Menu em imagem

Image Map

01 dezembro 2018

{Papo Femininja} ~ Relacionamento Abusivo ~

Oi!!

Nosso papo hoje é pesado. Vamos falar sobre relacionamento abusivo.

Tanto se fala sobre esse assunto, mas mesmo assim, é algo tão comum, que as vezes nós mesmos estamos dentro de um que não percebemos.

Eu estive. E considerava que estava no controle. Tenho amigas que ainda estão. E não conseguem sair.

Arraste a cadeira, pegue uma bebida forte, que o tema é propício. Se juntem meninas e meninos, vamos tentar entender o que é um relacionamento abusivo e por que é tão complicado identificar e sair dele.




Não sei se existe uma definição objetiva do termo. Quando falamos em Relacionamento Abusivo, o significado é tão amplo. De uma forma resumida, posso utilizar a definição mais comum (já usada por tantos artigos que abordam o assunto), que diz se tratar de um relacionamento onde existe a necessidade do controle, da manipulação. Se caracteriza pela ocorrência de violência física, verbal, psicológica. São abusos físicos, emocionais e/ou verbal.

Pode acontecer tudo isso junto, ou não.

A parte mais chocante de uma relacionamento abusivo é que geralmente é ele quem precede a morte de mulheres.

E por isso, ao abordar o assunto, destaca-se o abuso por parte do homem e não da mulher. Não é que não exista mulheres que abusam numa relação. Eu conheço muitos homens que são as vítimas no relacionamento. Mas acontece que é muito raro uma mulher matar o parceiro por ser abusiva. Dificilmente um homem é assassinado por uma mulher que nutria de um ciúme doentio. Não vemos estampados nas manchetes assassinatos de homens, cometidos pela parceira que não aceitou o fim do relacionamento. E é raridade um homem precisar de fazer uma medida protetiva por sentir medo da sua ex matá-lo.

Agora, já com as mulheres, a incidência desses exemplos que citei no parágrafo acima são gritantes. A todo momento, em noticiários da TV e em sites temos notícias relatando morte de mulheres pelos companheiros ou ex-companheiros.

É por esse motivo que a atenção da mídia e dos meios de comunicação em geral, é voltada para as mulheres.

E qual o motivo de se explicar tudo isso? Porque ao falarmos de relacionamento abusivo, muitos homens e muitas mulheres comentam que "homem também sofre com abuso na relação" "essas feminazes protegem mulheres sendo que eu, homem hétero, também sou vítima". Agora que viram que as mulheres morrem e os homens não, acredito que posso voltar meu assunto para as maiores vítimas desse tipo de relação.

Cada caso é um caso, é certo; mas vamos tratar de forma generalizada

Eu acredito que quando falamos em relacionamento abusivo, é quase que uma falta de respeito generalizar. Mas também é muito difícil tratar das individualidades de cada caso. Reconheço muitos tipos, porém isso não me torna uma especialista ou a pessoa mais indicada para tratar do assunto.

O post tem a função de alertar e talvez auxiliar você que está em um a identificar.

Pode ser útil saber que:

Muitas vezes, quem está em um relacionamento abusivo não percebe. Isso é realmente estranho para quem está de fora, afinal, como não perceber que algo te faz mal?

Acontece que são vários fatores que fazem com que a pessoa não se livre da situação. Falta de amor próprio é um dos principais motivos. A pessoa consegue amar mais o parceiro que a si mesma.

O controle psicológico também é um fator de destaque. O parceiro abusa, bate, controla; e existe toda uma história por trás disso. A infância sofrida, "amo tanto que não sei controlar minhas ações", o ciúme doentio. Assim, a vítima sempre coloca os sentimentos doentes do parceiro em primeiro lugar, justificando suas ações com seus traumas pessoais.

Não podemos ainda deixar de citar o controle financeiro. A falta de independência da mulher, ou ainda o controle com o dinheiro que ela recebeu. Assim, o medo da dificuldade financeira faz com que ela tenha o falso entendimento de que a vida com o parceiro é necessária para sua própria sobrevivência.

Ahh e o medo. O fator que mais me entristece. Saber que uma pessoa é agredida, ameaçada constantemente. Saber que qualquer coisa pode provocar enfurecimento e fazer com a vítima seja violentada. Conviver com o medo é o pior pesadelo do mundo. Isso deixa marcas terríveis. Ameaças que se tornam reais. Começa com algo mais sutil, uma promessa de agressão. Que acontece. Constantemente ouvir do parceiro que "se deixá-lo, vai morrer"; "se deixá-lo, seus filhos irão morrer".

Sem contar que, devido ao relacionamento abusivo, existe um isolamento. Falta de diálogo com a família, o afastamento completo dos amigos... tornando-se difícil um pedido de ajuda.

Definitivamente, é difícil sair de um relacionamento abusivo. Entenda isso.

É preciso saber que o abuso não ocorre apenas em relacionamentos heterossexuais. Relacionamentos homoafetivos também são susceptíveis.

O sapo não vira príncipe, mas o príncipe... ahhh esse vira sapo!

Nem todo relacionamento começa abusivo. O ser humano não vem com uma bula.

E de repente, o que parecia proteção se transforma em excesso. Como poderia saber que ele se tornaria um sapo?

Existem alguns sinais que podem ajudar você a identificar ou até mesmo se prevenir de um abuso.São gatilhos, ações que podem se tornar reações ruins. Confiram:

O controle de quem convive com você

Geralmente, esse é um dos primeiros sinais. É fato que quando uma pessoa entra na sua vida, alguns tipos de relações amistosas se diminuem. Você já não sai mais com aqueles seus amigos de farra para uma balada, o seu tempo é dividido com a sua família e com a dele. Mas, no caso de relacionamento abusivo, é comum o cara começar um processo de isolamento da vítima. Suas desculpas são resumidas em "quero você só pra mim". E não meninas, isso não é romântico. Ele começa a colocar defeitos nas suas amizades e até mesmo nos membros de sua família. Se você insiste em continuar, ele trata de demonstrar seu descontentamento, fazendo com que muitas vezes, as pessoas próximas a você decidem por si só se afastarem.

Resultado de imagem para gif se afastar

O controle dos seus meios de comunicação

Começa com averiguação de celulares e redes sociais. Até que por fim, tudo vira um só. O tempo desgastante conferindo tudo que você fez nas redes sociais, o controle insuportável de quem você conversou ou deixou de conversar no whatsapp. Por vezes, a situação é tão complicada que existe até mesmo a instalação de programas em celulares e computadores, tudo para controlar. Por mais que a justificativa nesse tipo de situação seja o ciúme (que já é exagerado), isso é uma demonstração de falta de confiança e, claro, o desejo do controle das suas ações.

Resultado de imagem para gif mulheres abusadas

O controle do seu dinheiro

Ele te proíbe de trabalhar pelo simples fato de controlar sua vida. As vezes ele permite que trabalhe, mas quem controla o dinheiro é ele.


É proibido!

Proibições sem sentido. Você não pode mais se vestir como quiser. Já testemunhei proibições de cores de esmaltes, de vestes... É proibido falar com fulano, cumprimentar ciclana, assistir a tal programa de TV, a partir de agora você não faz mais as unhas, esse brinco grande não; está proibida de ler o PPP, jogue fora os exemplares de 50 tons, está terminantemente proibido de ir na esquina de casa sem mim. É proibido comer sem me ligar antes, aliás a partir de agora você não come mais coxinha porque isso vai te engordar. Não leve mais seus filhos à escola, é proibido sair sozinha. Não quero mais que vá à casa de sua mãe sem mim. Eu proíbo sua mãe de vir à minha casa.

Eu já testemunhei tudo isso que citei no parágrafo acima. Algumas coisas com conhecidas, outras com amigas, e outras vivenciei, infelizmente. Primeiro, a proibição chega de forma carinhosa. Depois, de forma autoritária. E quando menos perceber, estará fazendo o que gosta as escondidas, com medo de ser descoberta; ou simplesmente deixando de fazer o que gosta, para agradar; por acreditar que essas "proibições" são essenciais à plenitude de seu relacionamento.


Violência

Eu sigo um mantra: ao primeiro sinal de violência fuja! Tive um pai violento, e isso me traumatizou exageradamente. Mas também me serviu de exemplo. Eles não mudam. A violência pode adormecer, mas ela se despertará em qualquer momento.

Violência Física

Arranhões, tapas, puxões de cabelo. E as coisas ficam piores com o desenvolver da intimidade. Geralmente, após a agressão, o parceiro é tomado pela culpa, chora e, ele mesmo tenta curar as feridas físicas que causou.

Resultado de imagem para gif abuso relacionamento

Violência Psicológica

Tão grave quanto a física. Ele te desmerece enquanto mulher. Seja fisicamente ou intelectualmente. Faz com que você pense que tudo em ti é menor e indigno. Muitas vezes, até mesmo a escolha dele como par é motivo para desmerecimento (ele faz pensar que, como escolheu um lixo humano como ele próprio, a sociedade vai criticá-la ao ponto de não ter apoio caso o abandone). Também a faz pensar que está sozinha, e prega em alto e bom tom o desaparecimento das pessoas próximas que ele mesmo causou.

Resultado de imagem para gif abuso relacionamento

Violência Sexual

Muita gente não acredita nisso, mas a violência sexual pode existir até mesmo dentro de relacionamentos já construídos (namoros, casamentos). Com o desgaste emocional do relacionamento, muitas vezes a parceira não sente mais desejo pelo seu parceiro; que não aceita o seu "não"; obrigando-a a manter relações sexuais sem a sua vontade.

Resultado de imagem para gifs relacionamento abusivo

Críticas

Ele critica seu trabalho, sua família, seus passatempos. Suas conquistas pessoais e profissionais são tidas como inferiores e muitas vezes, motivos de chacotas. Ahh isso me faz lembrar do antigo relacionamento. O fato de eu escrever para um blog era visto como "coisa de gente à toa", meus livros eram tidos como algo ruim. Como foi bom me livrar disso...

Resultado de imagem para gif sozinha


Ele faz com que sinta culpada

Não importa qual tipo de abuso que sofra, ele sempre faz com que você se sinta culpada pelas ações monstruosas que ele cometeu. Nem preciso dizer o quão absurdo isso é.

Resultado de imagem para gifs relacionamento abusivo

Ele te faz acreditar que ninguém será capaz de gostar de você

Eu mesma já ouvi isso. O ex dizia que meu temperamento e personalidade me afastavam das pessoas, que era chata e devido a isso; ninguém me suportaria. E ele se referia a amizades também. Quando nos separamos, fez questão de enfatizar que eu não era mulher de verdade (já que não posso engravidar naturalmente); e somado a minha personalidade, faria com que nenhum outro homem se aproximasse de mim. Só mentiras gente. Após a separação, fiz ainda mais amizades. Muitas vezes nos fechamos para o mundo por estarmos em um relacionamento ruim.

Resultado de imagem para gif sozinha

É difícil se libertar? Sim, claro que é. Envolve um porção de fatores, mas o principal é a falta de amor próprio.



Se você conhece alguém que esteja em um relacionamento abusivo, não se afaste. Seu apoio é indispensável, e por mais que a pessoa não tome atitude, fique no mesmo lugar; se você ajudar com que ela cultive o amor próprio e descubra que não está sozinha, o desfecho poderá ser feliz.

E caso seja a leitora que esteja num relacionamento abusivo, tente se livrar dele. Procure ajuda caso se sinta ameaçada. Eu adoro dizer que recomeços são lindos, porque vivenciei um.

Quer conversar? Trocar umas palavrinhas?

Mande um e-mail para: pausaparapitacos@gmail.com ou diretamente para mim @bianca.bigoncalves@gmail.com

Lerei e responderei com muito carinho.

Beijos meus amores, até breve!!


14 comentários:

  1. Oi, Bianca!
    Felizmente eu nunca tive um relacionamento abusivo e não identifiquei esse tipo de abuso em pessoas próximas de mim, mas infelizmente é um assunto que vemos diariamente nos meios de comunicação, e a tantas pessoas que julgam as pessoas que passaram ou passam por isso "Ah, por que não o deixa? Se fica é porque gosta!", esses tipos de comentários para mim é tão revoltante, eles esquecem o controle psicológico sobre a vítima, o medo que elas sentes - também é algo que me entristece - e tantos outros fatores... Se essas pessoas em vez de criticar ajudassem provavelmente não haveria tantas vítimas fatais.
    Enfim, eu amei esse Papo Femininja, parabéns!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore, você está bem? Eu fico muito feliz em saber que, mesmo que não esteja em um relacionamento abusivo (e que provavelmente nunca estará, rezo para isso), e mesmo com o fato de não ter ninguém próxima a você que esteja em um; ainda se compadece de forma empática por quem está ou esteve.
      Isso demonstra muito sobre o seu caráter e a forma de enxergar o mundo e as outras mulheres. Parabéns! e Obrigada por ser tão linda.
      BEeeijos

      Excluir
  2. Ótimo post, Bianca!
    Parabéns pela a ajuda.
    É muito importante que as pessoas, principalmente as mulheres, que estão passando por relacionamentos abusivos saibam que não são culpadas, e que precisam muito sair dessa relação, homens assim não mudam. Não adianta insistir. Insistir só causará mais dor.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Muito obrigada; seu comentário acrescenta muito ao post, e se tivesse um botão de destacar, acionaria-o neste momento.
      Beijos

      Excluir
  3. Este é um post que deveria ser compartilhado por todos nós!E não falo somente de mulheres não, mas falo de humanidade.
    Nunca vi tanta morte ou violência contra a mulher como nos últimos tempos e a cada dia, os requintes de crueldade das histórias é assustador.
    E muitas mulheres ainda vivem presas em seus mundinhos, achando que por não levar uns tapas, está tudo certo. E pasmem, acham lindo o companheiro cuidar da roupa, do celular, dos amigos.
    As vezes, é tudo tão mascarado em amor, que a própria pessoa não entende ou faz que não entende.
    Apoiar, estar por perto e até sim, tentar abrir os olhos destas pessoas é tarefa de todos nós, pois quando o pior acontece, é fácil sentar e chorar né?
    Adorei!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, eu amo o comentário de vocês porque acrescentam tanto ao post, que minha vontade é editar e colocá-los lá, junto.
      Beijos

      Excluir
  4. Esses relacionamentos abusivos infelizmente estão se tornando mais frequentes e muitos acabam em tragédia!! Sei que deve ser difícil pra mulher que passa por isso dar um basta, mas tem que ser fortes e tentar!! Fico feliz que você tenha se livrado do seu e hoje vive bem,já fica de exemplo pra pessoas que passam por isso!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Bia...
    Nossa que post, me deu vontade de chorar... pois é... infelizmente fui vítima de um relacionamento assim... sofri todas as violências possíveis, psicológica, física por 3 vezes e inclusive a sexual que considerei a pior pois estava atrelada à psicológica tbm... confesso que o estrago foi grande e ainda tenho muitos reflexos disso. Meu namorado é um anjo que Deus me mandou pra me resgatar.
    Bjs e bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Eu fiquei com meu coração partido com sua história passada, mas ele se colou inteiro por saber que hoje você está superando, e ainda tem um anjo muito especial ao seu lado para contribuir com isso.
      Obrigada por confiar um pedaço de sua história. Obrigada por dar esperança mostrando que recomeços são possíveis. E obrigada ainda por se mostrar tão humana ao ponto de relatar que ainda está superando. Isso nos enche de força.
      Beijos

      Excluir
  6. Isso realmente tem de ser mais debatido pela sociedade, existem muitos relacionamentos que estão nessa fase, a do abuso, e que se não forem rompidos podem evoluir para uma morte. Parabéns por tratar deste assunto.

    ResponderExcluir
  7. Um post muito valioso para todas as mulheres, porque muitas sofrem em silêncio e nem sempre é agressão física, e por isso fica calada. Precisamos nos libertar dessas amarras da sociedade e de pessoas que nos fazem mal, seja companheiro, amigo, etc..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique!
      Você citou um ponto que não levantei por aqui: os relacionamentos amistosos que também são abusivos. E ainda podemos citar os familiares, os que ocorrem no trabalho... o abuso está por toda parte, infelizmente.
      Beeijos

      Excluir

Obrigada por sua visita e pelo carinho! <3
Deixe sua opinião sobre o post e também um pouquinho de amor!

© PAUSA PARA PITACOS - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: RENATA MASSA | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo