Menu em imagem

Image Map

01 janeiro 2019

{Etc e tal...} ~ Adeus, ano velho! Bem-vindo, ano novo! ~

2018  foi um ano e tanto, não podemos negar.
Ele deixará marcas, e isso é um fato.


Quem dera que a vida fosse feita somente de boas lembranças e marcas positivas, não é mesmo? Infelizmente, para todos nós, 2018 deixou mais marcas dolorosas do que saudosas.

É inevitável fazer uma pequena retrospectiva - do nosso ano, em particular; do ano que nossa nação viveu; que nosso planeta, como um todo, viveu. Chegou o momento de relembrar o que de mais importante rolou no ano.

Acho que a palavra chave foi mudanças. Mudanças no cenário político, econômico, esportivo, cultural e internacional. Mudanças assustadoras, diga-se de passagem.

No ano que passou, os caminhoneiros pararam o país. Eles viraram tudo de cabeça para baixo, mostraram sua força e fizeram bonito. Botaram pressão e mostraram que, com força podemos, sim, mudar o nosso país. Eles criaram dor de cabeça para o próximo governo, emparedou o governo que se foi, deu uma rasteira digna de nota na Petrobrás e instaurou o caos econômico em terras tupiniquins.



Uma mulher, militante, feminista, negra e que não tinha medo de bater de frente com todas as atrocidades que nos cercam foi assassinada em março, e até o momento, o crime segue sem explicações. Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro, junto com seu motorista, Anderson Gomes, foram mortos no dia 14 de março do ano que passou, e até hoje ninguém sabe quem foram os responsáveis. Marielle, a quinta vereadora  mais votada do país, entrou para várias tristes estatísticas - aquelas que representam as minorias.



O ano de 2018 foi um ano de conquistas e perdas no campo da ciência. Comemoramos a entrega do tão aclamado e cobiçado Prêmio Nobel de Física para Donna Strickland. A canadense foi a primeira mulher a vencer a condecoração desde Maria Goeppert-Meyer em 1963. Depois de 55 suados anos, uma mulher volta a ser destaque no mundo da física. Donna, em parceria com Arthur Ashkin e Gerard Mourou criaram uma técnica chamada "a pinça óptica", que possibilita a manipulação de objetos por meio de feixes de luz extremamente concentrados. Esse método que, em síntese, parece complicado e ininteligível, possibilitou diversas cirurgias para tratamentos de câncer e outras doenças complicadas. Arrasou, Donna!!!



O campo da ciência ganhou muito, mas também sofreu uma perda inestimável. O físico britânico Stephen Hawking, de 76 anos, faleceu no dia 14 de março, vencido após anos e anos lutando contra o agressivo avanço da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Sua morte se deve a causas naturais, mas é fato que doença degenerativa foi a grande percursora de tudo. Mas nem mesmo ela o impossibilitou de ser um físico brilhante. Seu legado e suas descobertas serão lembrados para todo o sempre, amém.



E por falar em perda inestimável...
Fundado por D. João VI, em 1818, o Museu Nacional, localizado na Quinta da Boa Vista, Zona Norte da cidade, foi tomado por chamas no dia 2 de setembro. Coleções de geologia, arqueologia, paleontologia, zoologia e tantas outras preciosidades foram engolidas pelo fogo que se alastrou rapidamente naquele domingo. Esse cara querido por todos havia completado 200 aninhos de idade em junho, mas a força da natureza o venceu.



O mundo parou para ver o amor ser celebrado no casamento real do Príncipe Harry e Meghan Markle. No dia 19 de maio, um sabadão lindo de viver, o príncipe que ficou conhecido por ter aprontado poucas e boas se uniu à atriz americana Meghan Markle numa cerimônia digna da realeza. Permeado de requinte, sofisticação, tradições e mágica, o enlace aconteceu no Castelo de Windsor, e o mundo literalmente parou para ver o casório ao vivo e a cores pela TV.



Ainda em 2018, aquilo que parecia impossível aconteceu: o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, e o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, se cumprimentaram sobre a linha que separa os dois países. O dia 26 de abril entrou para a história! Foi a primeira vez, desde o início da Guerra da Coreia, em 1950, que os líderes dos dois países se encontraram. Esse passo foi importantíssimo para as negociações para integrar as duas Coreias e colocar um fim na guerra que, oficialmente, nunca terminou.



No dia 10 de julho a Tailândia e o mundo puderam respirar aliviados. Depois de vários dias presos na caverna Tham Luang,  o grupo de 12 meninos de um time de futebol e seu técnico foi resgatado com sucesso. Eles estavam presos desde o dia 23 de junho, após uma enxurrada alagar os túneis do complexo de cavernas. O resgate, feito em meio à chuva e com muita dificuldade por mergulhadores de vários países, comoveu o mundo, inclusive por causa da morte de um dos mergulhadores da Marinha local, Saman Kunan, dias antes.



A música mais tocada no país foi "Largado às traças", de Zé Neto e Cristiano. Não é uma das minhas preferidas (na verdade, eu tenho até um tique nervoso quando a ouço), mas confesso que fiquei feliz em não ver um funk com palavreado escroto liderando o ranking.



Não parece, não, mas esse ano teve Copa do Mundo. Parece que foi há mil anos - pelo menos pra mim. Mas teve.  Lá na Rússia. O povo brasileiro, como sempre, estava confiante, achando que Neymar traria o hexa para terras tupiniquins, mas não rolou. O Brasil foi eliminado pela Bélgica e quem levou a taça para casa foi a França. Pelo menos num teve 7x1 dessa vez, né? Hahhaha



Esses foram só alguns dos fatos que entraram para a história - há trocentos outros, e se eu for citar tudo, esse post vai ficar igualzinho à Retrospectiva da Globo, né? A política rendeu muito assunto e muita notícia (sem falar nas brigas entre amigos e familiares); a natureza foi implacável e causou muito estrago por aí; muitos famosos se casaram, muitos se separaram; muita gente maravilhosa nos deixou, e muitos bebês chegaram para alegrar o mundo... enfim, é muito acontecimento para pouco post e para pouco ano, rs!

Demorou, mas acabou! Adeuszinho, 2018!
Seja Bem-Vindo, 2019!!!

Que este novo ano venha cheio de amor, felicidade, saúde, igualdade, respeito, paz, luz, harmonia e tudo o que há de melhor nesse mundão de meu Deus! Não se esqueça que a mudança tem que partir de você, acontecer em você! Só assim todas aquelas  metas tão almejadas serão alcançadas. Só assim as coisas boas que desejamos receber, serão recebidas.

Obrigada pelo ano maravilhoso que todos vocês nos proporcionaram! Obrigada pelo carinho, pela presença,  por todos os comentários cheios de amor! Vocês podem pensar que não, mas isso aqui faz um bem danado pra gente, viu! Esperamos poder contar com todo esse amor em 2019, e esperamos que todos os seus sonhos sejam realizados, e que as metas feitas por vocês sejam alcançadas - até a mais pedida de todas: ser fitness! Hahahahah





Super beijo, seus lindos!
E, mais uma vez, Feliz Ano Novo!!!



12 comentários:

  1. Temos sempre muito o que agradecer e mesmo que 2018 não tenha sido um ano dos melhores, deixou sim, marcas que não devem ser esquecidas.
    Tanta coisa foi mostrada, descoberta, perdida ou encontrada.
    Foi um ano de dores, lágrimas,risos,mas também,muita vida!
    Que 2019 seja mais leve, menos dolorido e com maiores vitórias a todos nós!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Fabi!
    REalmente 2018 foi marcado por muitas mudanças.
    Na vida pessoal foi um ano de altos e baixos, porém não posso reclamar, pois o saldo foi positivo.
    Feliz 2019!
    Desejo um novo ano de realizações, saúde e muito amor! Que possamos estar juntos em 2019 com boas leituras!
    “Que a paz, a saúde e o amor estejam presentes em todos os dias deste novo ano que se inicia. Feliz Ano Novo!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Fabi
    O ano de 2018 teve muitos momentos marcantes tanto positivo como negativos, mas faz parte da vida.
    Que 2019 tenha mais momentos bons do que ruins.
    Infelizmente o Hexa ainda não veio, gosto muito de sertanejo e da maioria dos cantores do gênero, mas prefiro Henrique e Juliano e Bruno e Barretto.
    Tenha um ao abençoado!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Fabi,
    Quanta coisa, nem parece que tudo aconteceu esse ano.
    Acredito que os mais marcantes foram em relação a política, inclusive sobre o caso da Marielle, infelizmente é um país ainda muito intolerante o nosso.
    Menina, nem lembrava da copa, que horror kkkkk melhor esquecer mesmo!
    Olha, eu acredito que foi um ano bem ruim, com essas eleições as pessoas mostraram a cara verdadeiramente, pessoas a nossa volta, e, pelo menos para mim, foi bem triste!
    Espero que 2019 seja muito, muito, muito melhor!!
    Beijos.💕

    ResponderExcluir
  5. Amei esse post! Amo tudo que tem retrospectiva. É muito importante para não esquecermos tudo que já vivemos.
    Parece que a greve dos caminhoneiros foi há 30 anos KKKKKKK.
    Fiquei tão triste por causa do Museu, e por Marielle ;/

    ResponderExcluir
  6. Adorei a retrospectiva, teve fatos que eu havia esquecido. Teve muita coisa em 2018, mas posso dizer que esses foram mais importantes mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Oi Fabi!!

    Nossa quanta coisa aconteceu no ano de 2018! Realmente foi um ano pesado e cheio de mudanças!
    Gosto muito das retrospectivas, com elas conseguimos olhar pro futuro com novos olhos e respirar de maneira diferente.
    Amei o post!!

    Beijos
    Naty

    ResponderExcluir
  8. Feliz Ano Novo atrasadooo. Que retrospectiva incrível. Adorei relembrar esses momentos marcantes de 2018. Não foram momentos "felizes" mas foram necessários.

    ResponderExcluir
  9. Com certeza tivemos grandes momentos marcantes em 2018, tivemos perda, felicidade, tristeza e esperança

    ResponderExcluir
  10. 2018 foi um ano muito louco mesmo, com tantas mudanças que eu confesso que nem me lembrava de todas elas.
    Os caminhoneiros mostraram uma força que eu não sabia que eles tinham, pararam tudo e todos, conseguiram mudanças, todavia, muito se falta para lutar e mudar.
    Marielle Franco merece justiça! Merece pelo menos um esclarecimento do que aconteceu e uma punição para os culpados de sua morte, pois a mesma só lutava por um país melhor.
    Fico muito feliz de ver uma mulher, após tantos anos, ganhar um prêmio tão significativo no campo das ciências exatas. Espero que isso continue ocorrendo com cada vez mais frequência.
    É uma lástima mesmo a perda do Hawking, o cara não só era um gênio como era muito divertido (até mesmo participou de The Big Bang Theory). Deixa o seu legado no campo da física, mas vai além, deixando uma história de superação e boas memórias.
    Não consigo nem descrever o sentimento de perda quanto ao museu. Tantos anos de história perdidos, tantos artefatos que contavam nossa história e a história do nosso povo, tudo queimado. Embora não se possa recuperar tudo o que foi perdido, espero que o ocorrido pelo menos sirva de lição para que nossos museus sejam melhores cuidados.
    Hahahaha, pelo menos não teve 7x1 mesmo =P! O tal do brasileiro não perde a esperança mesmo. Nunca vi o Brasil ganhar uma copa do mundo e espero seriamente ver a gente levar o Hexa u.u.Torci para a Croácia, mas não deu =/. Foi uma copa divertida, no entanto.
    Agradeço pelos fatos bons de 2018 e lamento pelos ruins. Espero que 2019 seja um ano ainda melhor.
    Feliz Ano Novo (atrasado ><) !!

    ResponderExcluir
  11. Pois é, 2018 foi um ano cheio de mudanças, eu até me mudei depois de viver 29 anos em uma mesma casa, ainda hoje não sei se foi uma mudança boa ou má...
    Mas eu amei esse post... Os caminhoneiros arrasaram, hein?! 👏👏👏
    Triste o que aconteceu com o Museu Nacional...
    Não conhecia a música Largado às traças de Zé Neto e Cristiano, não sou muito ligada no mundo da música.
    Também tenho a impressão de que teve copa a mil anos, fiquei triste que o Brasil perdeu mas confesso que não estava tão confiante, e pois é, pelo menos não foi 7x1 rsrs.
    Que 2019 seja um ano maravilhoso para todos nós! Bjos!

    ResponderExcluir
  12. O ano que passou foi marcado por muitos altos e baixos, tivemos perdas que vão fazer falta, mas em compensação muitas coisas boas! Espero que esse ano seja melhor que o anterior, menos violência e mais amor!!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e pelo carinho! <3
Deixe sua opinião sobre o post e também um pouquinho de amor!

© PAUSA PARA PITACOS - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: RENATA MASSA | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo