vontades, agora, sou a favor do diálogo também, acho que podemos sempre chegar a um meio termo, concorda?
    Gostei muito do tema hoje.
    Desejo um mês repleto de alegrias e uma semana abençoada.
    “Só são verdadeiramente felizes aqueles que procuram ser úteis aos outros.” (Albert Schweitzer)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA SETEMBRO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh esse comentário tão cheio de conhecimento! É lindo poder tê-la aqui compartilhando suas histórias de vida, mostrando pra gente como as coisas funcionavam em outro período.
      Estou arrepiada aqui e te admirando ainda mais pelo fato de você ser incrível e inspiradora.
      Parabéns! E obrigada por compartilhar conosco.
      Beijos

      Excluir
  7. Olá, Bia
    Obrigada por trazer esse post maravilhoso, fico feliz por saber que você esta se amando.
    Sempre fui gordinha, com peitos volumosos e cabelos cacheados (me aceito do jeito que sou). Amo meu cabelo, meu corpo apesar das estrias me curto muito.
    Graças a Deus minha mãe me deu liberdade e não me proibia de nada, apenas dizia para não se meter em confusão, arrumar filhos sem querer e estudar para não ter a vida sofrida na roça que ela teve.
    Por ter essa liberdade e ver os exemplos na família e das experiências com meus relacionamentos não casei e nem tenho filho.
    Claro que sofri na escola e principalmente na adolescência era maior em altura e peso do que os outros, ganhei vários apelidos que hoje em dia é bullying. As primeiras vezes fiquei muito triste com isso, mas graças aos conselhos da minha mãe não me abalava com o que os outros diziam. E hoje muitos dos que me deram apelido são gordos, carecas entre outras coisas que não preciso mencionar.
    Continuo do mesmo jeito as vezes mais gordinha ou com uns quilinhos menos e a estima lá em cima como você diz temos que nos amar primeiro para amar ao próximo.
    Nossa falei demais, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois você DEVE falar e muito mulher!! Que delícia de comentário!!! Que mulherão você é!!
      Um exemplo de mulher que se ama e não liga para padrões. Um exemplo de mulher linda que nunca se abalou por nada. Seu comentário nos deixa mais fortes sabia?
      Obrigada por partilhar sua história.
      Beijos ♥

      Excluir
  8. Bia, antes de mais nada MARAVILHOSAS PALAVRAS! Estamos vivendo uma vida muito virtual e cheia de padrões. Creio que nos julgamos e pensamos pelos outros antes de olhar no espelho e focar nas coisas boas, estamos apavorados com as redes e com o poder de uma foto mal feita. Mas este em nós nos amarmos, dentro e fora. Em assumir nosso cabelo, nossas tatuagens, nossas estrias e nosso jeito de ser. Temos que olhar para a outro com olhar de admiração, sabe? Somos únicas, guerreiras, lindas, somos tudo aquilo que queremos ser!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelli!
      Sim, é exatamente isso. Aprendermos a nos amar e assim nascer essa coisa de admirar todas em nossa volta.
      Quando nos assumimos, as coisas ficam mais lindas.
      Obrigada por seu comentário tão empoderado.
      Beijos

      Excluir
  9. Que tema profundo hein? Ainda mais num meio que estamos vivendo em questão da feminilidade e tudo mais. Com certeza em um momento de pressão, jogamos na cara que nos amamos sim... mas parando para analisar, será que é verdade? Acredito que eu tenha passado por um momento de avaliar meu amor próprio poucos meses atrás. Estava em um relacionamento de 7 anos e de repente descobri que ele não estava sendo fiel. Depois de um tempo, tivemos a oportunidade de conversar sabe? Até pra poder surgir o perdão. E claro, o perdão é aos poucos, mas a questão do amor próprio surgiu no momento em que ele pediu mais uma chance. Eu pensei, pensei e pensei mais um pouco. Mas vi que o amor por mim era maior, nunca seria igual ou melhor do que antes, então me amei mais, revi minhas qualidades, comecei minha faculdade e conheci novos amigos e, principalmente, me coloquei em primeiro lugar. E isso tudo é tão libertador! Obrigada pelo tema, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!
      Ler esse relato me deixou com um sorriso enorme no rosto. Saber que você conseguiu se libertar dessa forma, se amando, se valorizando... nossa!! Me sinto orgulhosa e inspirada.
      Obrigada, tenho certeza que você inspirou muitas outras mulheres e agora poderá fazer o mesmo por aqui no blog.
      Beijos

      Excluir
  10. Nossaaaaa... até parece que falou de mim :O
    Passei por muitas coisas semelhantes e ainda estou em transição...ainda não consegui me aceitar como sou... mesmo com pessoas legais me dizendo o contrário... acho que 18 anos sendo maltratada e humilhada fizeram um estrago muito grande em mim... já me livrei disso fisicamente porém o psicológico ainda anda abalado... já ouvi hoje q preciso ter tempo pra mim... que eu tenho q ser o foco pq daí o resto vem... Rs... ainda estou na luta.... acredito que pessoas positivas é sempre bem vindas... e fazem um bem danado além de nos ajudar a levantar essa auto estima... ando meio pra baixo... pra não dizer totalmente... muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo e que do me puxam pra baixo... perdi meu emprego... a compra do apto não deu certo... uma amizade que eu acreditava que estava conquistando acabei perdendo por "burrice" minha mesmo... nas assim é a vida... eu acho que posso superar isso , mas acompanhada de pessoas positivas é mais fácil... como digo sempre: sozinho vc vai mais rápido , mas juntos vamos mais longe. E o jeito é ir tentando e esperar q o tempo seja generoso e ai as coisas se ajeita.
    Parabéns pelo post... foi um tapa na minha cara... precisava disso mesmo.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi sua linda!!
      Em primeiro lugar: você sofreu muito, por 18 anos, claro que o processo será lento. Junta muita coisa nessa história.
      Quando me separei e comecei de novo, por várias vezes fui puxada para baixo. Eu sempre contava para a Fabi, que minha vida parecia uma novela mexicana.
      Estava pagando um consórcio para ter um filho ou comprar um carro, e quando achei que tudo estava legal, descobri uma dívida no banco e precisei largar mão do consórcio.
      Tudo estava pleno, quando descobri que devia na receita federal. Estava curtindo um carinha que parecia ter saído dos romances, quando uma tragédia acometeu sua vida e precisei me afastar.
      Na hora que essas coisas acontecem a gente fica desesperada. Briguei com Deus. Mas depois, enxergamos o quanto nos foram necessárias. Talvez por oferecer aprendizado, talvez por colocar outras pessoas em nossas vidas, talvez por tirar outras.
      Deus sempre sabe o que faz, não estamos imunes às coisas ruins, mas as pessoas que nos levantam precisam se manter por perto, nós precisamos mantê-las por perto.
      Enfim, contei tudo isso para que você perceba que o universo não está conspirando contra você. Eu acho que ele só está te fortalecendo.
      Beijos sua linda, continue a se amar (e sobre a amizade que perdeu, tente consertar. Se for verdadeira, aposto que entenderá seus erros e vocês poderão recomeçar).

      Excluir
  11. É o primeiro post que estou lendo do blog e fiquei muito emocionada!
    Não sei você, mas eu acredito em carma e destino... Ontem estava lendo sobre a baixa autoestima e hoje estou lendo isso, então acho que tem sido um sinal para que eu mude (porque preciso!!!).
    Eu nunca fui muito satisfeita comigo mesma e sempre coloquei as outras pessoas em primeiro lugar, tive ensinamentos rigorosos em casa (quase a mesma coisa que vc, mas até que estou conseguindo mudar a mente dos meus pais) e o que sempre me deixou pra trás no grupo de amigas ou em festas era (ainda é) minha timidez. Sempre fui a mais alta e magra da turma, cabelo fino e com muito volume (eu também estou loira, mas quero ficar um bom tempo só cuidando do meu cabelo e aceitar os brancos de uma vez), estrias demais, sardas (que hoje eu amo), seios pequeno (quero muito colocar silicone mesmo com todos me falando para não fazer) etc etc etc, é aquilo que vc falou mesmo: os defeitos a gente acha em um instante, já as qualidades...
    Comecei a namorar nova e ainda no ensino médio, meu primeiro relacionamento que está até hoje (5 anos), mas com esse namoro eu perdi toda a minha segurança e fiquei "dependente", choro por qualquer coisa, sempre estou errada e raramente sou acompanhada em coisas que minha família faz, mas sabe quando a gente ainda não consegue saber o que quer? Estou nisso... Estou odiando a faculdade, mas todo mundo conseguiu me fazer pensar "ah, só falta um ano, termina que é importante" ou ficam no meu pé falando que se eu desistir, é porque sou fraca (isso machuca e só aumenta a vontade de largar tudo). É tanta coisa acontecendo ao nosso redor que a gente acaba perdendo tudo o que acontece dentre de nós, nisso a vida vai passando e só vai ficando o pensamento de "se eu tivesse feito diferente...". Hoje tenho 21 anos, com a sensação de uma criança inexperiente do mundo junto com a ideia de que estou deixando passar muita coisa.
    Desculpa o desabafo hahahahahah Esse post era exatamente o que eu precisava ler hoje e todos os dias. Amei, beijos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li seu comentário ontem, no meu trabalho, e fiquei emocionada. Você me fez chorar. Hoje reli, e novamente chorei. Não pense que estou chorando por pena, ou por não acreditar em você.
      Muito pelo contrário. Estou emocionada porque estou vendo que você está nos primeiros passos para se libertar. Só pelo fato de reconhecer o que está de errado já mostra que quer mudança.
      Aos 28 anos me senti exatamente assim: uma criança sem experiência e sem lugar para recomeçar.
      Ainda não estou onde queria. Não vou dizer pra você que sou vitoriosa e que "nossa minha vida é linda". Não é.
      Ainda não sei o que realmente quero. Mudo de desejos todos os dias. Alguns se transformam em objetivos outros em pó.
      O recomeçar não é fácil. Mas afirmo pra você com toda segurança do mundo que é lindo. Quando você conseguir se desprender de todas essas amarras da sua vida, vai entender que conseguirá superar qualquer coisa.
      Se joga. Recomece. Mesmo que seja com as mesmas pessoas.
      Obrigada! Estou emocionada de novo e com uma vontade tremenda de te dar um abraço.
      Receba um aperto virtual.
      Beijos

      Excluir
  12. Hey

    Amei completamente esse post, eu fui ensinada desde cedo a perdoar não importa o que, não importa quem eu DEVERIA perdoa mesmo que não estivesse pronta pra isso, então tirar pessoas tóxicas do meu convívio sempre foi a parte mais difícil, elas me faziam mal mas eu estava lá perdoando, e se por um momento eu criasse coragem e me afasta-se me sentia terrivelmente culpada, ficava pensado "mas será que ela fez por mal mesmo ? tenho certeza que não estou exagerando?" Cheguei no momento da minha vida que comecei a me colocar em primeiro lugar a me amar acima de tudo a respeitar meu corpo e minha mente, é um processo difícil as vezes ainda me sinto culpado, mas sei que estou conseguindo aos poucos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milena!
      Eu também já ouvi esse tipo de "ensinamento" tosco. Perdoar é completamente diferente de aceitar e esquecer, e só descobri isso depois de velha.
      Coisa mais linda de relato, obrigada por compartilhar conosco.
      Beijos ♥

      Excluir
  13. É muito bom ser amado por alguém, e que maravilha quando nos amamos verdadeiramente. Esse é um dos segredos da felicidade. Sabemos que não podemos sair fazendo tudo o que quisermos, afinal nossos direitos terminam quando começam o do outro, mas de qualquer forma estamos lutando pelos nossos sonhos e desejos. Acho que um ponto importante que você citou é sobre ser verdadeiro e às vezes soar arrogante. Eu fazia muito isso, dava opiniões sinceras para amigos e só com o tempo descobrir que nem sempre as pessoas querem ouvir verdades. Isso realmente magoa, chateia e afasta muita gente. Agora sempre faço como vc disse, analiso para ver se o que vou falar vai interferir negativamente ou magoar alguém, e em grande parte das vezes não falo tudo o que penso.

    Evandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Evandro! Que delícia de comentário! Pois é. com o tempo amadurecemos e quando temos essa base de "aprender a respeitar o próximo e a si mesmo", acaba se tornando mais fácil incentivar o amor próprio do outro. Muitas vezes nossas opiniões machucam, magoam, e interferem diretamente na autoestima do outro.
      Se não vai ajudar, então que as guardamos para nós mesmos.
      Beijão

      Excluir
  14. Infelizmente, as pessoas que deveriam nos ensinar sobre como podemos nos amar mais, as vezes são as que arrastam a gente para baixo e faz a gente acreditar e abrir mão de coisas que não deveríamos. Super concordo com isso de nos conhecermos. Tenho amigas que não conseguem fazer as coisas sozinha. Precisa sempre de alguma companhia. Acho tão legal você se curtir, fazer as coisas com você, se conhecer. Que linda essa dica da listinha. Todos temos defeitos e tentar ignorar isso nunca é bom. Existe pressão para sermos de tal forma. Acho que você se sentir bem com você é o principal. Vejo várias blogueirinhas que parecem até a mesma pessoa, mesma boca, mesmo cabelo, mesmo corpo. Se aceitar como você é, com seu corpo, seu cabelo, seu jeito, é algo lindo de ver. É isso mesmo, "para amar, você precisa se amar". Adorei o post, ele ficou muito bom, ficou bem papo de amigas, com várias mensagens positivas. Inspirador, motivacional e alegre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana! Fico tão feliz que tenha curtido! De verdade, obrigada ♥
      Acontece muito dentro da nossa própria família de termos pessoas que nos colocam lá embaixo. Algumas vezes é algo que veio vindo de gerações, outras faz parte da própria personalidade. Cabe a nós decidirmos como será a convivência.
      Eu tenho pessoas muito próximas, que eu amo, que me colocavam pra baixo. Minto, até hoje elas tem esse poder. Aprendi a respeitar, porque amo, e elas não vão mudar. O que tenho em mente é que não devo ficar para baixo por causa da opinião alheia, e devo filtrar muito tudo que ouço.
      Beijos

      Excluir
  15. Esses post do papo femininja sempre trazem bons temas, pois trata-se muito do que todas nós passamos. Eu concordo que temos que nos amar primeiro, senão como fazer outra pessoa nos amar. Ficar de bem com você mesma e aceitar a sua aparência é a melhor coisa, sempre vai ter pessoas que vão dizer o contrário e são essas pessoas que temos que manter longe!!

    ResponderExcluir
  16. Amor próprio é tão difícil de praticar, pelo menos pra mim é... Só depois que passei a fazer psicoterapia eu passei a me amar mais, a me valorizar mais, a enxergar minhas qualidades e conviver com os meus defeito.
    Concordo, não é egoísmo nos colocar em primeiro ligar, se algo não me faz feliz eu não faço independentemente de eu ser taxada como uma pessoa egoísta, ruim...
    Amei o Papo Femininja! Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Any!
      Estou toda feliz aqui pelo fato de ter amado o nosso papo.
      É realmente difícil, e não me amo o tempo todo. As vezes preciso de ajuda, tenho a Fabi, a Naty que são verdadeiras amigas e apoio.
      Vejo que preciso de psicoterapia, inclusive vou procurar ajuda. Mas sei que caminhei muito, e estou muito próxima para me amar 100%, sem travas.
      Beijos!

      Excluir
  17. Esse seu post Foi simplesmente maravilhoso eu sempre fui gordinha na verdade a mais da família e o meu jeito é introvertido também não ajudava em nada várias e várias vezes alguém da família ou de Fora venha me dizer uma dieta milagrosa que tinha descoberto e queria implantar ela em mim tentando me fazer me adequar as formas e curvas exigidos pela sociedade e isso era uma raiva enorme a ponto de eu ter vergonha do meu próprio corpo usar shorts curtos para mim era uma ideia impossível já que não conseguia me sentir à vontade com essa casca humana e ele pergunta quantas outras garotas devem passar pelo mesmo problema que eu passei

    ResponderExcluir
  18. Oi Bianca, como sempre, você arrasou no post!
    EU tô tentando me amar mais também.
    Também fui criada pra agradar, porém, minha personalidade sempre foi forte e viva, nunca quis agradar ninguém kkkk mas sim, buscar meus sonhos e viver minha própria vida.
    Mas, é claro que já deixei de fazer muita coisas porque minha família era contra e/ou porque tive medo.
    Todavia, hoje tô mais solta. Me sentindo melhor, e buscando ser o melhor de mim. Fazer o que me agrada, o que combina comigo e dane-se os outros.
    As pessoas querem que sejamos como elas são ou seriam, só que cada um tem o direito de ser como é.
    Sobre beleza sempre tive também baixa autoestima, me sentia horrorosa porque não ter corpo de modelo. Hoje tento me valorizar mais, me vestir, me emperiquitar kkk do jeito que eu quero, até porque há vários tipos de beleza, e temos que celebrar todos eles!
    Aii também me livrei de pessoas tóxicas, graças a Deus, larguei de ser trouxa kkkkkkkk quando a gente percebe quem nos faz mal e sai de perto, as coisas fluem, a vida muda, realmente!
    Lindo, post amei demais mesmo! Parabéns!
    bjossss

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e pelo carinho! <3
Deixe sua opinião sobre o post e também um pouquinho de amor!

© PAUSA PARA PITACOS - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: RENATA MASSA | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo