Menu em imagem

Image Map

18 junho 2018

{Resenha} ~ O assassino do zodíaco - Sam Wilson ~

Olár,  tudo boooom?
Animados para mais uma semana, seus lindos?
Eu espero que sim, pois o papo de hoje é sério, hein.

Hoje vamos falar de um livro que me surpreendeu de diversas formas, e nem todas, infelizmente, foram positivas.
Você é x loucx dos signos? Então, chega mais, pois tenho certeza de que você vai curtir essa resenha.



Skoob
Quando li: Junho, 2018.
Título: O assassino do zodíaco
Autor(a): Sam Wilson
Editora: Jangada
Páginas: 464
Avaliação: 
Onde comprar? Amazon | Americanas | Saraiva | Submarino
** Exemplar cedido pela editora

Você já imaginou como seria uma sociedade onde a população fosse reconhecida e dividida por signos e mapas astrais? Onde não existe cor, religião, time de futebol, classes sociais, sexo ou orientação sexual, somente signos? E que cada casta de signos estivesse predeterminada a realizar determinadas funções na sociedade, uma vez que essa tal atividade combina mais com as especifidades cada um desses "grupos"? Sam Wilson tornou tudo isso possível.

Ei. Não faça essa cara de QUÊ?, pois a ideia é genial! Eu fiquei confusa no início também, mas rolou, acredite em mim.


Quando eu soube do lançamento desse livro eu fiquei doida para lê-lo. Todo mundo aqui já está careca de saber que eu super curto um bom thriller, e quando ouvi o título, pensei: Caraaaaaacaas! Será que esse livro é baseado no serial killer Zodíaco (não sabe de quem eu estou falando? Clica aqui e conheça sua história)? Fiquei animadona, pois adoro histórias do gênero. Quando li a sinopse e vi que não tinha nada a ver com o assunto, rolou uma decepçãozinha, mas ao mesmo tempo, novas expectativas foram plantadas nesse coraçãozinho aqui.


Logo no prólogo, um homicídio frio é narrado, em terceira pessoa - assim como todo o livro, inclusive. Um policial de touro é brutalmente assassinado, e a única testemunha, uma diarista de libra, está desaparecida. Ao lado do corpo há uma marca feita de terra  - o o elemento que rege o signo. O detetive Jerome Burton é designado para o caso, e para tentar entender a motivação do assassino, bem como seus possíveis responsáveis, ele contará com o apoio da astróloga forense Lindi Childs.

Paralelamente conhecemos Daniel, um capricorniano - eles são os mais privilegiados dessa sociedade - que acaba de descobrir que tem uma filha de 17 anos. Ele imediatamente parte em busca da garota, mas mesmo com todos os recursos de que dispõe, essa busca não é das mais fáceis. É sofrida, dolorosa, mas deu vida ao personagem, o fez crível. Confesso que consegui me conectar a ele imediatamente, tornando-o o meu personagem preferido, ganhando minha empatia, simpatia e torcida.

Como se trata de um mistério, não posso falar muito mais sobre o assunto, posso apenas dizer, de forma resumida, que o livro trata da investigação de uma onda de assassinatos brutais, e que paralelo a isso, um ricaço está em busca da filha que ele acabou de descobrir que tem. Mas será que é só isso?


A conspiração que gira em torno dos assassinatos aqui narrados é extremamente bem elaborada, o que não quer dizer que tenha sido bem desenvolvida. Pensar no quão inteligente a ideia foi acaba por fazer com que esperemos algo extraordinário, mas mesmo assim, não fiquei decepcionada com o que foi entregue, não. O que me decepcionou na trama foi, basicamente, os protagonistas, e isso é bem assustador. Normalmente quando não nos envolvemos com eles, a trama acaba ficando um tanto massante.

Burton e Childs não têm brilho, nem carisma, e como eles não têm química, a maioria de suas cenas são bem chatinhas. Não temos aqui uma dupla dinâmica que se completa, tipo Batman e Robin. Pode ser que suas peculiaridades tenham a ver com as personalidades de seus signos, mas essa falta de felling fez com que eu pelejasse um pouco (muito) para concluir a leitura. Eu achei os diálogos mecânicos, frios, sem emoção. Estou acostumada a investigadores pró-ativos e carismáticos, a ser convidada a descobrir todo o mistério junto com eles, e seu super senti falta disso.


O que salvou a minha leitura foi, sem dúvidas, a ambientação de tudo, afinal, a grande estrela do livro não são os crimes em si, e sim a sociedade onde eles aconteceram. O autor foi feliz nesse ponto, pois além de nos apresentar um mundo crível, ele ainda conseguiu fazer sutis críticas à sociedade de hoje, bem como à maneira como as coisas andam se desenvolvendo - ou regredindo, em alguns casos. Ele nos convida a enxergar que o preconceito é algo que está enraizado no ser humano, e que ele independe da situação. Ele nos mostra que, se não tomarmos cuidado, a sociedade será dizimada por ele, tendo a ajuda da corrupção, ganância e afins. Sua abordagem da política, comércio, infraestrutura básica, educação e saúde foram brilhantes, pois conseguiu, de forma um tanto quanto aloprada e fantasiosa, narrar exatamente o que vivenciamos dia após dia. Foi surreal. Inesquecível, sem dúvidas.

Não espere uma investigação eletrizante. Espere um desenvolvimento diferenciado, com uma proposta que nos proporciona uma visão diferente do mundo e, principalmente, mire sua atenção não só para as possíveis dicas que possam ser dadas para que o tal mistério seja elucidado, mas para tudo o que está à volta, pois cada acontecimento, por menor que seja, fez parte de um todo - pelo menos ao meu ver. 

O desenrolar da trama foi corrido, o que resultou em um final que, para mim, deixou a desejar. Acho que se todo esse ambiente não fosse tão inteligente, com certeza eu teria ficado brava e incomodada com o final proposto, mas essa fraqueza não prejudicou meus sentimentos finais quando fechei o livro pela última (ou não) vez. 

A edição está impecável, como sempre. Eu tenho vários livros da editora, e tudo o que mais gosto em suas edições são sempre encontrados em novos exemplares, e isso sempre me deixa feliz. É o tipo de livro que dá gosto ter em sua coleção. Em breve teremos um post cheinho de fotos para que vocês possam conhecer esses detalhes marcantes. Preferi uma abordagem diferente nessa resenha, pois nos posts anteriores tivemos surras de fotinhas, rs!


Bem, quem está afim de uma leitura despretensiosa e inteligente deve dar uma oportunidade a este livro, pois mesmo que tudo pareça insano demais, no fim, faz sentido. É um desafio para mente, e principalmente, para seus princípios e percepções. 


25 comentários:

  1. Oi, Fabíola.

    É incontestável a originidade e criatividade do autor. E até mesmo bastante palpável, pois podemos que tudo o que move o livro, é real. Como mencionado, o preconceito e restrições entre classes sociais é real e evidente em nossa sociedade. Então, foi uma tática bem pensada do autor em retratar, através desses requisitos, essa evidência de forma diferenciada.

    No entanto, apesar disso, tenho certeza que eu também iria gostar do mistério inserido.

    P.S.: Os gifs são demais! 😁

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro recheado de verdade mesmo estando inserido em mundo de ficções e regido por uma sociedade que é diferente, e isso, sem dúvidas, atiça a curiosidade de qualquer um, né?
      E fico feliz de ter acertado nos gifs, eheheheh

      Beijocas

      Excluir
  2. Oie Fabiii...
    Confesso que pelo nome do livro não me senti muito atraída em ler, mas no desenrolar da resenha me veio uma curiosidade... percebi que tem um mistério por trás de toda a história é isso me instigou. Quem sabe não o coloca na minha pequena lista rs...
    PS: os gifs ficaram show... mas senti falta das suas fotinhas hehehe
    Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PEQUENA LISTA? Ai, que humilde... sHIAUhsuIHAs
      Realmente, a trama nos deixa com aquela curiosidade boa, viu. Eu, pelo menos, fiquei doida para entender e ver se essa maluquice toda ia funcinar, rs!
      E pode deixar que já já tem post com surra de fotinhas! RS

      Beijocas

      Excluir
  3. Este livro está na minha lista de desejados tem um tempinho já! Também confundi no início com um filme que leva o mesmo título,mas não tem nada a ver não.
    Sou meio avessa a isso de astrologia e signos,mas seria até engraçado pois penso que essa nossa mania de colocar nossas culpas nos signos é muito engraçada.rs Tipo, eu como muito pois sou taurina. Eu sou teimosa, pois sou taurina, ciúmes puro(sim, eu sei minhas inúmeras qualidades..rs)
    Mas mesmo não tendo esta química entre o "casal" de protagonistas, o enredo parece ser fascinante!!!
    Espero ler em breve(ah, pra variar o show de gifs ficou maravilhoso..rs)
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não entendo nada de signos, Angela! Mas vez ou outra eu falo sobre o assunto... falo o quanto nós, sagitarianos, somos as melhores pessoas! Kkkkkkkkkkkk

      Sem dúvidas a química dos protagonistas não ofusca o brilho do restante da trama! Vale super a leitura!

      Beijocas

      Excluir
  4. Oi Fabíola,

    Quando comecei a ler fiquei pensando no filme, mas não tem nada em comum, né!
    Eu não estou mais tanto nessa vibe dos signos (já tinha o costume de ler horóscopo, coisa e tal), mas achei bacana a premissa do livro. Apesar de algumas ressalvas, fiquei interessada, mas sempre me encontro desanimada quando um livro recebe nota 3.
    Ainda vou deixar a dica anotada, quem sabe leio mais pra frente.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Dri!
      Então. Eu normalmente não me deixo levar pelas estrelinhas, pois normalmente eu vou super contra a maré... sou daquelas que não gosta dos livros que a maioria ama e amo os que a maioria não gosta! Kkkkkkkkkk
      Acho que é o tipo de livro que vale a pena ser lido, principalmente por causa de toda essa questão da sociedade diferentona, sabe.
      Quem sabe um dia num rola uma oportunidade para lê-lo e vc não se surpreenda?

      Beijocas

      Excluir
  5. Oi Fabi.
    Achei a premissa bem diferente e intrigante. Uma sociedade dividida por signos é algo bem peculiar.
    Estava começando a ficar animada para ler o livro, mas aí você salientou que a dupla principal não tem química nem carisma e isso é um ponto bastante negativo. Se você não se simpatiza com os personagens principais a leitura fica tão difícil. Ainda mais quando os diálogos parecem forçados =/
    Fiquei com vontade de ler o livro. Se eu o ler vai ser com expectativas bem baixas.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente essa falta de química atrapalha um pouco a leitura, Pam. Mas ela não tirou o brilhantismo do restante da trama, viu. Por isso que eu acho que super vale a leitura!
      E acho que o melhor a se fazer é ler sem expectativas. Queria eu fazer isso sempre... shUIAshiuHAS

      Beijocas

      Excluir
  6. Eu não acredito em signos e não gosto dos thrillers mas a premissa desse livro foi bem interessante, nunca tinha imaginado um livro assim antes.
    Mas eu acho que para mim a leitura ficaria confusa e desestimulante justamente por não gostar dos elementos que são abordados por ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, se não curte nem um e nem outro, acho que a leitura seria um tanto massante para você, viu. Mas, como vc gostou da premissa, quem sabe mais pra frente não acabe se interessando?

      Beijocas

      Excluir
  7. Olá Fabi!!
    Se não estou enganada é a primeira vez que leio sobre esse livro, conhecia ele por redes sociais mas não li nd sobre ele...
    Eu que curto o gênero já qro ler pra ontem, a edição está linda msm viu, o enredo parece prender o leitor, gosto disso em leituras, vai para os desejados.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se curte o gênero, então bora ler, Line!
      Mas vá sem expectativas, hein. Acho que assim vc vai aproveitar mais!

      Beijocas

      Excluir
  8. Oi, Fabiola!
    Sempre achei interessante os signos, na minha adolescência acompanhava as previsões diariamente - quem não?! rsrs... - mas hoje em dia não é um assunto que me interesse tanto...
    Em relação a O assassino do zodíaco, achei a ideia do livro genial, e fiquei bastante curiosa para descobrir a ligação entre os assassinatos e a busca do ricaço por sua filha, pois tenho a impressão que há uma ligação aí rsrs.
    Enfim, valeu pela dica, anotada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Any, sempre fui daquelas que lê horóscopo de vez em quando, quando estou lendo o jornal... mas nunca fui ligada ao assunto. COmo eu disse ali em cima, falo bastante no assunto mas só para dizer que sagitarianos são as melhores pessoas! shiUHASuiHAS

      Essa dica é precisa, hein. Espero que sua experiência com o livro seja bem bacana!
      Beijocas

      Excluir
  9. Oi, Fabíola!!
    Já estou de olho nesse livro desde o lançamento mas infelizmente ainda não foi dessa vez que adquirir um lançamento tão rápido assim. Mas sou apaixonado por thrillers e de histórias de investigação policiais. Também achei bem interessante a sociedade ser reconhecida e dividida por signos e mapas astrais, sem dúvida é uma história bem empolgante.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super instigante essa treta de signos, viu!
      Pode ter certezaaa!
      Espero que possa lê-lo em breve!

      Beijocas

      Excluir
  10. Eu já tinha visto a capa do livro nas livrarias, mas não cheguei a ler a sinopse, portanto pensava justamente que era um livro policial e com um serial killer sedento por sangue. Achei muito interessante essa sociedade que o autor nos apresenta e imagino que realmente poderia render um enredo super empolgante. Pena que as protagonistas não criaram esse vínculo tão necessário com você.
    Ainda assim, estou curioso para fazer essa leitura diante de todos os outros pontos positivos enumerados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os pontos positivos sobressaem, Evandro! Sem dúvidas!
      Eu é que sou chata e fiquei bravinha com esse lance de eles não se darem tão bem, hahahahah!

      Eu espero que sua experiência com o livro seja muuuito bacana, pois a premissa promete exatamente isso!

      Beijocas

      Excluir
  11. Eu tava aqui super felizinha de saber que ia ter mais uma obra de ficção baseada no Assassino do Zodíaco real, mas confesso que esse universo dos signos me deixou bem curiosa. Eu gosto de astrologia e acredito mesmo que ela tenha algum tipo de influência na nossa vida, mas nunca pensaria em usar isso pra construir (ou dividir) a sociedade, demonstrando assim todos os tipos de preconceitos, desigualdades e injustiças que ameaçam a nossa atualidade. Achei essa uma sacada genial do autor! Acho que me incomodaria um pouco essa questão da dupla dinâmica não ser tão entrosada assim, porque, como tu, tô bem acostumada com a situação inversa, mas o universo complexo criado pelo escritor me daria vontade de prosseguir na leitura.

    ResponderExcluir
  12. Tenho muito curiosidade em ler esse livro, também achei que era sobre o serial killer Zodíaco, mas gostei da proposta da trama, envolver os signos na busca dos assassinatos é uma ideia interessante. Quero ler assim que tiver oportunidade.

    ResponderExcluir
  13. Fabi!
    Já estava aqui toda animadinha, achando que o livro seria um tremendo de um thriller, mas que balde de água fria você jogou...
    Como meus pais eram astrólgos, até achei intrigante o autor criar uma sociedade baseada nesses termos e talvez por isso, até considere um dia fazer a leitura, mas de resto, fiquei bem decepcionada...
    Bom domingo e mês de julho!
    “Não sei o que fazer do que vivi, tenho medo dessa desorganização profunda. “ (Clarice Lispector)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  14. Eu adorei a proposta do livro realmente me chamou muita atenção quando li o livro eu realmente tive a certeza de que foi uma grande promessa da editora

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Já li várias resenha que tem relação a esse autor. Tem uma ótima premissa e me deixa muito curiosa sobre os thriller que há nele.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e pelo carinho! <3
Deixe sua opinião sobre o post e também um pouquinho de amor!

© PAUSA PARA PITACOS - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: RENATA MASSA | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo