Comé que cês tão?
Hoje a festança fica por conta do PPP! Além da primeira dica do nosso enigma, vamos ter também algumas curiosidades da tão amada e esperada Festa Junina.
Ela é sinônimo de fogueira, bebidas quentinhas, comidinhas deliciosas, música, dança, brincadeiras e muuuuita animação. Difícil achar um custoso que num goste de festa junina, né não? A diversão rola solta... e normalmente nem tem hora pra acabar! Muita gente (euuu!) espera ansiosa pelo começo de junho, que é quando a festança toma conta do nosso país.
Mas vocês acham que as festas juninas são originárias do Brasil? Sabem como elas surgiram? Você tem pelo menos uma noçãozinha da história pro trás de todos os itens que compõem essa festança?
Então vem cá que eu vou te contar tudinho!
As festas juninas são mais antigas do que pensamos, pipow! Elas surgiram na Antiga Europa há centenas de anos. As festas aconteciam durante o solstício de verão para comemorar o início da colheita - e isso explica tanta comida e bebida! - e eram organizadas pelos celtas, egípcios e outros povos. Uma das deusas homenageadas era Juno, esposa de Júpiter, e por isso elas eram chamadas de "junônias".

Não se sabe se a adaptação do nome - para junina - veio com o tempo ou se mudou porque a festa acontece em junho. Cada país acabou dando seu toque pessoal a festa, por isso acho que a mudança do nome é coisa do nosso povo criativo mesmo, rs. A dança típica veio dos países onde a festa se popularizou, e quando chegou aqui, demos nosso jeitinho brasileiro pra que ela ficasse com a nossa cara!
Os tais santos homenageados são o Santo Antônio, o São João e o São Pedro, e é por isso que várias e várias simpatias para o mês de junho ficaram famosas. Mas nem vou falar sobre elas não! Sei que tem muita moça prendada aí querendo um casório, mas pra saber o que fazer pra arrumar um marido, vocês vão ter que fazer uma visita ao Lua Literária amanhã, rs.

Milho cozido ou assado, pipoca, bolo de fubá, pamonha, mingau de milho verde (ou curau, em algumas cidades), maçã do amor, pé de moleque, quentão, arroz doce, canjica, paçoca... afff... deu até fome!
Repararam que muitas das comidinhas típicas são derivadas do milho? Então! Isso se deve ao fato de que junho é uma época propícia para a colheita desse carinha. Delicinha, hein?
Agora que vocês já ficaram com fome e que já sabem um pouco mais sobre as festas juninas, que tal saberem qual vai ser a primeira dica do nosso enigma?
18 LETRAS FORMAM TRÊS PALAVRAS.
Todos anotaram a primeira dica?
Então anote!
A segunda dica sai amanhã lá no blog Lua Literária. Fiquem atentos, hein?
E eu vou ficando por aqui, pipow!
Nos falamos no próximo post!
Beijos!
Adorei. Não fazia ideia dessa história, pensava outra coisa bem diferente. Kkk. Não faço ideia da dica.Kkk.
ResponderExcluirEu também nem fazia ideia, Andlas! Fui ficaar sabendo disso quando comecei a pesquisar pra fazer o post! Pensei: Oi?
ExcluirKkkkkkkkkkkkkkkk
E a dica foi simples... a de hoje vai ajudar ainda mais!
Beijos
Oi, Fabi!
ResponderExcluirO melhor do São João é a comida, sem dúvida hahaha
Beijos
Balaio de Babados
Participe da promoção de aniversário do blog Crônica sem Eira
Eu fico esperando ansiosamente pela chegada de junho só por causa das comidas típicas, Lu! sHAhsuiHAs
ExcluirBeijos
Nunca iria imaginar que fosse algo tão antigo assim e que o significado dela foi mudando com o passar dos séculos. Adorei aprender algo novo aqui, mais uma coisa pra acrescentar aos meus conhecimentos gerais. Algo que com certeza pouquíssima gente sabe.
ResponderExcluirFiquei aqui com água na boca de ver vc falando de tanta comida boa. Vou ali fazer uns milho assado e já volto rsrsrs
Bjs
PPP também é cultura, Alleh!
ExcluirsHIAUshIUAHsas
E eu fiquei com vontade de mingau de milho e de milho assado tb... Queroooo!
Beijos
Oi Fabi,
ResponderExcluirNão sabia que a festa começou na Europa, mas era de se esperar por ser sobre santos e tal. A comida me mata!!! Só não gosto muito de doce, mas um milho verde com manteiga HUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUM!
Nem passou pela minha cabeça que pudesse ser na Europa. Pra mim ela era daqui mesmo! Rs!
ExcluirEu adoro doce, salgado, amargo... se é comida e é bom, tô dentro!
shIAUhsas
Beijos
Conhecia só um pouco da história e adorei aprender mais, amo a festa! Você falando esse tanto de comida e só me deixando na vontade, EU QUERO!! HAHAHA
ResponderExcluirJá anotei a dica, mas ainda não veio nada na minha cabeça que tenha esse tanto de letra hahaha
Beijos :*
Tô aqui na captura de festas juninas pra poder comer essas delícias, Claris! shIUAhsiHAs
ExcluirE vai anotando ai... já já vc vai ver como é fácil, rs!
Beijos
Oi Fabi!
ResponderExcluirRealmente, a comida é a melhor parte hahaha
Eu não conhecia a origem das festas juninas. Achei muito interessante as curiosidades que você trouxe nesse post.
Ah, a dica já está anotada ;)
Bem bacana a origem, né Anna? Eu nem imaginava nada disso... rs!
ExcluirAnota tudinho pq esse enigma tá mamão com açúcar! Rs
Beijos
Adorei saber um pouco mais xD Muita coisa aí eu não sabia, principalmente sobre a origem da festa junina. Admito que eu sou uma daquelas pessoas que não é ligada muito a comemorações, mas a comida não dá para recusar xD
ResponderExcluirAbraços
Impossível não se render às comidas, né Karina? Como resistiiiirrr... Hhahaha
ExcluirBeijos
Quantas curiosidades que nem imaginava sobre esta festa tão tradicional. Sempre gostei muito de dançar e as comidas são de dar água na boca.
ResponderExcluirAqui no Rio estão retomando um pouco desta tradição e tem tido várias festas.
Beijos
Carla Fernanda
Pensando na palavra, sendo que sou um pouco lenta rsrs.
Aqui sempre tem muita festa durante os meses de junho e julho, Carlinha! Mineiro já adora uma festa... e com esse monte de comida boa então, aí é que o povo aproveita mesmo! Rs.
ExcluirE já já vc descobre. Vai ver como é facinha! Hahha
Beijos
Junho é o melhor mês do ano, melhores festas, melhores comidas, melhores danças. O ano podia ser feito por 12 meses de junho, com certeza hehehe
ResponderExcluirAin... tô curiosa com o enigma, quero descobrir logo kkk
Seira um sonho 12 meses de junho, Crissie! Imagina que coisa linda de Deus? Friozinho com tanta comida deliciosa... É um sonho realizado mesmo!
ExcluirshUIAhsiuAHs
E daqui a pouco vc mata a charada! Certeza! Rs
Beijos
o friozinho fica só por ai mesmo, pq aqui a gente apaga a fogueira pra espantar o calor kkkk
ExcluirFaz muito tempo que eu não vou em nenhuma festa junina! Não tem cabimento.
ResponderExcluirQuando eu morava em Campina Verde (minha antiga cidade, que é minúscula) eu e minha família íamos todo ano, e eu sempre participava das apresentações da escola.
Já até casei nessas apresentações, shuashuashua
Não sabia da história da festa junina, bem legal conhece-la.
Nem me fala das comidas, aiai.
Sabia mais ou menos da origem por ter aprendido na escola. Na minha cidade era uma semana de muita quadrilha em tudo que é lugar, festa em tudo que era região e chegava junho nas escolas e os professores faziam aquele mês de preparação pra quadrilha, aprendendo coisas e arrumando enfeites pra festas e tal. Quando era criança era bom demais. E nem vou falar da comida, porque isso é o melhor da festa mesmo xD
ResponderExcluireu já tinha visto em algum canto a história da origem das festas juninas e as mudanças que ocorreram ao longo do tempo
ResponderExcluire no caso do brasil pq todas as comidas (ou muitas) são baseadas no milho
eu adoro comida de festa junina e tb as quadrilhas, mas eu não gostei das modernizadas que deram nas quadrilhas por aqui
Oiii!!
ResponderExcluirAdorei conhecer a história de origem...Não imaginava ser tão antigo assim,
O bom da festa eh divertir...Sem flar nas comidas que são sempre mto fartas e mto boas!!!!
Adoreeei!
Bjs!
nossa e eu jurando que manjava dos paranaue e nem sabia de nada... so sei cume mesmo hahahhahahahhahahh
ResponderExcluirHey cumade! Eu adoro conhecer a origem das festas típicas, assim sendo amei seu post, ficou perfeito e bem resumido, não cansou o leitor rsrs.
ResponderExcluirAmo festa junina, mas esse ano não fui em nenhuma, infelizmente.
Beijos
http://lua-literaria.blogspot.com.br/
Olá!
ResponderExcluirAdorei a postagem, pois não sabia a origem dessa festa.
São João é uma das minhas datas favoritas. Aqui no Maranhão é uma festa bem tradicional e maravilhosamente linda.
Canjica <3
Abraço!
http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/
Nossa, saudade das festas juninas que tínhamos em família... Acho que faz uns 10 anos que não comemoramos todos juntos. É que a maior parte dos meus primos mais velhos casaram e tiveram filhos, e essas crianças estão hoje com idades entre 4 e 9 anos. Como por aqui é frio demais pra fazer a festa entrar noite adentro e ver a fogueira, mais uma vez não conseguimos nos reunir. Quem sabe uma hora dessas?
ResponderExcluirSobre essas comemorações de solstício, e festas da colheita, li muito disso em livros de histórias medievais. Mas nunca tinha ligado isso à nossa festa junina!
Eu não sabia a história da festa junina! Brasileiro sempre dá um jeito de fazer festa e deixar do nosso jeitinho né hahaha
ResponderExcluirEu amo milho e seus derivados, então nem reclamo!
Eu não sabia a história da festa junina! Brasileiro sempre dá um jeito de fazer festa e deixar do nosso jeitinho né hahaha
ResponderExcluirEu amo milho e seus derivados, então nem reclamo!
Eita que tá difícil!!
ResponderExcluirTô tentando te similar as dicas mais não é tão fácil assim não,mas eu acho que eu vou conseguir.Beijo
Oi Fabi, eu já conhecia a origem da Festa junina, mas não sabia dessa história do milho *-* E realmente, dessa festa toda, as comidas típicas são as melhores *-* Amo muito. Beijão!
ResponderExcluirAdorei o post,mas sinceramente as dicas não estão me ajudando nada,tô ficando cada vez mais confusa.
ResponderExcluirClaro que a comida é a melhor parte! amo a comida, principalmente o milho... não sabia toda a tradição do evento, só sabia que era Junina de junho. Essa dica ajudou muito
ResponderExcluir