Menu em imagem

Image Map

24 janeiro 2019

{Etc e tal...} ~ Dentro da História ~

Hey   hey gente linda! Tudo bem com vocês?

A minha vida e a da Fabi foi, de uma hora para outra, invadida por seres pequenos e barulhentos. Ahhh as crianças...

Helena e Otávio vem por ai. Letícia chegou de paraquedas. Theodora também. E como nossas vidas são interligadas, percebemos que estamos, cada vez, indo atrás de conteúdos literários infantis para entreter e incentivar a leitura dos pequenos que nos rodeiam.

Há um tempinho atrás, através da do blog Em Cada Página, conheci o projeto Dentro da História

É sobre ele e minha experiência que venho falar hoje.

Vem ler? Garanto que irão se emocionar!



Dentro da História é um projeto muito inteligente e divertido. Funciona assim: o site apresenta várias histórias já prontas, dentre elas muitas diversidades da Turma da Mônica, Galinha Pintadinha, Patrulha Canina, Dora, Times de Futebol, etc.; mas o diferencial é que podemos introduzir os nossos pequenos em uma dessas histórias (daí o nome Dentro da História).

Além de ter várias opções de escolha dentro daquilo que a(o) sua(seu) pequena(o) gosta, introduzindo o nome dela(e) no enredo, é possível inserir as características físicas da criança e assim, ela se torna um personagem real. Já pensou fazer parte da Turma da Mônica? 

A ideia do projeto é realmente maravilhosa. Eu cheguei a entrar no site e simular algumas historinhas, e, ainda virtualmente, fiquei encantada.

A Letícia é filha do meu namorado e tem 8 anos. Ela já aprecia a leitura, e claro que eu tento incentivar o quanto posso (rs). 

A Lê ama cachorros, assim como nós família do Pausa, mas recentemente ela descobriu o que é a dor da perda: seu cachorrinho, de nome Badaró, morreu num procedimento veterinário de castração. 

Vocês sabem bem que eu não sei lidar com perda, não assisto nem animações que sei que o cachorro morre, então foi bem difícil para todos, principalmente para a Lê, que chorava muito. Nos dias que ela fica com o pai, na hora da oração, era um momento triste porque ela rezava para o cachorro, e sempre perguntava o motivo dele ter ido embora. 

Então, o seu pai teve uma ideia: entrou no site, viu que existia uma historinha na qual a criança participaria com seu bichinho, e ele preparou tudo (às escondidas) para presentear a Lê; e dessa forma, lembrá-la para sempre de seu cachorrinho.



O livro é em capa dura, a edição é muito caprichada, as ilustrações... perfeitas!! Uma pena que minhas fotos não ficaram tão legais como deveriam.

Nem eu nem ela sabíamos o que seria o presente, montamos um caça ao tesouro (para deixar o momento ainda mais lindo) e foi uma emoção e tanto quando ela viu do que se tratava. 

Emocionalmente falando, o livro teve um valor muito significativo, pois o pai conseguiu realizar o seu intuito (de imortalizar Badaró e assim, confortar um cadinho o coração da sua pequena). 

E olhando pelo ponto literário, foi mágico!! A Lê ficou toda e toda por ter um livro onde ela seria a personagem, identificou as características dela ali (reclamou de alguns detalhes, mas vale a pena ressaltar que não dá pra criar um desenho preciso da criança, apenas um mais próximo possível).

A personificação do personagem respeita a diversidade. Temos para todos os biótipos infantis, e até mesmo para as crianças que infelizmente tem deficiência física.

O livro acompanha ainda várias atividades educativas e divertidas. Como no momento em que recebera o livro a Lê ficou emocionada (principalmente com a mensagem da dedicatória), voltamos os holofotes para os joguinhos. Ela adorou e fez todos logo no primeiro dia!!






E ontem, lemos juntos a historinha. Como ela é a personagem principal, quis ler tudo sozinha e em voz alta. Se empolgou com o enredo, com os personagens da Turma da Mônica, e se divertiu muito vendo seu cachorrinho ali, sapeca como era na vida real.

O que antes era um momento de choro, se tornou um momento de alegria e descontração. Além de incentivar a leitura, emocionar, ser especial, o livro ajudou muito nesse momento de perda; transformando a dor da saudade em lembranças lindas; trazendo um pouquinho de conforto para ela.

É um presente único, exclusivo, que garante momentos inesquecíveis e ainda, motiva os pequeninos a lerem. 

Uma ótima dica para quem tem criança em casa.

Ahhh!! A idade também é diversificada, desde bebês até dois anos até os crescidinhos de 12.

A mágica é ver as características físicas ali, então eu recomendaria presentear os pequenos que já identificam suas próprias características pessoais (e isso varia muito de criança para criança, então quem decide é você!!).

Com toda certeza a Lê irá ganhar mais livros do projeto, Theodora terá o seu quando crescer mais um pouquinho, e estou ansiosa para quando a Helena e o Otávio chegarem e terem os seus também ♥


Saiba mais e adquira já o seu:

Resultado de imagem para gif turma da monica

Contem pra mim: vocês gostaram da dica? Querem ver mais dicas voltadas para os pequenos aqui no blog? Já conheciam o projeto?

Beijinhos lindezas, até mais!!


16 comentários:

  1. Ahhhh!!!Aquele tipo de post que a gente já fica feliz só de olhar as imagens!!!
    Eu cuido da minha neta, de vez em sempre tem um sobrinho aqui em casa também, então já imaginou a loucura que é,né? rs
    A netinha(Rafaela) vive caçando livros, adora ficar olhando figuras, principalmente com bichinhos. Por isso, sempre dou um jeito de ter livros com fazendas e afins para ela.
    Já o sobrinho(João Pedro) adora super heróis..rs
    Por isso fiquei encantada com o post e de poder sentir tanta sensibilidade num mesmo lugar.
    Eu adorei o projeto e com toda a certeza do mundo, quero ver e ler mais indicações aos pequenos!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada lindeza, teremos mesmo, muitas indicações!!
      Beijos ♥

      Excluir
  2. GENTEEEE QUE COISA MARAVILHOSA!
    É incrível para quem tem crianças e quer estimular a leitura nelas! Elas devem amar muito <3
    Não tenho nenhuma criança em casa, mas pros meus primos vai ser incrível

    ResponderExcluir
  3. Sinto muito pela perda de vocês, sei como perder um animal de estimação é doloroso! A saída que o seu namorado encontrou para amenizar a dor da Letícia foi sensacional.
    O projeto é maravilhoso, não tinha conhecimento do mesmo e simplesmente me encantei com a ideia, mesmo com as limitações citadas.
    Praticamente não existem crianças na minha família, contudo, participo de alguns projetos sociais e acho que presentear as crianças com livros em que os mesmos possam ser personagens seria um ótimo incentivo para a leitura.
    Você não mencionou o custo dos livros, mas acredito que deva ser variado. De qualquer forma, acredito que super valha a pena, até porque, é a chance dos pequenos terem seus próprios livros, e um livro de capa dura ainda por cima =P!
    A ideia da caça ao tesouro fez tudo ser mais especial ainda <3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada Joicy!
      Fico feliz que tenha se encantado. Quanto ao custo, foi um investimento de mais ou menos R$ 80,00 (já com frete incluso).
      Beijos ♥

      Excluir
  4. Que projeto incrívelvelmente super maravilhoso!!!
    Achei lindo o que vocês fizeram pra ajudar a Letícia se animar e se confortar.
    Sinto muito pela perda de vocês.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bia!
    Que projeto lindo! Eu amei a ideia. E que bom que o projeto ajudou a Letícia com sua perda, perder um binchinho é sempre muito doloroso, principalmente para os pequenos.
    Cuido dos meus sobrinhos, o mais velho de 6 anos já gosta de ler, com certeza posts nesse estilo são sempre muito bem vindos!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Que boa iniciativa desse projeto, é tão bom incentivar as crianças a já terem o hábito de ler!! Foi bom para a Leticia, pois assim ela superou a perda do cachorrinho de alguma forma!!

    ResponderExcluir
  7. Visitei o site e me amarrei, é um òtimo projeto. Amo tudo o que venha incentivar o que é produtivo para a criançada. Uma criança lidar com a perda deve ser muito difìcil e é bom saber que temos projetos que da para ajudar a nòs mães como agir em momentos assim. Vou visitar o site sempre.

    ResponderExcluir
  8. Oie. Nossa, que relato emocionante, eu me coloquei no lugar dela agora. De perder o melhor amigo. Mas vamos focar nos livros, também sou sensível a perdas como você. (NUNCA ASSITA O FILME DO MOGLI NA NETFLIX, eu fiquei mal até hoje quando lembro). Eu adorei a atitude do seu namorado em apresentar a magia dos livros para ela no momento que mais precisava. E a questao de ela estar na historia é tao lindooo. Eu vi o estande deles na Bienal do livro. Estava lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu assisti Mogli. E estou mega traumatizada até hoje.
      Fico feliz que tenha curtido!!
      Beijos ♥

      Excluir

Obrigada por sua visita e pelo carinho! <3
Deixe sua opinião sobre o post e também um pouquinho de amor!

© PAUSA PARA PITACOS - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: RENATA MASSA | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo