Menu em imagem

Image Map

17 novembro 2017

{Senta que lá vem história!} ~Contos Medievais: O ferreiro, Nosso Senhor Jesus Cristo e o demônio ~

Oie,  seus lindos!
Como estão?
Sextou e eu tô como? Morta de cansada e desanimada para ir para o trabalho.
Mas já estou quase pronta, e sei quando chegar lá, a animação acaba aparecendo!

Hoje é dia de atualizar uma das colunas mais amadinhas aqui do blog: Senta que lá vem história!
Normalmente eu posto contos de terror/horror/suspense, mas hoje eu trouxe algo diferente.
Além de ser uma grande admiradora das trevas, sou também de histórias medievais, e nosso conto remete a este tema.
Se ajeite em seu sofá, e bora lá!



Contos Medievais: O ferreiro, Nosso Senhor Jesus Cristo e o demônio
Luis Dufaur


Um ferreiro fez um trato com o demônio, adquirindo este o direito de levar-lhe a alma para o inferno sete anos depois.

Durante os sete anos, entretanto, o diabo faria com que o ferreiro se tornasse o melhor artista do ramo no mundo inteiro.

Nosso Senhor Jesus Cristo, entrando com São Pedro na oficina do ferreiro, pôs-se a conversar com ele. De repente entrou um freguês que desejava mandar ferrar o cavalo.
— Permites-me que eu me desempenhe dessa tarefa? — perguntou Jesus.
— Faze como quiseres — respondeu com superioridade o ferreiro. — Se trabalhares mal, sempre hei de poder reparar o erro, visto que sou o melhor ferreiro do mundo.

Sorriu Jesus, e pegando uma das patas do animal, cortou-a. Em seguida, colocando-a na bigorna, ferrou-a com toda a perfeição. Terminado o trabalho, reuniu a pata à perna do cavalo. Cortou a segunda pata e repetiu a operação. Fez a mesma coisa com as outras duas, e recolocou tudo no devido lugar.

O ferreiro, assombrado, fitava-o com os olhos esbugalhados. Nunca vira método mais rápido e original.

Passado algum tempo, entrou na oficina a mãe do ferreiro, uma velhinha corcunda, retorcida, cheia de rugas.
— Queres ver o que sou capaz de fazer? — perguntou Nosso Senhor Jesus Cristo ao ferreiro.

E pegando a mulher, colocou-a sobre a bigorna. Depois, valendo-se de pregos, de martelo e de ferro em brasa, transformou-a em belíssima jovem. Findo o trabalho, despediu-se do ferreiro, que ficara o tempo todo boquiaberto.

No dia seguinte um freguês pediu ao ferreiro que lhe ferrasse o cavalo.
— Como não?! — retrucou o homem. — Vai ser já. Aprendi ontem um novo método, que me foi ensinado por um artista estrangeiro.

Cortou as quatro patas do cavalo, como vira Nosso Senhor Jesus Cristo fazer, colocou-as sobre a bigorna e ferrou-as com a devida precisão. Mas quando se tratou de reuni-las às pernas do pobre animal, começaram as decepções. Nada conseguiu, por mais que lidasse.

O dono do cavalo começou a bradar como possesso, e ameaçou o infeliz ferreiro de levá-lo à polícia. O ferreiro, para se ver livre da embrulhada, viu-se obrigado a desembolsar grande quantidade de dinheiro.

Passou-se aquele dia. No outro, estava o ferreiro na porta da oficina, pensando na desgraça da véspera, quando viu uma velhinha bem corcunda e muito feia. Nasceu-lhe no espírito uma ideia luminosa.

Agarrou-a, colocou-a sobre a bigorna, e apesar dos gritos da infeliz, começou a batê-la sem pena. Se o forasteiro fizera a mesma coisa com sua mãe, e a mudara em criatura mais do que formosa… Bate que bate, acabou por matar a velhinha, reduzindo-a a um monte informe de carne e ossos.

Alguns dias depois, voltou Nosso Senhor Jesus Cristo a aparecer na oficina do ferreiro. Imediatamente este lhe contou o que sucedera.

Queixou-se também do diabo, que não manteve a palavra empenhada, pois estava visto que ele não era o melhor ferreiro do mundo, como supusera até então.

Tratou Jesus de consolá-lo. Depois disse-lhe:
— Manifeste três desejos, e Eu os realizarei.
— Quero que a pessoa que subir à extremidade daquela árvore lá fique enquanto me agrade. Quero também que aquele a quem eu ordene sentar-se naquela poltrona fique lá guardado até que me dê na veneta soltá-lo. O meu terceiro desejo é que aquele a quem eu ordene entrar neste saco se veja obrigado a nele ficar até que eu resolva permitir-lhe sair.
— Serão concedidos — respondeu Nosso Senhor Jesus Cristo, desaparecendo.

Foram-se os sete anos do trato feito com o demônio. E este foi procurar imediatamente o ferreiro.
— Estás pronto? — perguntou-lhe.
— Sim, estou. Mas antes desejaria terminar este trabalho. Olha, enquanto esperas, sobe naquele árvore de peras e tira as que mais te agradarem. Deves estar com fome, evidentemente!

O demônio obedeceu e subiu.
— Agora que aí estás — disse-lhe o ferreiro, desatando a rir — aí ficarás até que eu resolva te fazer descer.

Tentou o demônio descer por si, mas nada conseguiu. Uma força misteriosa o retinha na árvore. Começou então a chorar:
— Se me fizeres descer, dar-te-ei outros quatro anos de vida.
— Desce! — ordenou o ferreiro.

Transcorridos quatro anos do novo prazo, o demônio voltou e perguntou ao ferreiro:
— Estás pronto? — Quase. Antes quero apenas que me deixes terminar este trabalho. Enquanto esperas, bem podes descansar nesta poltrona.

O demônio, cansadíssimo, mergulhou na poltrona.
— Ah! Ah! Agora que aí te encontras — riu-se o ferreiro — ficarás até que eu decida o contrário.

O demônio fez mil e um esforços para levantar-se, mas foi obrigado a reconhecer-se vencido.
— Deixa-me ir — pediu ao ferreiro, em tom de súplica — e eu te concederei outros quatro anos de vida.
— Levanta-te! — limitou-se a dizer nosso amigo.

Passaram mais aqueles quatro anos. Pela terceira vez surgiu o demônio, convidando o ferreiro a segui-lo.
— Pois não — concordou o ferreiro. — Podemos até partir já, se quiseres. Olha, preparei-te uma linda surpresa, neste saco.

O diabo, curioso como ele só, entrou no saco para ver mais de perto a surpresa que lhe havia sido reservada. Imediatamente o ferreiro amarrou a boca do saco, e colocando-o na bigorna, pegou o martelo e começou a bater sem dó.
— Ai! ai! ai! — gemia o demônio. — Deixa-me ir, que nunca mais virei aqui!

O ferreiro, depois de muita insistência do demônio, abriu o saco. E o maligno, mais que depressa, desapareceu, não sendo mais visto nas redondezas.

(Fonte: A. Della Nina, "Enciclopédia universal da fábula": Lendas da Noruega - Editora das Américas, SP, 1957)

Texto retirado do site Lepanto - Frente Universitária & Estudantil 




Curtiram?
Eu adorei. De verdade!
Adoro esse tipo de estória. Acho-as esclarecedoras e super divertidas!

Excelente sexta-feira pra vocês!
Pra quem é da balada, divirta-se e tome cuidado. 
Para quem vai ficar em casa, divirta-se também - e não se incomode com a minha invejinha, rs!
E para os que, assim como eu, irão trabalhar, que a noite seja agradável e que passe rapidinho. Leve.. breve!

Beijinhos

11 comentários:

  1. Hahaha Adorei!!!!!
    Eu sou apaixonada por contos,mas admito que este lance meio medieval não me agrada assim tanto. Mas que mistura mais agradável..rs
    E ainda colocar o "diabito" onde ele merece..rs
    Mesmo com essa pitada generosa de humor, fica aí uma lição importante:ninguém pode escapar de uma mente ardilosa!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é exatamente essa pitada de humor que me atrai nos contos medievais, viu! Adoooro! Rsrsr
      Bom saber que adora contos, pois eles aparecem com frequência por aqui!

      Beijocas

      Excluir
  2. Gostei!! Adoro ler contos e esse é bem bacana. Como o homem só pensa em si mesmo né...kkk...enganou até o Diabo para poder viver e ter sucesso. Muitos se aproveitam dos outros para se alcançar o que quer, nesse conto, mesmo que com uma dose de humor, deixa essa mensagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vontade de ser o melhor faz com que o homem passe a perna até no diabo, rs!
      Beijocas

      Excluir
  3. Adorei ler esse conto e sinceramente sei ate pra quem indicar. Me lembrou muito uma serie chamada Lucifer que passa a mesma mensagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu morro de vontade de assistir essa série, Carol!
      Mas eu tenho um pouco de preguicinha, sabe? Mas ela está na lista! Rsrsrsr

      Beijocas

      Excluir
  4. Amei Fabi!!!
    Acho que foi um dos contos mais bacanas que já li viu...
    Vou até mandar para umas amigas que curtem tbm...
    Bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que elas gostem também, Aline! E fico feliz por ter gostado!

      Beijocas

      Excluir
  5. Oi oi Fabi ;)
    Não costumo ler muito histórias medievais, mas adoro as de terror/suspense que você escolhe para o "Lá Vem História"!
    Assim como a menina aqui em cima disse me lembrou a série Lucifer, que comecei há pouco tempo e já estou amando S2
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Fabi!!
    Gostei muito de contos pois são estórias rápidas e sempre tem algo para passar para quem ler. Amei esse conto e achei bem divertida diversas partes do texto!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  7. Fabi!
    Gosto também de histórias de terror, das trevas e algumas que se passam na era medieval.
    Esse foi até hilário em alguns ttrechos e terminei rindo apesar da situação.
    Valeu!
    Que dezembro seja repleto de realizações e o final de semana cheio de luz e paz!
    “Dentre os mais dignos predicados de um homem está o de saber dizer a verdade.” (Renato Kehl)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e pelo carinho! <3
Deixe sua opinião sobre o post e também um pouquinho de amor!

© PAUSA PARA PITACOS - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: RENATA MASSA | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo